45 atrações principais de Pyatigorsk

Pin
Send
Share
Send

Pyatigorsk é uma cidade turística onde os turistas sempre terão algo para fazer. Um componente importante do resto nele é visitar complexos médicos com água mineral, a maioria dos quais são equipados em edifícios bonitos e antigos - banhos de Pushkin, Ermolovsky, Pirogovsky. Os amantes da natureza vão se interessar por banhos "sem vergonha", nos quais poderá desfrutar da beleza da natureza circundante. Você também pode visitar o lago com lama terapêutica Tambukan.

A vida e a obra do poeta Lermontov estão intimamente ligadas a Pyatigorsk. A visita aos lugares "Lermontov" é uma parte obrigatória do programa de excursões turísticas. Vale a pena visitar a gruta de Lermontov e a casa do poeta, onde está instalado um museu-reserva, para depositar flores no local do duelo fatal e no seu monumento. Muitos lugares icônicos estão localizados na montanha Mashuk - lago Proval, gazebo "Harpa Eolova", teleférico.

Os lugares mais interessantes e bonitos

Lista, fotos com nomes e descrições dos melhores pontos turísticos de Pyatigorsk. Ele o ajudará a planejar rotas para auto-exame dos principais lugares da cidade em 2 a 3 dias.

Lago Proval

Um marco natural da Montanha Mashuk e um dos lugares mais populares da cidade. A profundidade do lago é de 11 metros, a largura é de 15 metros. O reservatório foi formado após o colapso de rochas calcárias em 41 metros. A água nele é incrivelmente turquesa. Um túnel iluminado de 40 metros de comprimento leva à caverna, na frente da qual há um mirante com vista para Pyatigorsk. Existem esculturas de leões na entrada.

Leia sobre todos os principais lugares da região: as principais atrações do Território de Stavropol.

Lugar do duelo de Lermontov

Uma clareira na encosta de Mashuk, onde um duelo ocorreu em 1841, no qual M. Yu Lermontov morreu. Neste local, em 1913, por ocasião do 100º aniversário do nascimento do poeta, foi erguido um obelisco de forma clássica. Em um nicho redondo no centro do obelisco, há um busto do poeta em uniforme de oficial, feito de bronze. O memorial é cercado por uma cerca feita de correntes de metal. Barras de concreto são instaladas nos cantos da cerca.

Monte Mashuk

A montanha, com mais de 900 metros de altura, é um dos marcos emblemáticos da cidade. Oferece uma vista magnífica da cidade, Monte Beshtau. Em um dia claro, você pode ver Elbrus de Mashuk. Existem muitas nascentes de água mineral nas encostas da montanha. O ar puro e a água medicinal atraem os veranistas aos sanatórios de Pyatigorsk, construídos ao lado da montanha. Você pode escalar o topo da montanha de teleférico, a pé ou de carro.

Parque "Jardim de flores"

Um dos locais culturais mais antigos da cidade. O belo parque é o centro da vida turística de Pyatigorsk. Há muitos lugares interessantes nele - Galeria Lermontov, Banhos Ermolovsky, Gruta de Diana, Galeria de bebidas. Becos, arbustos ornamentais são plantados no parque, cerca de 40 tipos de flores crescem em canteiros de flores. Existe uma fonte no centro do parque. Do parque é possível subir até o topo da montanha, onde está instalada a águia, símbolo da cidade.

Teleférico Pyatigorsk

Inaugurado em 1971 e reformado em 2015. Leva ao topo do Monte Mashuk. O tempo de viagem de ida é de 3 minutos. Ao subir, belas vistas se abrem - da própria Pyatigorsk, das encostas de Mashuk e Beshtau. Do ponto de vista de um pássaro, você pode ver bem a Igreja Lazarevskaya e o retrato de Lenin na rocha, criado em 1925. Muitos turistas consideram o teleférico o lugar mais romântico de Pyatigorsk.

