Autor: Irina
Nossas viagens para Montenegro:
- Setembro - Herceg Novi, Zabljak, Becici
- Agosto - Budva, Kotor, Becici
Decidimos refutar a afirmação de que é bom onde não estamos. Escolhemos umas férias em Montenegro. E eles não perderam: nós estamos aqui e somos HO-RO-SHO. Praias, pinheiros, marinas com iates. Interior - lagos e montanhas, melhor do que, todos sabem, não há nada.
Eu dou todas as senhas e aparências: onde, como e quanto, com base na experiência pessoal - até mesmo este artigo que estou escrevendo enquanto estou deitado na praia. Brincando! Não há internet. Do quarto do hotel 🙂
Do editor. O texto foi originalmente escrito por um amigo nosso que descansou em Montenegro naquele ano. Nós o usamos para nos prepararmos para nossa própria viagem, e então atualizamos, complementamos e diluímos com fotos legais 🙂
Voos e fretamentos para Montenegro
O país possui 2 aeroportos internacionais: Tivat (principal) e Podgorica. Existem voos diretos de Moscou e São Petersburgo. Na maior parte, eles voam para Tivat, com menos frequência para Podgorica.
Os preços dependem da temporada. O mais barato no final do outono, em outubro / novembro e na primavera, em março / abril - a partir de 7.000 rublos de ida e volta por pessoa. No verão, um vôo para 15 mil dá sorte. Os voos fretados que não fazem parte da excursão custam o mesmo que os voos regulares; as vendas são raras.
Nossa experiência: comprou passagens padrão do S7 com bagagem de Moscou para Tivat no final de agosto, não com muita antecedência (1,5 meses de antecedência). Esse prazer custou 20.000 rublos cada. Pesquisado e comparado, como sempre, por meio de:
- Aviasales
- Skyscanner
Em nossa viagem, entramos na promoção Air Serbia (em 3 meses) e voamos por 12.600 rublos até Podgorica, com escala em Belgrado.
A vitória foi mais barata (cerca de 16 mil), mas não nos contentamos com a presença apenas de bagagem de mão de tamanho desconhecido. Nesse limite, foi colocado um kit de primeiros socorros e, com acréscimos, saiu aproximadamente o mesmo dinheiro.
Preços para viagens a Montenegro em 2021. Onde comprar uma excursão barata?
Em Becici, como em muitos outros lugares de Montenegro, o primeiro litoral é formado por hotéis. Olhando para a cerca de um deles, comecei a duvidar que viajar sozinho fosse a escolha certa. Atrás da cerca - uma enorme área verde, playgrounds, animadores. Nas proximidades existem espreguiçadeiras para adultos, os empregados de mesa a servir bebidas e a 50 metros o mar salpica: beleza!
Na verdade, férias com tudo incluído em Montenegro não são as mais orçamentárias (e são de alta qualidade?). Em 2021, viagens de última hora durante uma semana em 2 * apartamentos - de 55.000 rublos para dois (com um vôo de Moscou). Um hotel 4 estrelas custa 15 mil a mais. Mas o custo de um voucher por 10 dias é de 75.000 rublos.
Bons preços para passeios com tudo incluído (ou não incluído) podem ser obtidos em um de nossos sites favoritos:
- Travelata
- Level.Travel
- Onlinetours
Amados, porque apresentam os preços mais favoráveis, depois de os comparar com todos os principais operadores turísticos e encontrar os mais baixos possíveis.
Qual é o melhor lugar para relaxar em Montenegro? Resorts
Escalamos a fortaleza em Kotor / Mas tem tanta gente em uma temporada em Budva
Os resorts de Montenegro podem ser divididos em grupos costeiros e montanhosos.
Os destinos litorâneos mais populares (de norte a sul):
os seis primeiros estão convenientemente localizados no aeroporto de Tivat
- Herceg Novi (Herceg Novi): praias de calhau ou concreto, sem declive suave. Muita vegetação. Inclui Igalo - resort balneo-mud
- Kotor: uma cidade com vista panorâmica da Baía de Kotor e de antigas ruas emaranhadas. Existem duas praias equipadas - estreitas e pedregosas.
- Budva: vida noturna ativa, um resort para os amantes da ação. As praias são barulhentas, sujas e lotadas durante a temporada.
