O que ver em Tbilisi e seus arredores por conta própria? Selecionamos todos os lugares interessantes que você definitivamente deve visitar e ver tudo com seus próprios olhos. A seguir, iremos compor o roteiro ideal, ver os preços das excursões e um mapa de atrações com fotos e descrições.
Se você decidir relaxar na capital da Geórgia, esta é uma excelente escolha. Gente hospitaleira, comida deliciosa e paisagens pitorescas esperam por você aqui.
Tbilisi é uma cidade fundada em 458. No sudeste da cidade, a Cidade Velha é preservada, onde permanecem os edifícios medievais e as ruas estreitas. Há muitos parques e jardins em Tbilisi, mesmo na parte antiga da cidade há muito verde. Embora Tbilisi seja uma cidade pequena, ainda é impossível ver tudo. No entanto, você pode ter tempo para ver os lugares mais visitados da cidade.
- Talvez você tenha interesse em saber mais sobre passagens aéreas, consultar informações sobre preços e hospedagem na cidade, onde se hospedar, qual hotel escolher, tarifa e outras dúvidas.
O que ver em Tbilisi por conta própria?
- A maior catedral da Igreja Ortodoxa da Geórgia Tsminda Sameba... É também a catedral mais alta da Geórgia. A catedral está localizada na margem esquerda do Keru.
Pode-se chegar de metrô, a estação se chama "Avlabari", ou pelos ônibus 91 e 122, parada "Sameba". Se você estiver caminhando pela cidade, é fácil encontrá-la, a catedral pode ser vista de qualquer lugar da cidade.
O templo foi construído em 2004 para o 2000º aniversário do Cristianismo e 1500º aniversário da independência da igreja georgiana e é um símbolo da moderna Tbilissi. O templo parece majestoso e rico, ao mesmo tempo que comporta 15 mil pessoas.
Havia um cemitério armênio no local do templo. A diáspora armênia ficou descontente com este fato, especialmente porque os restos mortais das pessoas que foram retiradas durante o processo de construção nunca foram enterrados novamente.
Existem muitos ícones dentro do templo, o maior deles é decorado com ouro e cerca de 400 santos georgianos estão representados nele. 5 das 9 capelas são subterrâneas, o que é muito incomum.
A entrada na catedral é gratuita, a catedral está aberta todos os dias.
- Catedral de Sioni... O templo, construído no século 7, ainda hoje. Ele está localizado na parte antiga da cidade. Este templo não é apenas um monumento arquitetónico, mas também um local onde se guardam algumas relíquias, por exemplo, a cruz de São Nino.
Durante toda a existência do templo, muitas vezes foi destruído pelos árabes, khorezmianos, foi sujeito a terremotos e incêndios. Desde o final do século 18, o templo tem a aparência que tem hoje. Admissão grátis.
- Templo de Metekhi - no passado uma fortaleza e residência de reis. Um dos monumentos antigos, construído no século XII. O templo está localizado no centro da cidade e é fácil de encontrar. Ele fica na rocha de Metekhi. O templo foi destruído pelos mongóis e reconstruído várias vezes.
Um fato interessante - no início do século 20, o templo era uma prisão do NKVD.
Então eles queriam demolir o templo, mas os habitantes da cidade conseguiram defendê-lo.
O templo de Metekhi era uma prisão, um teatro e um museu. E somente no final do século 20 ela foi novamente convertida em uma igreja. A entrada é gratuita para visitantes.
- Fortaleza Narikala... Esta fortaleza tem apenas uma função - defensiva. Abrigava a Igreja de São Nicolau, foi destruída, restou apenas o alicerce. No início do século 21, a fundação foi escavada e o templo foi reconstruído.
É melhor subir até a fortaleza do Jardim Botânico. Se você for de outros lugares, terá que subir mais alto. Você pode entrar na fortaleza de todos os lados gratuitamente.
- Georgiano teatro de ópera e balé para eles. Paliashvili. O teatro foi fundado em 1851 e está localizado na Avenida Rustaveli.
No início do século passado, obras de compositores georgianos começaram a aparecer no teatro pela primeira vez.
As críticas sobre o ballet são apenas positivas. Os amantes da ópera e da música clássica podem visitar o teatro com segurança. Os ingressos custam a partir de 200 GEL.
- Igreja Ortodoxa Anchiskhati... Construída no século 6, esta igreja é a mais antiga da Geórgia.
Uma vez na igreja havia um ícone do Oraz do Salvador. Durante o ataque à propriedade otomana, os habitantes da cidade esconderam o ícone, pois era de grande importância para eles. Agora o ícone está no museu. Entrada gratuita no templo.
- Ponte da paz... Foi construído após o confronto georgiano-ossétio. Um arquiteto italiano trabalhou na arquitetura da ponte, e um designer francês trabalhou no projeto.
Claro, eu gostaria de ver os lugares mais pitorescos e interessantes de Tbilisi. Vamos construir um roteiro por lugares populares da cidade e seus arredores.
- Já agora, se está a planear alugar um carro, certifique-se de que consulta as condições, documentos e preços.