Boulevard Gagarin

Ele surgiu durante a construção de um túnel para o Lago Proval em meados do século XIX. O nome oficial surgiu em 1968, antes disso o boulevard era simplesmente chamado de “fracasso”. Agora é uma acolhedora zona pedonal onde se pode passear à sombra das árvores e admirar a arquitectura das casas do início do século XX. Existem bancos nas alamedas verdes e uma fonte instalada. A avenida fica entre os sanatórios e é um dos locais favoritos dos turistas.

Museu-Reserva M. Lermontov

Também conhecida como "casa de Lermontov". O poeta viveu nele os últimos dias de sua vida. A casa permaneceu praticamente a mesma desde então. O museu exibe muitos pertences pessoais de Lermontov. As exposições têm temas diferentes. Eles falam sobre a vida de Lermontov no Cáucaso, sobre suas imagens na música e na pintura. Os guias realizam uma excursão não apenas à reserva do museu, mas também a todos os lugares "Lermontovsky" em Pyatigorsk.

Sinais no topo da montanha Mashuk

Pólos no mirante próximo ao teleférico, no qual há placas com os nomes das cidades e a distância delas de Mashuk. No total, existem cerca de 10 desses pilares no topo da montanha, cada um dos quais com até 20 sinais. Cidades de quase todo o mundo estão localizadas - Kharkov, Los Angeles, Tver, Murmansk, Londres. Qualquer pessoa pode comprar uma placa, escrever sua cidade nela e afixar em uma postagem.

Galeria Lermontov

Um edifício simples, mas elegante, é um dos principais símbolos arquitetônicos de Pyatigorsk. A galeria se destaca por sua construção em vidro e metal de um azul incomum. Pela sua aparência, assemelha-se a um palácio elegante e fabuloso. O pavilhão de 800 metros abriga uma pista de dança e um auditório com capacidade para 600 pessoas. A galeria acolhe concertos e performances, e a sala de exposições acolhe eventos de arte.

Galeria acadêmica

Uma estrutura arquitetônica no jardim do parque, que Lermontov costumava visitar. Construído em 1951 com pedra Mashuk. O projeto da galeria em forma de palazzo italiano foi executado pelo arquiteto Upton, que recebeu em sua homenagem o título de acadêmico. Uma galeria foi construída em torno da primeira nascente mineral descoberta na cidade. Eles tomaram banhos medicinais nele. Agora você pode beber água mineral aqui e apreciar a bela vista.

Gruta de diana

Apareceu em memória da primeira ascensão do Elbrus por uma expedição científica. Originalmente era chamada de Gruta Elbrus. Os irmãos Bernardazzi trabalharam na criação da gruta. Placas memoriais são instaladas na entrada da caverna artificial. A entrada principal da caverna é decorada com colunas maciças. A área em frente à entrada é pavimentada com lajes de pedra. Neste lugar encantador M. Lermontov organizou o último baile de sua vida.

Gruta de Lermontov

Pequena caverna natural na montanha Mashuk. O lugar pitoresco era popular entre a sociedade "água" de Pyatigorsk. Lermontov também costumava visitar a gruta, por isso, após a morte do poeta, os habitantes da cidade começaram a chamar a gruta em sua homenagem, mais tarde o nome "Gruta de Lermontov" foi oficializado. Há uma placa memorial na entrada, a própria gruta é considerada um monumento arquitetônico federal e um patrimônio histórico.

Stavropol Operetta Theatre

A história do teatro começa em 1939. Ambas as performances para adultos e contos de fadas para crianças são encenados no teatro. Os espectadores apreciam as performances por sua atuação brilhante, cenários e figurinos coloridos e excelente coreografia. Um formato interessante foi a realização de apresentações ao ar livre no local da entrada principal do teatro. O edifício do teatro parece elegante e moderno. Molduras e colunas de estuque são usadas no design de interiores.

Marcos arquitetônicos de Pyatigorsk

Os monumentos mais famosos e notáveis ​​da arquitetura e do planejamento urbano.

Arbor "harpa Eolova"

Uma rotunda incomum está localizada no contraforte Mikhailovsky no Monte Mashuk. Deste lugar, vistas pitorescas dos arredores de Pyatigorsk, da própria cidade e da cordilheira do Cáucaso se abrem. O gazebo foi nomeado em homenagem ao deus dos ventos Éolo. Em 2008, um sistema acústico foi instalado nele, reproduzindo a melodia das harpas. À noite, o gazebo é lindamente iluminado. O mirante está incluído na lista de lugares Pyatigorsk "Lermontov".

