20 maiores rios da região de Bryansk

Pin
Send
Share
Send

Os rios da região de Bryansk dependem da precipitação e do degelo da neve, muitas vezes não menos do que da água subterrânea. Por esse motivo, o valor do balanço hídrico varia de ano para ano. Quase todos os rios da região pertencem à bacia do Dnieper, e o principal curso de água, o Desna, é seu afluente. A rede de rios é densa e distribuída de maneira relativamente uniforme na região, portanto, não há áreas áridas e estéreis aqui. Ao mesmo tempo, existem apenas alguns rios longos se aproximando da marca de 100 quilômetros, o resto é muito mais curto.

De particular interesse para os viajantes é Nerussa, uma vez que flui através da reserva natural da biosfera "Bryansk Les". Voronus também está associado a ele: em suas costas existem espécies raras de pássaros e locais para parar as aves aquáticas migratórias.

Os rios mais longos da região de Bryansk

Lista dos maiores rios que passam pela região.

Chiclete

Principal via navegável da região, afluente do Dnieper. Além da região de Bryansk, também flui na região de Smolensk e através do território da Ucrânia. Movendo-se para o sul, o canal se torna cada vez mais largo. As planícies aluviais são pastagens, e prados, florestas e pântanos são encontrados em todo o Desna. Um sítio paleolítico foi encontrado na margem direita perto de Bryansk. Existem muitos afluentes, incluindo Owls, Bolva, Navlyu.

O comprimento do rio é 1130 km, na região de Bryansk - 413 km.

Eu coloco

Ele flui nas regiões de Bryansk e Smolensk, bem como na Bielo-Rússia. A usina hidrelétrica da fazenda intercoletiva Krutoyarsk foi construída no rio. O curso superior é uma planície de inundação pantanosa, o curso médio é uma planície com uma costa predominantemente arenosa. O canal é fracamente ramificado, algumas seções são ideais para rafting. É navegável da vila de Krutoyar até a cidade de Surazh.

O comprimento do rio é de 437 km, na região de Bryansk - 290 km.

Conversação

Afluente esquerdo do rio Sozh, relacionado com as regiões de Bryansk e Smolensk, bem como com duas regiões da Bielo-Rússia. As margens são íngremes e arenosas, e há lagos frequentes. As fendas são ricas em vegetação aquática. A planície de inundação é caracterizada por pântanos e pequenos lagos. Florestas de pinheiros e carvalhos são encontradas ao longo de toda a costa. Os afluentes são pequenos, mas formam uma rede densa.

O comprimento do rio é de 261 km, na região de Bryansk - 54 km.

Sonhos

Origina-se na região de Bryansk, corre ao longo da fronteira do estado e desagua em Desna, no lado esquerdo do território da Ucrânia. A água do rio Snov é usada para irrigar terras agrícolas. As refeições são fornecidas principalmente por água derretida. É navegável no trecho inferior, onde a largura do canal chega a 40 metros. Algumas áreas são pesadas, são encontradas carpas crucian, ide, lúcios e baratas.

O comprimento do rio é de 253 km, na região de Bryansk - 125 km.

Bolva

Afluente esquerdo do Desna, também relacionado com a região de Kaluga. O troço do canal entre Bryansk e a aldeia de Tsementny desempenha um papel importante na logística da região e é utilizado para o transporte de mercadorias. A enchente da primavera obriga os residentes da vila de Raditsa-Krylovka a usar barcos para se locomover. As margens são íngremes, frequentemente cobertas de mato, e as praias arenosas são encontradas principalmente nas curvas.

O comprimento do rio é de 213 km, na região de Bryansk - 92 km.

Julgamento

Origina-se perto da aldeia de Bobylevo, flui quase inteiramente pela região de Bryansk, mas deságua em Desna depois de cruzar a fronteira com a Ucrânia. Os afluentes são caracterizados por uma corrente mais rápida do que o próprio Sudost. A aldeia de Sluchevsk possui vários sítios arqueológicos. Na área do rio, sinais de deterioração da situação ecológica foram repetidamente observados, incluindo a morte em massa de peixes.

O comprimento total do rio é de 208 km.

Raditsa

O afluente esquerdo do Bolva, fluindo dentro da região de Bryansk. A foz é a aldeia de Raditsa-Krylovka. Na primavera, o rio transborda pesadamente, inundando a área circundante. Existem dois lagos tipo represa no leito do rio. O fabricante Maltsov participou da criação do Lago Raditskoye. No passado, as águas de Raditsa eram ativamente utilizadas na produção: em suas margens, em épocas diferentes, funcionava uma siderúrgica e vidreira, além de um moinho.

O comprimento do rio é de 198 km.

Nerussa

Origina-se no território da região de Oryol, mas a parte principal do canal está localizada na região de Bryansk. O rio em algumas áreas foi deliberadamente endireitado para as necessidades de recuperação de terras. O reservatório tem uma boa reputação entre os canoístas. Existem poucos fluxos de entrada, apenas dois restantes: Lentcha e Lokna. Em 1987, as costas de Nerussa tornaram-se parte da Reserva Natural da Biosfera da Floresta Bryansk.

O comprimento total do rio é de 161 km.

Navlya

A fonte está localizada perto da aldeia de mesmo nome na região de Oryol. Várias pequenas pontes foram construídas no rio, incluindo uma suspensa perto da aldeia de mesmo nome na região de Bryansk. Após obras de recuperação na década de 70 do século passado, o rio tornou-se raso. A comida é neve, solo e devido à precipitação. Existem locais para peixes, mas grandes representantes da ictiofauna não podem ser capturados aqui.

