Em 1566, Ivan, o Terrível, fundou uma fortaleza no rio Oka para defender as fronteiras do sul. Quase imediatamente, Oryol se tornou uma cidade-fortaleza militar, onde os cossacos se estabeleceram em 1577. Hoje, graças ao rico passado da cidade, o turismo histórico está se desenvolvendo em Oryol. Muitos monumentos e complexos memoriais são dedicados a eventos significativos na história da cidade.
O destino de muitas pessoas talentosas e criativas está associado à Águia. Poetas, escritores, políticos nasceram aqui ou aqui vivem há muito tempo. As histórias de suas vidas são capturadas em um grande número de monumentos populares entre os turistas. E, é claro, muitos heróis da Grande Guerra Patriótica nasceram em Oryol. Suas façanhas pessoais e coletivas foram imortalizadas em memoriais por toda a cidade.
Monumentos históricos e modernos de Eagle
Lista, foto com nomes e descrições de monumentos populares da cidade.
Stele "400 anos para a Águia"
O monumento de 27 metros de altura foi erguido em 1966 para comemorar o aniversário da fundação da cidade. Na confluência do Oka e Orlik há um obelisco com o brasão da Águia. Os eventos mais importantes da história da cidade estão gravados em um lado do obelisco. Uma cápsula do tempo foi enterrada no solo próximo ao monumento em 1966 na cerimônia de inauguração do monumento com o apelo dos habitantes de Oryol aos seus descendentes.
"Eagle - Glória da Cidade Militar"
Em 2007, Oryol se tornou uma das primeiras cidades a receber o título de Cidade da Glória Militar. Em 2010, em homenagem ao 65º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica, um monumento memorial foi inaugurado. A estela tem 10 metros de altura e é feita de granito vermelho. De um lado está uma placa com o decreto que confere um título honorário à cidade e, do outro, o escudo da Águia.
Monumento a Ivan, o Terrível
Após o 450º aniversário da Eagle, um monumento ao fundador da cidade foi erguido no aterro de Oka. Sob Ivan, o Terrível, a Águia foi fundada e fortificada, tornando-se uma importante fortaleza na fronteira sul da Rússia. O monumento é uma figura de bronze de um rei cavalgando. Ele segura uma espada em uma mão e uma cruz ortodoxa na outra. O monumento de Orel é o primeiro da Rússia dedicado a Ivan IV.
Monumento a N. S. Leskov
O famoso escritor nasceu em Oryol. Aqui ele passou sua infância e recebeu uma educação. O monumento a Leskov foi inaugurado em 1981, às margens do rio Orlik, 150 anos após o aniversário do escritor. O monumento está localizado próximo ao ginásio onde Leskov estudou. Em um pedestal de pedra, há uma figura de bronze de um escritor sentado em um banco esculpido, olhando pensativamente para a distância.
Esculturas dos heróis das obras literárias de N. Leskov
Perto do monumento a Leskov existe todo um conjunto de esculturas. As figuras de bronze dos heróis de suas histórias e romances estão instaladas em colunas de um metro e meio. Aqui estão personagens de cinco obras de Leskov: "Lefty", "Cathedrals", "The Enchanted Wanderer", "Lady Macbeth do distrito de Mtsensk" e "Artista idiota". Em cada uma das esculturas você pode ver o enredo da obra e os personagens dos heróis.
Monumento a I. Turgenev
O trecho da margem do rio Oka próximo ao parque recreativo e cultural da cidade, após a construção do monumento ao escritor, foi batizado pelos habitantes de Oryol de "margem de Turgenevsky". A figura de bronze de um escritor olhando ao longe está colocada sobre um pedestal de granito cinza. De um lado, há uma assinatura com o nome do escritor e, do outro, os anos de vida de Turgueniev. Por estar próximo ao parque recreativo, o monumento faz sucesso entre os moradores da cidade e turistas.
Monumento a A.P. Ermolov
Ermolov iniciou o serviço militar em 1792. Já no início do século 19, recebeu o posto de general de artilharia e infantaria. Apesar de Ermolov ter nascido em Moscou, ele pertencia a uma família nobre da província de Oryol. Um monumento a ele foi erguido em 2012, em homenagem à vitória na Guerra Patriótica de 1812. A altura da figura do general, montado a cavalo, é de mais de 5 metros.
"Aniversário de Oriol"
2016 marcou o 450º aniversário da fundação da Eagle. Foi em homenagem a este evento que um monumento foi erguido. A escultura de bronze retrata uma águia sentada em um globo e abrindo suas asas. O monumento foi erguido na praça ao lado da estação da cidade, para que os turistas que chegam a Oryol de trem sejam os primeiros a ver esta escultura. Tal como concebido pelos escultores, o monumento é um símbolo da singularidade e individualidade da cidade.
