Os monumentos de Nizhny Novgorod são uma de suas principais atrações. Os nomes de muitas pessoas proeminentes no campo da arte, literatura, assuntos militares e ciência estão associados à cidade. E todo cidadão eminente tem um monumento ou pelo menos uma placa memorial. Os anos de guerra refletem-se nos monumentos aos meios técnicos produzidos nas fábricas da ex-Gorky.
A rua principal e mais antiga da cidade é Bolshaya Pokrovskaya. Sua parte principal é um pedestre, uma espécie de Nizhny Novgorod Arbat original. No seu território existem várias esculturas que representam habitantes urbanos do século XIX. Recentemente, eles se tornaram uma espécie de símbolo de Nizhny Novgorod. Você pode encontrar todo mundo aqui - um carteiro respeitável, um porteiro prestativo, um músico de rua, um fotógrafo com um cachorro e outros personagens.
Monumentos históricos e modernos de Nizhny Novgorod
Lista dos monumentos e esculturas mais populares da cidade.
Monumento a Minin e Pozharsky
Foi erguido em 2005 na Praça da Unidade Nacional. Esta é uma cópia um pouco menor do famoso monumento na Praça Vermelha. Autor - Z. Tsereteli. As figuras de bronze dos líderes da milícia popular estão instaladas em um pedestal de granito. Pozharsky apóia-se em um escudo e uma espada, e Minin aponta para Moscou, pedindo para reunir o povo e libertar a capital dos invasores poloneses. Os baixos-relevos no pedestal mostram imagens de sacrifícios de pessoas comuns e cenas de batalha.
Monumento a Valery Chkalov
A inauguração ocorreu em 1940, 2 anos após a morte do piloto, natural de Nizhny Novgorod. A imponente figura de bronze de Chkalov em um traje de vôo ergue-se na barragem de Verkhnevolzhskaya, perto das paredes do Kremlin. O pedestal marcava as rotas de voos históricos da tripulação sob o comando de Chkalov. O autor do monumento era amigo do piloto, escultor I. Mendelevich. Um deck de observação é equipado perto do monumento, uma escada de vários estágios Chkalovskaya leva até o rio.
"Residentes de Gorky - para a frente"
Este é um memorial criado em 1975 ao longo das paredes do Kremlin, perto da torre Dmitrievskaya. A maior parte é ocupada por uma exposição de armas e equipamentos militares, produzidos durante os anos de guerra nas fábricas da cidade. Existem canhões, morteiros, tanques, "Katyushas", carros, caças, fragmentos de um submarino, etc. Há uma placa memorial de granito na entrada. Além disso, o memorial inclui uma alta estela de granito com uma estátua de São Jorge, o Vitorioso.
"Chama eterna"
A inauguração do monumento aos soldados caídos de Nizhny Novgorod foi programada para a celebração da Grande Vitória em 1965. Construído no território do Kremlin de Nizhny Novgorod. No coração do complexo memorial, em um pedestal de granito cinza, a Chama Eterna é acesa. Um tanque T-34 e duas estelas de granito estão instalados nas proximidades. Um deles retrata soldados e listas de residentes locais que morreram na linha de frente - Heróis da União Soviética. Coroas comemorativas douradas são instaladas lado a lado.
Monumento a Maxim Gorky
Uma escultura de bronze de 7 metros do escritor, natural de Nizhny Novgorod, ergue-se no parque da praça de mesmo nome. A inauguração ocorreu em 1952. A autora do projeto foi Vera Mukhina, famosa escultora da URSS. O monumento foi lançado em Leningrado. Gorky está de pé em um pedestal de 4 metros em pleno crescimento, com uma capa de chuva balançando ao vento, as mãos atrás das costas e olhando fixamente para longe. Existem vários outros monumentos ao famoso escritor na cidade.
Monumento a Pedro I
Instalado no aterro da cidade, em frente à Torre da Concepção do Kremlin. O autor é o escultor Alexey Shchitov. A inauguração ocorreu em 2014. A figura de Pedro é feita de bronze, sua altura é de 3,7 metros, a altura do pedestal é de 3 metros. O imperador russo ergue-se orgulhosamente com a perna estendida e olhando para o Volga. Em sua mão está um decreto datado de 1714 sobre a criação da província de Nizhny Novgorod. As palavras desse decreto estão gravadas em uma placa ao pé da escultura.