O comprimento total do rio é de 126 km.

Resset

Pertence às regiões de Bryansk e Kaluga, uma parte significativa do canal corre ao longo da fronteira dessas regiões. A etimologia do nome refere-se às palavras "pântano", "garfo", "líquido". Um dos afluentes importantes do rio Zhizdra. O tratado Bolon é a fonte da Resseta. A área é famosa pelos eventos da Grande Guerra Patriótica. O 50º Exército da Frente Bryansk perdeu quase toda a sua composição na margem do rio.

O comprimento total do rio é de 123 km.

Vetma

A nascente está na região de Kaluga, mas a maior parte do rio pertence à região de Bryansk. No curso superior, o canal atravessa planícies e campos. Na parte inferior e média - em áreas arborizadas. No século retrasado, a madeira foi transportada por balsa ao longo de Vet'ma. Agora o reservatório não tem finalidade econômica, mas atrai canoístas. Durante as enchentes, ele derrama muito.

O comprimento total do rio é de 112 km.

Unecha

Flui inteiramente na região de Bryansk. No rio fica a cidade de mesmo nome, que funciona como um importante centro de transportes. Unecha se origina em um pequeno pântano coberto de floresta, perto da aldeia de Rassukha. O curso inferior é considerado mais poluído devido às águas residuais industriais e domésticas. Os afluentes são predominantemente insignificantes e são classificados como riachos.

O comprimento do rio é de 92 km.

Norte

Ele deságua no Nerussa, quase todo o canal passa pela região de Bryansk, mas o rio Kursk também está relacionado. Tem origem na confluência de dois riachos perto de uma lagoa. No verão, caiaque ao longo do rio Seva e as praias de areia ficam cheias de habitantes locais. No inverno, o reservatório é coberto por uma espessa camada de gelo. Os peixes são encontrados em abundância, por isso há muitas pessoas que gostam de se sentar na praia com uma vara de pescar durante a temporada.

O comprimento total do rio é de 88 km.

Feixe

Um nome alternativo é Snot. Origina-se em Kaluga e desagua no Desna, no território de Bryansk coberto de vegetação perto da aldeia com o mesmo nome. Há um grande lago no meio do curso, o fluxo é regulado. Uma dúzia e meia de assentamentos são fundados na costa, mas são todos de médio porte. A piscina é predominantemente arborizada. Sheaf é um local de desova de peixes esturjão e salmão.

O comprimento total do rio é de 86 km.

Com ciumes

A ênfase no nome pode ser colocada na primeira e na segunda sílabas. O tributário esquerdo do Desna pertence a três distritos da região de Bryansk: Karachevsky, Vygonichsky e Navlinsky. O maior povoado da costa é a vila de Sinezyorki. Existem apenas dois afluentes relativamente grandes. Na aldeia de Revny, um parque senhorial foi preservado, cuja história está associada ao nome de Konstantin Paustovsky.

O comprimento do rio é de 76 km.

Para nevar

O nome do reservatório é derivado das costas de areia branca como a neve. É um tributário esquerdo do Desna. A nascente e a foz estão na região de Bryansk. Nas margens do Snezheti existem vários assentamentos, incluindo Karachev e o mosteiro Beloberezhskaya Pustyn. As lampreias são encontradas nas proximidades de Partizanskaya Polyana e os bagres são encontrados nas partes mais baixas. O restante da ictiofauna é típico da região.

O comprimento do rio é de 80 km.

Voronitsa

Pertence às terras das regiões de Smolensk e Bryansk. Ele flui ao longo da fronteira entre eles.Não muito longe da foz existe um monumento arqueológico denominado "Quarenta e três kurgans". Outros cemitérios antigos também foram encontrados na margem direita. Voronitsa é caracterizada por um pequeno número de afluentes e um canal muito sinuoso. Mais conhecido do que outros pequenos rios da região, conforme mencionado no "Conto dos Anos Passados".

O comprimento total do rio é de 74 km.

Gabia

O rio das regiões de Smolensk e Bryansk. A fonte é um pântano de floresta perto do Glass Guta e deságua no Desna perto da aldeia de Troitskoye. Cinco pontes foram lançadas através do canal. Perto da aldeia de Mezhnik, que faz parte da bacia do Gabia, fica o ponto mais alto da região - 292 metros acima do nível do mar. Dos peixes, a perca, a barata e o lúcio são especialmente comuns. Lontras selvagens e castores podem ser encontrados ao longo da costa.

O comprimento total do rio é de 74 km.

Vablya (tributário do Julgamento)

Rio na parte central da região. Origina-se no distrito de Starodubsky, deságua no Sudost em Pogarsky. A maior parte da água é rasa, o que permite que você congele rapidamente no inverno e também livre de gelo. As águas de Vabli estão sujeitas à poluição do Starodubskiy Vodokanal. Monumentos arqueológicos - assentamentos antigos e assentamentos dos séculos V-XIII - encontram-se ao longo das margens.

O comprimento do rio é de 61 km.

Voronus

Ele flui dentro dos limites do distrito de Mglinsky da região de Bryansk. Perto da fazenda Klinok, na margem esquerda, há túmulos que datam dos séculos 9 a 12. Vronus corre ao longo da fronteira sul da reserva natural Kletnyansky, que faz parte da Reserva da Biosfera Natural da Floresta Bryansk. Aqui você pode encontrar raros representantes da avifauna, por exemplo, o grande bode ou a cegonha-preta. No curso inferior, existem locais tradicionais para aves aquáticas migratórias.

O comprimento do rio é de 60 km.

Pin
Send
Share
Send