30 maiores cidades do Brasil

Pin
Send
Share
Send

O Brasil é povoado de forma desigual, mas a densidade populacional é alta em praticamente todo o território do estado. Existem várias grandes áreas metropolitanas, e as cidades milionárias são 18. São Paulo não é apenas a mais populosa do Brasil, mas de todo o hemisfério sul. Para desafogar um pouco as regiões metropolitanas, em 1960, foi fundada uma nova capital, Brasília.

Embora houvesse um plano para sua construção e desenvolvimento, a pobreza da população corrigiu: surgiram assentamentos satélites nos subúrbios. Esse fenômeno também é típico de outras grandes cidades. Mesmo as menores cidades da lista já ultrapassaram a marca de 500 mil habitantes. Em termos de turismo, o Brasil "troca" cor, futebol, carnavais e praias. O exemplo mais marcante é o Rio de Janeiro.

As maiores cidades do brasil

Lista das maiores cidades do país em termos de população.

São paulo

A cidade mais populosa do hemisfério sul foi fundada pelos jesuítas. São Paulo tem uma vida noturna agitada: o número de bares e discotecas já ultrapassou 15 mil. A arquitetura é mista: há igrejas antigas e arranha-céus modernos nas proximidades. O acervo do Museu Paulista fala sobre a proclamação da independência do Brasil e o Memorial da América Latina - sobre as tradições e a cultura de todos os países da região.

População - 12 106 920 pessoas (2017).

Rio de Janeiro

A cidade às margens da Baía de Guanabara é um importante centro portuário, financeiro e cultural. O símbolo do Rio de Janeiro, uma estátua gigante do Cristo Tentador, está instalada no topo do Morro do Corcovado. A Praia de Copacabana tem 4 quilômetros de extensão e é uma das mais conhecidas do mundo. O Estádio do Maracanã já recebeu mais de uma vez jogos e eventos icônicos, sendo o maior do Brasil. Os carnavais do Rio são eventos globais.

População - 6 520 266 pessoas (2017).

Salvador

De meados do século 16 a meados do século 18, a cidade serviu como capital do Brasil. El Salvador está dividido em dois níveis. O topo inclui edifícios governamentais, muitos museus e belezas arquitetônicas. Lower é um shopping center. As partes estão conectadas entre si por vários meios de transporte, incluindo o único - elevador Lacerda. Os carnavais são realizados em Salvador e as ações da procissão são muito menos coreografadas do que no Rio.

População - 2 921 087 pessoas (2015).

Brasilia

A capital do Brasil foi fundada em 1960. Foi construído do zero de acordo com um plano especial para transferir escritórios do governo para cá e socorrer outras grandes cidades do país. Porém, Brasília logo enfrentou a "dor de crescer": cidades-satélites se formaram nas periferias, mais populosas do que a própria Brasília. A Catedral, o Centro Islâmico, o prédio do Congresso - há muitas belezas arquitetônicas aqui.

População - 2 789 761 pessoas (2013).

Fortaleza

A tradução do nome é "fortaleza". É uma das cidades mais antigas do Brasil. Passeios turísticos: Farol de Murisipe, Estátua de Irasema, Forte da Assunção de Nossa Senhora, Teatro José de Alencar, Ponte dos Ingleses, Palácio de Luz. Nas praias da cidade há muitas opções de lazer, há parques aquáticos, esportes e playgrounds. O período de festas e carnavais começa em fevereiro, que vai até o início da Quaresma.

População - 2 591 188 pessoas (2015).

Belo Horizonte

A tradução do nome é "belo horizonte". Foi construído de acordo com um plano especialmente desenvolvido. O Palácio da Liberdade e o Museu de Arte da Pampulha são exemplos das construções futuristas do centro da cidade. Objetos arquitetônicos preservados da época da "corrida do ouro" e do início do século XIX. A 60 quilômetros de Belo Horizonte, existe um parque-museu de arte moderna, o Inotim. É simultaneamente uma área de exposições e um jardim botânico.

