35 monumentos famosos em Barcelona

Pin
Send
Share
Send

O Barcelona na sua forma atual começou a tomar forma há muito tempo. Apesar da mudança de regimes e formas de governo, os habitantes da cidade conseguiram preservar ilhotas de arquitetura antiga, incluindo monumentos. No entanto, muitos deles surgiram há relativamente pouco tempo. Sua criação foi programada para coincidir com a Exposição Mundial de 1888 e os Jogos Olímpicos de 1992.

Em algumas áreas de Barcelona, ​​existem especialmente muitos monumentos e objetos de arte. Esses lugares incluem a Plaza Catalunya e o Parque Ciutadella ou a Cidadela. Uma característica distintiva da cidade é a abundância de reservatórios artificiais e fontes decoradas com esculturas. O mais famoso está localizado na Plaza de España. E os temas dominantes nas composições escultóricas são a abstração e o movimento de independência.

Monumentos históricos e modernos de Barcelona

Lista dos monumentos e esculturas mais populares da cidade.

Fonte-monumento na Praça de Espanha

Construída no início do século passado. Uma vez que a criação do monumento foi tratada de forma consistente por diferentes mestres, combina três estilos ao mesmo tempo: Art Déco, Barroco e Greco-Romano. A fonte está localizada em uma ilha verde e há um anel rodoviário ao redor. A abundância de elementos, desde uma pequena cerca e canteiros de flores a grupos escultóricos e molduras de estuque, fazem da fonte um dos objetos mais notáveis ​​deste tipo em Barcelona.

Monumento a Cristóvão Colombo

Instalado na véspera da Feira Mundial de 1888. A altura total da atração é de cerca de 60 metros. Um deck de observação foi construído no topo. A ascensão de turistas é feita por um elevador que opera dentro da coluna. A mesma estátua de Colombo tem 7 metros de altura. O grande viajante indica a direção com uma das mãos e segura um mapa com a outra. Além disso, o monumento é cercado por baixos-relevos.

Arco do Triunfo

Uma das principais atrações da cidade. Criado para a Feira Mundial de 1888. Indica a entrada de um parque que antigamente era uma cidadela. Construída em tijolo vermelho, é repleta de detalhes e referências históricas. No topo você pode ver o brasão da Espanha, abaixo - os brasões das províncias. Embora o projeto tenha sido executado por Josep Vilaseca, a autoria das esculturas que adornam o arco pertence a diversos mestres.

Gato raval

Criado por Fernando Botero em 1987 de forma familiar a um escultor e artista. As dimensões do gato são impressionantes: altura - cerca de 2,5 metros, comprimento - 7 metros e peso - cerca de 2 toneladas. O nome do monumento deriva da avenida em que está localizado. Devido aos inúmeros eventos realizados em Barcelona, ​​o gato não conseguiu encontrar um lugar permanente por muito tempo: ele vagou de rua em rua até se estabelecer na Rambla del Raval.

"Peixe dourado"

Está localizado no porto, e após as Olimpíadas de 1992, o monumento se tornou um dos símbolos de Barcelona. Altura - 35 metros, comprimento - 56 metros. O arquiteto Frank Gehry fez seu projeto em aço inoxidável com brilho dourado. O corpo do peixe parece incompleto: não há barbatana caudal e caudal. No entanto, esta é a ideia inicial. De alguns ângulos, o monumento lembra uma nave espacial de um filme de ficção científica.

Cabeça de Barcelona

O monumento é feito no estilo surrealista. Ele apareceu no aterro da cidade em 1992. O motivo foi a realização dos Jogos Olímpicos na cidade, por isso Barcelona foi condecorada em todos os lugares. O autor da composição de quinze metros é o americano Roy Lichtenstein. O escultor não usou o conjunto de materiais mais conhecido - cimento e aço inoxidável. O resultado são elementos separados, dobrados juntos, como peças de um quebra-cabeça.

Monumento a Rius i Taulet

Erguido em 1897 em memória de um dos prefeitos proeminentes de Barcelona. Rius i Taulet fez com que a Exposição Universal de 1888 fosse realizada em Barcelona. Este evento levou à transformação da cidade, o surgimento de inúmeros novos objetos e o consequente afluxo de turistas. O prefeito é retratado com costeletas quase cômicas, mas esta imagem não está longe de sua imagem real.