Monumento ao Príncipe Georgy Vsevolodovich e São Simão de Suzdal
O majestoso monumento aos fundadores de Nizhny Novgorod ergue-se nas paredes do templo mais antigo da região - a Catedral do Arcanjo Miguel. Foi instalado aqui em 2008, quando se comemorou o 500º aniversário do Kremlin. O monumento é feito de bronze, sua altura junto com o pedestal é de 7,5 metros. Conforme concebidas pelos autores, as duas figuras simbolizam o princípio da vida secular e espiritual. Eles encontram os visitantes do Kremlin e os convidam ao templo, onde a unidade de corpo e alma é encontrada.
"Merry bode"
Um animal engraçado apareceu em 2005 na esquina das ruas Bolshaya Pokrovskaya e Piskunov. O festival de esquetes teatrais, que acontece ano após ano na cidade, é denominado “Bode Alegre”. E um fato histórico também está associado a esse personagem. Quando um veado apareceu no brasão da cidade em 1781, o governo provincial quis se isolar e criar seu próprio brasão. Também representava um veado, só que em sua aparência parecia mais uma cabra dançante.
Monumento a Júlio Verne
Foi solenemente instalado em 2015 pelo promotor do complexo residencial Júlio Verne. Escolhemos um local muito pitoresco para o monumento - na margem alta do Oka, perto do hotel Azimut. A figura do escritor está em uma cesta de um balão, em suas mãos está um telescópio. O monumento é feito de plástico coberto com tinta bronze em tamanho natural. A altura de toda a composição é de cerca de 10 metros. Este é o primeiro monumento ao escritor na Rússia, o sexto no mundo.
Monumento a Evgeny Evstigneev
O renomado ator é natural de Nizhny Novgorod. A escola de teatro local, na qual ele se formou, leva o seu nome. A escultura de bronze do artista foi instalada em 2006 em um jardim público da Praça Teatralnaya. O autor retratou Evstigneev sentado em um banco, não muito longe da entrada do teatro, onde sua carreira começou. Fãs do talento de seu ator favorito vêm ao monumento todos os dias, a tradição de esfregar o nariz é considerada um pouco estranha.
"Cervo"
Um presente do cônsul húngaro à cidade como um sinal de amizade de longa data entre os povos russo e húngaro. A escultura de 5 metros é feita no estilo original - em placas de aço inoxidável. Foi instalado no dique de Nizhnevolzhskaya, perto do barco "Hero", em 2014. O autor é Gabor Joke, um escultor húngaro. O veado é considerado um símbolo tradicional de Nizhny Novgorod. Desde o século 18, sua imagem está presente no brasão da cidade.
Barco "Hero"
Instalado em 1985 no dique de Nizhnevolzhskaya. Serviu por 70 anos na flotilha do Volga. Ele participou ativamente das maiores batalhas do século passado - primeiro durante a Guerra Civil, depois, na década de 40, na batalha de Stalingrado. Desde 1967, o navio heróico navega ao longo do Volga como um museu da marinha. Hoje é uma das principais atrações da cidade. Os recém-casados têm tradição de amarrar fitas coloridas no barco.
Monumento a V.I.Lenin
A figura de 17 metros do líder ergue-se no meio da praça com o mesmo nome. A inauguração do monumento ocorreu em 1970, por ocasião do aniversário do nascimento de Ilyich. O autor do projeto é Y. Neroda. Perto está uma composição que simboliza a unidade do Exército Vermelho e dos trabalhadores. Estas são figuras de bronze de trabalhadores e soldados com uma bandeira voando. Existem outros monumentos ao líder do proletariado em Nizhny Novgorod, mas este é o mais ambicioso e belo.
"Caça aos pombos"
Uma composição escultural engraçada adorna os cumes da fachada do prédio da escola de teatro na Bolshaya Pokrovskaya. Dois gatos estão caçando vários pombos, um deles até pendurado na cornija, e um pardal sentado no parapeito da janela os observa. Os personagens de bronze foram colocados aqui em 2005 por iniciativa do prefeito da cidade, que ficou impressionado com uma composição semelhante em Chelyabinsk.Figuras de pombos e gatos também foram feitas por artesãos de Chelyabinsk.