- Becici: boas praias com pedrinhas. Uma cidade relativamente calma para férias em família com crianças. Muito entretenimento relacionado - passeios, parque aquático
- Rafailovici: praias de areia branca, vegetação. Como em Becici, você pode caminhar aqui de Budva.
- Sveti Stefan: ilha perto da costa. Casas históricas fora de ↗
- convertido em hotéis de luxo por dentro. Praias de areia limpas e relativamente desertas. O mais caro dos resorts montenegrinos
- Petrovac: a cidade é cercada por olivais e pinheiros. A praia é pequena, mas adequada para crianças - areia, com uma entrada rasa. Depois das 12 a vida noturna para até de manhã
- Sutomore: resort de orçamento. Muito lotado durante a temporada. Praias de seixos e areia.
- Barra: uma variedade de praias (há até areia vermelha). A cidade velha é recordista de monumentos arquitetônicos
- Ulcinj: a areia preta da praia de Mali Ultsin é curativa. A ecologia da região é a melhor do país
Praia de concreto em Herceg Novi
Nas profundezas, existem estações de esqui onde você pode relaxar em Montenegro no inverno:
- Kolashin: os preços para a Europa são muito acessíveis; passe de esqui de um dia - cerca de € 20 contra pelo menos € 40 nos Alpes. Mas bastante adequado para iniciantes, a pista mais longa é de 5 km
- Zabljak: estritamente falando, um resort o ano todo, porque está localizado no Parque Nacional Durmitor. Ecoturismo, caminhadas com bastões de esqui, paisagens naturais deslumbrantes e coisas assim
Tínhamos planejado uma viagem em família para três (dois adultos e uma criança). Pedido: ver o país, comprar / tomar sol em águas rasas e ir de iate. O percurso acabou sendo o seguinte: chegamos em Tivat → alugamos um carro → vamos para Herceg Novi, descansamos alguns dias → depois para Durmitor (Zabljak) por 3 dias. Alugamos um carro e nos separamos: meu marido - para navegar perto de Kotor, nós - para a praia em Becici.
Expectativas / realidade: a Internet insiste incansavelmente que Becici é uma ótima opção para as férias das crianças. Minhas impressões - gostei mais de Herceg Novi. Mais atmosférico, mais silencioso, mais comovente. As praias são menores, mas a quilometragem não é importante para as crianças. Embora a infraestrutura de entretenimento seja pior.
Do editor. E o nosso Montenegro acabou sendo ainda maior: nós duas, irmã, mãe e tia. A tarefa era simples - relaxar, então escolhemos Budva (para a praia) com uma viagem para Durmitor, Kotor (para beleza) e Becici (novamente para a praia). A conclusão foi inesperada - voltaríamos a Montenegro pelo mar, mas apenas a Kotor, na região de Dobrota. Embora não existam condições para umas férias clássicas na praia, é tão calmo, atmosférico e montanhoso ao estilo europeu que você esquece o "pop" Budva e Becici de uma vez.
Temporada em Montenegro: qual é a melhor época para relaxar?
Kotor é nosso resort favorito. Por causa das montanhas, o sol nasce aqui mais tarde e o sol se põe mais cedo, mas a água aquece como em qualquer outro lugar
A alta temporada no Adriático dura todo o verão, de maio a setembro. É mais quente em julho: durante o dia aquece até + 35 ° C, a temperatura da água é de + 25 ° C. Mas o clima na costa da Península Balcânica é ameno e subtropical. Ela não pode ser comparada à pegajosa e abafada Turquia, portanto, Montenegro (e a vizinha Croácia) são o destino ideal para julho e agosto.
Acima de tudo, ao mesmo tempo. Fica um pouco mais livre no outono, com o fim das férias escolares. Como grande fã da estação aveludada (melhor época para relaxar), escolhi o final de agosto - início de setembro para a viagem. Queria praias o mais desertas possível, descontos de outono, mas o mar ainda quente.
Os descontos de setembro são muito bons. O aluguel de carros está ficando 30 por cento mais barato. O alojamento se torna visivelmente maior, há muito por onde escolher. O clima também não decepcionou: dá para nadar mesmo depois das chuvas noturnas.
