20 principais parques nacionais famosos da Tanzânia

Pin
Send
Share
Send

A vida selvagem da Tanzânia é o melhor destino de safári do continente africano. A diversidade de espécies em certas partes do país pode ser diferente, mas é invariavelmente rica. No passado recente, algumas dessas áreas eram reservas de caça. O governo cuidou da preservação das populações, a UNESCO aderiu e surgiram novos parques nacionais.

As chuvas na Tanzânia dão lugar à seca, que força os animais a migrar. Esse fenômeno é melhor observado no Serengeti - o parque mais popular do país. Outro lugar icônico é o Kilimanjaro. Você pode escalar a montanha mais alta da África mesmo sem um treinamento especial de montanhista. Cada parque tem suas peculiaridades, portanto, na hora de escolher um destino, você precisa confiar no seu gosto e não se esquecer dos períodos de chuva, para não estragar suas férias.

Os melhores parques nacionais da Tanzânia

As áreas protegidas mais populares, interessantes e bonitas do país. Lista, foto com títulos e descrição!

Serengeti

Parque nacional mais famoso da Tanzânia. Foi fundada em 1951 e cobre uma área de mais de 14,7 mil km². Faz fronteira com a reserva queniana de Masai Mara. A estação das chuvas dura toda a primavera. Este parque é frequentemente escolhido para safáris por turistas europeus. Em primeiro lugar, eles vêm ver os orgulhos dos leões. A principal característica é a grande migração de animais, que começa durante o período seco do outono.

Ngorongoro

Localizado perto da fronteira com o Quênia. Faz parte do Serengeti e é uma cratera com um diâmetro de 19 km, rodeada por rochas. A área de 6.500 km² abriga um grande número de espécies animais, incluindo o raro serval e o rinoceronte bicorno africano. Por esta razão, Ngorongoro recebeu o status de reserva internacional da biosfera. Além disso, muitas espécies de pássaros da Europa passam o inverno em seu território.

Kilimanjaro

Fundado em 1973, é desde 1987 um Patrimônio Mundial da UNESCO. A área está aumentando constantemente e agora é de 1668 km². A estação das chuvas vai de abril a junho e de novembro a dezembro. Quedas de neve também ocorrem. O parque abriga o ponto mais alto da África - o Monte Kilimanjaro. Para os amantes da conquista dos picos, foram preparadas 6 vias de escalada. A pesca no Lago Chala também está disponível para os turistas.

Arusha

Está espalhada por 137 km² e mantém o seu estado atual desde 1960. A cidade de mesmo nome fica a apenas 40 km de distância. Arusha é um paraíso para os observadores de pássaros: 400 espécies de pássaros são encontradas no parque. Alguns deles são habitantes permanentes, outros param durante o período de migração. As florestas locais são caracterizadas por um contraste - a proximidade de cedros e árvores tropicais. Escalar o vulcão adormecido Meru atrai escaladores.

Gombe Stream

O menor parque nacional do país: sua área é de 52 km². Localizado no oeste da Tanzânia. Perto está a fronteira com o Congo. A área tornou-se famosa em grande parte pela pesquisadora primata Jane Goodall. Seu projeto foi lançado na década de 60 do século passado, vários anos antes da criação oficial do parque. Além dos macacos, o Riacho Gombe é famoso por uma variedade de pássaros. Representantes de cerca de 200 espécies de pássaros são encontrados aqui.

Katavi

Ele está localizado longe de destinos turísticos populares, portanto, são poucas as visitas. Fundado em 1974. Parte do território da área total de 4.471 km² é ocupada por florestas intocadas. O destaque do safári local é a observação de hipopótamos e girafas. Existem trilhas para caminhadas guiadas. Campos herbáceos e mais de 220 espécies de árvores formam a base da flora Katavi. Lagos sazonais são formados durante chuvas fortes.

Kitulo

Ocupa 412,9 km² no planalto de mesmo nome. O parque nacional foi organizado em 2002. O objetivo principal é proteger 45 espécies de orquídeas e outras plantas. 30 endemias locais - flores. A abetarda africana Kaffir é encontrada apenas em Kitulo. Botânicos de todo o mundo vêm aqui para pesquisar. O parque é um lugar raro na Tanzânia onde os passeios de bicicleta são confortáveis. A cidade vizinha é Matamba. É uma hora de carro até lá.

Montanhas Mahali

Em orientação, é comparável ao Riacho Gombe, mas mais em tamanho e diversidade de espécies. Ela existe desde 1985 em uma área de 1.613 km². Tem a maior população de chimpanzés do país e também há muitos outros primatas. O parque ainda não foi totalmente explorado, estando em curso os trabalhos de classificação do seu território. Já se sabe que pelo menos 500 endemias crescem nas montanhas Mahali.

Lago Manyara

Desde 1965, uma área de 320 km² é considerada reserva nacional, e desde 1981, a pedido da UNESCO, reserva da biosfera. Localizado no Vale do Rift, o Lago Manyara ocupa aproximadamente 70% da área total do parque. A costa é habitada por 400 espécies de pássaros. Leões podem ser vistos nas acácias durante o safári. A vegetação abaixo é densa e os gatos selvagens devem escalar mais alto para ver suas presas.