"Gazebo chinês"

Localizado ao lado da escultura da águia - o símbolo da cidade. Um caminho de caminhada ao longo da Montanha Goryachaya leva a ela.O gazebo recebeu esse nome por causa da silhueta bizarra do telhado, semelhante ao telhado dos templos budistas. O "gazebo chinês" foi construído em 1976 no local do "gazebo de flores" destruído. É um pavilhão de metal a céu aberto. É bom sentar nele desfrutando de maravilhosas vistas da paisagem local.

Banhos ermolovsky

Complexo de tratamento de lama no jardim do parque. Construído em 1821 por iniciativa do General Ermolov. Os banhos terapêuticos foram visitados por Pushkin, Raevsky, Glinka. O projeto de construção foi desenvolvido pelo arquiteto Grozman. Suas paredes são feitas de tijolos amarelos e vermelhos, forradas com alvenaria figurada. O edifício tem a forma de duas cruzes interligadas, no centro de cada uma se eleva uma cúpula. Já o banho de lama é usado para tratar doenças ginecológicas.

Banhos pushkin

Uma das maiores instalações balneológicas do início do século XX. Foi construído no sopé da montanha Goryachaya, no lugar onde Lermontov era uma criança em uma pequena casa de madeira. Foram essas paisagens que despertaram a admiração do poeta, que ele expressou posteriormente em sua obra. Os edifícios de banho parecem solenes e elegantes, são decorados com estuque, ornamentos e pequenas torres. Vários estilos arquitetônicos são usados ​​no projeto.

Necrópole de Pyatigorsk

O cemitério mais antigo do norte do Cáucaso, onde estão enterrados proeminentes residentes honorários da cidade - médicos, artistas, soldados, cientistas. Seus túmulos são decorados com belas lápides e monumentos. Para os turistas, é uma oportunidade de conhecer a história da cidade. Na entrada da necrópole em 1902, a igreja do Bispo Lázaro foi construída em estilo clássico. A necrópole está localizada em uma colina com uma boa vista da cidade.

Galeria Mikhailovskaya

Construído em 1848 perto da nascente de sal de enxofre Mikhailovsky. O elegante edifício é feito em estilo mourisco. A fonte está encerrada em uma bacia redonda, que é uma tigela de mármore preto. Depois que a nascente de água mineral foi trazida, o Museu do Spa foi colocado dentro das paredes da galeria. O prédio foi reconstruído e o interior foi reformado. As salas de exposição exibem obras de artistas contemporâneos.

Banhos pirogov

Complexo médico e marco arquitetônico de Pyatigorsk. Construído em 1913. A fachada é em estilo romano e está decorada com um painel de mosaico que representa os espíritos da água mineral e cenas de banho. O arquiteto do projeto foi S.V. Tilicheev, desde 1914 o edifício foi chamado de banhos Tilicheev. Os banhos receberam de volta seu nome histórico "Pirogovskie" na década de 1960. Um busto do famoso cirurgião foi instalado na entrada.

Irmãos Dacha of the Tit

O prédio de três andares está localizado na parte histórica da cidade. Pela sua aparência, o edifício em estilo Art Nouveau lembra mais um palácio do que uma casa de campo. O edifício original foi construído no início do século XX. Sua fachada é curiosamente executada de todos os lados. O terceiro andar dos chalés de verão é decorado com torres, cúpulas, varandas e um mezanino. Atualmente, o prédio de um sanatório militar está localizado no antigo prédio de chalés de verão.

Fonte "Conto de Fadas"

A grandiosa fonte foi construída em 1902. Era uma estrutura de engenharia hidráulica complexa. Em 1910, a decoração da fonte foi alterada. Agora é uma estrutura original em forma de grutas de pedra, em cujas decorações aparecem as características de pedra de gnomos barbudos. Por mais de 100 anos, a fonte não perdeu sua aparência devido a reformas. Em 2010, a fonte foi complementada com iluminação multicolorida.