Que tal um visto? Para os russos, o país é isento de visto por um período de até 30 dias, mas de maio a outubro o período aumenta para 90! |
As atrações "intactas" de Montenegro são a passagem da montanha Sadlo e o reservatório de Piva. Ambos podem ser vistos neste tour
Preços em Montenegro em 2021
Menos letras, mais números. Preços para férias em Montenegro em 2021:
Transporte
- Transfer aeroporto Tivat-Budva (Becici) (22 km) - 20
- Transfer aeroporto Podgorica-Budva (80 km) - 38
- Ônibus (público) Becici-Budva (3 km) - 1,5
- Táxi Becici-Budva (3 km) - 7
Entretenimento
- Rafting no Rio Tara - 35
- Lugar equipado na praia (2 espreguiçadeiras e um guarda-sol) - 8-12
- Tirolesa perto da ponte Djurdjevic (cruzando de um lado do cânion para o outro por uma corda de aço) - 20
- Passeios de ônibus - 15-55
- Atrações infantis (trampolins, carrosséis) - 2
- Barcos, caiaques, catamarãs - 9-12
Comida
- A conta média em um restaurante para dois é 15-25
- Um cheque na loja ao comprar comida para 2 adultos por 1 dia inteiro - 10
- Chá / café com leite - 1,5-2
- Cerveja local, 0,5 l - 0,6-1,7
- Vinho, 0,5 l - 4-10
Imposto de turismo
Você não precisa de visto para o Montenegro, mas existem algumas nuances na entrada / saída. Se você está dirigindo percorrer - não há nada com que se preocupar, o operador turístico fará tudo por você. Se você parar no hotel - isto também é da responsabilidade do hotel. Mas se voce esta descansando sozinho no apartamento, lembrar:
- O turista deve se registrar dentro de um dia e pagar uma taxa de turismo no valor de ≈1 euro / dia.
A melhor opção é o correio (procure Posta no mapa). Lá eles irão se registrar e aceitar o pagamento. Chegamos 2 dias após a chegada, não houve problemas. Você precisa de um estrangeiro e do nome e sobrenome do proprietário (pergunte com antecedência). Como resultado, eles distribuirão um pedaço de papel rosa.
- Por lei, se você mora em várias áreas de resort, é obrigado a se registrar (e pagar impostos) em cada uma delas.
De fato, muitos se cadastram imediatamente para todo o período de sua permanência na primeira cidade. Fizemos o mesmo e pagamos 10 dias em Budva. Mas em Kotor, o proprietário seguiu o princípio e nos registrou - ele teve que pagar mais 3 dias.
Seguro
Sempre contratamos um seguro de viagem para não sermos sobrecarregados por quantias irrealistas para um simples raio-X (e para ter certeza de assistência oportuna). Para Montenegro, o seguro de uma semana custará de 400 a 500 rublos por pessoa. Pegar em:
- Cherehapa
- Compare.ru
- Strahovkaru.ru
* No país, a moeda oficial é o euro, os preços estão indicados no mesmo.
Para não arcar com as somas de quem só pensa no descanso, escrevemos um artigo à parte sobre os preços no Montenegro. |
Voli é uma loja popular, mas muitas vezes comprávamos na Aroma / Aqui está um almoço independente que saiu para nós por apenas 12 euros por três (também por 2 vezes)
Preços dos alimentos - onde comprar?
Se você planeja cozinhar em casa, pode comprar mantimentos no supermercado.
Mais popular: Voli, Idea, Aroma, Franca, MegaMarket.
A escolha dos produtos é bastante familiar para um russo: há arroz (e até trigo sarraceno, mas caro, por 5 euros cada), leite, ovos. A carne pode ser frita na loja, mediante pedido. As verduras-frutas do mercado são da melhor qualidade, mas nos supermercados são mais baratas. Costuma-se comprar pão nas "padarias", embora nas lojas não seja pior.
|
|
✓ Existem muitas pizzarias boas no Montenegro (pizza grande de carne - cerca de € 10). E a massa por 7 € é uma verdadeira caçarola de massa!
✓ Fast food (hambúrguer, sanduíche) - € 2-3,5.
✓ Os restaurantes têm porções gigantescas. Normalmente pegávamos um prato principal (€ 10 em média) e uma salada de legumes (até € 5) para dois. Isso é o suficiente para comer demais.
Dicas de café-restaurante (verificado por nós pessoalmente):
- Budva - culinária local em Kuzina, pizza em Sambra ou um pedaço no Centro Histórico (se entrar perto da praia de Pizana), sorvete em Moritz Eis.
- Herceg Novi - Tri Lipa
- Kotor - Konoba Akustik
- O McDonald's e outros como ele não estão em Montenegro.