Mikumi

Ano de fundação - 1964. Área - 3.230 km². A proximidade com Dar es Salaam fez de Mikumi um “parque de fim de semana” - as pessoas vêm aqui no fim de semana. Faz fronteira com outro parque nacional e a Reserva de Caça Selous. A diversidade de espécies é especialmente marcante para os turistas que viajam ao longo do rio Mkata. A área é decorada com raras acácias. Manadas de antílopes atraem leões para emboscar árvores.

Mnazi Bay Ruvuma

Localizada no sudeste do país perto da fronteira com Moçambique. Área - 650 km². Apenas 30% é terrestre, o resto é parque marinho. Florestas de manguezais, algas, recifes de coral - é nisso que Mnazi Bay Ruvuma é rica. Os turistas vêm para observar a migração de baleias e golfinhos, que não têm medo das pessoas. Existem cerca de 20 assentamentos dentro do parque, o que também permite que você mergulhe no sabor local.

Ruaha

O segundo maior parque do país. A área é de 20.220 km². A melhor época para visitar o Ruahu é no verão ou na primeira metade do outono. Durante o safári, todas as atenções estão voltadas para os cães hiena, que são muitos, felinos e antílopes raros. Também há muitos elefantes: há cerca de 8 mil indivíduos. O parque está localizado longe das grandes cidades, por isso não é muito procurado pelos turistas.

Ilha Rubondo

Localizado no Lago Vitória, na ilha de mesmo nome e em várias ilhas próximas desde 1977. A área do parque é de 457 km². O território está protegido do impacto humano direto, mas o próprio reservatório está se tornando cada vez mais poluído. Primatas, girafas foram trazidos para as ilhas, hipopótamos e elefantes também são encontrados. A pesca é uma parte importante do turismo. Os visitantes do parque gostariam de pescar 100 kg de perca do Nilo.

Saadani

Abrange uma área de 1100 km² e a maior parte é na costa do Oceano Índico. Não existem outros parques nacionais na costa da Tanzânia. Fundado em 2005, substituiu a reserva de caça. Zanzibar fica a apenas 40 km de distância. A alta umidade contribuiu para o surgimento de florestas de mangue perenes. Combinado com outros fatores, isso faz com que Saadani se destaque de outros parques: as espécies vegetais e animais diferem acentuadamente.

Ilha da Máfia

Localizado na costa sul do continente. A área é plana e predominantemente arenosa. Em 1995, uma reserva marinha foi estabelecida aqui em uma área de 822 km². Inclui: parte sul da Máfia, águas costeiras e pequenas ilhas. O principal objetivo da criação de uma zona especial é proteger os recifes. Existem 400 espécies de peixes aqui. A área é adequada para mergulho, mas há restrições devido ao aparecimento ocasional de tubarões.

Jozani Chwaka Bay

Parque Nacional da Ilha localizado em Zanzibar. Área - 50 km². Sua principal espécie animal é o colobo vermelho. Existem cerca de mil desses primatas, e a população é monitorada de perto. A observação de golfinhos e a pesca em alto mar são os principais atrativos turísticos do parque. Eles estão tentando criar uma zona de ecoturismo de alta classe. Muitas organizações patrocinaram programas de desenvolvimento local.

Tarangire

Um dos parques mais visitados cobre uma área de 2850 km². Fundada em 1970 na parte norte do país. Está sempre lotado na alta temporada. A observação de pássaros reprodutores ocorre o ano todo, e os elefantes se concentram em Tarangire durante a estação seca. O único rio seca quase completamente por vários meses durante este período, e o pântano é coberto por uma crosta rachada.

Montanhas Udzungwa

Localizado no centro da Tanzânia. Área - 1990 km². As alturas do parque variam de 250 a 2576 metros. Recurso - estações chuvosas instáveis. Apenas o período do início do verão a meados do outono é seco. Foram construídas trilhas para caminhadas para turistas. Eles variam em níveis de dificuldade. Em alguns, devido ao terreno montanhoso, as pessoas fisicamente fracas não têm nada para fazer. A cachoeira Sanje é um ímã para os visitantes do parque.

Mkomazi

Em 2008, o estatuto de reserva de caça nesta área foi alterado para parque nacional. A área é de 3245 km². Faz fronteira com o parque queniano Tsavo West. O nome Mkomazi é traduzido da língua de uma das tribos como "uma colher de água". 70% do território são prados. Onde o solo é rochoso, os baobás crescem. Foi reservada uma zona especial para os rinocerontes negros: você pode olhar de longe, não pode ir além da linha, pois a espécie está em risco de extinção.

Selous

Em termos de tamanho, não conhece igual na Tanzânia. A área é de 47,5 mil km², ou seja, cerca de 5% do território do país. O nome foi dado em homenagem a um lutador pela preservação da natureza. Os turistas podem ser acomodados dentro do parque. Os turistas são trazidos durante todo o ano em voos charter ou de carro, mas apenas nos períodos de seca. Vários tipos de safáris estão disponíveis, incluindo trilhas para caminhadas. Existe uma reserva de caça na parte sul de Selous.

Pin
Send
Share
Send