"Abramtsevo" é a propriedade de um senhorio a 60 quilômetros de Moscou, é uma reserva-museu estadual de história, arte e literatura. A área chamada Obramkovo é conhecida desde o século XVI. No entanto, a aparência atual do complexo foi modificada no século 19, quando era propriedade do escritor Sergei Aksakov e do filantropo Savva Mamontov. Escritores e artistas famosos os visitaram, as primeiras leituras de obras agora clássicas ocorreram bem na propriedade, e obras-primas da pintura mundial penduradas nas paredes dos quartos.
Em 1918, Abramtsevo foi nacionalizado e transformado em museu. Foi repetidamente reconstruído, ampliado, temporariamente fechado e reaberto. Em 1995, o museu-reserva recebeu o status de patrimônio histórico e cultural de importância federal.
O que ver e fazer em Abramtsevo?
Lista dos lugares e objetos mais interessantes que valem a pena ver.
Casa senhorial
O edifício principal da reserva-museu foi erguido no final do século XVIII. Esta casa é um dos poucos monumentos sobreviventes do classicismo russo de madeira. Em 2013, foi totalmente reformado. Artigos de interior, coleções literárias e de arte são dedicados aos antigos proprietários - Aksakovs e Mamontovs, bem como a seus convidados eminentes. Você pode percorrer as salas apenas com um guia. O passeio dura pouco mais de uma hora.
Antigo edifício médico
Na década de 30 do século passado, "Abramtsevo" tornou-se uma casa de repouso, e durante a Segunda Guerra Mundial havia um hospital aqui. Desde aquele período, algumas mudanças permaneceram na propriedade, incluindo um prédio médico. O edifício em estilo pseudo-clássico foi erguido em frente à mansão em 1938. Para o fim a que se destinava, não foi usado por muito tempo e agora está destinado à exposição "Artistas Russos do Século XX em Abramtsevo".
Oficina
No passado, havia um anexo a sudeste da propriedade. Em 1873, de acordo com o projeto de Victor Hartmann, uma oficina de madeira foi construída em seu lugar. Artistas que visitaram a casa de Mamontov trabalharam aqui, incluindo Repin, Vasnetsov, Serov. Desde 2016, a casa foi entregue a uma exposição dedicada a Mikhail Vrubel. Uma ênfase particular é colocada em suas obras de arte em cerâmica, incluindo The Snow Maiden e The Egyptian.
Banho-teremok
Construída em madeira no estilo russo no final dos anos 70 do século XIX. Ivan Ropeta foi o responsável pelo projeto. A talha decora não só os frontões, mas também a saliência da cobertura, bem como a cobertura do alpendre. Para os fins a que se destina, o balneário não foi utilizado por muito tempo, tendo-se transformado em anexo residencial. Quando a propriedade se tornou um museu, os fundos foram mantidos na casa. Agora, móveis e utensílios domésticos feitos de acordo com esboços de Elena Polenova e outros artistas convidados estão expostos aqui.
"Uma cabana com pernas de frango"
O projeto do mirante, que recebeu esse nome por sua aparência bizarra, é do artista plástico Viktor Vasnetsov. Os frontões são coroados com uma criatura incomum - uma simbiose de um morcego e uma coruja. Isso, juntamente com pilares, uma cabeça de cavalo esculpida no topo e um telhado parcialmente de palha, dá à cabana uma aparência fabulosa. Por volta desses dias, uma cerca baixa de madeira foi instalada, combinando com o estilo.
Humano
O espaçoso e alongado edifício de madeira foi construído na década de 70 do século passado. Estava sendo reconstruída mais ativamente do que outros objetos da propriedade e parece mais moderna, embora as paredes de toras e a varanda neo-russa apresentem um monumento arquitetônico nela. Agora o humano é ocupado por um posto de turismo, onde o ajudará a se orientar no terreno e fornecerá um guia, além de uma loja de souvenirs.
Cozinha
Em 1870, substituiu um edifício semelhante do período Aksakov. Era usado para o fim a que se destinava, embora áreas também fossem alocadas para alojamentos de empregados. Posteriormente, surgiu uma passagem coberta entre a cozinha e a casa principal. Atualmente, a principal exposição aqui é uma coleção de obras de arte popular russa. Além disso, nas dependências da cozinha encontram-se objetos da vida camponesa, esculturas e móveis.
