Muitos viajantes não iniciados associam a região de Bryansk a apenas duas coisas - o movimento partidário da Segunda Guerra Mundial e florestas densas. No entanto, este território da Rússia é muito mais polêmico e notável. Em Bryansk e arredores, os notáveis escritores do passado não foram esquecidos: foi assim, por exemplo, que surgiu o parque-museu de Alexei Tolstoi. Existem também muitos locais religiosos: esta é a Catedral da Ressurreição em Pochep, o Mosteiro da Assunção Svensky e muitos outros.
Também há monumentos arquitetônicos suficientes, como a mansão do fabricante Osipov ou a propriedade de Sapozhkov. A região de Bryansk não é muito extensa; se desejar, um turista experiente pode percorrê-la em uma ou duas semanas. A viagem acabará sendo pensativa e diversificada e com certeza será lembrada por muito tempo.
Os lugares mais interessantes e bonitos da região
Lista, fotos com nomes e descrições dos pontos turísticos da região de Bryansk!
Museu-reserva "Ovstug"
Ele está localizado no distrito de Zhukovsky. Fundado em 1957. A exposição é dedicada a Tyutchev e localiza-se na quinta que no passado pertenceu à sua família. Leituras literárias são realizadas anualmente. O parque próximo foi enobrecido. Há um monumento ao escritor, e a comitiva dentro dos edifícios foi recriada. No território, além do edifício principal, existem: um mirante, uma ala de hóspedes, uma igreja, um moinho, etc.
Propriedade de Sapozhkov
Localizado na aldeia de Vyunki. Construída no início do século XX. Pertenceu ao fabricante Sapozhkov. O único monumento arquitetônico da região, feito em estilo gótico, ou melhor, em uma imitação dele. Nas proximidades existe um lago, que os camponeses cavaram à mão durante a fase de construção do complexo. Neste momento, o território e a propriedade estão entregues a um sanatório infantil.
Reservar "Floresta Bryansk"
Ele está localizado no território de dois distritos: Suzemsky e Trubchevsky. Fundado em 1987. A área é de 121 km². Faz parte da floresta Nerusso-Desnyansky. Existem monumentos naturais no território: "Ryzhukha Swamp", "Kolodez", "Goremlya" e outros. Todas as 10 espécies de pica-paus europeus são encontradas apenas aqui. Não só os habitantes típicos estão protegidos, mas também os bisões especialmente importados, que pretendem criar.
Monte da imortalidade
Ele está localizado em Bryansk, no território do Parque Nightingale. Fundado em 1972. Dedicado à memória dos soldados mortos que lutaram nos campos da Segunda Guerra Mundial. É coroado por uma estrela de 18 m de altura, instalada em um aterro de 12 m, e um mirante com vista para o Desna. Embora Kurgan seja uma parte importante do parque, os "Nightingales", além de educacionais, também têm uma função lúdica: um pouco mais longe encontram-se atrações e cafés.
Mosteiro da Assunção de Svensky
Macho. Localizada na aldeia de Suponevo. Fundado por volta de 1288. Sua construção está ligada à lenda sobre o ícone milagroso, que supostamente restaurou a visão do príncipe romano Bryansk. Após a revolução, o mosteiro foi fechado, alguns dos edifícios foram destruídos ou explodidos. No início dos anos 90, a Igreja Ortodoxa Russa foi devolvida. Em 2014, todas as instalações foram restauradas. Mas o ícone da Mãe de Deus permaneceu na Galeria Tretyakov, para onde foi levado pelos bolcheviques.
Complexo memorial "Hatsun"
Ele está localizado no local de uma aldeia cuja população foi destruída no início da Segunda Guerra Mundial. Inaugurado em 1977. A restauração ocorreu em 2009. A exposição do museu divide-se em duas partes: o período pré-guerra e a própria história dos acontecimentos de 25 de outubro de 1941. O complexo é dedicado não apenas a Hatsen, mas também a mais 1000 dos mesmos pequenos povoados onde os nazistas lutaram. Todos eles são plotados em um mapa especialmente criado.
Complexo memorial "Partizanskaya Polyana"
Localizada perto da Costa Branca. Fundado em 1969. O local do complexo não foi escolhido por acaso, aqui em 1941 teve lugar um encontro geral de destacamentos partidários, a partir do qual começou o movimento underground. Há uma estela feita em forma de mapa, onde estão marcados os principais objetos dos guerrilheiros. O museu funciona de forma permanente. Uma de suas principais exposições é um diorama associado à explosão de uma ponte.
Museu Regional de Bryansk
Inaugurado em 1921. Durante a Segunda Guerra Mundial, quase toda a coleção foi perdida. Desde 1949, o museu voltou a funcionar e aos poucos foi enchendo os fundos. Em 1983 adquiriu um novo edifício, construído especificamente para o museu. Em frente a ela está a Praça Partizan, que já teve o nome de Khlebnaya. Em 1966, um monumento aos libertadores de Bryansk apareceu nele. Retrata soldados e guerrilheiros partindo para o ataque.
