25 maiores rios da Carélia

Pin
Send
Share
Send

Os cursos de água da Carélia são alimentados por afluentes subterrâneos e de superfície. Existem 27 mil rios na República, muitos dos quais relacionados com o Mar Báltico. Rios raros da Carélia fluem para o Cáspio, alguns fluem para as águas do Mar Branco. Existem cursos de água na república que cruzam a fronteira com a Finlândia, que têm um nome completamente diferente lá.

No total, o comprimento total dos rios da Carélia é de 83 mil km. A velocidade média do fluxo dos cursos d'água varia na faixa de 0,1 a 6 m / s. Corredeiras e cachoeiras são comuns nos rios da Carélia. São os rios que tornam a natureza da Carélia rica e bela. Eles alimentam florestas, prados e encostas com suas águas, fornecendo comida e água para todos os seres vivos ao redor. Uma extensa rede turística é desenvolvida nessas áreas. Existem também usinas hidrelétricas nas regiões de Kemsky e Ondsky.

Os rios mais longos da Carélia

Lista, foto com nomes e descrições das principais hidrovias da região.

Suna

Ele flui para Onega. A área de água é 7670 km². Na foz do rio está sua pérola - a cachoeira Kivach. Suna tem muitas corredeiras e muitas cachoeiras. Existem também trechos navegáveis ​​no rio. Usinas hidrelétricas foram construídas nas áreas de fluxo rápido. Hoje o rio é considerado uma simples rota turística. Ao longo de sua área de água existem rotas de caiaque.

O comprimento do rio é de 282 km.

Beneficiar

A área de água consiste em uma parte superior e uma parte inferior. A parte inferior atinge o Mar Branco, a parte superior forma Vygozero. A bacia de drenagem cobre uma área de 27,1 mil km². O nome do rio é traduzido do norueguês como "depressão". Na foz deste rio em particular, pinturas rupestres de Besov Sledki foram descobertas. As gravuras rupestres datam do 4º milênio AC. Não há seções rápidas e grandes corredeiras nesta área.

O comprimento do rio é de 237 km.

Chirko-Kem

Afluente direito e norte do Kem. A piscina cobre uma área de 8270 km². O rio se destaca pela maneira como reabastece sua água. O afluente se alimenta da chuva e do derretimento da neve. O canal está repleto de grandes fendas e corredeiras, de forma que o rio não é navegável. A zona das águas é ideal para o turismo desportivo. A profundidade aqui em alguns lugares não ultrapassa os 3 metros. A piscina de água está localizada na zona fronteiriça.

O comprimento do rio é de 221 km.

Onda

O leito do rio deságua no reservatório de Vygozerskoe. A área total é de 4.080 km². A alta velocidade da água no canal torna o rio atrativo tanto para vigas como para a construção de uma hidrelétrica. A UHE Ondskaya está no rio desde 1957. Os pescadores também valorizam essas águas porque podem aí pescar lúcios, douradas e grayling. Assentamentos residenciais estão localizados em torno desta área de água. Uma rodovia cruza o rio na região de Kemsky. Todo o curso d'água está fluindo em pleno, há poucas águas rasas no canal.

O comprimento do rio é de 197 km.

Shuya

A artéria da Carélia meridional está diretamente relacionada ao Lago Onega. A área de água ocupa 10100 km². As águas do rio fluem para Logmozero. Numerosos locais de desova de salmão são considerados uma característica da área de água. As competições de rafting são realizadas em áreas próximas às cidades. A hidrovia possui hidrelétrica própria e é navegável.

O comprimento do rio é de 194 km.

Kem

Outro rio do norte da república. A área de água de Kemi ocupa 27.700 km². O leito do rio confina com as águas do Mar Branco. Parte do rio atravessa a Finlândia. Lá ela é chamada de Pista. A área de águas navegáveis ​​é alimentada por águas de chuva e neve. Uma cascata inteira de usinas hidrelétricas pode ser encontrada ao longo do curso d'água. Uma característica do rio é a água escura, em que a transparência não chega nem a 4 metros. A truta e a ide são encontradas entre outros peixes em Kem.

O comprimento do rio é de 191 km.

Suma

A artéria de água flui para a Baía de Onega. A bacia de drenagem se estende por 2020 km². O relevo do rio é representado por trechos e lagos, próprios para rafting e canoagem. Graças às florestas costeiras, o canal Sumy é protegido dos ventos frios. A navegação e o turismo esportivo são bem desenvolvidos no rio. O microclima em torno da área de água é favorável para o início da primavera e as férias de verão.