População - 2 501 576 pessoas (2018).

Curitiba

Uma das cidades mais ecológicas do mundo. O padrão de vida aqui é superior à média nacional. Curitiba tem uma “rua das flores”, a catedral de estilo gótico Nossa Senhora da Luz, um zoológico e a ópera Arami. A torre de TV, com quase 110 metros de altura, oferece uma vista panorâmica. Existem 4 memoriais "espalhados" pelos distritos de acordo com o número de povos que originalmente povoaram essas terras.

População - 1.879.355 pessoas (2015).

Manaus

Localizada no curso médio da Amazônia. É cercado por selva em três lados. O litoral é ladeado por cabanas aborígines, e o centro de Manaus se parece mais com uma moderna cidade europeia. Muitos residentes estão ocupados coletando castanhas-do-pará e minerando borracha. O ecoturismo tem se tornado cada vez mais popular nessa área ao longo dos anos. Os guias estão prontos para organizar caminhadas e passeios de carro nos arredores de qualquer complexidade.

População - 2 182 763 pessoas (2019).

Recife

A "Veneza brasileira" é caracterizada por uma abundância de canais e pontes lançados sobre eles. Alguns dos distritos estão localizados em ilhas, às quais também conduzem pontes. Sua localização litorânea também tornou a cidade um centro de comércio: a exportação de açúcar, algodão, couro e papel é a base do bem-estar financeiro do Recife. O Instituto Ricardo Brennand foi eleito o Melhor Museu do Continente em 2015. Os edifícios do período colonial sobreviveram.

População - 1.625.580 pessoas (2016).

Porto Alegre

A área é montanhosa e as áreas urbanas são imprensadas entre litorais arenosos e picos de montanhas. O Planalto de Santana, com suas florestas e lagos limpos, faz parte da área protegida. O Morro de São Pedro é caracterizado por uma variedade de ecossistemas. E do mirante do Ossu se abre uma vista deslumbrante de Porto Alegre. Muitas belezas estão concentradas em torno da Praça de Matriz, inclusive a catedral.

População - 1 484 941 pessoas (2017).

Belém

Capital do estado do Pará. O principal evento da cidade é a procissão em homenagem à Bem-Aventurada Virgem Maria. Cerca de um milhão de católicos participam desta procissão no segundo domingo de outubro de cada ano. A UNESCO incluiu o feriado na lista do patrimônio imaterial. A poucos quilômetros de Belém, começam os limites do Parque Natural de Utinga. Um resort de praia completo é organizado na ilha vizinha de Moskviro.

População - 1 439 561 pessoas (2015).

Guarulhos

Faz parte da região metropolitana de São Paulo. Fundado no século XVI. As áreas urbanas se estendem ao longo da costa do rio Tietê. De eras passadas, ruínas permanecem nas proximidades, assim como locais religiosos bem preservados dentro da própria cidade. O museu de história local conta a história da região. Existem coleções aqui, tanto dedicadas aos povos indígenas quanto aos migrantes.

População - 1 365 899 pessoas (2018).

Goiania

A cidade é conhecida pelo seguinte fato: é aqui, entre todos os assentamentos do Brasil, o maior número de arbustos e árvores por habitante. Avenidas com árvores frutíferas levam diretamente aos arranha-céus. A área de Campinas é construída com edifícios Art Déco que são patrimônio nacional. Museus populares: Zoroastro Artiaga, antropologia, arte contemporânea. Festivais de rock são realizados em Goiânia.

População - 1.430.697 pessoas (2015).

Campinas

O "Vale do Silício" brasileiro recebeu um impulso de desenvolvimento em meados do século passado. Campinas possui dois shoppings - os maiores do país. O Parque Bosque dos Zhekchibas inclui uma parte da floresta tropical. A catedral foi construída no século XIX. Os interiores são feitos de jacarandá e decorados com talha. Existem dois aeroportos próximos à cidade, incluindo o internacional de Viracopos.