Talvez, direi uma coisa ultrajante, mas não gostamos da culinária de Montenegro. Na verdade, trata-se de uma carne (porco, cordeiro, boi) e saladas indistintas (pique tudo maior e polvilhe queijo). Os cariocas não sabem fazer massa, mas sim do café normal - não estou falando nem do cappuccino, mas do Americano! - você só tem que sonhar. Nosso guia pediu com antecedência para trazer café moído da Rússia, porque O montenegrino é específico (como na Turquia).
Tudo incluído - vale a pena experimentar?
Montenegro é um país “sem pacote”. Cada resort tem uma variedade de cafés para todos os bolsos. Alugar uma casa com acesso ao mar também não é um problema. Outro argumento contra tudo incluído em Montenegro é a ausência de uma barreira linguística: russo e montenegrino são semelhantes, mesmo sem o inglês que se possa explicar. O menu e o serviço são quase inteiramente falantes de russo.
Por outro lado, umas férias na praia em um modo em que tudo (comida, diversão) já foi cuidado por outros é um prazer especial. Uma semana em um hotel 4 estrelas, popular entre os turistas, o Iberostar Bellevue em Budva custará 160.000 rublos para dois. Mais opção econômica: hotel 4 * Slovenska Plaza Lux (também em Budva) - pouco mais de 120.000 por 7 noites.
Os melhores hotéis de Montenegro: onde ficar?
Vista do nosso apartamento em Budva
Os melhores hotéis de Montenegro, segundo as opiniões dos turistas:
5 estrelas:
- • Splendid Conference & Spa Resort (Becici) - opção de luxo para café da manhã ou pensão completa. O hotel tem serviços de spa de alta qualidade, que são usados até mesmo pelos habitantes locais (e isso é um indicador!)
Tour - de 155.000 rublos
Quarto noturno - a partir de € 210
Em geral, o país está cheio de hotéis cinco estrelas decentes. E os 20 que são, são excessivamente caros.
4 estrelas:
- • Apartamentos Los Olivos (Kotor) - apartamentos em uma espécie de propriedade com vista íngreme da baía
Quarto para a noite - a partir de € 70 (sem passeios) - • Perla (Herceg Novi) - primeira linha e praia privada, quartos com vista, entretenimento para pequenos
Tour - de 90.000 rublos
Quarto por uma noite - a partir de € 100
3 estrelas:
- • Apartamento Radjenovic (Budva) - apartamentos com cozinha, os turistas são classificados como a melhor opção em termos de preço-conforto-localização!
Tour - a partir de 70.000 rublos (vendido apenas por tour) - • Vila Stanivukovic (Budva) - barato, mas não alegre. A principal vantagem é limpa e perto: do centro, do mar e da estação rodoviária
Tour - a partir de 55.000 rublos (vendido apenas por tour)
- • Splendid Conference & Spa Resort (Becici) - opção de luxo para café da manhã ou pensão completa. O hotel tem serviços de spa de alta qualidade, que são usados até mesmo pelos habitantes locais (e isso é um indicador!)
Cada um desses hotéis pode ser reservado de forma independente - via Booking ou RoomGuru. Há também uma variedade de pensões e apartamentos baratos.
Setor privado em Montenegro - como pesquisar?
Herzen Novi e Becici
Montenegro é um país onde você pode alugar uma casa no setor privado à moda antiga, perguntando: "Quanto custa para ficar?" em uma casa com a placa “SOBE Apartmani” (não posso garantir a tradução exata, mas o significado geral: quartos para alugar). Muitos fãs constantes do mar montenegrino resolvem a questão da habitação desta forma.
No entanto, o progresso também atingiu essas margens do Mar Adriático. Para quem gosta de planejar tudo com antecedência (como eu), existem centenas de apartamentos em recursos populares da Internet.
Nossa experiência: reservamos 3 opções em 3 locais diferentes: duas com o Airbnb (que é o que você quer! Não se esqueça do nosso desconto de até RUB 4.000) e uma através do Booking. Todas as acomodações são propriedade privada dos montenegrinos. Todos os nossos anfitriões são muito prestativos e, em geral, são pessoas excelentes com uma vida normal: têm filhos, netos, cães, maridos, esposas e vizinhos correndo para tomar um café.
Os preços no setor privado começam em 1000 rublos por dia. Um apartamento, apartamento ou villa com todas as comodidades e uma cozinha custa em média de 3.000 a 7.000 rublos.
