35 monumentos famosos em Londres

Pin
Send
Share
Send

Na capital britânica, você pode encontrar monumentos dedicados a vários eventos importantes da história. Portanto, uma das atrações mais veneráveis ​​por idade é, sem dúvida, a Agulha de Cleópatra - um antigo obelisco egípcio que chegou a Londres em trânsito por Alexandria.

Políticos proeminentes da Inglaterra e figuras de outros países são imortalizados na Praça do Parlamento. A arte escultural contemporânea é amplamente representada e cria tendências. Assim, após o aparecimento da "Árvore do semáforo" aqui, objetos de arte semelhantes foram abertos em outros países. Também são apresentados monumentos relacionados com a Rússia: esta é a estátua de Garin doada por Roscosmos, e a escultura recentemente instalada de Baba Yaga.

Monumentos históricos e modernos de Londres

Lista dos monumentos e esculturas mais famosos da cidade.

Coluna do Nelson

Construído na década de 40 do século passado na Trafalgar Square. Dedicado ao comandante naval Horatio Nelson, que morreu em 1805 na Batalha de Trafalgar. O arquiteto William Railton foi o responsável pelo projeto. Posteriormente, uma escultura de um herói, leões de bronze e painéis em relevo foram adicionados à coluna. Os últimos foram lançados de canhões franceses capturados pelos britânicos como troféus.

Arco de Wellington

Instalado em homenagem à vitória do Duque de Wellington sobre Napoleão em Waterloo. Foi criado por ordem do Rei George IV. Embora Decimus Burton, que também projetou o Hyde Park, quisesse adicionar mais detalhes e sofisticação ao arco, ele teve que limitar os impulsos. O projeto foi concluído em 1830 e parece muito rigoroso. 16 anos depois, um impressionante grupo escultórico foi colocado no topo.

Victoria Memorial

Localizado em frente ao Palácio de Buckingham, é a decoração principal do Royal Garden. O escultor Thomas Brock fez uma escultura de Victoria em mármore branco. O monarca está rodeado por anjos que identificam Misericórdia, Justiça e Verdade. No topo está uma figura que simboliza a Vitória. A abertura da composição ocorreu em 1914 com a participação de Jorge V - rei e neto de Vitória.

Príncipe Albert Memorial

Foi criado por George Gilbert Scott por ordem da Rainha Vitória, pago com seus fundos pessoais e custou cerca de 120 mil libras. A inauguração ocorreu em 1875. A altura total do memorial é de 54 metros. Consiste não apenas em uma escultura do Príncipe Albert, mas também em muitos detalhes. Por exemplo, o monarca está rodeado por animais que simbolizam os continentes. E mais 169 estátuas retratam figuras proeminentes dessa época.

Monumento aos Pilotos de Bombardeiro

Inaugurado em Green Park perto da residência da rainha em 2012. Liam O'Connor criou um memorial de bronze e colocou-o sobre um pedestal de granito. Um monumento é dedicado aos pilotos que serviram na Força Aérea Real e que se mostraram durante a Segunda Guerra Mundial. As figuras são retratadas com um sabor especial: uniformes detalhados, expressões faciais desenhadas nos mínimos detalhes, assim como uma pose e um movimento para cada um.

Monumento à Batalha da Grã-Bretanha

Paul Day criou o monumento em 2005 de bronze e granito. A inauguração ocorreu no Victoria Waterfront na presença do Príncipe Charles. Um monumento aos eventos da Segunda Guerra Mundial é dedicado. A estrutura retangular tem 2 metros de altura e 25 metros de comprimento. Os relevos esculturais estão localizados ao longo da parte frontal de seu perímetro. Eles retratam soldados, fragmentos de batalhas e outras referências icônicas a esse período.

Monumento a Sherlock Holmes

Instalado na Baker Street próximo ao endereço onde mora o personagem dos romances policiais. A escultura de bronze de três metros foi feita por John Doubleday. Seu Holmes revelou-se totalmente consistente com a performance clássica: ele está vestido com sua capa habitual, olha pensativo para a distância e segura um cachimbo na mão. O Museu Sherlock está localizado a alguns passos daqui, então o monumento está sempre lotado.