Dacha de Polenov
Foi construído em 1882 especialmente para os Polenov, cujo casamento ocorreu anteriormente na igreja local. O edifício foi usado como residência e oficina. Apresentações caseiras foram encenadas na maior das salas. Durante a Primeira Guerra Mundial, as instalações foram transformadas em enfermaria. A decoração interior foi preservada praticamente inalterada. Agora, a dacha recebe exposições, inclusive temporárias.
Igreja do Salvador não feita por mãos
Um dos primeiros exemplos do estilo neo-russo. Construído na década de 80 do século 19 após um desenho do artista Viktor Vasnetsov. A igreja foi construída em pedra e tem um capítulo. Os Polenov, os cônjuges do artista, casaram-se nele. O túmulo da família Mamontov, então proprietária da propriedade, foi adicionado ao edifício principal em 1892. Os serviços divinos são celebrados hoje em feriados e ocasiões especiais.
Tumba da família Mamontov
Foi adicionado à Igreja do Salvador Não Feito por Mãos em 1892 após a morte de Andrei, filho de Savva Mamontov. Ele repete o estilo neo-russo do templo e seu esquema de cores - paredes brancas e detalhes verdes. No entanto, a capela tem mais elementos decorativos, por exemplo, azulejos ornamentados e cúpulas pintadas. A capela é coroada por uma pequena cúpula com cruz. O dono da propriedade, sua esposa, filha e neto estão enterrados nas proximidades.
Banco de Vrubel
Criado em oficinas de cerâmica locais. Instalado na parte sudeste do parque. Atualmente, não dá para sentar - o banco está protegido não só da influência indesejada de pessoas, mas também da precipitação atmosférica, portanto, foi coberto por uma cúpula especial transparente. O banco maciço e brilhante é revestido de azulejos de majólica. O desenho principal é a imagem dos pássaros Sirin do Jardim Solar.
Mulheres de pedra
Savva Mamontov trouxe duas mulheres de pedra da província de Kharkov. Acredita-se que as silhuetas femininas, grosseiramente escavadas na rocha sólida, datam dos séculos IX-XI. Eles não têm rosto, seus braços estão abaixados e unidos, e suas pernas parecem "crescer" no chão. Monumentos semelhantes são encontrados em diferentes partes do mundo e têm o mesmo nome. Um dossel foi instalado sobre as estátuas de Abramtsevo para protegê-las da precipitação.
Lago superior (Polenovsky)
Localizada perto da entrada da propriedade. O lago tem uma forma redonda quase perfeita. Seu tamanho em miniatura permite que você caminhe ao redor do reservatório em poucos minutos. O nome "Verkhny" na vida cotidiana é frequentemente substituído por "Polenovsky", pois o artista gostava de trabalhar aqui. Árvores raras crescem ao longo do perímetro e bancos são instalados para que aqueles que estão sentados neles possam olhar para a água.
Lagoa inferior e rio Vorya
As margens perto da lagoa e do rio são bastante lamacentas, o que dificulta a abordagem da água. O lago pode ser percorrido ao longo das pontes de madeira. O caminho para a água passa por um parque denso - o Bosque Romano. Daqui, os edifícios da propriedade nem são visíveis de alguns ângulos. Os Mamontovs adoraram a Itália, onde conheceram toda uma galáxia de artistas. Em 1873, um bosque foi colocado na propriedade como um lembrete de viagem. A maioria das árvores foi plantada pelos próprios proprietários e seus amigos.
Carvalho de longa vida
O gigante tem quase 250 anos. Até recentemente, acreditava-se que ele tinha mais de 300 anos, mas estudos recentes esclarecem. Altura - 29 metros. Em 2018, o carvalho ganhou a categoria Árvore do Ano da Rússia. Como um monumento à vida selvagem, está sob proteção do Estado. Os pesquisadores incluíram este carvalho pedunculado em um programa de conservação da diversidade de espécies: presume-se que seus brotos darão origem a um novo bosque.