Kaliningrado é uma cidade com uma rica história que até 1945 pertencia à Prússia Oriental e se chamava Koenigsberg. O passado alemão não podia deixar de se refletir na aparência moderna da cidade, em seus pontos turísticos e arquitetura. Preservados como monumentos arquitetônicos centenários - o edifício Exchange e elementos de fortificações - sete portões da cidade, torres de Don e Wrangel.
Atenção especial na cidade é dada à memória de seu conterrâneo - o filósofo Immanuel Kant. Uma ilha é nomeada em sua homenagem, na qual o túmulo de Kant está localizado perto das paredes da antiga catedral. Não se esqueça da natureza de Kaliningrado. Digno de atenção é um grande jardim botânico, lagos artificiais dentro da cidade, o rio Pregolya, no qual se baseia o grande porto de Kaliningrado. A principal atração natural é o Espeto da Curlândia, protegido pela UNESCO.
Os lugares mais interessantes e bonitos
Lista, fotos com nomes e descrições de atrações populares da cidade.
Parque Nacional "Curonian Spit"
Uma estreita faixa de terra entre o Mar Báltico e a Lagoa da Curlândia. Um dos maiores montes de areia do mundo está localizado a 50 km de Kaliningrado e é um destino popular para ecoturistas. O comprimento da península Curonian Spit é ligeiramente inferior a 100 km e a sua largura não excede 4 km. A principal característica do parque nacional é a diversidade de sua paisagem natural, ecossistemas únicos.
"Fish Village"
O bairro da cidade, notável por sua arquitetura incomum. Esta área é estilizada na antiguidade alemã e sua aparência lembra o Königsberg do pré-guerra. Sua construção começou no início dos anos 2000 e, durante esse período, "Rybnaya Derevnya" se tornou um local popular para caminhadas tanto para visitantes quanto para residentes da cidade. Na construção dos edifícios utilizou-se o estilo “enxaimel”, que na sua aparência se assemelham aos edifícios da arquitetura da Ordem.
Casa dos soviéticos
Este edifício é considerado um dos símbolos da época passada da URSS em Kaliningrado. Além disso, a Casa dos Soviéticos é considerada a principal construção de longo prazo da cidade - sua construção começou em 1970 e ainda não foi concluída. No projeto original, o edifício deveria ter 28 andares. Atualmente, o prédio da Casa dos Soviéticos é uma estrutura monumental de duas torres retangulares de 21 andares no centro da cidade, 95% concluídas.
Distrito histórico de Amalienau
Anteriormente, este território abrigava uma propriedade nobre. Agora é uma área com uma forma não convencional de desenvolvimento para a cidade. Distingue-se por muitas ruas sinuosas, praças circulares e becos com arbustos raros. A maioria dos prédios baixos do bairro é feita no estilo Art Nouveau com elementos do neoclassicismo e do romantismo. Muitos edifícios foram construídos de acordo com projetos individuais por arquitetos de cidades renomados.
Museu do Oceano Mundial
Foi fundada em 1990 e armazena em seus fundos mais de 50.000 exposições exclusivas. Suas exposições são dedicadas à geologia e hidrologia do Oceano Mundial, navegação, fauna e flora marinha. As exposições acontecem não apenas no prédio principal do museu, mas também em navios e um submarino atracado no píer do museu. Também no aterro estão algumas das exposições do museu - o farol de Irbensky, um hidroavião, um batiscafo de sal.
Catedral de Königsberg
A catedral atualmente inativa, fundada em 1333. O edifício de tijolos foi erguido no estilo gótico do Báltico. É um monumento arquitetônico e um patrimônio cultural. O filósofo Kant está enterrado perto das paredes da catedral. Apenas alguns epitáfios de pedra sobreviveram da decoração interior original. A construção da catedral é utilizada para concertos, bem como para a colocação de exposições de museus.
