Descubra como você pode retirar dinheiro com segurança e sem comissões de um cartão de banco na Crimeia. Eu comparo as condições de Sberbank e Tinkoff.
Por que não há bancos russos na Crimeia
A Crimeia tornou-se parte da Rússia por muitos anos, mas até agora nem os bancos russos, nem as redes de postos de gasolina conhecidas, nem as operadoras de telecomunicações e nem mesmo o McDuck estão trabalhando lá. Por que é que? É tudo uma questão de sanções dos Estados Unidos e da Europa: por causa delas, empresas internacionais não podem operar na Crimeia. Mais precisamente, eles podem funcionar, mas isso será punido rapidamente pelo Ocidente, e ninguém precisa desses problemas. Dado que ninguém vai suspender as sanções, o Sberbank e outras grandes empresas quase nunca aparecerão na Crimeia.
Em vez de bancos e outras organizações conhecidas, seus próprios bancos locais trabalham na Crimeia. Você pode usar seus serviços. Eles não temem as sanções, porque não trabalham em nenhum outro lugar fora da península, de modo que o longo braço das sanções ocidentais não os alcançará.
Qual cartão é melhor para ir para a Crimeia
Na península, você pode pagar as compras com qualquer cartão, sem comissões ou restrições.
Vou fazer uma reserva importante de imediato: às vezes podem surgir problemas com os cartões de banco social de nível de entrada (Visa Electron ou Maestro), porque inicialmente eles têm muitas restrições, não se trata nem mesmo da Crimeia. Verifique com seu banco se esses cartões funcionarão na Crimeia. Mas, em geral, é melhor obter um cartão completo.
Para pagar em lojas e cafés Eu uso meu cartão de crédito Tinkoff, porque é super lucrativo, me dá um bom cashback e, em geral, é o melhor banco da Rússia. Leia minha análise do cartão no link para descobrir por que ele é tão bom e como usá-lo para devolver 10% de reembolso de um hotel reservado na Crimeia. Já agora, este cartão pode ser emitido gratuitamente durante um ano ao abrigo da oferta especial. Em geral, você pode pagar por suas compras na Crimeia com qualquer cartão de qualquer banco russo.
Para saques em dinheiro em caixas eletrônicos da Crimeia, quase qualquer cartão é adequado. Especifique com antecedência - talvez o seu banco receba uma comissão por esta operação. Os bancos normais não recebem comissões há muito tempo, mas, como o Sberbank, ainda operam de maneiras antigas de receber dinheiro de um cliente. Esta é uma das razões pelas quais parei de usar os cartões Sberbank há muito tempo - não quero negociar com um banco que não respeita seus clientes. Ao retirar dinheiro de um cartão na Crimeia, o Sberbank cobra uma comissão de 100 rublos, mas não inferior a 1% do montante. Ou seja, não é lucrativo atirar em menos de 10 mil rublos de cada vez.
Na Crimeia, retiro dinheiro do meu cartão de débito Tinkoff Black. Ele permite que você faça saques em qualquer caixa eletrônico do mundo sem comissão. Nesse caso, apenas o banco no qual você retira o dinheiro pode cobrar uma comissão, mas isso raramente acontece. Escolho deliberadamente caixas eletrônicos que não cobram comissão e saio de lá. Na Crimeia, geralmente uso o RNKB (Banco Comercial Nacional Russo) - este é um grande banco, seus caixas eletrônicos estão disponíveis em todos os principais resorts e não cobra comissão.
Para sacar dinheiro, vale a pena usar apenas cartões de débito, porque no momento de sacar um cartão de crédito, qualquer banco cobra uma comissão muito alta e cobra juros altos.
conclusões... Antes de viajar para a Crimeia, aconselho você a solicitar um cartão de débito de um banco russo normal que não cobra comissão para sacar dinheiro em caixas eletrônicos de outra pessoa (na Crimeia, todos os caixas eletrônicos são de outra pessoa). Com base na minha experiência pessoal, recomendo o cartão Tinkoff Black, que uso em todo o mundo há mais de três anos e nunca paguei uma única comissão. A propósito, agora, ao emitir este cartão, o banco dá aos clientes 1.000 rublos na conta.
Dicas de retirada
Vou lhe dar um conselho de segurança padrão: retire dinheiro de caixas eletrônicos confiáveis localizados em instalações protegidas, o melhor de tudo - nas agências dos próprios bancos. Os fraudadores podem colocar um leitor em caixas eletrônicos autônomos e zerar rapidamente o seu saldo.
Para ter sempre pouco dinheiro em mãos, aconselho você a retirar não uma quantia redonda, mas terminando em 4900. Assim, o caixa eletrônico lhe dará notas de 100, 200, 500 e 1000 rublos, e não apenas 5000. Ou seja, em vez de 15.000, retirar 14900 rublos é melhor.
Também na Crimeia existe uma rede desenvolvida de serviços para a transferência de dinheiro de um cartão para outro, com a subsequente emissão de dinheiro para uma pequena porcentagem. Isso é o que todos os tipos de operadores privados fazem. Esse negócio é meio turvo e completamente inconveniente, nem consigo imaginar quem mais está usando.