Monumento para comemorar o Grande Incêndio de Londres

A coluna de pedra isolada mais alta do mundo. Seu tamanho e localização são simbólicos: tem 202 pés de altura e está à mesma distância do ponto onde o Grande Incêndio de Londres em 1666 começou. Você pode subir as escadas por uma escada em espiral estreita. A coluna é coroada por uma urna com fogo dourado. Como no passado houve problemas com suicídios, uma rede especial teve que ser instalada.

Monumento a Yuri Gagarin

Localizado em Greenwich. Em 2011, a escultura foi inaugurada perto do Arco do Triunfo. O lugar era significativo, já que Gagarin havia estado lá e se encontrado com o primeiro-ministro britânico. Posteriormente, o monumento foi movido para mais perto do meridiano principal. A primeira pessoa a chegar ao espaço parece dar um passo além do planeta Terra. Ao mesmo tempo, ele está na faixa de Mobius - um dos principais símbolos do infinito do Universo.

"Animais em guerra"

O complexo está localizado perto do Hyde Park. O monumento criado por David Beckhow foi inaugurado em 2004 pela princesa Anne. O projeto é baseado no livro de mesmo nome. E é dedicado aos animais que de uma forma ou de outra ajudaram as tropas aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. Existem baixos-relevos de animais na parede branca como a neve. De cada lado da fenda que divide a parede em duas partes, há esculturas de animais em bronze.

Plataforma 9¾

Quem leu livros sobre Harry Potter ou assistiu a filmes baseados neles não precisa explicar o que está escondido por trás de um nome tão estranho. O resto não será menos interessante visitar a estação King's Cross e olhar o mesmo lugar de onde os jovens feiticeiros chegam à escola de magia. O monumento é uma carroça, como se tivesse passado parcialmente pela parede. Qualquer pessoa pode marcar uma sessão de fotos aqui.

"Baba Yaga"

A escultura de bronze foi feita em Smolensk e transportada para Londres em 2018. Aqui ele foi instalado no Beauchamp Place. Irina Lagoshina, sendo a autora do projeto, não só promove a cultura russa no Ocidente, mas também tenta “reabilitar” Baba Yaga. Antes da adoção do cristianismo, esse personagem não era inequivocamente negativo, portanto, é uma tarefa bastante factível devolver os primeiros traços à heroína dos contos de fada.

Monumento a Pedro I

Instalado em frente à casa onde o rei morou durante sua visita à capital britânica. Mikhail Shemyakin moldou Peter de bronze. Na composição, tudo é desproporcional, começando pela cabeça do monarca, terminando em um pequeno trono. Também há referências no decorrer da visita oficial, bem como à sua agenda. Pedro tentou naquela época criar uma frota e fortalecer o poder militar. Ele não conseguiu o que queria na Holanda, então foi para a Inglaterra.

Monumento a Franklin Roosevelt e Winston Churchill

Os líderes mundiais sentam-se em um banco no centro de Londres. A semelhança do retrato não pode ser considerada completa, então os não iniciados podem confundir os políticos com aposentados falando. O autor do projeto é Lawrence Holofner. Ele também é conhecido como um dramaturgo, cujas peças são apresentadas com sucesso nos cinemas da Grã-Bretanha. O escultor chamou sua obra de "Aliados". Há um espaço entre Roosevelt e Churchill que é usado para criar fotos engraçadas.

Monumento a William Shakespeare

Ele pode ser encontrado em Leicester Square. A escultura do escritor está instalada em um pedestal alto. Ele se apoia no meio-fio. Desde a sua inauguração no século XIX e até 2012, o monumento não foi restaurado. Por causa disso, ele parecia muito esgotado. Durante a obra, o rosto do escritor foi atualizado, assim como os peixes colocados na base. No pedestal, além da impressão, estão os versos de "Twelfth Night".

Estátua de aquiles

Instalado no Hyde Park em 1822. A singularidade do monumento reside no fato de ser dedicado ao Duque de Wellington, uma importante figura britânica. Mas a estátua é feita na forma de um antigo herói dos mitos de Aquiles. O autor do projeto é o escultor Richard Westmacott. Somado ao escandalismo estava o fato de que a escultura se tornou a primeira figura masculina em exibição em Londres.

Agulha de Cleopatra

O antigo obelisco egípcio percorreu um longo caminho até a Grã-Bretanha. Altura - 18 metros, peso - cerca de 186 toneladas. Em sua superfície estão os símbolos e nomes dos faraós. Em meados do segundo milênio aC, o obelisco deixou sua terra natal. Durante séculos esteve em Alexandria, de onde foi enviado em 1877 para Londres. Vários meses depois, ele foi instalado no Victoria Embankment junto com esfinges de bronze fundidas especialmente.

