30 monumentos famosos de Istambul

Pin
Send
Share
Send

Istambul é uma cidade antiga que já teve o nome de Constantinopla. Foi influenciado por diferentes culturas, correntes e religiões, por isso sua aparência de distrito para distrito era diferente em todos os momentos. Existem muitas atrações na área, mas por algum motivo os monumentos não estão entre os principais. Eles foram ofuscados por belezas arquitetônicas, praças e lojas locais coloridas. No entanto, isso não significa que não haja nada para ver em Istambul em termos de escultura de rua.

O viés na questão dos monumentos é feito pela história e pelas pessoas importantes tanto para a cidade quanto para o país. Existem vários monumentos a Ataturk, seu companheiro de armas Khalida Oedip Adyvar e o jornalista assassinado Ilkhan Selcuk. Existem também monumentos inusitados, como a locomotiva a vapor "Expresso do Oriente" e a famosa, graças à Internet, o gato Tombili.

Monumentos históricos e modernos de Istambul

Lista dos monumentos e esculturas mais famosos da cidade.

Monumento "República"

Pietro Canonica ergueu um dos principais monumentos da Turquia em 1928, após o fim da Guerra da Independência. O monumento de 12 metros de altura pode ser encontrado na Praça Taksim. A passagem do arco de pedra, construída em estilo oriental, é preenchida com esculturas de bronze de soldados e civis. Entre eles, destacam-se Ataturk, seus associados, bem como estadistas soviéticos. Foi assim que se expressou a gratidão pelo apoio militar.

Coluna de Constantino

Ele está localizado na praça Čemberlitas. Instalado em 328 no Fórum de Constantinopla. A altura é de pouco menos de 35 metros. Inicialmente foi mais alto, durante algum tempo foi coroado com uma cruz. Fabricado em pórfiro. Sofreu repetidamente com os elementos e as guerras. É regularmente fortalecido e restaurado. Juntamente com outros monumentos da parte histórica da cidade, a coluna está incluída na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Coluna de cobra

Refere-se ao território da Praça Sultanahmet - a principal de Istambul. No passado, fazia parte do tripé de sacrifício. Feito com as armas dos soldados mortos que participaram das guerras greco-persas. Esteve em Delfos e, por alguma razão desconhecida, foi transportado para Constantinopla. O cume naquela época era decorado com três cabeças de cobra. Em 1700, a coluna foi parcialmente destruída. Uma cabeça sobreviveu, que migrou para o museu.

Obelisco egípcio

Ele também tem outro nome - o obelisco de Teodósio. Datado de 1460 AC. Existem outros monumentos antigos na cidade emprestados de terras estrangeiras. No entanto, este foi o mais bem preservado e foi tirado diretamente do Egito. O monólito quadrangular é coroado por uma pirâmide regular. A altura é agora de cerca de 25,5 metros, antes era um terço mais alta. Fabricado em granito rosa com inscrições nas bordas.

Monumento ao gato Tombili

Este gato errante vivia em Gulech Lane e arredores. Ele escolheu um lugar confortável para si em um dos cafés. Por causa da pose que o homem gordo e astuto de quatro patas fez, ele se tornou popular na rede. Os turistas se aglomeraram na área antes comum para ver o gato. Após a morte de Tombili, os locais se atiraram e pagaram pela criação de um monumento em sua homenagem. A inauguração ocorreu em 2016.

Monumento a Ataturk em Kadikoy

Kadikoy é um distrito localizado na parte asiática de Istambul. Também é chamado de boêmio. O monumento ao primeiro presidente da Turquia está localizado na parte central da praça ao lado do teatro e da Filarmônica. A composição é instalada em uma elevação artificial. Ataturk é retratado ensinando o alfabeto latino a duas crianças. A localização conveniente do monumento torna possível organizar sessões de fotos interessantes aqui.

Estátua de touro

O monumento pode ser encontrado na praça Altiyol na região de Kadikoy. Isidore Jules Bonneur criou repetidamente esculturas de touros ao longo de sua carreira. A versão de Istambul foi concluída em 1854. Ele percorreu um longo caminho para se encontrar em Istambul no século 20: Guilherme II apresentou a escultura a Enver Pasha. O touro, também denominado Deus Heikeli, foi instalado em seu local atual apenas em 1976.

Coluna de marciano

No século 5, um pilar romano triunfal foi erguido no fórum de Constantinopla. O nome da cidade mudou, os povos são coisa do passado e o monumento continua localizado na mesma área. Agora pode ser visto na área de Fatih. Os edifícios ao redor eram densos antes do grande incêndio, agora eles fizeram uma área aqui. A coluna é de granito e a sua altura em conjunto com o pedestal é de cerca de 17 metros.

Monumento a Mehmed II, o Conquistador

Localizado no centro da avenida na área de Fatih. A composição ocupa uma grande área e é composta por vários componentes. A base é em pedra. Há um grande arco inacabado nele. O projeto tornou possível criar uma escultura do próprio sultão, como se flutuasse no ar em seu poderoso corcel. Outros personagens de bronze estão sentados ou parados próximos, conversando entre si, como se não notassem Mehmed II.