Algumas dicas. Em Kotor, recomendo morar na área de Dobrota - lá é calmo e tranquilo, e os turistas de navios de cruzeiro não chegam à mini-praia local (a água é mais limpa lá). Em Budva, nos concentramos na área próxima à rodoviária: se você está sem carro, é conveniente ir de lá para qualquer lugar em Montenegro. E por falar nisso, tk. houve 3 recém-chegados em nossa empresa que não usavam o Airbnb, registramos e reservamos acomodação para cada um deles e economizamos 6.300 rublos 🙂 Receba um cupom >>
O que ver em Montenegro? vistas
Ilha de Sveti Stefan. Pode-se chegar a pé por uma estrada muito pitoresca saindo de Becici ou da ponte Rafailovici / Djurdjevic - provavelmente você já conhece 🙂
Atrativos naturais de Montenegro (preços para 2021):
- Durmitor - um parque nacional, com um desfiladeiro do rio Tara, uma ponte em arco de Djurdzhevich, os lagos mais puros e outras belezas das montanhas. O lugar mais recomendado em Montenegro (e nós também).
- O parque em si é gratuito, mas a entrada no Lago Negro: € 3, crianças menores de 7 anos não pagam
- Como chegar lá?
- - Excursão em grupo de Budva: € 35
- - Excursão individual (até 6 pessoas): € 320 por Tripster (nossa escolha, o guia Oleg mora em Montenegro há 10 anos e sabe quase tudo sobre o país, ao que parece!) Ou € 55 por pessoa em agências locais.
- - Alugue um carro e vá por conta própria.
- Pontas.
- 1) Traga um casaco, a temperatura é mais baixa na montanha. 2) Idealmente, vá de carro.Você pode alugar um hotel em Zabljak e reservar 2 dias para Durmitor (1 dia oh-oh-muito pouco). Mas a principal desvantagem aqui é a estrada, é uma montanha sinuosa e os motoristas inexperientes acharão difícil. "Golden mean" - um passeio individual com guia, que fizemos (e até nós, passageiros, voltas contínuas, voltas cansadas). Outra vantagem desta excursão é o programa estendido. Se os "membros do grupo" não subirem além do Lago Negro, então vimos Susice, a passagem da montanha Sadlo e o mosteiro de Piva com um lago. Mas para dois, isso, é claro, não é nada lucrativo. Portanto, há passeios de baixo em grupo.
- Lago Skadar - passeios de barco de todos os tamanhos e cores, praia de calhau branca e a possibilidade de privacidade após o agitado litoral.
Aluguer de barco a remo por hora: € 9 - Biogradska Gora - um destino popular de ecoturismo no verão, as pistas de esqui funcionam no inverno.
- Rota Becici-Sveti Stefan - passeio a pé de 1,5-2 horas de ida com belas paisagens!
Marcos históricos. Quase em todas as grandes cidades há uma parte antiga - casas com telhados, templos, monumentos. Mais popular entre os turistas:
- Kotor
- Sveti Stefan
- Budva
- Barra
Se destacar Mosteiros cristãos... O mais famoso deles é Ostrog. Localizada na serra, a uma altitude de 900 m; opera desde o século 15 até o presente.
Praias de Montenegro
Praia da cidade velha em Budva. Como qualquer outro, existe uma área paga com espreguiçadeiras e toalhas gratuitas.
Eu gostaria de descrever minhas férias na praia em Montenegro com o adjetivo - pitoresco. Quase 300 km de litoral tem uma incrível variedade de praias: pretas, brancas, seixos, com ouriços-do-mar, concreto (sem ouriços). Rodeado por pinheiros, no centro da cidade, raso, profundo. Escolha - para todos os gostos!
Existe um, mas: todos eles, exceto Becici, estão localizados fora das áreas do resort. Não é muito conveniente para um turista chegar lá sem carro. É provavelmente por isso que as praias continuam a ser as que mais passam por elas.
Os cinco primeiros são:
- Jaz é uma praia de seixos e areia perto de Budva. Bem equipado, espreguiçadeiras e outras amenidades por uma taxa (dentro de € 10)
- Becici é uma ampla praia de areia e cascalho. Em sites pagos (€ 6 a 8 por um conjunto de espreguiçadeiras), os hóspedes podem desfrutar de coquetéis no bar mais próximo, que o garçom trará para o local de descanso
- Plavi Horizonte - areia fina, descida suave, muita sombra do verde que cerca a praia. Localizado na área de Tivat
- Ploce é uma praia a 10 km de Budva. Um lugar para confraternizações, festas e outras atividades de recreação na praia (e isso acontece, sim!)