"Gromozeka"
Uma escultura de 5 metros de um herói fantástico, inventada por Kir Bulychev, está instalada no pátio de um dos complexos residenciais em Nizhny Novgorod. Este é um presente da empresa incorporadora para todos os novos colonos, especialmente famílias com crianças pequenas. Os criadores do alienígena de ferro foram escultores de São Petersburgo. Além de Gromozeka, nos pátios do complexo residencial, você encontra a Skliss - uma vaca voadora, e todos os bancos e balanços são estilizados sob o tema espacial.
"Policial"
A escultura foi instalada em 2006 no início da rua Bolshaya Pokrovskaya, na entrada da praça Minin e Pozharsky. No século 19, os policiais eram chamados de policiais que mantinham a ordem nas ruas. E embora este fosse o posto policial mais baixo da Rússia, o monumento ao guardião da ordem enfatiza sua importância para toda a cidade. A figura do policial é de bronze, ele se veste de acordo com sua época, atrás do cinto está uma pistola e um sabre.
Monumento aos heróis da flotilha militar do Volga
Foi instalado na Praça Markin por ocasião do aniversário da Revolução de Outubro de 1977. Dedicado aos bravos heróis marinheiros da flotilha militar, criada no Volga a partir de navios civis para enfrentar os Guardas Brancos em 1918. A composição escultural consiste em três figuras em grande escala de marinheiros caminhando confiantemente ombro a ombro em direção ao inimigo. O grupo está localizado em um pedestal baixo. Estelas de granito vermelho estão instaladas em ambos os lados do monumento.
Monumento a P.N.Nesterov
O monumento ao lendário piloto militar, natural de Nizhny Novgorod, foi erguido em 1987. A figura de bronze de 4 metros de Pyotr Nesterov ergue-se no aterro da cidade. Em 1913, no céu sobre Kiev, ele executou pela primeira vez um "loop", mais tarde nomeado em sua homenagem. Um ano depois, durante a batalha, Nesterov foi o primeiro na aviação mundial a realizar um aríete que, infelizmente, acabou sendo fatal para ele. A rua que sai do monumento leva o nome em homenagem ao herói.
"Engraxate"
Esta profissão praticamente desapareceu hoje, mas antes era muito procurada nas ruas das cidades russas. Muitas vezes os sapatos eram limpos por adolescentes que se acomodavam com suas simples ferramentas de trabalho nos lugares mais movimentados e ofereciam seus serviços a cavalheiros ricos. Um monumento a um desses limpadores foi erguido em 2005 na rua Bolshaya Pokrovskaya. Ele se senta com um sorriso, esperando pelo próximo cliente, e em suas mãos estão dois pincéis.
Monumento a Ya.M. Sverdlov
Instalado em uma das praças da cidade, na esquina das ruas Bolshaya Pokrovskaya e Oktyabrskaya. Perto está a casa onde Yakov Sverdlov cresceu. A ideia de erguer o monumento surgiu em 1920, logo após a morte do revolucionário. Mas a questão foi adiada por falta de recursos. E só em 1957 ocorreu a inauguração do monumento. Magro, cabelo desgrenhado, jaqueta de couro e olhar forte e confiante - é assim que os autores da escultura retratam o lendário bolchevique.
Monumento ao anúncio
Uma espécie de monumento a todos os anúncios de rua e até a toda uma época em que eram parte integrante da vida da cidade. Ele apareceu em 2003 em uma das casas em Nizhny Novgorod. O autor do projeto é o jornalista V. Klimychev. Uma placa de latão com abas destacáveis contendo um número de telefone imita um anúncio pessoal escrito à mão. Se você olhar de perto, poderá até ler seu texto, que oferece uma troca da infância inglesa pela infância russa.
"Fotógrafo com um cachorro"
A composição escultórica apareceu em 2005 na rua Bolshaya Pokrovskaya, bem no meio da calçada. Fabricado em ferro fundido. Dedicado aos maiores mestres russos da fotografia dos séculos passados A. Karelin e M. Dmitriev. Consiste numa divertida composição da figura de um fotógrafo de rua com um flash na mão, uma velha máquina fotográfica num tripé e um pequeno cão a posar nas patas traseiras. Há um museu de fotografia nas proximidades.
