Florença é freqüentemente chamada de capital da arte italiana, o berço da Renascença. Niccolò Machiavelli, Gilileo Galilei, Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Dante Alighieri e muitas outras pessoas talentosas fizeram suas grandes descobertas aqui. Em Florença, propõe-se visitar museus dedicados às suas atividades, à criatividade.
Depois de revisar as exposições, você pode aprender fatos interessantes da vida de famosos artistas, escultores e escritores italianos, ver suas obras, aprender mais sobre as descobertas. Muitos museus estão localizados no antigo palácio, que são obras de arte por direito próprio. Esses edifícios são a prova do antigo poder de Florença. Você também pode aprender mais sobre tudo isso visitando palazzo, galerias, templos.
Os museus mais interessantes de Florença
Lista, fotos com nomes e descrições de museus que valem a pena visitar.
Palazzo Pitti
Localizado na colina Boboli. A história deste palácio começou no século XV. É frequentemente chamado de "Grande Palácio Real", pois pertenceu a diferentes dinastias reais ao longo de sua existência. Hoje é um dos lugares mais interessantes de Florença. Vários museus estão localizados aqui: o Museu da Prata, o Museu do Carruagem, a Galeria Palatina, a Galeria de Arte Moderna, o Museu da Porcelana e a Galeria do Traje. A Galeria Palatina possui um acervo ímpar de pinturas. Mas no Museu da Prata você pode ver um grande número de itens feitos de metais preciosos, bem como tesouros de marfim. A galeria de arte contemporânea exibe obras de famosos mestres dos séculos XIX-XX. O Museu da Porcelana, a Galeria e o Museu do Transporte também deixarão uma impressão duradoura nos convidados.
Endereço: Piazza Pitti, 1, Florença
Site: uffizi.it
Galeria Uffizi
Localizada junto ao Rio Arno. A primeira menção da galeria remonta ao século XIV. Se no início apenas moradores nobres podiam visitá-la, então, a partir do século 18, ela se tornou acessível ao cidadão comum. Agora é um lugar onde as obras de arte mais valiosas são coletadas não só de toda a Itália, mas também de todo o mundo. Aqui estão pinturas, esculturas, bustos.
Endereço: Piazzale degli Uffizi, 6, Florença
Site: uffizi.it
Bargello
É um belo palácio construído no século XIII. É considerado o edifício público mais antigo de Florença. Inicialmente, foi a residência do juiz supremo, tribunal e, posteriormente, uma prisão. Mas agora a aparência ligeiramente áspera do prédio lembra disso. Aqui está o Museu Nacional, que exibe uma coleção de pinturas, pratos, estátuas, utensílios domésticos.
Endereço: Via del Proconsolo, 4, Florença
Site: bargellomusei.beniculturali.it
Academia de Belas Artes
Foi construído em 1561. Foi a primeira academia de arte da Europa. Jovens talentosos de toda a Itália vieram estudar aqui. No século XVIII, paralelamente à academia, foi organizada aqui uma galeria, na qual foram apresentadas obras-primas de todo o mundo. Nele você pode ver as obras de Michelangelo, Botticelli, Andrea del Sarto. A Academia continua a trabalhar e aceitar alunos hoje. Mas ela também é uma organização que encontra e resgata as obras-primas do mundo.
Endereço: Via Ricasoli, 66, Florença
Site: accademia.firenze.it
Museu Galileo
Este museu está localizado próximo à Ponte Vecchu e ao rio Arnro. O edifício é um palácio do século XII. Mas o próprio museu foi inaugurado em 1929. Após a reconstrução, foi renomeado em homenagem ao famoso cientista Galileo Galileo. Ele agora exibe uma grande coleção de instrumentos, instrumentos, livros didáticos e muito mais. Tudo isso foi usado por cientistas para seu trabalho, fazendo descobertas.
Endereço: Piazza dei Giudici, 1, Florença
Site: museogalileo.it
San Marco
Esta é uma antiga catedral construída no século IX. E em 1987 foi listado como patrimônio da UNESCO. A catedral está localizada na área de Sestiere San Marco, na praça de mesmo nome. O objetivo era mostrar a grandeza da República de Veneza. Agora abriga um museu de arte medieval. A catedral tornou-se o símbolo religioso e cívico da cidade.