Pontos turísticos naturais de Pyatigorsk

Os melhores locais para recreação ao ar livre, jardins e parques, lindos lagos.

Monte Beshtau

Montanha ígnea de cinco cabeças com 1.400 metros de altura. Seus picos e esporas têm nomes originais - Goat Rocks, Fox Nose, Shaggy Kurgan. A montanha é cercada por um anel viário de terra. Você pode chegar aos picos a pé, sem treinamento físico especial. As trilhas para caminhadas têm fontes curativas - quentes e frias. No sopé da montanha existe um Mosteiro da Assunção restaurado do século IX.

"Banhos sem vergonha"

Também chamados de "banhos populares". Eles são tigelas naturais com água de sulfeto de hidrogênio. Cascatas de vários banhos estão localizadas no deserto, sem comodidades confortáveis. Os turistas apreciam esses lugares por causa da oportunidade de usar os dons de cura natural gratuitamente e sem esperar na fila. Nos banhos superiores mais quentes, a temperatura da água é de 70-80 graus.

Parque de Cultura e Lazer com o nome de Kirov

Anteriormente chamado de Jardim do Tesouro, e nele cresciam árvores frutíferas, choupos, acácias, lilases e vários tipos de rosas. Muitas dessas árvores ainda crescem no parque. A área do parque é de 22 hectares. Seu território é paisagístico - becos foram construídos, há cafés, atrações, uma parede de escalada, um minizoológico, um labirinto de espelhos e playgrounds. Você pode passear de barco no lago do parque. Na ilha do lago vivem faisões, coelhos, cisnes, que você pode alimentar.

Lago Tambukan

Lago salgado rodeado por floresta, a 9 km de Pyatigorsk. Sua lama de silte de sulfeto é usada em muitos banhos de lama e sanatórios. No total, há cerca de um milhão e meio de toneladas de lama medicinal útil no fundo do lago. Acredita-se que suas propriedades praticamente não diferem da lama do Mar Morto. A carroça do lago está saturada de vários minerais, vale a pena nadar com cuidado e tendo em conta as contra-indicações médicas.

Lago Novopyatigorskoe e Parque da Vitória

O lago foi formado no Parque da Vitória em meados do século 20 com a ajuda de uma barragem no rio Podkumok. Em 2015, as margens do lago foram ajardinadas, a água foi trocada e o fundo foi limpo. É oficialmente permitido nadar nele. Uma área separada para os amantes da pesca foi alocada. Uma fonte em cascata está localizada nas encostas da barragem. No local à sua frente no parque, eventos solenes são realizados. Uma estela Pobeda de 8 metros está instalada no centro do parque.

Parque dendrológico Perkala

Localizado na encosta da Montanha Mashuk. A área do parque é de 40 hectares. Foi fundada no início do século 19 pelo oficial rebaixado Perkalsky, que plantou mudas de plantas de diferentes partes de Pyatigorye perto de sua casa. Atualmente, é o lar de centenas de espécies de árvores, arbustos e plantas herbáceas. Existem plantas que não crescem na Europa. Entre as árvores únicas - ginkgo biloba, que existe na era mesozóica.

Os melhores museus de Pyatigorsk

Os museus mais interessantes da cidade, que definitivamente merecem uma visita.

Museu de tradição local de Pyatigorsk

Inaugurado em 1903. A coleção foi reabastecida por meio de escavações arqueológicas. Foi assim que fragmentos do esqueleto de um elefante do sul, que viveu há mais de um milhão de anos, apareceram no museu. O número total de exposições no museu é de mais de 130.000. Foram coletadas coleções zoológicas, históricas, mineralógicas e numismáticas únicas. Existem pinturas de Shishkin, Bogolyubov, Savrasov. Exposições separadas são dedicadas à história da região.

Museu de Antiguidades de Pedra

Um dos museus mais exclusivos do Norte do Cáucaso. Suas exibições são estátuas de pedra, estátuas e esculturas, antas, pedras de moinho, pedras de sacrifício feitas nos tempos antigos. Monumentos de criação de pedra foram encontrados no território da região norte do Cáucaso. O museu está localizado ao ar livre na encosta da montanha Goryachaya. Estandes de informações foram instalados com histórias sobre as exposições e a vida dos povos caucasianos.