"Águia-Fundador"
Um dos vários monumentos dedicados à fundação da cidade foi erguido em 2016. No centro da composição, há uma figura de bronze de uma águia com asas dobradas e segurando em suas garras uma lápide em forma de carta de Ivan, o Terrível. Ao lado, estão as figuras de arqueiros em mantos e armas do século XVI. Foi sob Ivan IV que os destacamentos streltsy foram formados. A altura da águia, principal figura de bronze, é de cerca de 5 metros.
“Dedicado aos viajantes russos. Roda da história "
O monumento foi inaugurado como parte do festival turístico que leva o nome do viajante Miklouho-Maclay. Simboliza a continuidade de gerações na descoberta de rincões inexplorados do mundo e seu desenvolvimento. Existem três viajantes no mapa-múndi, passando os símbolos de viagens e descobertas geográficas para a criança. Eles oferecem ao menino um telescópio, uma rosa dos ventos e um mapa dobrado da Rússia.
Monumento a V.I.Lenin
O monumento Oryol se tornou o segundo na União Soviética dedicado a Vladimir Lenin. Foi erguido em 1920, mas não sobreviveu até hoje, pois foi destruído durante a Grande Guerra Patriótica. Um novo monumento foi erguido em seu lugar em 1949. Em 1961, foi transferido para a praça principal da cidade. Sobre um pedestal, decorado com baixos-relevos, está a figura de Lênin com a mão direita estendida para a frente.
Monumento aos Soldados-Internacionalistas
O complexo memorial está localizado próximo ao cemitério Trinity, onde há muitos túmulos de soldados soviéticos. No centro está o BMP-1, e ao lado estão as figuras de soldados internacionalistas. Eles personificam os conflitos militares mais sangrentos da história da URSS e da Federação Russa - a guerra no Afeganistão e as duas campanhas da Chechênia.
Monumento aos pilotos da Grande Guerra Patriótica
O memorial foi inaugurado 30 anos após a libertação de Eagle, em 1973. No topo de uma estela de metal, com vários metros de altura, está uma aeronave MIG-17. No ano da inauguração, aqui se localizou um campo de aviação militar, e o monumento pode ser atribuído não só aos pilotos da Grande Guerra Patriótica, mas também a todos os pilotos da Águia que guardavam o pacífico céu da Pátria.
Monumento a A.A. Fet
O busto do famoso poeta está instalado ao lado da "Casa dos Escritores", no centro de Orel. A pátria de Afanasy Fet é o distrito de Mtsensk da província de Oryol. Aqui ele passou sua infância e juventude. As obras do poeta são conhecidas em toda a Rússia. Em muitos aspectos, foi a natureza da terra natal que desempenhou um papel decisivo no trabalho de Vasiliy. Ela deu-lhe muitas imagens artísticas, que mais tarde se refletiram nos poemas do poeta.
"Vera. Ter esperança. Amor"
O monumento é dedicado aos santos cristãos, Fé, Esperança, Amor e sua mãe, Sofia. Ele está localizado em um pequeno aterro artificial. Sob o teto arredondado, há um ícone com imagens dos grandes mártires. No topo da cúpula está uma pequena estátua de uma águia que ergueu a cabeça e abriu as asas. Os casamentos costumam ser realizados perto do monumento.
Monumento a N. N. Polikarpov
O famoso projetista e engenheiro de aeronaves nasceu na província de Oryol. Ele se tornou um dos primeiros Heróis do Trabalho Socialista na União Soviética. Sob sua liderança, vários modelos de aeronaves foram criados, incluindo o U-2, que se tornou o mais produzido em massa no mundo. O monumento a Polikarpov foi inaugurado em 1958. Sobre um pedestal de pedra está a figura de um projetista de aeronaves com a maquete de um avião nas mãos.
Monumento aos Heróis da Guerra Civil
Durante a Guerra Civil, o exército de Denikin capturou Oryol, mas depois as tropas bolcheviques recapturaram a cidade. Em 1976, um monumento foi erguido em memória dos soldados que morreram nas frentes da Guerra Civil. A altura do monumento é de 16 metros. No pedestal está a figura de uma garota usando botas, uma budenovka e um sobretudo. Acima de sua cabeça, ela levanta um rifle, um lenço e um buquê de flores.
Monumento a F.E.Dzerzhinsky
O destino do fundador da Cheka, Felix Dzerzhinsky, está relacionado com a província de Oryol. Em 1913, ele foi condenado a 3 anos de trabalhos forçados e exilado em Oryol. Aqui ele passou cerca de um ano em vez dos três prescritos. O monumento foi erguido em 1987. Hoje em dia, o FSB regional da Federação Russa está localizado aqui. A figura de bronze de Dzerzhinsky, sentado em uma cadeira, com as pernas cruzadas, está sobre um pedestal de granito vermelho.
Membros do Komsomol da região de Oryol, que morreram durante a Segunda Guerra Mundial
O monumento foi erguido na Praça da Águia de Komsomolskaya, no local da pedra memorial. Cerca de 90 mil Komsomol-nativos da cidade foram para diferentes frentes durante a Grande Guerra Patriótica. Esculturas de bronze são instaladas em um pedestal de pedra. Um soldado soviético levanta a bandeira bem alto sobre a cabeça com uma das mãos e apóia seu camarada ferido com a outra.