Zoológico de Kaliningrado
Um dos zoológicos mais antigos do país - funciona há mais de 100 anos. Ele está localizado no centro da cidade e é famoso por suas esculturas antigas e monumentos da arquitetura pré-guerra. Os elefantes agora vivem em um desses edifícios. O zoológico contém cerca de 300 espécies de animais. O número total de habitantes do zoológico é de mais de 3.000. Plantas raras e únicas crescem no arboreto do território.
Kaliningrado Central Park
A área total do parque é de 47 hectares. Árvores e plantas plantadas nos anos anteriores à guerra ainda crescem em seu território. Entre a área florestal estão fontes, atrações, uma sala de concertos, cafés e pontos turísticos importantes da cidade - o Kirch em memória da Rainha Luísa, uma colunata decorativa e a casa de caça imperial. Um monumento incomum é a escultura do Barão Munchausen. No inverno, uma pista de gelo é colocada no parque.
Catedral de Cristo Salvador
Catedral, fundada em 2006 pelo arquiteto Kopylov. É considerado o templo mais inovador e mais jovem da cidade. O estilo do templo lembra o estilo da arquitetura do templo Vladimir-Suzdal. Uma solução inusitada foi o envidraçamento em grande escala do templo, parece que os raios do sol penetram por todos os lados. Localizado na Praça da Vitória. A altura do templo é de 51 metros. Acomoda cerca de 3000 pessoas.
Porto de Kaliningrado
Porto do Mar Báltico, na foz do rio Pregolya. É um enorme complexo constituído por vários portos para diferentes fins - comércio, rio, pesca. No total, existem cerca de 50 ancoradouros no porto de Kaliningrado, com uma extensão total de mais de 20 km. O ano de 1339 é considerado o início da história do porto. O rápido desenvolvimento foi facilitado pela curta distância das principais cidades europeias - de 400 a 600 quilômetros.
Locais históricos e pontos de referência
Locais históricos memoráveis de Kaliningrado.
Forte número 5 - Rei Frederico Guilherme III
Foi erguido no final do século XIX e foi um dos elementos defensivos da defesa de Königsberg durante a Segunda Guerra Mundial. É uma estrutura de 215 metros de comprimento e 105 metros de largura. Na época soviética, um complexo memorial com uma exposição aberta foi fundado nas paredes do forte, e um museu de equipamento militar e fortificações foi inaugurado nas casamatas da fortaleza. Suas exposições estão entre as mais visitadas de Kaliningrado.
Complexo memorial "Monumento a 1200 guardas"
O memorial é uma vala comum para 1.200 soldados que morreram durante o ataque a Königsberg em 1945. Ele está localizado na Gvardeisky Prospekt, onde os desfiles militares são tradicionalmente realizados. A característica dominante do monumento é o obelisco na forma de uma estrela de cinco pontas. Desde 1960, uma chama eterna arde na frente do obelisco. O complexo é cercado por lajes de concreto esculpidas com os nomes dos soldados mortos. Uma capela foi erguida não muito longe do complexo.
Tumba de Immanuel Kant
Localizado na ilha de Kant, entre o rio Pregolya. O túmulo do filósofo próximo às paredes da Catedral é visitado anualmente por milhares de turistas e admiradores de seus ensinamentos. Kant foi a última pessoa a ser enterrada na "tumba professoral" da catedral em 1804. Em 1996, durante a restauração da catedral, o túmulo de Kant também foi restaurado. No túmulo colunar, estão gravadas as datas da vida do cientista e instalado um cenotáfio - caixão de pedra.
Monumentos de arquitetura e planejamento urbano
Belos marcos arquitetônicos e infraestrutura.
Edifício da Bolsa de Valores de Königsberg
Foi construído no final do século 19 na margem do rio Pregolya, não muito longe da ponte sobre cavaletes. Construída no estilo do neo-renascimento italiano, possui elementos do classicismo. Consiste em duas partes - um grande salão e uma galeria coberta que conduz ao rio. O prédio da bolsa de valores é decorado com esculturas de leões de Hundrieser. O edifício tem o estatuto de monumento arquitetônico. Atualmente abriga o Museu de Belas Artes.
