A região de Lipetsk foi criada apenas em 1954, mas suas terras foram ocupadas desde os tempos antigos. Nesse sentido, a história da região é rica e interessante para os turistas. Exemplos únicos de arquitetura de igreja ocupam um lugar importante entre os monumentos arquitetônicos. Particularmente notável é a cidade de Zadonsk, que recebeu o nome de "Jerusalém russa". A história da região está intimamente ligada aos nomes de cientistas proeminentes e personalidades criativas - Prishvin, Plekhanov, Semenov-Tyan-Shansky, Tolstoi, Bunin, Zhukov. Os amantes da natureza vão adorar as paisagens únicas da reserva natural Galichya Gora e a incrível profusão de vegetação no território do arboreto Meshchersky. O artesanato - o famoso brinquedo Romanov e a renda Yelets - ajudará a preservar e embelezar as impressões da viagem através das terras de Lipetsk.
Os lugares mais interessantes e bonitos da região de Lipetsk
Lista, fotos com nomes e descrições das melhores atrações da região!
Reservar "Galichya Gora"
Reserva natural do estado nas margens do Don, no centro da região de Lipetsk. Cobre uma área de cerca de 230 hectares e é a mais pequena da Rússia. Foi organizado em 1925 para proteger a valiosa vegetação da região. Combina vários objetos naturais - Rochas Vorgolskie nas margens do Rio Vorgola, rochas e cavernas chamadas Voronov Kamen, Morozov e Galichyu Gory, área de floresta Plyushchan e zona de estepe do pescoço Bykova.
Parque "Kudykina Gora"
O famoso parque, onde toda a família vem para relaxar, está localizado perto da vila de Kamenka. Seu vasto território está dividido em várias zonas temáticas. Há também atrações infantis, e uma reserva com animais exóticos, e uma fortaleza de madeira, dentro da qual se encontra a Cidade dos Mestres, e uma fonte de água mineral, e um pequeno lago com praia e muito mais. Para os turistas, foram construídas casas de hóspedes e organizada uma cidade de tendas.
A propriedade dos Netchaievs com a torre Shukhov
A principal atração da vila de Polibino é um magnífico conjunto senhorial, que finalmente foi formado no final do século XIX. Pertenceu a conhecidos patronos russos e muito ricos das artes Nechaevs. Incluía uma luxuosa mansão, um parque inglês com lagos, anexos e uma torre de água de malha de aço - criação do famoso engenheiro Shukhov. Mais tarde, ele construiu uma torre semelhante, destinada apenas para comunicações de rádio, em Moscou, em Shabolovka.
Estação "Lev Tolstoy"
Uma vez que esta estação ferroviária foi chamada de Astapovo. E o triste acontecimento trouxe-lhe fama mundial - aqui em 1910, após uma estadia de uma semana na casa do superintendente da estação, Leo Tolstoy morreu. Posteriormente, tanto a estação quanto a vila foram renomeadas em sua homenagem, e um museu foi inaugurado no próprio edifício. O interior do quarto em que o escritor passou seus últimos dias permaneceu intacto - uma cama, uma mesa com medicamentos e parada às 6h05.
Catedral da Ascensão em Yelets
Uma majestosa igreja com 5 cúpulas na parte histórica de Yelets, na Praça Vermelha. Construída no século retrasado para substituir a antiga Catedral de São Nicolau, o Maravilhas. Em sua arquitetura, os estilos da arquitetura russa e bizantina, bem como elementos individuais do classicismo, podem ser rastreados. A altura do templo junto com as cruzes é de 74 metros, o comprimento chega a 84 metros. Existem 3 corredores espaçosos no interior; uma iconostase esculpida em três níveis e vários murais são dignos de atenção especial.
Catedral da Natividade de Cristo em Lipetsk
O principal centro espiritual de Lipetsk - o local de todos os serviços divinos mais importantes - está localizado na Colina da Catedral e é claramente visível de qualquer lugar da cidade. A construção da igreja no estilo do classicismo, e depois da torre sineira, foi iniciada em 1791 às custas de um rico proprietário de terras Viljaminov e durou mais de 50 anos. A catedral contém relíquias valiosas - o ícone e a batina do santo Mártir Uar, o Ícone Apaixonado de Lipetsk da Mãe de Deus.