“Oficial e Empreendedor”
O monumento foi erguido em 2012, em homenagem aos 20 anos desde a criação da corporação “GRINN”, uma das maiores empresas da região. A escultura retrata um funcionário público e empresário. Ambos descansam a cabeça no relógio definido entre eles. O relógio lembra o recurso mais importante para ambos - o tempo e a necessidade de ação coordenada.
Monumento a V. Kalinnikov
Um notável compositor, Vasily Kalinnikov, nasceu na aldeia de Voiny, não muito longe de Orel. Aqui ele passou sua infância e recebeu sua educação primária em um seminário teológico. O monumento ao compositor foi erguido em 2009. A semi-figura de Kalinin está localizada em um pedestal de pedra. Ramos de viburnum se erguem acima dele e, aos pés, está a figura de um menino com um cachimbo.
Monumento a L. Gurtiev
O Major General Gurtyev participou da operação para libertar Eagle dos invasores alemães. Durante isso, o líder militar morreu e foi sepultado no cemitério fraterno. Inicialmente, foi aqui que um monumento ao Major General foi erguido. Em 1976, o monumento foi transferido para uma praça separada, onde ainda se encontra. A figura de corpo inteiro de Gurtiev é feita de bronze e instalada em um pedestal de pedra.
Monumento a I. Bunin
A família Bunin chegou a Oryol quando Ivan tinha apenas 3 anos. Aqui o futuro escritor cresceu e recebeu sua educação. Aqui ele também publicou seu primeiro livro. As paisagens da província de Oryol deixaram uma marca no trabalho do escritor, trazendo letras únicas e o amor pela natureza. A escultura de bronze mostra Bunin com os braços cruzados sobre o peito e uma coroa de flores aos pés do escritor.
Monumento a S. Yesenin
A esposa do famoso poeta, Zinaida Nikolaevna Raikh, morava em Orel. Portanto, Yesenin veio para a província de Oryol muitas vezes. O busto do poeta é feito de bronze e montado sobre um pedestal de mármore cinza. O rosto do poeta expressa reflexão. Seu olhar é direcionado para a casa na rua Komsomolskaya onde ele se hospedou para visitar sua esposa.
Monumento a Serafim de Sarov
A figura de bronze de São Serafim está instalada ao lado da Catedral da Epifania, no centro de Orel. Muitos peregrinos visitam o mosteiro e o monumento a Serafim de Sarov. A figura tem cerca de 3 metros de altura. Em sua mão esquerda ele segura um ícone e os dedos de sua direita estão reunidos em três dedos. O monumento foi erguido em homenagem à reaquisição das relíquias de São Serafim.
Monumento a I. Kh.Bagramyan
O monumento ao Marechal da União Soviética foi inaugurado em 2016, no território do parque Tankistov. A figura em tamanho real de Baghramyan é feita de bronze e montada em um pedestal de pedra. Na frente há uma inscrição comemorativa e 2 estrelas, simbolizando 2 ordens do Herói da União Soviética. Aos pés do marechal está o brasão da SS e a bandeira do exército alemão.
"Uma família"
Monumentos à família foram erguidos em muitas cidades russas. E a Águia não é exceção. As figuras de bronze de pessoas representam uma família. Marido e mulher estão segurando dois filhos - um menino e uma menina. Os filhos se estendem em direções diferentes, percebendo algo, e tentam carregar os pais junto com eles. Marido e mulher se dão as mãos e se olham. Os rostos de todos os membros da família expressam felicidade e diversão.
Monumento da locomotiva a vapor
Em 1988, o depósito de locomotivas de Orel celebrou seu 120º aniversário. Foi construído quase simultaneamente com a ferrovia que ligava a cidade a Moscou em 1868. Muito em breve, devido à sua localização vantajosa, Oryol tornou-se um importante centro de transporte. Uma locomotiva a vapor da série OV4775 está instalada em um pedestal em frente ao depósito de locomotivas de Orel. Este modelo se tornou o mais difundido no Império Russo.
"Estação para turistas"
O monumento é uma plataforma ferroviária com o trem Oryol-Paris. A locomotiva foi apresentada especialmente para a composição pelo diretor da Russian Railways. O monumento está localizado no território do complexo "GREENN", que pertence à empresa com o mesmo nome. A "Estação para Turistas", como muitos outros monumentos, foi erguida em 2012 em homenagem aos 20 anos da empresa "GRINN".
Quadrado literário TMK "GRINN"
O destino de muitos escritores talentosos e famosos está associado à Águia. A praça do complexo "GREENN" é dedicada a eles. Figuras dos cinco escritores mais populares estão instaladas em todo o parque. Esculturas de bronze os retratam na mesa, lendo um livro ou caçando. Aqui estão Turgenev, Leskov, Fet, Bunin e Andreev. A águia desempenhou um papel importante na criatividade de cada um deles e se refletiu em suas obras.