População - 1 164 098 pessoas (2015).

San Luis

A capital do estado do Maranhão está localizada na península. Ele está conectado ao continente por uma grande ponte. Centenas de monumentos do período colonial sobreviveram em San Luis. O complexo arquitetônico do século 17 com a Igreja da Sé e o Palácio dos Leões é especialmente bonito. O acervo do museu Kafua das Mersis conta a história da cidade. Muitos quilômetros de praias arenosas se estendem ao longo de toda a costa.

População - 1.073.893 pessoas (2015).

Maceió

Porto nas margens do Oceano Atlântico. Um dos centros agrícolas do Brasil. A Plage de Jatiuca é o local da competição de surfistas.Devido às ondas grandes e frequentes nas praias locais, é bom treinar. A infraestrutura do resort também é desenvolvida aqui. O Museu do Esporte é principalmente sobre futebol. Arte popular e souvenirs são vendidos em três grandes mercados.

População - 1.012.382 pessoas (2018).

São gonçalo

Parte da região metropolitana do Rio de Janeiro. Assentamentos nesses territórios existem desde a antiguidade, mas em sua forma atual a cidade começou a se formar apenas em 1890. O Jardim Botânico de São Gonçalo também funciona como centro de produção agrícola. Em 1970, foi fundado um museu a céu aberto, associado aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. Antes do grande carnaval anual, as ruas dos hotéis da cidade ficam lotadas.

População - 1.010.212 pessoas (2012).

Natal

Localizada no litoral, as praias locais são consideradas uma das mais confortáveis ​​do Brasil. A parte histórica de Natal preserva vestígios da época colonial, como por exemplo, a Fortaleza dos Reis Magos. Os festivais de mergulho são realizados nas proximidades, em Maracagjau. Para os amantes de atividades ao ar livre, também há oportunidades de surfar, fazer safári em jipes alugados e pescar no mar.

População - 877 662 pessoas (2016).

Duque di Caxias

Refere-se à região metropolitana do Rio de Janeiro. Em muitos aspectos, a cidade, fundada em meados do século passado, desenvolveu-se graças às refinarias de petróleo. Como no resto do país, o futebol é amado em Duque di Caxias. O diferencial da cidade é o rápido avanço de sua equipe, que surgiu apenas em 2005, nas divisões. O concelho orgulha-se do Teatro Municipal de Caxias. Seu auditório é projetado para 440 lugares.

População - 842 686 pessoas (2007).

São Bernardo do Campo

Faz parte da região metropolitana de São Paulo. A cidade surgiu na costa atlântica em 1553. As características climáticas permitem que você relaxe nas praias locais durante todo o ano. Nesse sentido, existe um viés para o desenvolvimento da indústria do turismo. Os próprios brasileiros geralmente preferem este recurso a outros. Os hotéis são diferentes em categorias de preços, mas poucos estão à altura do serviço europeu.

População - 833.240 pessoas (2018).

Nova Iguaçu

Parte da região metropolitana do Rio de Janeiro. Sua localização na Baía de Guanabara ajudou a cidade a se transformar em um grande shopping center. O terreno é misto: as planícies se transformam em territórios montanhosos, há também colinas maiores, onde os alpinistas costumam treinar. Os subúrbios são ocupados por plantações de café. Um parque de skate moderno está aberto, existem vários grandes museus.

População - 797 435 pessoas (2016).

Terezina

A capital do estado do Piauí está localizada entre os rios Poti e Panayba. A cidade é uma das "verdes". É cercada por savanas e florestas. Há muita chuva e trovoadas ao longo do ano, sendo a área considerada uma das mais quentes do país. O Centro de Artesanato possui 30 lojas de produtos artesanais. A Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é o local religioso mais antigo de Terezina.