Torre Wrangel
Construído como parte de um único complexo defensivo no século XIX. A torre foi projetada pelo arquiteto e engenheiro militar von Heil e Irfügelbrecht.A torre tem um diâmetro de 34 metros e uma altura de 12 metros. O objetivo da torre é defender o Lago Superior mal protegido. Durante a Segunda Guerra Mundial, a torre foi usada como hospital militar e depois como fortaleza. A torre só pode ser vista de fora.
Estádio de futebol "Kaliningrado"
Construído em preparação para a Copa do Mundo FIFA 2018. Tem capacidade para mais de 35.000 pessoas e tem uma dimensão impressionante. A área total de todo o território é de mais de 24 hectares. O tamanho do campo é 105 * 68 metros. O prestigioso campo esportivo costuma receber competições internacionais. O estádio de Kaliningrado é considerado um dos mais seguros da Copa do Mundo de 2018 - possui mais de 1000 câmeras CFTV.
Quadrado da vitória
A praça principal da cidade, localizada em seu centro histórico. O nome foi dado a ele após o fim da Segunda Guerra Mundial. O principal templo de Kaliningrado, a Catedral de Cristo Salvador, está localizado na praça. Após a reconstrução, fontes, a Coluna do Triunfo e um túnel ferroviário surgiram na Praça da Vitória. A praça é um importante centro de transportes e um local de concentração de grandes edifícios comerciais e administrativos.
Ponte de cavalete
A principal artéria de transporte da cidade que atravessa o rio Pregolya e cruza a Ilha Kant. Além disso, para os turistas, a ponte é um excelente mirante panorâmico. O porto fluvial e a Catedral são perfeitamente visíveis a partir dele. Construído em 1972. Seu comprimento é de 546 metros, a largura é de 28 metros. É atravessado por uma linha de eléctrico, vias para automóveis, bem como passeios pedonais com declives para a zona do parque.
Templos de Kaliningrado
As igrejas e igrejas da cidade são locais religiosos e belos monumentos arquitetônicos.
Igreja Juditana
Um dos edifícios mais antigos da cidade - construído em 1288. A construção da igreja foi realizada pela Ordem Teutônica. A base da igreja é em pedra bruta e a parte superior em pedra lapidada. Durante os anos do poder soviético, o antigo edifício foi parcialmente destruído, o restauro foi realizado na década de 80 do século XX. Agora, a igreja abriga a Igreja de São Nicolau, uma das paróquias mais visitadas de Kaliningrado.
Igreja de Santo Adalberto
Anteriormente uma capela católica. Construído em 1904 sob a direção do arquiteto alemão Heitmann. É uma capela em estilo gótico. No lado norte existe uma torre estreita, nos outros três lados existem contrafortes. No nicho do vitral na face leste, Santo Adalberto é retratado em um fundo dourado. Os melhores artesãos da República Tcheca dedicavam-se à produção de vitrais. O altar é decorado com uma estátua de dois metros da Virgem Maria.
Igreja da memória da Rainha Luísa
Edifício histórico, anteriormente uma igreja luterana. A igreja foi construída em 1899-1901. Atualmente, abriga o Teatro de Marionetes de Kaliningrado. A arquitetura apresenta traços do estilo romance com elementos modernos. O edifício tem 47 metros de comprimento, 22 metros de largura e a nave central tem 12 metros de altura. Possui duas torres de alturas diferentes, uma delas com relógio. O interior foi redesenhado para um propósito moderno.
Igreja da Sagrada Família
A Igreja Católica da Sagrada Família é uma das estruturas mais impressionantes construídas pelo arquiteto Heitmann. Tijolo vermelho foi usado na construção, e as bases do layout do edifício foram retiradas das estruturas da Ordem Teutônica. Construído em 1907 e reformado em 1980. Após a restauração, o prédio da igreja abrigou a Filarmônica Regional de Kaliningrado. Um órgão com 3600 tubos foi instalado.