- Velika Plazha - uma praia de areia curativa perto de Ulcinj
E as praias de resorts populares?
Budva
Slovenska Plaža - a praia central e maior de Budva. Sujo (à noite eles colocam mesas de cafés), em algum lugar seixos grandes, em algum lugar de areia cinza. A entrada no mar é de seixos, depois há areia. A água é turva no início - por causa dos montes de gente e areia - perto das bóias ela é limpa. Às vezes, um tapete denso de algas marinhas corre para a costa e br-rr direto: (Nadamos na parte mais perto do hotel Tre Canne, há mais seixos e, portanto, mais limpo. Guarda-sol: € 8-12.
Mogren - atrás da Cidade Velha - uma linda praia (na verdade, são 2), como uma baía cercada de pedras. A entrada para a água é feita de lajes de pedra, a partir das 17h já não é possível apanhar banhos de sol - o sol esconde-se atrás das montanhas. Guarda-sol: € 30 (sim, sim).
Kotor
Não há praias em Kotor. Fica na vizinhança Gentileza - há 2. Pequeno, estreito, seixo. Não há ondas, por causa da baía. Você pode pular na água direto do dique 🙂 A entrada na água é pedregosa e abrupta - enormes navios de cruzeiro flutuam em Kotor, respectivamente, o fundo é escavado para eles. Os forros também afetam a pureza da água, mas em comparação com Budva e sua praia central, em Dobrota achamos melhor. Um ponto importante: por causa das altas montanhas dos dois lados, o sol nasce na praia a partir das 9h e desaparece às 17h.
Becici e Rafailovici
Em Becici e Rafailovici, o mar é limpo e bom. A água é límpida porque o fundo é totalmente pedregoso. Há parcialmente areia na praia, em algum lugar há seixos. Ao longo da costa só existem hotéis, a área de praia é ampla, mas durante a temporada fica lotada de veranistas.
Tivat
Em Tivat, as praias também são tensas. Existem 2-3 deles, eles também são pequenos, pedregosos e lotados. Como em Kotor, existe a opção de "tomar sol e nadar no aterro de concreto". O mar não é dos mais limpos, pois o luxuoso porto de Porto Montenegro fica nas proximidades.
Férias em Montenegro com crianças
Porque sim"?
+ No verão, Montenegro é ideal para famílias com crianças, principalmente por causa do clima. É claro que está quente aqui, mas aquece no máximo +35, e não +50, como na Turquia. Além disso, uma grande seleção de resorts. Para férias clássicas na praia, recomendamos escolher Becici, Rafailovici ou Petrovac. Na pior das hipóteses - Budva.
+ Há animais no mar (vimos pessoalmente peixes, caranguejos, estrelas do mar e um polvo), as crianças estão interessadas. Crianças de 7 a 12 anos não são visíveis acima da água: elas mergulham constantemente com máscaras.
+ Em Budva e Kotor ao longo da costa existem muitos parques infantis com escorregas e baloiços. Suspeitamos que a situação seja a mesma em outros resorts.
+ Quase todas as propriedades oferecem berços grátis para bebês de até 3 anos.
+ Transferência curta do aeroporto de Tivat para destinos populares (30-50 minutos).
+ A comida em Montenegro é simples e direta. Alimentar uma criança não é problema: ovos mexidos, sopa, macarrão, kebab (a mesma costeleta) e batata frita (onde sem ela!) Estão em qualquer café.
Por que não"?
- Muitas praias são lajes de concreto sem uma descida suave ou um aterro de seixos (bolos de Páscoa não podem ser esculpidos). Embora haja muitas exceções: você precisa olhar as fotos ou escrever para os hosts (ou parar perto dos "bem-sucedidos" descritos acima).
- Se você chegar no aeroporto de Podgorica, terá que dirigir pela serpentina sem fim por uma hora e meia ... Até nós, adultos, ficamos mareados.
Infraestrutura e transporte
Montenegro tem sentimentos mistos. Você olha para a direita - casas bonitas, montanhas, penhascos. Europa como Áustria ou Itália *! Você olha para a esquerda - um lixão. Como assim? Na verdade, o país realmente tem um problema com o acúmulo de lixo.