"Pequeno ben"

Uma réplica de um dos principais marcos de Londres está localizada perto da Victoria Station em Westminster. Pela primeira vez o Little Ben apareceu nas ruas da capital em 1892, depois foi retirado e restaurado apenas em 1981. Na segunda vez, a torre do relógio de ferro fundido teve que deixar seu local devido à restauração da rua, e a o próprio monumento precisava de reparos. Em 2016, "Little Ben" voltou ao seu devido lugar.

"Cavalo perto da água"

Cumprimenta os turistas na entrada do Hyde Park. Criado por Nick Friddian-Green em 2010. Ele não retratou o cavalo inteiro, mas limitou-se apenas à cabeça. A raça escolhida como "modelo" também é notável. Os cavalos Marwari são criados artificialmente. Eles se distinguem por um formato especial do pescoço, que permite que a cabeça seja virada para um ângulo maior. Além disso, esses cavalos são incrivelmente resistentes e podem sobreviver em condições extremas.

Monumento a Isaac Newton

Um monumento incomum que remete à obra de William Blake. Seu "Newton" foi criado em 1795. O escultor Eduardo Paolozzi tomou como base a pintura de seu antecessor, mas fez muitas alterações de design e estruturais. A altura do monumento é de quase 4 metros. Foi fundido em 1988 e instalado na Tate Gallery em 1995. Existem esculturas de aparência semelhante em Hong Kong e Edimburgo.

Monumento a Agatha Christie

Localizado no coração do distrito de teatros de Londres. Além do fato de Christie ter atuado como escritora atuando no gênero policial, ela influenciou o desenvolvimento da arte teatral em sua terra natal. O monumento parece um livro de tamanho impressionante. No centro há um decote redondo com uma foto do perfil de Agatha Christie. A inauguração aconteceu em 2006 para comemorar o 60º aniversário da peça "A Ratoeira".

"Kindertransport - Chegada"

O monumento recebeu o nome da operação de resgate. Milhares de crianças judias foram retiradas dos países dominados pelo nazismo antes mesmo do início oficial da guerra. O autor do memorial, Frank Meisler, foi um deles. A inauguração da composição ocorreu em 2006, e a ideia de celebrar um acontecimento histórico tão importante foi apresentada ao escultor pelo Príncipe Charles. A escultura retrata um grupo de crianças em pé sobre os trilhos.

Monumento a George Orwell

O escritor trabalhou como correspondente de guerra, liderou um programa antifascista e deixou uma boa reputação sobre si mesmo em várias outras áreas. Em 2016, um monumento em sua homenagem foi inaugurado perto da sede da BBC. Martin Jennings retratou Orwell com um cigarro na mão. Perto está um tablet com a máxima do escritor sobre a liberdade. Orwell usou referências de estações de rádio em seu romance mais famoso, 1984.

Memorial da Guerra da Crimeia

Criado em 1861, mudou de localização em 1915. Foi realocado para dar lugar a mais duas esculturas celebrando a vitória dos Aliados na Guerra da Crimeia. O monumento foi lançado a partir dos canhões capturados durante o cerco de Sebastopol. O memorial representa três figuras de guardas com roupas de sua época, e acima delas está a imagem simbólica de uma mulher, identificada com Honra e Orgulho.

"Mulheres na Segunda Guerra Mundial"

Localizado na Parliament Square na Whitehall Street. O projeto foi concebido há muito tempo, John W. Mills foi escolhido como escultor. Em sua maior parte, a criação do memorial foi custeada por Elizabeth II, que doou 1 milhão de libras. Em todos os lados do alto pedestal preto, 17 conjuntos de roupas de bronze estão pendurados: é assim que as mulheres se vestiam para o serviço militar e trabalhavam na retaguarda durante a Segunda Guerra Mundial.

Monumento a Ricardo I, o Coração de Leão

O monarca inglês é representado em um cavalo com uma espada erguida. O autor do projeto é Carlo Marochetti, um barão italiano. Inicialmente, a escultura foi exibida em uma exposição internacional e, em seguida, foi instalada em 1860 perto do Palácio de Westminster. Durante o bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial, o monumento foi danificado. Os grandes danos foram reparados, mas os pequenos não, porque também são uma prova da época.