"República"

A composição escultórica situa-se no território da praça com o mesmo nome. Mais de 50 anos se passaram entre a criação do esboço e a abertura do monumento. No decorrer do trabalho, foram feitas alterações no plano original. Devido à mudança de humor no governo, a escultura ficou algum tempo no armazém. A instalação ocorreu em 1990. A altura da estátua que representa a República é de 4,5 metros. Os principais materiais são bronze e mármore.

"Estrela Ferida"

O objeto de arte está localizado na praia de São Sebastião. Criado por Rebecca Horn, como muitos projetos semelhantes, para as Olimpíadas de 1992. A estrutura consiste em quatro cubos empilhados uns sobre os outros. Embora sejam estáveis, a aparência do monumento não pode ser dita: "A Estrela Ferida" lembra mais a Torre Inclinada de Pisa. A escultora dedicou sua obra ao passado da cidade, que mudou muito nas últimas décadas.

"Camarão Sorridente"

Apesar do nome do monumento, o escultor Javier Mariscal criou uma lagosta norueguesa sorridente, não um camarão. No entanto, a visão popular venceu e se tornou o nome oficial. O mestre trabalhava para um restaurante que queria decorar a fachada dos Jogos Olímpicos. Com o fechamento da instituição, o monumento foi assumido pelas autoridades municipais. Em 2004 foi totalmente reformado.

Monumento a Picasso

O cubo está instalado no centro de um reservatório artificial na avenida com o mesmo nome. A altura de sua costela é de 4 metros. No interior, encontram-se antiguidades usadas da época de Pablo Picasso. Existem também outras referências alegóricas à vida e obra do artista. A água desce pelas paredes do cubo. O autor do projeto é Antoni Tapies. O Citadel Park está localizado nas imediações.

Monumento a Ramon Berenguer III

Ele está localizado no Bairro Gótico perto da Capela de Santa Ágata. O jovem Josep Llimona terminou os trabalhos no projeto em 1888. A sua inauguração foi programada para coincidir com a Exposição Mundial, onde o monumento foi galardoado com uma medalha de ouro. Ramon Berenguer III - foi apelidado de "O Grande" e representava a casa de Barcelona. Durante algum tempo, a escultura equestre ficou guardada, tendo o seu lugar atual apenas na década de 50 do século passado.

"Mulher e Pássaro"

O monumento está localizado no Parque Joan Miró. É ele o autor desta atração. "Woman and Bird" foi criado em 1938. No entanto, a sua inauguração oficial ocorreu apenas em 1982. Anteriormente, Joan Hardi Artigas, que há muito colaborava com Miro, cobriu o monumento com azulejos multicoloridos. A altura da composição é de cerca de 22 metros. Devido à sua aparência e coloração incomuns, significados diferentes são atribuídos à estátua.

Monumento a Raphael Kasanov

Criado por Rossend Nobas em 1888. Rafael Kasanova é o herói nacional da Catalunha. Ele lutou e foi gravemente ferido durante a guerra de libertação. O lutador pela independência acaba de ser retratado neste momento: mesmo sangrando, não larga a bandeira. A escultura acabou se tornando muito popular, cópias dela foram feitas em tamanhos menores de diferentes materiais. Alguns são mantidos em museus.

Monumento a Joan Guell

Um grupo de escultores trabalhou na criação do marco. O projeto foi encomendado por empresários locais, gratos a Joan Güell por proteger os interesses dos industriais catalães. Inaugurado em 1888, destruído em 1936 e restaurado imediatamente após a guerra. A primeira coisa que chama a sua atenção ao olhar para o monumento é um pedestal impressionante. No topo, mais perto da copa das árvores, há uma estátua branca como a neve de Guell.

"Touro pensador"

Um dos monumentos mais interessantes da zona de Eixaplé. Ao criá-lo, Josep Granier contou com o mundialmente famoso "The Thinker" de Rodin. O surgimento da escultura em 1972 foi facilitado pela luta de ativistas para preservar a parte pedonal da rua. Em 2003, eles tentaram roubar o "Bull".Os criminosos foram detidos prontamente, o monumento não foi danificado e foi devolvido ao seu local sem restauração.