"Fabricantes"

Localizado em uma das ruas próximas ao Grande Bazar. O monumento revelou-se adequado para a área e contrastante com ela. Existem muitas lojas na área, então o trabalho de um fabricante é apropriado aqui. Mas há uma agitação incrível e ele congelou e parece estar em paz. O homem segura um rolo de tecido parcialmente desdobrado. Há bancos ao redor, e alguns transeuntes se sentam bem perto do monumento para respirar.

"Vendedor Simit"

Em 2010, o simit foi reconhecido como o mais popular dos pratos e produtos nacionais da Turquia. Trata-se de um tipo de bagel fácil de preparar e saboroso no café da manhã ou como lanche. O monumento foi erguido em uma pedra especialmente feita. Os autores capturaram o momento em que o sim foi vendido ao comprador. Um - conta o troco na mão, o outro - estende um bagel. A composição saiu sincera.

Monumento da República e da Democracia

A coluna é feita de metal brilhante. Sua altura é de 35 metros e seu diâmetro é de 3 metros. Em primeiro plano está a estátua de Ataturk, o símbolo da democracia e da jovem república turca. Ele segura um livro nas mãos. Também há esculturas de um menino e uma menina ao redor do perímetro. O monumento tem muitos aspectos simbólicos, mas os locais não têm uma atitude particularmente reverente em relação a ele: eles podem facilmente colocar um carro na cavidade sob a coluna em um dia quente.

Monumento a Hayraddin Barbarossa

Localizada perto do Museu Marítimo. Os habitantes locais também o chamam de monumento aos corsários. Três figuras são colocadas em um pedestal em frente a uma estela angular. No centro da composição - o próprio almirante Hayraddin Barbarossa, e nas laterais - o porta-estandarte e o marinheiro. Convencionalmente, a trindade é colocada na proa de um navio navegando nas ondas. A poucos passos está o túmulo de Barbosa, construído durante sua vida.

Monumento a Manas, o Magnânimo

Inaugurado em 2017, o projeto foi financiado por Temirlan Sarlykbek Uulu. A cerimônia contou com a presença de funcionários da República do Quirguistão. O herói do épico folclórico quirguiz está sentado, braços estendidos, em um cavalo poderoso, levando-o a novas conquistas. Um terreno na região de Beyoglu foi alocado para o monumento a Manas, o Magnânimo. O pitoresco Parque Syutluce oferece uma bela vista da Baía do Chifre de Ouro.

Monumento ao trabalhador portuário

Instalado em 2012 na área de Sultanahmet. Perto dali - o porto e o Bósforo: cerca de 500 metros até eles. O monumento de bronze, por assim dizer, "escondeu-se" atrás da esquina do edifício. Por causa disso, a pesquisa sobre ele não pode ser considerada bem-sucedida em todos os pontos do distrito. Retrata a escultura de um portuário comum, que arrasta outra carga de um lugar para outro. Sua pose enfatiza o cansaço: essa é a ideia dos autores do projeto.

Coluna gótica

A data exata de criação é desconhecida. O monumento é datado de cerca dos séculos III-IV. Altura - 18,5 metros, material - mármore. O nome da coluna foi dado por uma inscrição em latim, feita na base: o monumento é dedicado à vitória dos romanos sobre os godos. As circunstâncias de sua aparição na cidade não são claras.No entanto, considerando a época de sua origem e seu estado geral, a coluna é considerada um dos pontos turísticos mais importantes de Istambul.

Monumento a Ashyk Veysel

Localizado no Parque Gulhane. Veysel Satyroglu é um contador de histórias folclóricas, um representante da última geração de sua arte criativa. A poesia para instrumentos musicais é um gênero praticamente perdido na Turquia moderna. Uma escultura de bronze em tamanho natural está localizada em um dos becos. Veysel Satyroglu está vestido com um terno secular, senta-se em uma pequena saliência de pedra e toca saz.

Monumento a Ataturk no Parque Gulhane

A primeira escultura de um revolucionário, presidente e "pai da nação". Instalado no parque mais visitado da cidade. Seu nome se traduz como "jardim de rosas". Desde o final do século 19, o parque está aberto a todos, mas por algum tempo foi restaurado e voltou a estar disponível em 2001. O monumento a Ataturk fica perto da entrada central. O político é retratado em um terno de negócio e sentado em uma cadeira.

Monumento da Liberdade

Dedicado aos soldados que defenderam o Parlamento em 1909. Se os defensores da expansão das liberdades não tivessem resistido, a Turquia teria retornado a uma monarquia absoluta com o sultão à frente. O trabalho de criação do monumento foi concluído em 1911. O monumento é um tiro de canhão para o céu. Os restos mortais de 74 soldados foram enterrados nas proximidades, um parque foi construído, telhas foram colocadas nos caminhos. Ao longo dos anos, o monumento tornou-se um símbolo da democracia.