Endereço: Piazza S. Marco, 3, Florença
Site: polomusealetoscana.beniculturali.it
Opera del Duomo
O museu está localizado na Praça dos Milagres. Anteriormente, abrigava o ateliê do arquiteto Brunelleschi. E o museu foi inaugurado em 1989. Apresenta obras de arte anteriormente expostas na Catedral de Pisa e no Baptistério. O museu exibe obras originais de artistas famosos, uma coleção de mecanismos de construção renascentistas e muito mais.
Endereço: Piazza del Duomo, 9, Florença
Site: ilgrandemuseodelduomo.it
Museu Leonardo da Vinci
Localizada ao lado da Galeria da Academia. O museu apresenta o incrível mundo das invenções de Leonardo da Vinci e foi inaugurado em 1993. É privado. Aqui os visitantes são convidados a conhecer protótipos de tanque, helicóptero, carro, bicicleta, pára-quedas e até mesmo submarino. Existem muitos desenhos, diagramas. Além disso, propõe-se a visita ao salão anatômico, onde são apresentados incríveis modelos do corpo humano.
Endereço: Via Dei Servi, 66, Florença
Site: mostredileonardo.com
Palazzo Vecchio
Este edifício foi erguido no século 13 pelo arquiteto Arnolfo di Cambio. No entanto, muitas das obras aqui foram feitas por Michelangelo. Esta é uma espécie de símbolo de Florença. É um castelo sombrio com uma rica história. E os enormes corredores impressionam com suas ricas pinturas e arquitetura incomum. A maior parte dos corredores do edifício são cedidos ao museu, mas alguns pertencem à prefeitura, e as questões administrativas são resolvidas aqui.
Endereço: Piazza Signoria, Florença
Site: museicivicifiorentini.comune.fi.it
Casa-Museu de Dante Alighieri
O edifício foi construído em 1910 sobre as fundações da casa de Dante. Este edifício não é uma cópia exata da casa do poeta. Mas nos corredores do museu existe uma enorme coleção de coisas que estão associadas à vida e obra do famoso escritor. Seu busto está instalado na fachada do prédio. Um museu dedicado ao fundador da literatura italiana está localizado no bairro medieval.
Endereço: Via Santa Margherita, 1, Florença
Site: museocasadidante.it
Basílica de Santa Croce
Construída no século XIII e é a maior igreja franciscana. No interior, as paredes da basílica são decoradas com afrescos exclusivos de Giotto e outros mestres renomados. Além disso, 16 capelas, que são verdadeiras obras de arte, requerem atenção especial. E os vitrais estão localizados de forma a iluminar a decoração por todos os lados. A basílica foi reconstruída várias vezes e a influência de várias épocas pode ser rastreada aqui.
Endereço: Piazza Santa Croce, 16, Florença
Site: santacroceopera.it
Museu Arqueológico Nacional de Florença
É o orgulho de Florença. O museu foi fundado graças ao interesse da família Medici pela história antiga. Existem coleções egípcias e etruscas, bem como exposições de todo o mundo. Entre as exposições estão múmias egípcias, sarcófago etrusco, vaso de François, quimera de bronze. O museu está localizado longe das rotas turísticas.
Endereço: Piazza Santissima Annunziata, 9 B, Florença
Site: facebook.com
Casa Buonarroti
Esta é a casa onde moravam os pais de Michelangelo. Ele não nasceu em Florença, mas passou muito tempo aqui. A casa recebeu o status de museu em 1859. Entre as exposições do museu estão maquetes escultóricas, primeiros baixos-relevos, um arquivo de família, desenhos de Michelangelo. Há também um retrato do grande mestre de Daniel de Volterra. A coleção é pequena, mas muito interessante.
Endereço: Via Ghibellina, 70, Florença
Site: casabuonarroti.it
Museu Alessandro Dari
Este museu-oficina foi inaugurado em 2001 no palácio Nasi Caratesi, construído no século XIV. Ele está localizado próximo à Ponte Vecchio. No coração do centro histórico de Florença. Aqui estão expostas as obras do famoso joalheiro Alessandro Dari. Da década de 1980 até os dias atuais, o mestre criou quase mil peças de joalheria. Todos eles são verdadeiras obras de arte.