Museu de insetos

O museu foi fundado em 1995 pelo entomologista Tikhomirov. A coleção do museu contém milhares de insetos de todo o mundo, incluindo os tropicais - borboletas, baratas, aranhas, besouros, escorpiões. Existem outros animais - lagartos, cobras, sapos. Os habitantes únicos do museu são a cobra real, a tarântula, o escorpião imperial. Em uma sala especial, você pode observar todo o ciclo de vida das borboletas. Visitas guiadas são fornecidas pela equipe do museu.

Monumentos e monumentos de Pyatigorsk

Monumentos e memoriais históricos e modernos famosos da cidade.

Complexo Memorial "Fogo da Glória Eterna"

O grandioso complexo memorial está localizado na Praça Lenin.É composto por cinco pares de colunas de basalto, uma tigela de mármore com a Chama Eterna, valas comuns com lápides e baixos-relevos. O baixo-relevo principal é a “Pátria”, os restantes baixos-relevos são dedicados à memória dos mortos durante a ocupação e ao feito dos defensores da região. Todo o complexo é um símbolo da coragem dos soldados e da inacessibilidade das montanhas do Cáucaso.

Escultura "águia"

Ele está localizado na montanha Goryachaya, onde foi encontrada a primeira fonte de água mineral. A escultura foi instalada no início do século 20 para o 100º aniversário de Pyatigorsk. Substituído em 1973. A águia é um símbolo das águas minerais do Cáucaso. A escultura de uma águia retrata as propriedades curativas da água mineral pela qual a região é famosa, e a cobra, que é atormentada pela águia, é um símbolo de doenças que podem ser curadas com água de nascente natural.

Monumento a Lermontov

O monumento foi erguido em 1889. Demorou 18 anos para arrecadar dinheiro para a instalação do monumento. O monumento foi feito pelo escultor Alexander Opekunshin. Muitos especialistas acreditam que o monumento a Lermontov em Pyatigorsk é o melhor de todos os monumentos do poeta no país. Ele é retratado em um casaco e sobretudo de oficial, em seus olhos, olhando ao longe, você pode ver a inspiração. A estátua de bronze foi fundida em São Petersburgo, o pedestal é feito de granito da Crimeia.

Monumento a Kisa Vorobyaninov

Uma escultura de um personagem do romance e do filme "12 cadeiras" está instalada no parque do Flower Garden. Situa-se exatamente no lugar onde o personagem pediu esmola na história. Ao lado de Vorobyaninov está um chapéu de mendigo, no qual os turistas jogam dinheiro. O nariz da escultura é esfregado até brilhar - acredita-se que quem esfrega o nariz do herói terá sucesso financeiro. Empresários locais patrocinaram a instalação do monumento.

Monumento a Ostap Bender

Localizado na entrada do túnel que leva ao Lago Proval. Nesse mesmo lugar, o grande estrategista vendia ingressos inexistentes para visitar um atrativo natural. Bender está encostado em uma das cadeiras, que os personagens do romance "12 cadeiras" procuraram. O Bender escultural não se parece com o protótipo do filme. No entanto, sua aparência corresponde plenamente à descrição do personagem do romance de Ilf e Petrov.

Monumento ao General A.P. Ermolov

A escultura do herói da Guerra Patriótica foi instalada no Parque Nadezhda em 2010. Antes da instalação, a praça do parque foi restaurada. A inauguração do monumento contou com a presença de uma delegação da sociedade cossaca Kuban. Cossacos de todo o país arrecadaram dinheiro para a instalação do monumento. A escultura equestre do general é feita em pleno crescimento. É feito de bronze e instalado em um pedestal de granito de dois metros.