Igreja do Signo em Veshalovka
A construção de um edifício de pedra vermelha em estilo pseudo-gótico na aldeia de Veshalovka é atribuída ao famoso arquiteto russo Bazhenov, o criador do complexo do palácio em Tsaritsyno. Só que ele trabalhou de forma semelhante na Rússia no final do século 18, quando a Igreja Znamensky foi erguida. A sua construção foi iniciada pelo proprietário da propriedade, Yakov Tatishchev. Por 80 anos o templo ficou inativo e somente em 2003, após uma longa restauração, foi reaberto.
Meshchersky arboretum
Um encantador recanto da natureza, a maior estação de criação experimental da Rússia. Ele está localizado na aldeia de Barsukovo, no local da antiga propriedade de Dmitry Artsybashev, um proeminente cientista-dendrologista, especialista em jardinagem decorativa. Foi ele o fundador da coleção de espécies raras de árvores e plantas exóticas, com base na qual o arboreto Meshchersky foi criado mais tarde. Seu cartão de visita é o lilás que floresce em maio, representado por 96 variedades.
Mansão Ryazanka
A mansão em Ryazanka, nos arredores da região de Lipetsk, é famosa pelo fato de que em 1827 o notável viajante e cientista Semenov-Tyan-Shansky nasceu aqui e passou toda a sua infância. Um prédio de madeira de um andar com mezanino, erguido sobre uma sólida fundação de pedra, foi perfeitamente preservado até hoje. E também duas dependências, algumas dependências e um parque com raras árvores e arbustos exóticos. Um museu do renomado cientista foi inaugurado na propriedade.
Parque Lower em Lipetsk
A base para o colapso deste parque foram as nascentes com água curativa descobertas por Pedro, o Grande, sobre as quais um sanatório foi posteriormente construído. Hoje, residentes não só de Lipetsk, mas também de todo o país vêm aqui para se tratar. O parque também é famoso por seus monumentos, área verde, representada por mais de 50 espécies de árvores e arbustos. Há um planetário, um zoológico, um café, inúmeras atrações, apresentações teatrais e concertos são realizados regularmente.
Metro na Libéria
Uma pequena cidade na região de Lipetsk poderia adquirir seu próprio metrô. O iniciador de sua construção em 1989 foi um residente local Leonid Mulyarchik. Sozinho e às suas próprias custas, em 20 anos, ele cavou um túnel subterrâneo de 200 metros ligando a estação ferroviária a um dos bairros da cidade. A confiabilidade da estrutura foi comprovada por especialistas. Infelizmente, após a morte de Mulyarchik em 2011, os trabalhos de construção não foram continuados.
Mosteiro da Natividade da Mãe de Deus em Zadonsk
Um mosteiro masculino ativo na cidade de Zadonsk, nas margens do Don. Foi fundada no início do século XVII por dois monges anciãos Gerasim e Cirilo. Seus principais santuários são as relíquias de São Tikhon de Zadonsk e uma fonte vivificante com uma fonte. Após a revolução, o mosteiro foi dissolvido e começou a ser restaurado apenas em 1988. Hoje, em seu território de 7,5 hectares, abriga sete igrejas, uma torre sineira, um refeitório, dependências, oficinas, edifícios residenciais e aposentos episcopais.
SK "Forest Park"
Um complexo esportivo em uma floresta a 3 km de Zadonsk é um excelente lugar para recreação familiar em qualquer época do ano. Há uma enorme cidade de cordas com rotas interessantes de diferentes níveis de dificuldade, trolls, parede de escalada, aluguel de equipamentos esportivos, piscina, pista de patinação, pistas de esqui e tubing, gazebos, churrasqueiras e recreação na praia. Aqueles que desejarem podem ficar em um complexo hoteleiro com quartos confortáveis e uma série de serviços úteis.
Mosteiro Troekurov
Um convento ativo na aldeia de Troekurovo. A data de sua fundação é considerada 1857. O iniciador da formação da primeira comunidade de mulheres na aldeia foi o reverendo Hilarion de Troekurovsky.Os principais santuários do mosteiro são as relíquias de Hilarion e o ícone da Mãe de Deus chamado "Revelado". Hoje, o território do mosteiro inclui 4 igrejas, uma torre sineira, um edifício do mosteiro, uma torre de água, edifícios residenciais e utilitários.