Catedral de Santa Cruz
Data de fundação - 1930. Anteriormente - uma igreja evangélica-luterana, agora - uma catedral ortodoxa. O edifício tem a forma de uma cruz grega. A parte principal do edifício é um portal de nicho enorme. Sua superfície é decorada com um painel de faiança Kadinsky. Duas torres abobadadas erguem-se acima da fachada. A fachada do edifício é feita com tijolos decorativos. A arquitetura é uma mistura de estilos góticos com Art Nouveau e Neoclassicismo.
Portões da cidade de Kaliningrado
Atrações populares da cidade ao redor do centro histórico da cidade.
Portão de Friedland
A fortificação de tijolo vermelho foi construída em 1862. O portão neogótico foi construído sob a direção do arquiteto Stühler. O escultor de Berlim Stürmer esteve envolvido no projeto das fachadas. O nome do portão vem do antigo nome da cidade de Pravdinsk - Friedland, para onde a estrada passava por essa estrutura defensiva. A construção do portão abriga o museu da história defensiva da cidade.
Portão de Brandenburgo
Eles estão localizados na fronteira do distrito histórico de Haberberg e são usados para os fins a que se destinam. Eles foram construídos em 1657 e eram originalmente de madeira. 100 anos depois de sua fundação, o portão foi reformado - o material do edifício foi substituído por tijolo, surgiram caminhos de lanceta. Durante a restauração em 1843, o portão foi decorado com flores de arenito, frontões decorativos e retratos escultóricos.
Portão real
Os portões deste lugar existiram por vários séculos - Kalthof, Gumbinnen. O portão recebeu sua aparência moderna em estilo neo-gótico no início do século 19, durante a modernização das fortificações da cidade. No século 20, eles perderam sua função protetora e se tornaram uma espécie de arco triunfal. No final do século XX, a construção do portão abrigava uma livraria, um café e um armazém. A restauração do Portão Real foi feita apenas em 2005.
Portão de Zakheim
Eles fazem parte da fortificação interna. São uma estrutura maciça e durável com um arco de passagem. As torres encimadas por coroas decorativas são erguidas nas laterais. O portão, construído em meados do século 19, há muito serve como um posto de controle. Atualmente, o edifício é ocupado pelo espaço de arte "Gate". Realizam-se exposições, festivais de cinema, palestras, master classes.
Portão Rossgarten
Foram construídas em meados do século XIX e formam um único conjunto arquitetônico com a torre Dona. As formas góticas podem ser vistas claramente na fachada do portão. Para passar pelos portões, foi construída uma passagem em forma de arco pontiagudo, emoldurada por torres octogonais. Um deck de observação está localizado entre as torres. Atualmente, abriga o restaurante Solnechny Kamen, onde o Presidente da Federação Russa jantou durante a celebração do 75º aniversário da cidade.
Portão de Friedrichsburg
O único elemento sobrevivente da fortaleza de Friedrichsburg, construída em 1657. O próprio portão foi erguido em 1852 em estilo neogótico. Tijolo queimado foi usado para construção. A restauração do portão após danos durante a Segunda Guerra Mundial e desolação prolongada começou apenas no século XXI. Prevê-se que, após sua conclusão, o Portão de Friedrichsburg se torne uma das ramificações do Museu do Oceano Mundial.
Portão Ausfalsk
A primeira versão do portão foi construída em 1626. Reconstruída em 1866, após o que passou a fazer parte da Segunda muralha defensiva da cidade. O material de construção é tijolo, o estilo é gótico. Os portões passaram a ser pedestres, porém, após a perda da função de proteção militar no século XX, a passagem de pedestres foi colocada, e os próprios portões passaram a ser usados como depósito. Na década de 90 do século XX, a capela de São George, o Vitorioso.