Monumento aos Mártires da Aviação

O termo "mártir" em turco é usado para celebrar o heroísmo do falecido. O memorial é uma coluna erguida em 1916. É dedicado aos pilotos que perderam a vida após a queda de seu monoplano dois anos antes. A altura da estrutura é de 7,5 metros. Todos os anos, uma cerimônia de comemoração é realizada ao lado do monumento. Às vezes, cobre toda a Praça Fatih, onde fica a coluna.

"Akdeniz"

Uma das esculturas mais famosas da cidade. Ele apareceu em 1980 na Avenida Büyükdere. Agora ele ocupa um local na Avenida Istiklal. A palavra "Akdeniz" na Turquia é chamada de parte da costa mediterrânea. Ilkhan Koman o retratou como a figura de uma mulher que abriu os braços. Ele usou chapas de metal e fez 112 tiras de 12 mm de largura. O monumento parece mais vantajoso à distância.

Monumento a Abdi Ipekchi

Em homenagem ao ex-editor do principal jornal do país, Milliyet, não só é erguido um monumento, mas também leva o nome da rua comercial onde ele está localizado. O monumento foi colocado no local onde Abdi Ipekchi foi morto em 1979. A composição é um pequeno arco: no centro há um busto do editor e nas laterais duas figuras de mãos dadas. Os anos de vida e o nome de Ipekchi estão escritos em um pequeno pedestal.

Monumento da locomotiva "Expresso do Oriente"

Ele está localizado no terminal ferroviário operacional da estação Haydarpasha. Antes de ser um monumento, a locomotiva a vapor fazia verdadeiros voos entre a Europa e a Ásia. Esta rota tornou-se conhecida principalmente devido ao trabalho de detetive de mesmo nome. Além disso, políticos, artistas e escritores viajaram nele. A locomotiva foi repintada e parcialmente selada antes da instalação.

Monumento da Paz e Cultura

O monumento foi instalado em 2008. É uma tigela enorme segurada por três mãos. Existem discrepâncias quanto ao simbolismo do monumento. Uma versão menos popular diz que o número de mãos indica os povos turco, grego e armênio. O mais popular é baseado nas principais religiões da cidade: Islã, Cristianismo, Judaísmo. Ressalta-se que eles conseguem conviver com paz e servir ao bem em geral.

Monumento a Ali Suavi

Instalado em uma rua com o nome do jornalista e pesquisador Ali Suavi. É também chamada de “rua dos artesãos”. Em cada etapa encontram-se pequenas oficinas, há artesãos trabalhando ao ar livre. O monumento é um grande livro. Nele há um pergaminho, uma pilha de livros menores e um busto de Suavi. A composição perdeu o brilho anterior e precisa de restauração.

Monumento a Alex de Sousa

Em 2012, os torcedores do clube de futebol Fenerbahçe arrecadaram dinheiro e obtiveram permissão para instalar uma estátua de bronze de seu ídolo. O brasileiro Alex de Sousa acabou na Turquia em 2004, ganhou a braçadeira de capitão, conquistou três títulos de campeonato e saiu, 8 anos após o escândalo com o treinador. A torcida estava do lado do jogador, e Recep Tayyip Erdogan, então primeiro-ministro, marcou um encontro com Alex para apoiá-lo.

Monumento a Ugur Mumju

Representa a cabeça de um jornalista projetando-se da parede. Ugur Mumju esteve envolvido na investigação de corrupção e atividades criminosas de pessoas influentes. Ele foi explodido em seu próprio carro em 1993. O crime não foi solucionado, os serviços secretos também estavam interessados ​​na morte do repórter. Eventos memoriais são realizados anualmente no monumento. Em 2017, o memorial foi profanado, levando algumas das coisas.

Busto de Khalida Oedipus Adyvar

O monumento branco como a neve é ​​dedicado a uma das feministas mais famosas da Turquia. Khalide Oedipus Adyvar era associada de Ataturk, serviu no exército quando seu país lutava pela independência e também estava envolvida em todos os tipos de atividades sociais. Ela considerou a passividade dos próprios oprimidos o principal problema para a observância dos direitos das mulheres em casa. O busto é feito em estilos minimalistas.

Monumento ao 50º aniversário da república turca

A Rua Istiklal é um lugar incrível: muitas atrações estão concentradas aqui, músicos de rua se apresentam e, em geral, está quase sempre lotado aqui. Entre este esplendor destaca-se um monumento futurista que sobressai das figuras volumétricas "1923-1973". Assim foi a data de criação da moderna república turca e o ano em que o próprio monumento apareceu. Com tempo claro, ele literalmente brilha com os raios do sol.

Monumento a Ilkhan Selchuk e os Iluministas da República

Criado pelo escultor Mehmet Aksoy, conhecido como "Michelangelo da Anatólia" em 2012. Consiste em duas folhas. Desde o início, Ilkhan Selchuk está olhando para os transeuntes. Na maior parte, o monumento é dedicado a um jornalista. A cerimônia de abertura foi programada para coincidir com o segundo aniversário de sua morte. E o próprio monumento foi erguido perto da casa onde Selcuk morava. A segunda ala é um relevo que representa iluministas turcos proeminentes.

Pin
Send
Share
Send