Fábrica de "Elets Lace"
Entre o artesanato popular da Rússia, um lugar especial pertence à arte de fazer rendas. A fábrica em Yelets produz produtos naturais requintados desde 1801, que são famosos muito além das fronteiras do país. São roupas de cama, acabamento de toalhas, toalhas de mesa, roupas femininas e infantis e muito mais. Durante as excursões organizadas à fábrica, todos são apresentados à história da empresa e à tecnologia da tecelagem de rendas, tanto manualmente quanto por máquina.
Rochas de kurapov
Um lugar pitoresco incrível na vila de Kurapovo, onde não só os residentes de Lipetsk, mas também os residentes das regiões vizinhas vêm descansar. A cristalina Beautiful Sword carrega suas águas aqui entre as placas de calcário de 100 milhões de anos que vêm à superfície. Eles são formados por restos compactados de conchas do mar e animais do antigo oceano. Existem corredeiras aqui e ali no rio. Nas proximidades existe uma densa floresta, popularmente chamada de Bosque das Bruxas.
Igreja Grande Ducal de Yelets
Uma joia arquitetônica da cidade de Yelets, que comemorou seu centenário em 2011. A igreja foi erguida em homenagem à visita do Príncipe Mikhail Romanov, às custas pessoais de um rico comerciante Alexander Zausailov. As paredes do templo são revestidas com azulejos multicoloridos de majólica, as cúpulas são decoradas com cruzes de cristal, as portas reais e o trono são de prata. Depois da revolução, o prédio abrigou um museu anti-religioso, depois os galpões do vereador. O templo começou a reviver novamente na década de 90 do século passado.
Igreja Vladimirskaya em Balovnevo
O templo na vila de Balovnevo foi mencionado pela primeira vez nas crônicas em 1628 e era feito de madeira. A construção do edifício de pedra simultaneamente com o luxuoso complexo senhorial foi iniciada no final do século 18 pelo rico proprietário de terras Muromtsev. A igreja no estilo do classicismo possui uma arquitetura inusitada e alguns detalhes decorativos, que lembram edifícios da Europa Ocidental. Após a revolução, o templo ficou inativo, ele começou a ser restaurado apenas em 2013.
Mosteiro Yeletsky Znamensky
A história do convento remonta a 1683. Foi fundado no local de um mosteiro masculino em Kamennaya Gora. Seu apogeu mais brilhante aconteceu no século XIX. Os terrenos monásticos expandiram-se, surgiram vários novos edifícios, incluindo uma vedação de pedra com torres, uma igreja refeitório, uma torre sineira em 3 níveis, uma descida para uma nascente com água benta, uma escola paroquial e muito mais. Durante a era soviética, a maioria dos edifícios foi seriamente danificada. Desde 2004, eles foram restaurados gradualmente.
Mosteiro da Transfiguração Tikhonovsky
O mosteiro de pedra branca a poucos quilômetros de Zadonsk foi fundado no século XIX e era originalmente um mosteiro masculino. No período pós-revolucionário foi fechado, em seu território havia uma colônia infantil, um hospital, uma unidade militar, um hospício. No início dos anos 90, o mosteiro foi devolvido à igreja, restaurado, e agora é um convento em funcionamento. Os santuários mais venerados são as relíquias de São Tikhon e uma fonte com água benta nomeada em sua homenagem.
Museu Regional de Lendas Locais de Lipetsk
Toda a história de 800 anos de Lipetsk pode ser rastreada visitando um dos museus mais antigos e prestigiados da região. Foi fundado em 1909, mas sua reposição maciça com exibições de propriedades nobres e mercantes ocorreu após a revolução. Hoje, as 8 principais exposições do museu são representadas por 200 mil unidades de armazenamento e são dedicadas a eventos históricos, recursos naturais, patrimônio artístico da região. Coleções de brinquedos, instrumentos musicais, ícones merecem atenção especial.
Museu de Arte Regional de Lipetsk
A casa de Gubin no centro de Lipetsk, onde atualmente está localizada a galeria de arte regional, é um dos mais belos monumentos arquitetônicos da cidade. Acredita-se que o próprio Alexandre II, herdeiro do trono russo, tenha visitado este edifício em 1837. Os fundos do museu contam com cerca de 2.000 peças. Basicamente, são obras de mestres russos do século passado e do presente. O museu participa ativamente de vários projetos artísticos, colabora com grandes galerias públicas e privadas.