Você pode começar sua viagem pela capital da Geórgia com uma viagem para funicular... Foi inaugurado em 1905, a extensão do caminho é de 500 metros, o funicular passa a cada 10 minutos. A estação inferior está localizada no centro da cidade. Pode-se chegar lá pelos ônibus 90 e 124, a parada se chama "Mtatsminda", e as estações de metrô "Rustaveli" e "Praça da Liberdade" também estão próximas.
A próxima estação - panteão... Há um restaurante nesta estação. A última estação é chamada Mtatsminda... Existem vários cafés e restaurantes, um parque de diversões. O funicular oferece uma bela vista da cidade e você pode ver imediatamente onde ir em Tbilisi para ver os pontos turísticos. O passeio de funicular vale 2 GEL.
Mas onde ir em Tbilisi para ver as atrações a pé? Claro em Cidade Velha... E de lá você pode caminhar até a Praça da Liberdade. Ao mesmo tempo, revoluções e celebrações ocorreram lá. Anteriormente, havia um monumento a Lenin, e agora a São Jorge, que mata o dragão.
Localizado próximo Avenida Rustaveli, que liga a Praça da Liberdade e a Praça Rustaveli. Na avenida aconteceram os sangrentos eventos da década de 90 e os comícios de 2007 e 2011. Existem teatros, museus, um cinema, hotéis, uma galeria. Todos encontrarão o lugar para onde desejam ir.
Além dos pontos turísticos de Tbilisi, há cafés na Cidade Velha para todos os gostos. Não é recomendável ir a um café com cozinha europeia. Avaliações de turistas indicam que os georgianos não sabem cozinhar pratos europeus. E o sushi favorito de todos, ainda mais. Portanto, resta apenas uma opção - mergulhar na culinária georgiana.
Existem cafés com o famoso khinkali a cada passo. Normalmente o preço é indicado por peça, em média uma peça custa 2-5 GEL. Também vale a pena experimentar o churrasco feito com diferentes tipos de carne. Os georgianos sabem cozinhar carne de altíssima qualidade. E os georgianos não são os melhores garçons. Eles tratam os visitantes com ternura, com alma, em casa. É costume eles tocarem nos alimentos com as mãos.
A cozinha georgiana é simples, mas tem seu próprio sabor. Não há ingredientes incomuns nos pratos georgianos, nem receitas complicadas. É sobre ela que podemos dizer “todo engenhoso é simples”.
Jardim Botânico você precisa reservar um tempo suficiente. O jardim foi fundado em meados do século XIX. É lá que você pode fazer uma pausa da agitação da cidade e respirar o ar puro. Apesar de o jardim estar localizado no centro da cidade, aí o ar é limpo.
No jardim botânico você encontrará plantas incomuns, fontes, cachoeiras. Vale a pena visitar o jardim 1 GEL e 15 GEL com guia. Os moradores locais não vão à horta, pois acreditam que não há nada para fazer ali. Na verdade, é. Os turistas que já passaram pelo Jardim Botânico uma vez, não o visitam uma segunda vez.
- Talvez você esteja interessado em saber sobre os preços das excursões na Geórgia, todos os programas com um guia que fala russo.
Percurso a pé pela cidade
Excursões em Tbilisi e arredores em russo
Em um artigo separado, já dissemos onde ir em uma excursão em Tbilisi, a revisão acabou sendo linda e barata para turistas a preços locais.
Existem vários percursos pedestres ideais e agências diferentes, por isso os preços das excursões em Tbilisi são completamente diferentes. Mas cada roteiro inclui praticamente todas as atrações do centro da cidade.
Durante o passeio a pé, você pode conhecer o centro histórico e vários monumentos históricos importantes. São esses lugares que contêm muitas informações que vale a pena visitar com um guia. Uma pessoa experiente transmitirá a informação com clareza.
Vinho e excursões gastronômicas são muito populares. Essas excursões custam em média 200 GEL. Os amantes do vinho degustarão diferentes variedades de vinhos georgianos. E os amantes de novos pratos conhecerão a culinária georgiana. Cada degustação de vinhos e comidas ocorre em um novo estabelecimento.
Mas, o que ver em Tbilisi e arredores daqui a alguns dias, quando sobra pouco tempo, mas quer visitar o máximo possível? É melhor ver aqueles pontos turísticos que estão dentro dos limites da cidade. Caso contrário, levará meio dia para planejar uma viagem para apenas um objeto fora da cidade.
Também neste caso, pode optar por uma caminhada de um dia. Desta forma, você pode percorrer os pontos turísticos mais populares e interessantes de Tbilisi. A excursão mais popular consiste em visitar:
- Catedral de Tsminda Sameba;
- Igrejas de Metekhi;
- um monumento ao rei Vakhtang Gorgasali - o fundador da cidade de Tbilisi;
- subida de teleférico até a fortaleza de Narikala;
- um passeio pela cidade velha;
- almoço em restaurante com cozinha nacional; visitando o mosteiro Jvari; visitando o templo Svetitskhoveli.
O custo da caminhada é de 250 a 350 GEL, o preço depende da quantidade de pessoas.
Descansar na Geórgia mostrará que existem pessoas de boa índole e uma natureza extraordinária neste mundo. Este é um país com mar, montanhas e deserto. E eu quero visitar todos os cantos deste país. Nosso rumo sobre viagens na Geórgia e dicas.