Portão ferroviário
Localizado próximo ao 1200 Guards Memorial. Pelo portão você pode ir para o parque próximo ao monumento. Anteriormente, um ramal da ferrovia passou por essa abertura. Uma das vias permaneceu até à década de 90 do século XX, posteriormente foi colocado um caminho pedonal no seu topo. A data de fundação do portão está indicada na pedra do castelo - 1866-1889. Desde 2017, um planetário com o nome de V. Bessel, conferências e exposições estão sendo realizadas.
Pontos turísticos naturais de Kaliningrado
Jardins e parques, lugares interessantes e bonitos onde se pode passear na cidade.
I. Kant IKBFU Botanical Garden
Inclui espaços abertos e estufas internas.A área total do jardim botânico é de 13 hectares. Foi fundada no início do século XX. O jardim consiste em várias seções - subtropical, tropical, palmeira, suculenta. Possui canteiros de flores, estufas, um pequeno lago. Algumas das plantas estão incluídas no Livro Vermelho. A melhor época para visitar o jardim e tirar fotos é a época da floração - de abril a setembro.
Rio Pregolya
O rio de 132 km de extensão é formado pela confluência dos rios Instruch e Angrapa. Um grande porto de Kaliningrado está localizado em sua foz. Em suas margens há muitas atrações da cidade - Estádio de Kaliningrado, Rybnaya Derevnya, Casa do Superintendente da Ponte Alta, Bolsa de Valores de Konigsberg, Pregel Bastion e, no aterro, o Museu do Oceano Mundial. O rio é habitado, além de vários tipos de peixes, nele vivem grandes caranguejos do norte.
Lagoa superior (Lago Superior)
Um reservatório artificial no centro da cidade. Um local popular para caminhadas, tanto para residentes como para visitantes da cidade. Fundada em 1270 pelos Cavaleiros do Lago Teutônico. Formado pelo bloqueio do rio Pregolya com uma barragem de terra. Atualmente, as margens do lago são ajardinadas, um belo aterro é equipado, decorado com esculturas de animais marinhos. Há cafés, atrações, playgrounds, uma estação de barco. O lago é o lar de cisnes e patos.
Lagoa inferior
Outro reservatório artificial, formado no século XIII. Por um tempo, suas águas foram usadas para encher o fosso do Castelo de Königsberg. No século 20, decidiu-se estabelecer uma área de lazer ao redor do lago. Prédios antigos foram demolidos, um passeio foi construído e a cascata do lago Superior para o Inferior foi melhorada. Várias pontes foram construídas ao longo do lago e há uma estação de barcos. Perto estão o Museu Amber, o Portão Rossgarten e a Torre Wrangel.
Parque de cultura e descanso "Yunost"
Localizado na margem do Lago Superior. O território do parque e complexo de entretenimento é de 7 hectares. Aqui você pode alugar um barco, fazer passeios, apreciar a beleza dos becos do parque. Há um restaurante e um café, um cinema 5D, karting, um campo de tiro, uma roda-gigante e uma pista de gelo coberta de inverno. Um monumento aos soldados internacionalistas é erguido no parque. Performances teatrais, concertos, festivais são realizados regularmente.
Pond Float
O segundo nome não oficial é Bread Lake. O nome da lagoa "Gêmeos" também é conhecido. Consiste em duas partes conectadas por três dutos. Existem duas pequenas ilhas entre os canais, que são conectadas por passarelas de pedestres. A lagoa foi criada no início do século XX. No início do século XXI realizou-se a sua reconstrução - limpeza de fundo, fortificação das margens, instalação de iluminação no aterro e equipamento de locais de lazer.
Marcos culturais da cidade
Os locais de educação cultural são os principais museus e teatros de Kaliningrado.