Complexo do Museu Yudinovsky
Localizado na região de Pogarsky. Criado com base em um sítio do Paleolítico Superior descoberto em 1947. O museu foi inaugurado em 1985. Inicialmente, era um pavilhão construído em torno de uma das escavações. Simpósios paleolíticos foram realizados aqui várias vezes. Perto dali, há um museu de folclore local, uma galeria de arte com obras de mestres domésticos e a casa-museu de Polikarpovich, o pesquisador que descobriu o estacionamento.
Museu do Cristal em Dyatkovo
Foi formado na fábrica em 1835. Em seguida, decidiu-se coletar amostras de produtos que estavam fora da faixa geral. Em 1976, foi alocada uma sala especial, para onde foi transferida a coleção. A peculiaridade do museu é que não existem cercas e vidros, já que no exame do cristal, a iluminação e o lado de visualização desempenham um papel importante. Aqui estão, entre outras coisas, as decorações da Igreja da Transfiguração destruída.
Templo-monumento "Burning Bush" em Dyatkovo
Ele está localizado no local onde ficava a Igreja da Transfiguração. Foi destruída na década de 20 do século passado. Em 1999, uma capela foi colocada aqui. O templo construído foi consagrado em 2003. Uma de suas características é a iconostase do templo, feita de cristal. Os melhores artesãos da fábrica local trabalharam nele manualmente. O mesmo se aplica à decoração de interiores e especialmente aos pesados lustres de cristal.
Coudelaria Lokotsky
Fundado em 1842. Uma das mais antigas do país. O estilo é o classicismo inicial, embora mais tarde a aparência tenha mudado ligeiramente. A coudelaria era propriedade direta da família Romanov. Praticamente nunca parei de trabalhar. Só o período da Segunda Guerra Mundial se revelou difícil, embora depois da criação dos animais eles tenham relançado, substituindo as raças locais pelas importadas, mas depois voltaram às suas origens.
Chashin Kurgan
Localizado em Bryansk. Em algumas fontes, é referido como Bryansk Kremlin. Usado como estrutura defensiva. Como ficava em Pokrovskaya Gora, tinha uma vista maravilhosa dos arredores, incluindo o Desna. Havia torres de guarda (duas delas eram portões) e paredes de carvalho. Agora em seu lugar está apenas um contorno de terra e uma depressão.
Village Vshizh
Ele está localizado no distrito de Zhukovsky. Na década de 40 do século XIX, aqui foram realizadas as primeiras escavações e foram descobertos os vestígios de um antigo templo. Ao mesmo tempo, a decoração interior foi parcialmente preservada, assim como a cripta. Cem anos depois, foi encontrado um santuário de fortaleza, também em bom estado. E em 2001, eles conseguiram cavar um barco com quase 9 metros de comprimento. Apesar de tais artefatos valiosos, a área não é protegida e pode em breve ser perdida para os historiadores.
Solar de Rumyantsev-Zadunaisky
Localizado no distrito de Klintsovsky. O ano exato de construção é desconhecido. Provavelmente se refere ao início do século XVIII. O estilo é o estilo Império com uma série de alterações feitas de acordo com a moda da época. Além da casa senhorial, o complexo incluía um anexo, edifícios com pátio e uma igreja. Mudou de proprietário com frequência. A maioria dos edifícios perdeu sua aparência original, o parque também parece selvagem e mal cuidado.
Museu Memorial Literário A.K. Tolstoy
Localizado no Chifre Vermelho. O edifício principal do museu é o "Castelo de Caça". Recria a atmosfera daqueles anos em que Tolstoi viveu e trabalhou aqui. A coleção consiste em pertences pessoais, parafernália do passado, primeiras edições, retratos do escritor, documentos e outras coisas.Além disso, no território existem: um parque, um anexo, uma capoeira, um escritório do gerente, uma portaria e outros edifícios.
Museu dos Irmãos Tkachev
Localizado em Bryansk. Inaugurado em 1995. Dedicado ao trabalho de artistas populares. A coleção consiste em suas obras, incluindo gráficos e pinturas inéditas. É dividido em temas e fases de criatividade. Além disso, o museu acolhe vários eventos socialmente importantes, workshops para crianças e também acolhe noites familiares e master classes.
Catedral da Ressurreição em Pochep
Construída no século XVIII. Estilo - classicismo com elementos barrocos. O layout é uma cruz latina. Torre sineira com torre alta. O edifício branco como a neve com cúpulas escuras se destaca do resto do edifício. A decoração interior contrasta fortemente com a exterior: iconóstase e douramento ricamente decorado contra linhas retas, janelas pequenas e falta de decoração na decoração das paredes.
Catedral da Trindade de Bryansk
Fundado em 2005. A construção foi concluída em 2012. Agora é o principal templo da região. Uma torre sineira de 80 metros de altura foi erguida nas proximidades. Foi nomeado "Peresvet". Este e outros edifícios fazem parte do complexo e são feitos no mesmo estilo e esquema de cores. Um dos valores da catedral são as relíquias do Príncipe Oleg de Bryansk, conhecido por sua piedade.