* note que a semelhança com a Europa se refere ao centro de Montenegro, não ao resort costeiro.
O país está seguro o suficiente. Ao reservar uma espreguiçadeira, os funcionários pedem que você deixe algo (toalhas, círculo) como garantia de reembolso se você estiver ausente durante o dia. A porta pode ser deixada destrancada à noite. Restaurantes, supermercados, farmácias estão em todos os lugares onde vivem os turistas. Cartões bancários não são aceitos, exceto nos mercados.
O transporte público é representado principalmente por automóveis. Como na Rússia, a maioria dos ônibus são microônibus. Há muita gente no verão, os carros estão lotados. Os preços dependem da distância e da operadora. Um ônibus de Budva para Kotor custa € 3,5-4, de Kotor para Tivat € 2,5. Tem de pagar a bagagem em separado - 1 €.
Os táxis são caros. Os preços anunciados nos parques de estacionamento são claramente elevados (7 € por 3 km!). Eles não tentaram barganhar, talvez estejam despejando.
Como voamos para o aeroporto de Podgorica à noite, optamos por não nos incomodar e pré-encomendar um traslado para Budva pela KiwiTaxi. Custou 38 euros por carro, o que é bastante adequado para os padrões de Montenegro.
Alugar um carro
Preços de um carro da temporada em uma agência local / Preços da gasolina (em média, € 1,35 por litro ≈ 100 rublos)
Se você planeja ter férias ativas, será difícil sem um carro em Montenegro. Você só pode chegar às montanhas por estrada. Algumas belezas (passagem de Sadlo, por exemplo) não podem ser vistas durante uma excursão em grupo - as estradas são estreitas, apenas carros de passeio passam.
Existem vários agregadores convenientes para aluguel de automóveis em todo o mundo:
- Rentalcars - Internacional
- Myrentacar - trabalha com locadoras de veículos locais
Nossa experiência: desta vez, reservamos um carro através da Rentalkars. O melhor negócio foi de 30 € / dia. No entanto, Montenegro não é um pouco a Europa e os comerciantes privados são mais baratos. Na chegada a Becici, um vizinho nos ofereceu um carro alugado por € 10 por dia (mesmo se você também tiver sorte). Gasolina - € 1,3 por litro.
Se você, como nós, é "não-líder", então é fácil se mover entre as cidades de ônibus e para as montanhas - para vistas de cartão-postal - para fazer excursões.
Resenhas sobre o resto em Montenegro
Em Montenegro, você pode caminhar ao longo da barragem com um lindo vestido ou escalar pedras e estradas de terra até mirantes 🙂 A segunda foto está no caminho para a fortaleza de São João em Kotor (rota gratuita para moradores locais)
Como qualquer resort, Montenegro tem seus próprios fãs e adversários apaixonados. Alguém não fica satisfeito com o atendimento descontraído, alguém não vê sentido em ir para o exterior quando as praias são parecidas com o Mar Negro. Alguém precisa fazer compras, o que não é importante em Montenegro.
Como sempre, quando se trata da opinião das pessoas, cada um tem a sua. Para muitos, Montenegro evoca sentimentos calorosos. Prova disso é o grande número de russos comprando ativamente imóveis (€ 1.300 por m² / m²). E mais frequentemente não por negócios, mas para vir ao sol-mar das frias regiões do norte.
Gostávamos de Montenegro. Vamos contar no vídeo sobre os pequenos contras, as grandes vantagens e por que vale a pena vir aqui!
Prós e contras de Montenegro
Total que temos. Prós:
- Um grande número de lugares interessantes que são fáceis de alcançar (como parte de excursões ou de carro)
- Sem visto (mas este item pode desaparecer em 5 anos, o país é candidato à União Europeia)
- Preços baixos em comparação com férias na praia na Europa
- Fechar (com um vôo de Moscou - cerca de 3 horas, o que é especialmente importante quando se viaja com crianças)
- Entendi (sem barreira de idioma)
- Boa ecologia
Desvantagens: Lotado durante a temporada; praias não turcas (poucas arenosas), e ainda um voo caro.
Separadamente sobre o serviço: discreto, agradável, mas descontraído. É improvável que algum membro da equipe tente antecipar os desejos do hóspede. Eles vão fazer isso se você pedir.
Aliás, esqueci completamente que não é possível reservar pela Internet, mas negociar na hora. Eu tive que lembrar 🙂