O comprimento do rio é de 164 km.

Kepa

A área de água é 1640 km². O Kepa flui para o Kem, tornando a área de água do segundo rio mais cheia. Vale ressaltar que esse rio passa pelo único povoado com o mesmo nome. Grayling, whitefish, dace e truta são os principais representantes da fauna fluvial. As margens do rio estão cobertas de floresta, onde você pode colher muitos cogumelos e frutas silvestres durante a temporada. A fauna costeira é representada por lebres, corças e uma variedade de aves nativas.

O comprimento do rio é de 154 km.

Vodla

O rio desagua no Lago Onega. A área da bacia é de aproximadamente 13.720 km². Este rio desempenhou um papel importante na história. As guerras e os mercadores de Novgorod ao longo do Vodla alcançaram a Dvina do Norte. A uma distância considerável da foz, a cachoeira do Padun está localizada hoje. No momento, algumas áreas de água ainda são navegáveis. A hidrovia possui corredeiras com grandes desníveis de altitude, adequadas para o turismo extremo.

O comprimento do rio é de 149 km.

Okhta

Como afluente do Kem, estende-se nas profundezas da taiga da Carélia. A velocidade da água nele é de 3-4 km / h. O canal pertence ao sistema lago-rio. O primeiro gelo aparece aqui em novembro, a cobertura de gelo se rompe em maio. Okhta atravessa 15 lagos. Suas numerosas corredeiras há muito são escolhidas pelos turistas. Quase 130 km do rio são ocupados por uma rota de rafting. Ele é um dos mais famosos desses lugares. A diferença de altitude no percurso é de 40 metros.

O comprimento do rio é de 142 km.

Voloma

A área da artéria do rio é de 2.070 km². Voloma flui suavemente para o Segozero. A área de água se cruza com vários lagos. O próprio rio pode ser descrito como raso. O roteiro turístico aquático começa na aldeia com o mesmo nome. A área ao redor da área de água é pitoresca. As florestas são habitadas por vários animais; a pesca de verão é possível nos lagos Voloma. O gelo começa a derreter no rio em abril.

O comprimento do rio é de 138 km.

Tunguda

O rio alimenta Vyg com suas águas. A área de água cobre uma área de 1830 km². O rafting no rio começa perto da vila de Pertozero. A hidrovia é dotada de corredeiras e fendas. O rio é o lar de grayling, truta, lúcio e perca. Às vezes, o canal dos Tunguda forma áreas pantanosas. Principalmente a floresta de coníferas cresce ao longo das margens. Não há navegação no rio.

O comprimento do rio é de 128 km.

Uksunjoki

Uma artéria com um nome incomum se estende até o Lago Ladoga. O rio tem apenas 50 metros de largura. O relevo do canal é entremeado por áreas pantanosas e poucos lagos. O canal é atravessado por duas ferrovias e uma rodovia. Na margem direita do rio existem postos de fronteira finlandeses, que hoje estão vazios. A verdadeira fronteira fica a leste deste lugar.

O comprimento do rio é de 121 km.

Área coberta

O rio rápido atravessa a região de Pudozh. A piscina cobre uma área de 1300 km². Era uma vez, a madeira flutuava ao longo deste canal. A fauna do reservatório é representada por um conjunto de peixes típicos da Carélia. O rio não é muito frequentado pelos turistas, há locais onde raramente se pisa o pé. Um matagal de taiga cresce ao longo das margens. Além da pesca nessas terras, os moradores se dedicam à caça.

O comprimento do rio é de 112 km.

Pista

A fonte está na Finlândia. O rio acima flui através da área de fronteira perto do ponto Suoperä. O estuário inclui um sistema de lagos. A área da bacia é 3190 km². Existem mais de 30 obstáculos significativos na hidrovia e não há canais navegáveis. Pista é adequado para rafting e canoagem.

O comprimento do rio é de 110 km.

Wonga

Rio Pequeno. A queda de altura nos trechos inferiores é de 70 metros. Lá estão as principais corredeiras adequadas para o rafting. A parte superior de Wonga consiste em lagos e remansos. O leito do rio é reabastecido pelo derretimento da neve e da chuva. A fauna do reservatório é padrão para a Carélia.