Museu Bunin em Yelets
O museu está instalado em um prédio térreo, construído no início do século XIX. Entre outros museus dedicados ao grande escritor, foi Yeltsovsky o primeiro a ser inaugurado. Aqui o jovem Ivan viveu como um estudante do ensino médio nos anos 80 do século XIX, e a atmosfera daquela época é recriada nos mínimos detalhes. Numerosas coisas que pertenceram a Bunin, informações sobre suas viagens e amigos contemporâneos são apresentadas em 7 quartos, o interior dos quartos em que viveu foi restaurado.
Museu Zhukov em Yelets
A inauguração do museu do talentoso pintor, artista gráfico e pôster Nikolai Zhukov teve lugar em 1992, na casa onde vivia na primeira metade do século XX com a família. A exposição dentro das paredes de um prédio térreo de madeira apresenta os diferentes períodos da vida e da trajetória criativa do famoso compatriota-artista. Aqui estão seus pertences pessoais, manuscritos, documentos, fotos de família. A numerosa coleção de pinturas do mestre desperta invariavelmente um interesse particular.
Casa-Museu de G.V. Plekhanov
Único museu do país dedicado ao famoso filósofo e propagandista da doutrina marxista. Está localizado em Lipetsk, em uma pequena casa que a família Plekhanov adquiriu na segunda metade do século XIX. A inauguração do museu deu-se no final dos anos 20 do século passado. Infelizmente, no decorrer de inúmeras reconstruções, a velha mansão foi destruída e, em seguida, reconstruída e reaberta em 1977. Um monumento ao famoso camponês foi erguido perto da casa.
Museu-propriedade "Dolgorukovsky Edge"
A maioria das exposições neste museu original na aldeia de Dolgorukovo são feitas de lixo comum e meios improvisados baratos - plástico, sucata, garrafas. A partir delas, esculturas e instalações bizarras foram criadas sobre a história da vila e de todo o país. Um lugar especial no museu é dado ao conhecido Kozma Prutkov, que recebe os visitantes na entrada. Ele é nativo desses lugares, embora, infelizmente, sua aldeia natal, Pavlovka, não exista mais no mapa.
Reservatório de Matyr
A maior massa de água da região de Lipetsk. Ele está localizado no rio Matyra, no distrito de Gryazinsky. Sua profundidade média é de pouco mais de 3 metros, o comprimento do litoral é de 86 km. Um reservatório foi criado para atender às necessidades de uma empresa metalúrgica local, uma usina termelétrica na década de 70 do século passado. Mas foi escolhido por ávidos pescadores e adeptos das férias na praia. O reservatório é cercado por uma floresta maravilhosa, centros de recreação, sanatórios e acampamentos estão localizados na costa.
Torre inclinada na vila de Politotdel
A torre de água na pequena vila do distrito de Dobrinsky é um marco local e irmã da desgraça da Torre Inclinada de Pisa. Foi construída em meados dos anos 50 do século passado e, enquanto as pessoas observavam as bombas, a torre estava em ordem. Mas assim que a mente humana foi substituída pela automação, em meados dos anos 80, ocorreu uma falha, a fundação foi lavada pela água e a torre tombada. Por quanto tempo ela conseguirá ficar nesse estado é desconhecido.
Castelo borkovsky
O solar em Borki é um grandioso monumento arquitetônico, um verdadeiro castelo no estilo gótico inglês. Presume-se que tenha sido erguido no início do século 20 para o primo do imperador, o príncipe Andrei Romanov. Pedra de entulho e arenito foram usados como materiais de construção. Após a revolução, o prédio abrigou um orfanato e várias escolas. Hoje é propriedade privada, uma restauração em grande escala está em andamento e a inauguração de um hotel está planejada.
Ponte Volotovo - Cherepian
Uma ponte pedonal suspensa de 200 metros sobre o Don serve de ligação entre as duas aldeias no distrito de Lebedyansky. Sua construção teve início no final dos anos 70. Além de sua espetacularidade e singularidade, a ponte também teve grande importância prática. Durante a enchente da primavera, a pitoresca vila de Cherepian ficou completamente isolada do mundo exterior, e a ponte, neste caso, era a única maneira de os residentes locais chegarem ao continente. Hoje, o prédio requer grandes reparos.