O nome alternativo da região de Kemerovo é Kuzbass. Seus brasões deixam bem claro que essas terras foram desenvolvidas por pessoas que sabem o que é trabalho duro. Surgiram assentamentos, que mais tarde se transformaram em cidades, durante a implantação de ferrovias ou próximo a grandes empreendimentos.
O foco estreito tornou as cidades monótonas dependentes de colheitadeiras e fábricas. Isso afeta negativamente o componente econômico da região. Em termos de turismo, a região não é das mais inequívocas, mas no inverno vale a pena vir aqui para os amantes do esqui e das pistas de montanha. Os trilhos são colocados em parques, por exemplo em Prokopyevsk, e nas encostas das montanhas nas proximidades de Mezhdurechensk.
As maiores cidades da região de Kemerovo
Lista das maiores cidades em população da região.
Kemerovo
A principal cidade de Kuzbass fica nas margens do Tom e Iskitimka. Existem 5 teatros, um circo e uma sociedade filarmónica em Kemerovo. Existem mais de 10 museus em várias áreas, incluindo o Museu do Cinema. As belezas naturais são representadas por um pinhal, um bosque de bétulas, vários parques e praças. A Catedral do Signo é o principal objeto ortodoxo da região. Há também uma mesquita e uma igreja católica.
População - 559 mil pessoas.
Novokuznetsk
Fundado em 1618 como prisão. Um dos centros de metalurgia e mineração de carvão do país. A cidade floresceu no século passado, mas preservou alguns edifícios de pedra pré-revolucionários: uma fortaleza, uma destilaria, a Catedral da Transfiguração. Uma extensa coleção de pinturas valiosas está em exibição no museu de arte local. Existem mais de 15 igrejas ortodoxas em Novokuznetsk e arredores.
População - 552 mil pessoas.
Prokopyevsk
Anteriormente chamado de Monastyrskoe. No passado, havia vários assentamentos siberianos no território da atual Prokopyevsk. A economia é baseada na mineração de carvão. Até o dia da cidade é combinado com o Dia do Mineiro. A maior área de recreação é o Parque Zenkovsky. Sua lagoa atrai moradores e turistas na estação quente e as pistas de esqui no inverno. Há um museu do folclore local e um teatro.
População - 196 mil pessoas.
Mezhdurechensk
O ponto de referência para a mineração de carvão se reflete até no brasão de Mezhdurechensk. Também retrata Tom e Estados Unidos, entre os quais a cidade está localizada. O esqui alpino foi desenvolvido, foram criadas pistas para slalom especial e slalom gigante. Há aluguel de equipamentos, elevadores, você pode contratar um instrutor. Caminhadas populares para a área turística de montanha do Celestial Zubya.
População - 97 mil pessoas.
Leninsk-Kuznetsky
No passado, era chamado de Kolchugino. Aqui, impressionantes reservas de carvão foram exploradas. A cidade é dividida em distritos de acordo com sua finalidade. A zona industrial está localizada na periferia norte. As atrações estão concentradas no centro. O valor arquitetônico é o prédio do cinema Pobeda, que foi erguido na década de 30 do século passado. Entre os museus, destaca-se o Museu da Mina Kolchuginsky.
População - 95 mil pessoas.
Kiselevsk
Fica às margens do Rio Aba. O edifício de madeira mais antigo é a Igreja dos Santos Pedro e Paulo, que data do século XIX. As fontes sagradas próximas são creditadas com propriedades curativas. Os centros recreativos de Kiselevsk e arredores são modernos e capazes de proporcionar ao turista tudo o que é necessário. Existem também sanatórios onde você pode melhorar sua saúde e estar perto da natureza.
População - 88 mil pessoas.
Yurga
Localizada na costa do Tomás. Existem objetos de diferentes confissões na cidade: a Catedral Ortodoxa da Natividade de João Batista, a paróquia católica do "Espírito Santo", a Igreja Evangélica Luterana Siberiana e a Igreja Batista. Em homenagem aos heróis da Grande Guerra Patriótica, um memorial foi inaugurado. O monumento mais tocante de Yurga é a composição "Mammoth".
População - 81 mil pessoas.
Belovo
É atravessado pelos rios Maly Bachat e Bachat. Localizada junto à albufeira com o mesmo nome. Por causa disso, muitas vezes podem ser observados nevoeiros em Belovo. Objetos da arquitetura stalinista são marcos importantes da cidade. O Museu da Glória do Mineiro funciona. 32 equipes criativas amadoras foram criadas com base na Casa da Cultura. Entre os monumentos, destaca-se a composição “Lênin com as Crianças”.
População - 72,5 mil pessoas.
Anzhero-Sudzhensk
É conhecido como um dos centros educacionais da região. Os visitantes da cidade são atraídos principalmente pelos sanatórios locais localizados nas periferias. Entre eles está o resort de saúde "Anzherskaya", construído em uma floresta de pinheiros. Esta e outras instalações médicas estão equipadas com modernos equipamentos médicos e diagnósticos. Os rios e lagos de Anzhero-Sudzhensk têm boa mordida. Barcos e equipamentos são alugados.
População - 69 mil pessoas.