Endereço: Via San Niccolò, 115 R, Florença
Site: alessandrodari.com
Museu de História Natural
Organizado no século 18 por Pietrom Leopoldo. Ele está localizado no Palazzo Torignani. Agora o museu está dividido em várias seções, que se dedicam a diferentes ramos da ciência e da história. Esta é uma das maiores coleções de exposições da Europa. O museu pertence à Universidade de Florença e é um centro científico em funcionamento.
Endereço: Via Giorgio la Pira, 4, Florença
Site: msn.unifi.it
Palazzo Strozzi
Este palácio renascentista foi construído nos séculos XV e XVI. Acredita-se que o autor tenha sido Giuliano da Sangallo. Esta construção foi inspirada no Palácio Medici. Agora neste edifício são organizadas várias exposições, palestras, seminários e até desfiles de moda. Vários eventos foram realizados aqui desde 1937. Para maior comodidade, as instalações estão divididas em zonas temáticas: Andar da Nobre, Centro de Cultura Contemporânea, pátio para apresentações musicais.
Endereço: Piazza Strozzi, Florença
Site: palazzostrozzi.org
Museu Gucci
O museu foi inaugurado em 2011. Ele está localizado no Pallazzo della Mercanzia, que foi construído no século XIV. O museu é dedicado à marca Gucci. É aqui em Florença que esta marca foi fundada há 90 anos. Aqui, em ordem cronológica, estão os principais produtos dos designers da marca. Mas, além do museu, o prédio abriga um café, restaurante e lojas com produtos Gucci.
Endereço: Piazza della Signoria, 10, Florença
Site: gucci.com
Complexo arquitetônico de San Firenze
Localizado na Piazza San Firenze. A primeira menção a ele data de 1174. Agora, o tribunal está localizado aqui. É um complexo composto por uma casa-torre, uma igreja e palácios. Tudo isto é um mini-palácio com uma magnífica decoração interior, uma rica colecção de obras de arte. O interior do complexo foi criado por Matteo Bonecchi, Giuseppe Pinzani, Alessandro Nerardini.
Endereço: Piazza San Firenze, 5, Florença
Site: fondazionefrancozeffirelli.com
Museu Salvatore Ferragamo
O museu foi inaugurado em 1995. E está localizado no Palácio Spini Feroni, na Via Tornabuoni. O acervo do museu é dedicado à vida e às atividades profissionais do famoso designer de calçados Salvatore Ferragamo. Aqui você pode ver as melhores coleções, fotografias, itens pessoais e muito mais. Afinal, esse estilista é um inovador na área de calçados.
Endereço: Via Dei Tornabuoni, 2, Florença
Site: ferragamo.com
Museu Stibbert
O museu fica longe das rotas turísticas, mas vale a pena conhecer. Esta é uma coleção particular de artefatos, que contém várias coleções em diferentes direções. Aqui você pode ver artefatos japoneses: armadura de samurai, leques, sapatos femininos. O museu também possui uma coleção muito rica de uniformes de guerreiros europeus medievais. Há também uma coleção de pinturas dos séculos XVII-XVIII. Tudo isso está localizado nos 57 quartos do casarão.
Endereço: Via Federigo Stibbert, 26, Florença
Site: museostibbert.it
Museu Bardini
Localizado no território da igreja do antigo mosteiro de San Gregorio della Pace. E Stefano Bardini foi um restaurador e negociante de antiquários no final do século 19 - início do século 20. Ele transformou o prédio da igreja em um palácio magnífico. Ele também comprou obras de arte raras, restaurou-as e depois as vendeu a colecionadores. Depois de coletar sua coleção, ele a apresentou às autoridades. No entanto, este edifício abriga não apenas um museu, mas também oficinas de restauração.
Endereço: Via dei Renai, 37, Florença
Site: cultura.comune.fi.it
Palácio Davantsati
Os interiores dos séculos XIV-XVI são reproduzidos com precisão aqui. Depois de visitar este palácio, você pode sentir como uma família rica vivia durante este período. Os hóspedes são apresentados a uma decoração rica. Cada andar é único. Também é interessante que o palácio tinha sistema de esgoto e a água era fornecida por um elevador especial. Recebeu o status de museu em 1956.