"Golpe de sal"
Um saco de sal e duas enormes galochas de ferro fundido com as palavras "Honra" e "Consciência" gravadas nelas. Essa composição original foi instalada em 2012 na Rua Rozhdestvenskaya. O motivo foi um fato histórico. Em 1864, depois de uma enchente, descobriu-se que faltava sal nos depósitos. No final das contas, o chefe do escritório do sal, junto com os mercadores, vendeu 1,5 tonelada de reservas sem passar pelo tesouro. O pai de um dos estelionatários deu ao filho sapatos de ferro fundido e ordenou que ele os calçasse uma vez por ano.
Monumento a N.A. Dobrolyubov
A inauguração do monumento ocorreu em 1986, e foi programada para coincidir com o aniversário de nascimento do famoso publicitário e crítico. Um monumento foi erguido na praça perto do teatro, não muito longe do local onde Dobrolyubov nasceu em 1836. A figura de bronze sentada está localizada em um pedestal de granito e retrata o escritor de 25 anos em um momento de reflexão e extrema concentração, como se estivesse antecipando uma tempestade revolucionária. Autores - P. Gusev e B. Nelyubin.
Monumento a Kuzma Minin
Foi inaugurado em 1989 na famosa praça Minin e Pozharsky. A majestosa figura de bronze de um bravo herói ergue-se sobre um pedestal de granito. O autor capturou Minin na época do apelo ao povo russo para que se levantasse e se levantasse contra os invasores poloneses. Anteriormente, havia outro monumento neste local, erguido durante os anos de guerra. Mas em 1985 ele foi primeiro enviado para reconstrução e depois para a terra natal de Kuzma - a cidade de Balakhna.
"Pessoas Nizhny Novgorod que caíram no Afeganistão e na Chechênia"
Complexo memorial nas margens do Oka, no parque da Suíça. Foi criado por iniciativa de veteranos afegãos com recursos públicos. Foi inaugurado em 2002. Uma estela alta, cercada por velas de pedra, é coroada com a figura de um anjo em luto. Ele apóia um guerreiro mortalmente ferido em seus braços. O monumento é cercado por placas memoriais com os nomes de 498 soldados de Nizhny Novgorod que morreram durante operações militares no Afeganistão e na Chechênia.
Monumento aos Heróis e Vítimas da Revolução de 1905
Foi erguido em 1930 na antiga Praça Ostrozhnaya, agora - Praça da Liberdade. A inauguração foi programada para o próximo aniversário da revolta de dezembro, brutalmente reprimida em 1905. O autor é o arquiteto de Leningrado A. Yakovlev. O monumento é constituído por blocos de granito vermelho, simbolizando os elementos das barricadas, com os nomes dos soldados caídos gravados. Uma estela retangular se eleva acima deles. Há um mosaico forrado com um painel representando homens armados sob bandeiras escarlates.
"Carteiro com uma bicicleta"
A escultura de bronze foi instalada em 2006 perto do Correio Central, no cruzamento de duas ruas - Bolshaya e Malaya Pokrovsky. Retrata um jovem carteiro de uniforme, com uma bolsa no ombro, ao lado de uma bicicleta. No final do século XIX, esta profissão era uma das mais marcantes da cidade, uma vez que todas as cartas, postais, correspondências diversas, presentes eram enviados apenas pelo correio. A propósito, este lugar costumava ser a localização do estaleiro Yamskaya - o protótipo dos correios.
Escapar do inferno
O obelisco com este nome é dedicado à façanha de um grupo de 10 prisioneiros de guerra liderados pelo piloto M. Devyatayev. Em 1945, eles escaparam em um avião alemão de um campo de concentração na ilha de Usedom, no Mar Báltico, onde testes de mísseis estavam sendo realizados. Ao mesmo tempo, eles entregaram informações valiosas sobre foguetes alemães. Uma laje de granito com os nomes esculpidos dos heróis está instalada no Parque da Vitória no aterro. Existem lajes semelhantes em outras cidades, de onde vieram os participantes da fuga.
Monumento ao leitor "De mão em mão"
A escultura é dedicada ao 15º aniversário do popular jornal de publicidade Iz Ruk v Ruki. Parece bastante natural. Um homem inteligente, de chapéu e capa de chuva comprida, com modéstia, até um pouco casual, sentou-se em um banco e estudou com entusiasmo os anúncios no jornal. Com a mão livre, ele faz um gesto de advertência para não ser incomodado. O monumento surgiu em 2008, nas praças Minin e Pozharsky. Há espaço livre no banco, você pode sentar para ler ou tirar uma foto.