População - 847 430 pessoas (2016).

Juan Pesoa

A capital do estado da Paraíba está localizada no litoral nordeste do Brasil. A cidade ocupa o segundo lugar do planeta em número de parques. Eles ocupam cerca de 700 hectares. A Basílica do Nariz da Senhora das Neves está incluída na lista dos templos mais antigos do país. O prédio do Centro de Convenções Juan Pesoa lembra uma vela. A 14 quilômetros de Juan Pesoa está o farol do Cabo Branco. É costume assistir ao amanhecer dele.

População - 801 718 pessoas (2016).

Campo grande

Localizada perto da fronteira com o Paraguai. O território da cidade inclui o ecoparque dos Poderes. O Palacio de Cultura exibe obras de artistas locais. Vários restaurantes oferecem culinária brasileira. Alguns deles estão inclusos em passeios turísticos pela parte histórica de Campo Grande. A maioria dos residentes são migrantes. Tem gente do Japão e dos árabes, além de países vizinhos.

População - 755 107 pessoas (2008).

Ozasku

Parte da região metropolitana de São Paulo. A cidade foi fundada em 1962 e ainda depende fortemente do "irmão mais velho". O Parque Chico Mendes é o melhor lugar para o lazer: as plantas silvestres se preservam, mas tem muitas plantações artificiais, tem reservatório, tem trilhas para caminhada. Uma atração incomum está localizada perto da estação ferroviária - uma escada, cujos degraus são semelhantes a teclas de piano.

População - 697 886 pessoas (2017).

São José dos Campos

Foi fundada como uma vila e rapidamente se expandiu ao seu tamanho atual, mudando de status. No dia da cidade - 27 de julho - vêm convidados de toda a região. O feriado inclui desfile, festivais gastronômicos e um programa de concertos. São José dos Campos abriga a sede da Embraer, líder mundial na indústria aeronáutica. No distrito existe uma reserva ecológica Augusto Rushi.

População - 688 597 pessoas (2015).

Santo André

Faz parte da região metropolitana de São Paulo. Fundado em meados do século XVI. O primeiro nome é San Bernardo. As indústrias automotiva e metalúrgica ajudaram a cidade a se desenvolver até o estado atual. Apesar da presença de empreendimentos poluidores do meio ambiente, aproximadamente 60% do território de Santo André está localizado em área protegida. Passeios turísticos: Museu Ferroviário, Teatro da Cidade, Estádio Bruno Jose Daniel.

População - 667 891 pessoas (2007).

Jabuatan dos Guararapis

Localizada na costa atlântica. Jabuatan dos Guararapis fica em um planalto com socalcos e encostas em seus arredores. O Dia da Cidade é comemorado em 3 de agosto. A preparação para o feriado começa com um mês de antecedência, e entre os convidados estão artistas de outras regiões e países vizinhos. As praias são longas e limpas, a infraestrutura é desenvolvida. A vida noturna está em alta durante a temporada. Um grande parque aquático foi construído.

População - 665 387 pessoas (2010).

Sorokaba

Uma das regiões metropolitanas de São Paulo. As indústrias metalúrgica e têxtil geram mais renda para a cidade do que outras atividades. Os parques da cidade são remanescentes de florestas selvagens, mas refinados e complementados com plantas ornamentais. O Zoológico de Sorokaba é um dos maiores da América do Sul. Existem fazendas e clubes de cavalos nos arredores, e existem vários resorts.

População - 644 919 pessoas (2015).

Contazen

A cidade foi fundada nessas terras para extrair metais preciosos. As atividades humanas levaram à poluição séria dos corpos d'água próximos. Em Contajen, os edifícios do período colonial sobreviveram, especialmente muitas casas e vilas que pertenceram a colonos portugueses no passado. A cidade sedia uma feira de arte nos finais de semana.

População - 648 766 pessoas (2015).

Pin
Send
Share
Send