O comprimento do rio é de 106 km.

Shalitsa

Apenas a 5 km de Vodla, corre outro rio. A fonte está em Shalozero. O leito do rio é atravessado pela estrada A119. Não há corredeiras no rio, a corrente é lenta, o relevo de fundo é sinuoso.Ao longo das margens existem assentamentos como Shalsky, Novinka, Burlakovo. Na zona aquática existe um conjunto de peixes habituais na Carélia.

O comprimento do rio é de 104 km.

Janisjoki

Ele flui pela Finlândia e pela Rússia. A área da bacia é de 3861 km². O rio deságua no Lago Ladoga. Existem várias cascatas de usinas hidrelétricas ao longo de todo o canal. A área do rio está saturada de corredeiras. As diferenças de altura são significativas aqui, há áreas que se transformam em vaus e águas rasas.

O comprimento total do rio é de 95 km.

Guerreiro

Na fronteira com a Finlândia, perto do lago Ala, fica a nascente do rio. A hidrovia deságua no Alto Kuito. A diferença de altura ao longo de todo o curso d'água é de 129 metros. A área de Voynitsa é de 1300 km². A aldeia com o mesmo nome é o único assentamento na área acessível ao homem ao longo do rio. A cachoeira Kumi, onde a água cai de uma altura de 14 metros, é considerada um marco da Voynitsy. O rio é adequado para passeios de barco.

O comprimento do rio é de 94 km.

Songo

O curso de água deságua no Lago Seletskoye. No curso superior é chamado de Tumba. A hidrovia é alimentada por neve e águas pluviais, bem como pelo rio Aryanuks. As paisagens ao longo das margens do rio são compostas por florestas e cadeias de montanhas. O rio possui corredeiras e é adequado para a prática de esportes náuticos.

O comprimento do rio é de 92 km.

Preto

A aldeia com o mesmo nome situa-se na foz. O rio corre para a baía do Mar Branco. Há uma área pantanosa e florestas impenetráveis ​​nas proximidades. No verão, a aldeia ribeirinha só pode ser alcançada por água, no inverno não há transporte. Pouco se sabe sobre o próprio rio.

O comprimento do rio é de 88 km.

Colezhma

O início do rio é baseado nos pântanos de Talskiy Mokh. A área é de 788 km². O kolezhma flui para o lábio Onega. Na foz, encontra-se uma aldeia com o mesmo nome, não muito longe da qual atravessa o rio um comboio ferroviário. Os residentes locais da aldeia estão engajados na pesca de navaga no rio. A diferença de altura ao longo do canal é de 140 metros, então Kolezhma é adequado para vários tipos de esportes aquáticos.

O comprimento do rio é de 87 km.

Olonka

Um grande rio na região de Olonets. O rio corre para o oeste até o Lago Ladoga. A bacia hidrográfica da área cobre uma área de 2.620 km². Até 1975, o rafting de madeira era realizado ao longo deste canal. Em Olonka, as pérolas do rio são extraídas para a produção de joias. Olonets está localizado no afluente Megrega. Foi neste lugar que havia um estacionamento de um homem antigo, vários milênios atrás.

O comprimento do rio é de 87 km.

Pongoma

Uma grande artéria do norte da Carélia deságua no Mar Branco. A nascente do rio começa no Lago Pongoma. A área de água é alimentada por neve e chuva. Existem muitos peixes em Pongom: percas, lúcios, douradas e aromas. Hoje, 3 pontes cruzam a área de água. Em alguns lugares, há cruzamentos de madeira em ruínas. A área da bacia é de 1220 km².

O comprimento do rio é de 86 km.

Shomba

A artéria de água é um afluente do Kem. A área é de 1090 km². Ele flui por vários lagos. A diferença de altura entre a foz e a nascente varia em torno de 90 metros. O rafting turístico é realizado ao longo do rio. O Shomba cheio de fluxo torna-se no final de maio, então, através de suas seções estreitas, você pode nadar em caiaques. O transporte no Shomba não é bem desenvolvido. A nascente da hidrovia começa no Lago Haapajärvi. Shomba é alimentado por 10 afluentes de uma vez, o nível da água sobe devido às chuvas e neve derretida. O nome do rio é traduzido do finlandês como "float".

O comprimento do rio é de 85 km.

Pin
Send
Share
Send