Portão do Amor

Um dos lugares favoritos dos turistas no Monte Mashuk. O Portão do Amor, às vezes chamado de Portão do Sol, está localizado em um mirante panorâmico. O arco do portão é feito de grandes pedras. Recém-casados ​​e casais apaixonados costumam procurá-la para uma sessão de fotos. Acredita-se que, se você fizer um desejo sob o arco, certamente se tornará realidade. E se o noivo carregar a noiva sob o arco três vezes, eles terão uma vida familiar feliz.

Igrejas e mosteiros de Pyatigorsk

Os principais locais de culto e pontos turísticos ortodoxos.

Catedral Spassky

Principal templo da cidade, cuja construção teve início em 1845 e terminou em 1867. A catedral durou até 1936, quando os bolcheviques a explodiram. A restauração do templo começou na década de 1990 e foi consagrada em 2013. A catedral recebeu sua aparência original no estilo russo-bizantino. Tem uma forma rígida de cruz e a fachada das paredes brancas como a neve não tem decorações brilhantes. O interior da catedral é decorado com afrescos e uma iconostase no estilo Fryazh.

Mosteiro da Assunção Segundo-Athos

Localizado perto da montanha Beshtau. O mosteiro foi fundado por monges do Monte Athos em 1904 no local de um templo bizantino dos tempos da antiga Alanya. Após o encerramento do mosteiro em 1927, os edifícios do mosteiro foram gradualmente transformando-se em ruínas. A restauração do mosteiro começou na década de 1990. A aparência moderna do mosteiro é muito diferente da original. O corpo fraterno é feito de forma interessante - tem uma forma cilíndrica.

Igreja de Lázaro, o Quatro Dias

Um templo de trabalho localizado próximo à necrópole. Construído em 1902 no local de uma igreja desmantelada de 1856. O templo foi construído no estilo do classicismo russo antigo em forma de cruz. As paredes de tijolo são decoradas com alvenaria estampada. Eles têm janelas estreitas. Muitas pessoas notam a bela decoração de interiores. O santuário da igreja são as relíquias de São Lázaro, o Quatro Dias. Os serviços divinos na igreja Lazarevskaya eram realizados mesmo sob o domínio soviético.

O que mais ver e para onde ir?

Mais alguns lugares interessantes que você pode visitar se já conhecer todas as atrações principais.

Glade of Songs

Uma sala de concertos construída para celebrações em massa. Localizado em um local pitoresco no Monte Mashuk perto do Portão do Sol e do local do duelo de Lermontov. O relevo da área possibilitou construí-la de forma que o que se passava no palco pudesse ser visto de qualquer ponto. A inclinação natural da montanha serve de auditório. Depois de uma longa desolação, a Polyana dos Cânticos foi reconstruída em 2007.

Mercado Superior

Localizada no centro da cidade. Os centros comerciais surgiram neste local em 1956. Devido ao fato de que principalmente produtos agrícolas eram vendidos aqui, ele foi chamado de Kolkhozny. O mercado está sendo reconstruído. Os edifícios históricos abrigam lojas modernas. Uma grande praça de alimentação com área de 1.500 m² se chama Cozinha do Mundo, onde você pode saborear pratos nacionais de diversos países.

Aquapark "Cidade do Sol"

Localizado na aldeia de Inozemtsevo, a 15 km de Pyatigorsk. Possui 12 atrações aquáticas e 9 piscinas. Para os visitantes mais jovens, existem 2 escorregas separados de 12 metros e 3 piscinas. O efeito da queda pode ser sentido no slide "Canhão". Os escorregas populares são a espiral "Toboggan", "Hydroturbo" com 113 metros de comprimento e a espiral "Anaconda". Deitado nas espreguiçadeiras, você pode admirar as paisagens pitorescas ao redor.

Hipódromo Pyatigorsk

Construído no sopé do Monte Beshtau. As primeiras corridas aconteceram em 1885. Atualmente, é um dos maiores autódromos do país. Cerca de 500 cavalos de diferentes raças são testados nele todos os anos. Em 2008, ocorreu uma reconstrução em grande escala. O autódromo foi modernizado, foram instalados sistemas de irrigação e drenagem, permitindo que as corridas sejam realizadas em qualquer clima. Uma boa visão se abre das arquibancadas do espectador.

Pin
Send
Share
Send