"Girafa glamour"

Desta vez, Josep Grannier se inspirou na escultura "Pauline Borghese as Venus". Um monumento foi erguido na Rambla Catalunya em 1972, embora tenha sido criado na década de 40. Não muito longe está outra obra do escultor, feita de forma semelhante - "O Touro o Pensador". Por causa da pose, a girafa tem um nome diferente, incluindo o resto. Há uma pequena placa no pedestal com a impressão.

Monumento a Francesc Maciya

Inaugurado em 1991 em homenagem ao presidente da Catalunha, que foi baleado pelos franquistas. O autor do projeto é Josep Maria Subirax. O monumento parece dois blocos, um empilhado em cima do outro. Eles se assemelham a lances de escada invertidos. De uma maneira abstrata, sua atracação de maneira tão incomum fala abstratamente sobre o destino de um político. Em frente à composição está um pequeno busto de Francesc Masia.

Monumento ao General Prim

Instalado em 1870. Ele pode ser encontrado na entrada do Parque da Cidadela. Tendo vencido o concurso para o melhor projeto, o escultor Luis Puzhenar realizou um monumento equestre e colocou-o sobre um pedestal de granito branco como a neve. Vários eventos significativos estão associados ao nome do general, incluindo a demolição da cidadela da cidade e a aprovação de um plano para um parque estabelecido neste local. Prima foi posteriormente morto durante uma visita a Madrid.

"Casal"

Um dos monumentos mais incomuns e controversos da cidade apareceu em Port Vell em 1998. A composição de bronze retrata um homem e uma mulher apaixonados, sentados lado a lado e olhando o mar. Suas figuras são desproporcionalmente finas e alongadas. Outra característica importante é que os heróis da composição não têm mãos. Alguns ativistas consideram o monumento de luto e sugerem removê-lo das rotas turísticas.

Monumento ao livro

Fabricado em 1994 por encomenda da associação local dos livreiros de segunda mão. Sobre um pedestal de prata em forma de cubo, há uma tigela azul ligeiramente inclinada. E já dentro dele está um grande livro aberto pela metade. O objeto de arte se distingue pela elaboração de detalhes. Apenas em uma inspeção mais próxima fica claro que o livro não é real. À distância, graças à execução natural, parece que as páginas balançam com o vento.

"Carmela"

Decora a área em frente ao Palácio da Música Catalã. O autor do monumento é Jaume Plens. Uma exposição de suas obras foi realizada aqui, e Carmela foi uma delas. O tamanho impressionante da cabeça de uma adolescente era tão apreciado pela população da cidade e pela prefeitura que eles quiseram comprá-la do patrão. Mas ele recusou o dinheiro e doou o monumento à cidade. O monumento foi deixado no local onde foi originalmente exposto.

Monumento a Frederic Soller

Instalado em 1906 na Pla del Teatra. Frederic Soller é o fundador do teatro catalão. O monumento é distinguido por um grande pedestal padronizado. Além disso, Soller está sentado em uma pose relaxada. O escultor Agusti Cuerol usou pedra branca e mármore em sua obra. A escultura e o pedestal contrastam não só na cor, mas também na quantidade de elementos.

Monumento ao Dr. Robert Bartholamue

Localizado na Place de Tétouan. Robert Bartolamyu nasceu no México, mudou-se para Barcelona e tornou-se prefeito. Muitas reformas úteis foram realizadas sob sua liderança. O monumento ao prefeito foi esculpido em um pedaço de rocha. É constituída não só pela figura de Bartolamio, mas também por outras esculturas, bem como por um imponente pedestal e bandeira. Franco queria destruir a composição, mas ela foi escondida e mantida em um cache até 1975.

Monumento ao Mercado Galseran

Criado em homenagem ao vice-almirante da frota catalã, que se manifestou durante a guerra com Génova nos anos 30 do século XIV. No passado, havia um mosteiro no local da praça Duque Medinaceli. Ele foi destruído e a terra foi transferida para um maior desenvolvimento. Entre os novos objetos em 1851, apareceu uma fonte, da qual se ergue uma majestosa coluna. No topo está a estátua do Mercado Galseran.

Monumento a Jacint Verdaguer

Criada no início do século passado. Dedicado a um padre catalão que também escreveu poesia. Na rotunda foi erguido um monumento, rodeado por uma balaustrada. Três figuras são colocadas em pequenos pilares que entram na cerca, e altos-relevos retratando pessoas e animais são estendidos entre eles. E a escultura do próprio Jacint Verdager está colocada em uma coluna de mais de 20 metros de altura.