Museu Regional de Âmbar de Kaliningrado
Situa-se na fortificação - na torre Dona. Na década de 70 do século XX, ali foi fundado o Museu do Âmbar. O motivo da fundação do museu neste local foi a proximidade com o depósito da joia do Báltico, em que cerca de 90% das reservas mundiais são minadas. O museu desenvolveu-se activamente no início do século XXI - surgiram equipamentos modernos, começaram a realizar-se várias exposições temáticas com mostras únicas.
Museu "Bunker"
Um museu interativo que faz parte do Museu de História e Arte. Está localizado em um prédio de concreto armado de um antigo abrigo antiaéreo alemão, construído em 1945. As exposições do museu falam sobre os acontecimentos ocorridos durante a tomada da cidade em tempos de guerra. Os visitantes são apresentados a diagramas, planos, fotografias, documentos. Uma exibição especial é o portão de ferro forjado coberto com símbolos rúnicos.
Museu de História e Arte de Kaliningrado
Fundado em 1946. O edifício principal do museu é o edifício restaurado Stadthalle, localizado no Lower Pond, existem várias filiais em diferentes partes da cidade. A área total do espaço expositivo é de 3.500 m². O número de exposições é superior a 100.000. As exposições permanentes e temporárias têm diferentes temas - arqueológico, histórico, artístico. O museu costuma hospedar inaugurações, festivais e encontros criativos.
Teatro Drama Regional de Kaliningrado
Inaugurado em 1947. Participa de diversos festivais, inclusive internacionais. O teatro está localizado no prédio do Teatro Drama Alemão, restaurado após a guerra de acordo com o projeto de Kukhtenkov, o grande salão foi projetado para 931 visitantes. Em vários momentos, os Artistas do Povo Peterov, Marcelli, Salez tornaram-se os diretores artísticos do teatro. O repertório moderno do teatro inclui cerca de 20 apresentações.
Monumentos e esculturas de Kaliningrado
Os monumentos mais famosos que adornam as ruas da cidade.
Escultura "Bisão Lutador"
Criado pelo pintor escultor-animal Gual. O artista Pablo Picasso também trabalhou nos esboços do projeto - ele fez os movimentos dos animais naturalistas. O monumento foi fundido em bronze em 1911. Estava previsto que fosse instalado no castelo do arcebispo da cidade de Münster. No entanto, a escultura foi instalada perto da fonte perto do edifício monumental do Supremo Tribunal Federal. Os moradores da cidade passaram a chamar o monumento de "Promotor e Defensor".
Mais informações sobre os monumentos da cidade no artigo: 30 monumentos populares de Kaliningrado
Monumento a Immanuel Kant
Instalado no centro da cidade na Praça da Universidade. A escultura de bronze original do filósofo foi feita em Berlim. O autor do projeto é o escultor Christian Daniel Rauch. Durante a guerra, o monumento foi escondido na propriedade da condessa Friedrichstein, mas no período do pós-guerra, a escultura foi cortada e entregue para sucata. Harald Haacke foi o responsável pela criação de uma cópia da escultura. O monumento restaurado foi erguido em 1992.
Monumento a Friedrich Schiller
O monumento ao dramaturgo, poeta e filósofo foi criado em 1910 pelo escultor alemão Stanislav Kauer. Inicialmente, localizava-se próximo ao Teatro da Cidade, mas em 1934 foi transferido para a praça próxima ao Teatro Novo. A escultura sofreu durante a guerra com fragmentos de projéteis, mas na década de 50 foi restaurada e os anos de vida de Schiller e uma inscrição em russo foram acrescentados ao pedestal. Atualmente está localizado na Praça Teatralnaya.
Fonte "Putti"
Localizada no centro da cidade. Data de construção - 1908. É uma composição de quatro anjos de cabelos cacheados de mãos dadas. Em 1912, "Putti" ganhou o primeiro lugar na exposição internacional de fontes em Posen. Os habitantes desta cidade queriam comprar a fonte, mas o escultor Stanislav Kauer preferiu apresentá-la a Königsberg. Agora está localizado no território do Old Port Landscape Park.