Endereço: Via Porta Rossa, 13, Florença
Site: bargellomusei.beniculturali.it
Casa-Museu de Martelli
Localizado ao lado da catedral, o palácio de San Lorenzo. Este é um antigo palácio florentino com uma valiosa coleção de pinturas e esculturas. Adquiriu o estatuto de museu em 1986. Aqui estão as obras de Luca Giordano, Dominico Decafumi, Salvator Rosa. Porém, não é só a coleção que interessa, mas também a própria estrutura: tetos habilmente pintados, molduras magníficas.
Endereço: Via Zannetti, 8, Florença
Site: bargellomusei.beniculturali.it
Hall da Fama do Futebol Italiano
O museu foi inaugurado em 2011. O hotel está localizado na área moderna de Coverciano. Aqui você pode ver os prêmios e troféus das seleções italianas. Mostra a história do futebol italiano, desde 1910 até os dias atuais. Os guias contarão muitos fatos interessantes sobre o nascimento da seleção nacional. Você também pode comprar lembranças da famosa cor italiana "azurro" para todos os gostos.
Endereço: Viale Aldo Palazzeschi, 20, Florença
Site: figc.it
Museu-oficina de beneficiamento de pedras semipreciosas
Localizada ao lado da Galeria da Academia. Todo o acervo do museu, composto por mosaicos, vasos, pinturas, bancadas, é feito de pedras. Representantes da família Medici começaram a recolhê-lo. O museu é supervisionado pelo Instituto Opificio delle Pietre Dure, que realiza o restauro de obras de arte deste género. Uma das escolas de restauradores mais famosas opera aqui.
Endereço: Via Degli Alfani, 78, Florença
Website: opificiodellepietredure.it
Grande sinagoga
Construída em 1882 e localizada no centro histórico da cidade. É a maior sinagoga da cidade, e sua cúpula faz parte do famoso panorama de Florença. Há também um museu dedicado à arte judaica. A exposição apresenta não apenas objetos religiosos, mas também livros, peças em metais preciosos, fotos sobre a vida da comunidade judaica.
Endereço: Via Luigi Carlo Farini, 6, Florença
Site: firenzebraica.it
Capela Brancacci
Foi erguido em 1367 na igreja de Santa Maria del Carmine em construção. E por vários séculos pertenceu à família Brancacci. As paredes da capela são decoradas com afrescos de mestres famosos: Masolino da Panicale e Tommaso di Masaccio. Mas alguns deles foram finalizados pelo igualmente talentoso mestre Filippino Lippi.
Endereço: Piazza del Carmine, 14, Florença
Site: museicivicifiorentini.comune.fi.it
Museu da Última Ceia de Andrea del Sarto
Localizado no refeitório do Convento de San Salvi. O afresco "A Última Ceia" é a decoração principal deste local. Ao fazê-lo, Andrea del Sarto escolheu os homens mais bonitos de sua época como modelos. Mas, além desta obra-prima, existem outras telas valiosas que datam dos séculos XV-XVI.
Endereço: Via di San Salvi, 16, Florença
Site: polomusealetoscana.beniculturali.it
Casa Museu Rodolfo Siviero
Esta casa-museu está situada nas margens do Arno. Após a Segunda Guerra Mundial, Siviero resgatou e devolveu à sua terra natal um grande número de obras de arte. Ele também era colecionador de jogos de azar, então a exposição apresentada no museu é impressionante. Aqui você é convidado a conhecer pinturas, esculturas, joias, móveis, cerâmicas e baixelas de grande valor.
Endereço: Lungarno Serristori, 1-3, Florença
Site: museocasasiviero.it
Corredor Vasari
Construída por ordem de Cosimo I Medici no século XVI. Este edifício conectava a casa da família Medici com o Palazzo Vecchio, que abrigava o governo. O corredor foi construído em 5 meses. E o arquiteto desse projeto foi Giorgio Vasari. Agora, esta galeria é muito popular, mas apenas parte do corredor está aberta aos visitantes.
Endereço: Piazzale degli Uffizi, Florença
Site: corridoiovasariano.com