Berezovsky
Daqui para Kemerovo cerca de 27 km. A cidade se orgulha de sua igreja de pedra de São João de Kronstadt. Foi construído recentemente, mas a atração combinou bem com o visual urbano geral. A rua mais bonita de Berezovsky está localizada nas proximidades. É chamado de Arbat no estilo de Moscou. Nos últimos anos, surgiu a tradição de repintar as fachadas das casas com cores vivas.
População - 45 mil pessoas.
Osinniki
Fundada na confluência do rio Kandalep e Kondoma. O museu de história local é interessante de se visitar. Sua coleção é dividida em várias exposições separadas, incluindo uma numismática. Os principais eventos e concertos são realizados na Casa da Cultura "Outubro", que costumava receber o nome de Stalin. Desde 2006, amostras de equipamentos militares estão expostas no parque. Eles se tornaram parte do memorial.
População - 43 mil pessoas.
Myski
Foi mencionado pela primeira vez em 1770 com o nome de Tomazak. O acervo do museu histórico e etnográfico da cidade não é extenso - cerca de 1200 peças - mas é interessante. O centro cultural aceita não só artistas visitantes, mas também exposições temporárias. No entanto, em primeiro lugar, as pessoas vêm a Myski para desfrutar da beleza natural - florestas sem fim e rios limpos.
População - 41 mil pessoas.
Mariinsk
Outro monotown com uma perspectiva econômica ruim. Localizada nas margens do rio Kiya. No passado, esses territórios eram habitados pelos tártaros de língua turca. A cidade entrou para a história com a rebelião de soldados em 1905. Existem três museus em Mariinsk: o Museu do Lore Local, o Museu da Casca de Vidoeiro e a casa memorial do escritor Vladimir Chivilikhin. Um monumento foi erguido para dois monarcas - Alexandre II e Maria Alexandrovna.
População - 39 mil pessoas.
Câmaras de aquecimento
Daqui até Kemerovo são apenas 32 km. A estação ferroviária de Topki é um marco arquitetônico. Foi erguido em 1914. O monumento mais famoso da cidade é o memorial russo Pieta. E o museu histórico possui uma extensa coleção de exposições de diferentes direções. Os fundos contêm 14 mil unidades de armazenamento. Nas proximidades existem sanatórios e parques de campismo, incluindo "Kristall" e "Lesnaya".
População - 28 mil pessoas.
Polysaevo
Ele está localizado na margem direita do tributário Ob, chamado Inya. Um pequeno museu de história local permite conhecer o passado e o presente da cidade. O Palácio da Cultura e o cinema estão localizados no mesmo prédio. Desde 2008, um complexo de entretenimento com bilhar e boliche foi inaugurado. Em 2005, foi construído o templo de Serafim de Sarov - o principal objeto ortodoxo da região.
População - 26 mil pessoas.
Taiga
A cidade surgiu paralelamente à construção da ferrovia. Um passeio turístico pela cidade leva cerca de uma hora. Para quem deseja obter informações detalhadas sobre a Taiga, existe um caminho direto para o museu histórico. O patrimônio arquitetônico é o edifício da estação, que sobreviveu até hoje inalterado. Outra atração é a igreja que leva o nome de André de Creta.
População - 24 mil pessoas.
Tashtagol
Foi formado em 1960 com a unificação das aldeias. A localização no rio Kondoma dá à área oportunidades adicionais para atrair turistas.Trilhas de esqui e aluguel de equipamentos estão disponíveis nas montanhas próximas. Vale a pena visitar o ecomuseu, em cujo território se encontram: uma mina de ouro recriada, uma herdade de carpinteiro e um missionário, um acampamento de antigos metalúrgicos.
População - 23 mil pessoas.
Guryevsk
Até 1938, o assentamento tinha o status de assentamento. Foi fundada em torno de uma planta metalúrgica. O Museu de História e Cultura realiza diversos passeios pela cidade, dependendo da faixa etária do grupo. Há também pacotes turísticos para famílias. Nos subúrbios de Guryevsk, existem vários sanatórios e dispensários. Eles estão localizados em lugares pitorescos: perto de lagos, no meio de bosques ou à beira do rio.
População - 22 mil pessoas.
Kaltan
Uma das cidades mais limpas e verdes da região. Na entrada há uma placa que deixa claro que a região é industrializada. O herói da URSS Viktor Gnedin e o jogador de futebol da seleção russa Alexander Golovin nasceram em Kaltan. As autoridades locais estão tentando acompanhar os tempos: a cidade participa da campanha anual "Uma Noite no Museu" e desenvolveu um extenso passeio turístico com uma visita à mina fechada.
População - 21 mil pessoas.
Salair
A planta de mineração e processamento local está em operação desde 1782 e é uma empresa de formação de cidades. Um templo foi construído, em homenagem a Pedro e Paulo. Há uma fonte sagrada nas proximidades: sua água é enriquecida com íons de prata. As pessoas vêm aqui para esquiar no inverno. As diferenças de elevação são pequenas, mas você também pode encontrar áreas difíceis de conquistar. Há uma pista de slalom nas proximidades.
População - 7300 pessoas.