"Conversa com Oscar Wilde"

Um dos marcos mais incomuns e controversos de Londres. Ele foi colocado perto de Trafalgar Square. A abertura foi programada para coincidir com o 100º aniversário do escritor. A composição escultural parece um banco, de onde a cabeça e o braço de Wilde se projetam. Ele está segurando um cigarro. A maneira como a imagem é representada torna a aparência mais distinguível de longe do que de perto. Perto você pode sentar e conversar com um escritor.

"Ponto de encontro"

Após a reforma em 2007, a Estação St Pancras foi inaugurada. A cerimônia contou com a presença de Elizabeth II. É um importante ponto de transporte que liga a capital britânica a cidades de outros países. Especialmente para este dia, Paul Day fez uma escultura de amantes que se viram pela primeira vez após uma longa separação. Após uma inspeção mais próxima, você pode ver imagens dos habitantes das estações e trens abaixo delas.

Monumento a Vladimir, o Grande

A comunidade ucraniana decidiu celebrar o batismo 1000 de Rus instalando um monumento ao príncipe Vladimir de Kiev. O projeto foi confiado a Leo Maul, um escultor canadense de raízes ucranianas. O monumento foi inaugurado em 1988 perto da estação Goland Park. Vladimir está apoiado em um escudo e, na outra mão, segura uma cruz maior do que sua altura. O pedestal indica que ele é um governante ucraniano, o que historicamente não é inteiramente verdade.

"Árvore semáforo"

Em Londres, a Street Art Commission anunciou em 1998 um concurso para projetar a melhor decoração para a cidade. O vencedor foi o projeto de Pierre Vivant, escultor francês. De 25 semáforos, ele coletou uma espécie de árvore. Embora a abundância de luzes faça parecer que o design é caótico, na verdade, cada cor acende em uma ordem específica. Assim, o autor notou a infinidade do ritmo do mundo moderno.

Cenotáfio

Este termo, em um sentido amplo, refere-se a lápides instaladas em um local onde não há restos mortais do falecido. O memorial de Londres com o mesmo nome é dedicado a soldados desconhecidos que deram suas vidas nos campos da Primeira Guerra Mundial. O cenotáfio foi instalado em 1919 na Whitehall Street. Todos os anos, as pessoas vêm aqui no Memorial Day e colocam emblemas especiais - papoulas. E a família real põe flores.

Monumento a Maria Sicol

Essa mulher de origem jamaicana ficou famosa durante a Guerra da Crimeia, quando organizou um hospital de campanha e cuidou de soldados gravemente feridos. Sichol foi premiado com o título não oficial de "Maior Mulher Negra Britânica" em uma pesquisa de compatriotas. O monumento foi erguido em 2016 no jardim do Hospital St. Thomas na área de South Bank. O autor da composição é Martin Jennings.

Memorial às vítimas de atentados em Bali

Inaugurado em 2006 no 4º aniversário da tragédia em Bali. Então, como resultado de ataques terroristas, mais de 200 pessoas foram mortas, incluindo 28 cidadãos britânicos. Ao mesmo tempo, os autores do memorial destacam que foi criado para homenagear a memória de todas as vítimas, independentemente da nacionalidade. É uma parede com os nomes das vítimas e uma esfera na qual são aplicadas imagens de pombas - símbolos da paz.

Memorial ao Rei George VI e à Rainha Elizabeth

Na sua forma atual, o grupo escultórico foi apresentado em 2009 em Westminster. Ao mesmo tempo, a estátua de Jorge VI foi feita e instalada em 1955. Ambas as cerimônias de abertura contaram com a presença de Elizabeth II. Ambos os monumentos são feitos de bronze e têm um estilo semelhante. Eles têm pedestais brancos com brasões e inscrições. O rei está posicionado acima e em segundo plano, e o rei está abaixo e em primeiro plano.

Estátuas de estadistas na Praça do Parlamento

Desde o século 19, estátuas de figuras proeminentes da Grã-Bretanha e de outros países têm aparecido na Praça do Parlamento. Agora, existem 12 deles.O monumento mais antigo é considerado o monumento a George Cannig, primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores. A estátua foi criada em 1832, mas só permaneceu em seu local atual após a Segunda Guerra Mundial. A última estátua até hoje, inaugurada em 2018, é dedicada a Dame Millicent Garrett Fossett e sua luta pela igualdade das mulheres.

Pin
Send
Share
Send