Monumento a Antoni Gaudi

Inaugurado em 1999. Anthony Gaudí é um famoso modernista catalão. O monumento de bronze é feito de forma realista e retrata o artista em tamanho real. O local foi escolhido para instalação próximo ao Portal Miralles - uma das obras mais famosas de Gaudí. Não foi totalmente preservado, então a escultura é necessária para lembrar os descendentes da obra-prima parcialmente perdida.

Torre de arame

Também é chamado de "Dedicação aos Castellers". O monumento está localizado perto da Praça de São Tiago. Os Castelliers construíram pirâmides vivas e receberam um monumento que lembra a estrutura de arame da torre. As partes são torcidas juntas, o que faz com que a estrutura pareça leve na ausência de fixadores adicionais. O autor do projeto é Anthony Liena. A altura da estrutura é de cerca de 26,5 metros, a área da base de concreto é de 12 m².

"Fósforos"

Eles estão entre os monumentos que surgiram na véspera das Olimpíadas de 1992. O gigante brilhante "Matches" foi criado pelo americano de raízes suecas Claes Oldenburg. Eles se dobram em direções diferentes. A altura da estrutura é de cerca de 20 metros. O escultor usava amarelo para o cabo, vermelho para a cabeça e azul para o fogo. Assim, intencionalmente ou acidentalmente, recolheu as cores da bandeira dos adeptos da independência da Catalunha.

"David e Golias"

O monumento remete à época em que ainda não existia a área da Villa Olímpica. Anteriormente, as camadas mais pobres da população viviam aqui. Cerca de 18 mil pessoas viviam em barracas e favelas. Eles foram demolidos para a chegada de Franco em Barcelona e, em seguida, a Vila Olímpica foi construída. Anthony Liena criou seu projeto como um lembrete da fragilidade de tudo. Da altura, "Davi e Golias" parece uma máscara primitiva usada em suportes frágeis.

Cemitério de seda

Localizado na parede sul da Basílica de Santa Maria del Mar. Esta é uma vala comum, criada no local da execução dos defensores da cidade em 1714. Então a Catalunha perdeu sua independência e se tornou parte da Espanha. Posteriormente, o cemitério foi urbanizado, mas um monumento minimalista foi criado. Uma chama eterna queima no final da estela curva vermelha. Perto - uma inscrição-dedicatória em memória dos acontecimentos do passado.

Monumento a Narcis Monturiol

Inaugurado em 1963 no cruzamento da Avenida Diagonal com a Rua Girona. A obra de Josep Maria Subirax é dedicada ao engenheiro Narcis Monturiol. O monumento parece uma maquete do submarino "Ictineo", "passando" por uma parede de concreto armado. O submarino original foi testado em um porto local em 1859. Durante sua existência, a composição foi restaurada duas vezes com a permissão do escultor.

"Barsino"

O monumento é uma dedicação ao assentamento romano do qual a Barcelona de hoje cresceu mais tarde. A representação visual do projeto de Joan Bross é mais importante do que o conteúdo. Cinco letras da inscrição são feitas de bronze, uma é feita de alumínio. O objeto de arte foi instalado em 1994 na praça Plaza Nova. Apesar do nome, este local é o mais antigo da cidade. No passado, havia um aqueduto que abastecia a área com água.

Marca

Robert Llimos criou a escultura Threshold e doou-a para Atlanta, a cidade que sediou as Olimpíadas depois de Barcelona. A imagem de uma pessoa em uma moldura, decorada com traços multicoloridos, é simbólica. Mostra a diversidade de raças e nações. Devido à popularidade do monumento, decidiu-se instalar um análogo na terra natal do autor. Apenas o nome da obra que ele mudou em homenagem a Marcos - seu filho falecido.

"Uma sala onde sempre chove"

A composição escultórica de Juan Muñoz encontra-se na Piazza Mar em frente à praia de San Sebastián. Foi criado um projeto para as Olimpíadas de 1992.A sala é mais como uma gaiola localizada sob os galhos das árvores. Dentro, há cinco figuras humanóides com esferas em vez da parte inferior do corpo. O nome vem da ideia inicial do autor, que pretendia instalar um sistema de rega contínua. Este plano nunca foi implementado.

Pin
Send
Share
Send