Mosteiro Nikolo-Odrinsky
Fêmea. Localizada na aldeia de Odrina. Fundado no século XIII. Durante o período soviético, havia uma colônia juvenil e um campo de treinamento militar. O status de mosteiro foi devolvido em 1995. O santuário principal é o "Fiador dos Pecadores" - um ícone original, mencionado pela primeira vez em 1843. Também no mosteiro são guardados o retábulo do antigo Evangelho e o ícone de São Nicolau, sobre cujo aspecto há uma lenda.
Mosteiro de Pedro e Paulo em Bryansk
Feminino, mas originalmente masculino. Fundado no início do século XVIII. Foi formado no local onde existia um mosteiro, criado pelo Príncipe Oleg, há vários séculos. Ele perdeu ou adquiriu fazendas. Os decretos dos imperadores freqüentemente mudavam seu status. Foi liquidado sob o domínio soviético. Foi reaberto desde os anos 2000. Antes disso, estava desolado e desempenhava uma variedade de funções. O cemitério no território do mosteiro foi destruído.
Catedral de Intercessão em Bryansk
Fundado em 1698. O templo mais antigo da cidade. Cinco cabeças. O estilo de construção é típico da época. A igreja superior é fria com paredes de tijolos, a inferior é quente. Costumava haver uma torre do sino, mas eles se livraram dela após a próxima reconstrução do templo. Depois da revolução, o prédio foi constantemente usado, às vezes como arquivo, às vezes como escola. Os serviços divinos foram realizados novamente desde 1991.
Parque-Museu em homenagem a A. Tolstoy
Localizado em Bryansk. Fundado em 1936. A área é de quase 3 hectares. Sua característica distintiva são as esculturas em madeira de diferentes épocas de instalação. Entre eles: "Bryansk Madonna", "Emelya", "Desnyanka" e outros. Existem três fontes. Nas proximidades existem atrações, um templo, um estádio, um palco de verão e um café. Anteriormente, havia mais objetos, mas eles estão perdidos. É um local de descanso e um monumento histórico.
Propriedade de Zavadovsky em Lyalichi
Construída no século XVIII. Pertencente ao conde, também leva o nome de Yekaterinodar. Era uma vez todo um complexo de edifícios para vários fins neste lugar. O estado atual é deplorável, de alguns edifícios restaram apenas fundações e pedaços de paredes. No entanto, o trabalho de restauração e restauração já está em andamento. A primeira entre as ordenadas é a Igreja de Santa Catarina.
Boulevard Gagarin em Bryansk
É constituído por duas secções: uma escada muito larga e uma parte mais plana, onde também é vedada a circulação de automóveis. Ela se estende por 1 km do aterro quase até a Praça Lenin. A altura da elevação é de 45 m. Anteriormente, era chamada de Montanha do Natal. Renomeado em 1966, após uma visita à cidade de Gagarin. A reconstrução parcial está em andamento, há planos para modernizar a área.
Montanha Pokrovskaya
Localizado na parte histórica de Bryansk. O território é dividido em setores e refinado. Há um mirante com vista para a cidade. Monumentos - um monumento representando Peresvet e o cantor Bayan, canhões antigos, um monumento em homenagem ao milênio de Bryansk. O parque local tem caminhos de paralelepípedos, espaços abertos e muitas árvores. Perto está a Catedral da Intercessão.
Igreja Bezhitskaya do BCE em Bryansk (Templo da Renascença)
A Casa de Oração Batista foi construída em 1996. Foi decidido erguê-lo em homenagem ao centenário da fundação da igreja. O edifício é imponente e pode ser visto de longe. No hall há uma pequena exposição que conta a história da igreja. Um amplo salão de adoração com bancos e uma varanda com cadeiras. Os corredores são decorados com pinturas em madeira.
Mosteiro Gorno-Nikolsky em Bryansk
Macho. Construída em 1751 em estilo barroco. Está bem preservado, até sua cerca de pedra permaneceu intacta. No período soviético, havia um arquivo aqui, após o qual deu lugar a um planetário. Os santuários principais são um crucifixo com uma partícula da Cruz do Senhor, um relicário com partículas de relíquias de santos, vários ícones valiosos. Todos vêm ao culto na igreja central.
Catedral da Assunção em Mglin
A construção foi concluída em 1830 e começou em homenagem à vitória sobre Napoleão. A aparência foi em grande parte copiada da Igreja de Catarina, localizada na vila de Lyalichi. O estilo é o classicismo russo, caracterizado pela ausência de decoração externa. Durante a era soviética, não funcionou, embora às vezes os serviços fossem retomados por um curto período de tempo. De forma permanente, volta a funcionar em 1989.
Mansão do fabricante G.F. Osipov
Localizado em Novozybkov. Construído em 1898. Pertencia a um fabricante local que se dedicava à produção de fósforos. Depois da revolução, o prédio foi dado para uma escola técnica e depois para uma escola de ensino fundamental. Como resultado, foi reconhecido como uma instalação de emergência e estava vazio. Comerciantes privados compraram a mansão e a transformaram em uma agência de viagens. O novo proprietário decidiu restaurar o monumento arquitetônico, as obras estão em andamento desde 2015.