Já viemos quatro vezes à Turquia. O que você precisa saber, como se comportar e onde é melhor ir para se apaixonar por este país maravilhoso!
Onde ir pela primeira vez na Turquia
Os resorts da Turquia são muito semelhantes em clima, por isso será quente e confortável em todos os lugares. Eles diferem em status e preços, tamanho, infraestrutura e silêncio. Por exemplo, Cirali é sonolenta e pequena, Kemer é silenciosa mas desenvolvida e Antalya é grande e bastante barulhenta. Belek e Bodrum são considerados resorts de prestígio, Alanya é o mais barato.
Vivemos em Kemer - existe um equilíbrio ideal entre tranquilidade, desenvolvimento de resort e bela natureza. Em geral, se você quer se apaixonar pela Turquia, eu o aconselho a ir a Istambul pela primeira vez - em termos de cor é muito melhor do que os resorts!
O que você precisa saber sobre hotéis
Se você gosta de silêncio, escolha pequenos hotéis para moradores locais ou alugue uma casa / apartamento. Esse tipo de alojamento geralmente está localizado um pouco fora do centro. Morávamos em Kemer, em um pequeno hotel chamado Orange Garden - era silencioso e confortável.
Se precisa de conhecidos e companhia, música, animação e entretenimento para uma criança, comida variada - opte por complexos turísticos com "tudo incluído". À noite, a música troveja lá, as luzes brilham, as empresas se reúnem.
É estranho fazer limpeza em hotéis turcos - ninguém virá procurá-lo todos os dias, como na Ásia ou na Europa. Você precisa perguntar sobre isso na recepção.
Reserve um hotel na Turquia com antecedência - nem o melhor pode ficar na alta temporada. E também, estando já no país, sem VPN, não poderá reservar um hotel no Booking - está bloqueado por algum motivo.
Não se deixe enganar por uma bela foto e descrição - antes de fazer a reserva, leia atentamente as avaliações dos turistas para que não haja surpresas depois.
Compre passeios online em Travelate e Level.Travel e reserve hotéis em Hotellook e Booking. Nós mesmos usamos esses sites para planejar nossas férias.
Segurança
Quem viaja para a Turquia pela primeira vez pode relaxar - o país é muito seguro. A polícia está de guarda em todos os lugares. Os locais são amigáveis com os turistas russos e nunca vimos qualquer agressão.
Porém, siga as medidas de segurança padrão: cuidado com os bolsos e bolsas no meio da multidão, não deixe objetos de valor na praia, não saia à noite com roupas provocantes, verifique o troco.
Em Istambul, existem algumas áreas desfavorecidas onde os turistas não são aconselhados a visitar, mesmo durante o dia - Tarlabaşı e Kasımpaşa. Parece que não há bairros perigosos nos resorts.
Saúde
As regras são triviais: use protetor solar, não tome sol no meio do dia, certifique-se de usar chapéu e óculos escuros. Aprenda a se bronzear de maneira adequada.
Beba bastante água e lave bem as frutas e bagas.
Reúna o kit de primeiros socorros do turista antes de viajar. Se você estiver dirigindo por conta própria, faça um seguro online.
Regras de comportamento
É simples - comporte-se. Mesmo que você tome uma bebida e estas sejam suas únicas férias do ano.
Seja educado e sorria! Relaxe e não fique triste.
É importante - vista-se decentemente, não vá de maiô pela cidade, em um café, em uma loja. Homens com o torso nu também não são permitidos.
A principal coisa a saber se você está na Turquia pela primeira vez é como se comportar em uma mesquita. Embora a maioria dos turcos não seja muito religiosa, você ainda não pode ofender os crentes. Durante a oração, os turistas não têm permissão para entrar na mesquita. No prédio, fale em um sussurro. Os homens precisam estar de calças e as mulheres com a cabeça coberta, ombros e joelhos cobertos. Tire os sapatos, coloque-os em uma bolsa e leve-os com você.
Ainda não é necessário fotografar mulheres em chador de perto, mas essa é uma regra geral nos países orientais.
O que você precisa saber sobre comida na Turquia
A comida na Turquia está longe de ser sofisticada - principalmente carne em várias variações, muito pão, acompanhamentos e vegetais. Comida pesada mas saborosa. Infelizmente, isso rapidamente se torna enfadonho e promete um aumento significativo de quilos nas laterais. Nas cantinas turcas - lokantasi - a comida é mais variada e leve.
Pela primeira vez na Turquia, experimentei, provavelmente, quase todos os pratos locais - então gostei da culinária. Mas isso foi em Istambul - em Kemer, por exemplo, eles cozinham não tão saborosos.
Aconselho você a experimentar de tudo na Turquia, se você não tem medo de melhorar! Eu amo especialmente sorvete de dondurma e doces orientais.
Certa vez, perto de Cirala, encontramos um restaurante na estrada com vista panorâmica. E ali serviram um desjejum de pastor por apenas 20 liras (220 rublos) - que festa para o ventre! Fomos obrigados a sentar a mesa inteira com todos os tipos de pratos - e tudo é fresco e natural: azeitonas, manteiga, queijo de cabra, mel, vegetais, tahine, bolos acabados de fazer, etc. Se você encontrar algo assim, certifique-se de tente.
Se você for uma menina, não peça muito de uma vez - geralmente eles trazem um bolo achatado, vegetais, ervas para o prato. Às vezes, no calor, eu não tinha vontade de comer, e uma pequena sopa com pão achatado me bastava.
Dinheiro e barganha
Venha para a Turquia com dólares - a taxa é normal, há muitos cambistas. Levamos pouco dinheiro, simplesmente retiramos o cartão Tinkoff Black em qualquer caixa eletrônico sem comissão.
Todo mundo escreve que você tem que barganhar com os turcos e que pode baixar o preço em até 30%. Bem, eu não sei, agora não é nada disso. Alguns categoricamente não estão barganhando - eles encontraram isso no Grande Bazar em Istambul. Ou eles se confundem um pouco.
Língua e comunicação com os habitantes locais
Nos resorts, muitas pessoas sabem inglês, o que é extremamente conveniente. Os turcos que trabalham com turistas também sabem muito bem o russo. Por exemplo, o homem de quem alugamos a bicicleta era fluente em russo. Até o vendedor de suco de laranja na rua sabia algumas frases porque sua esposa é russa!
Ainda assim, não aconselhamos você a confiar nisso e aprender pelo menos algumas frases em turco - os habitantes locais ficarão satisfeitos.
Antes da viagem, faço download de aplicativos móveis úteis para o meu telefone: um dicionário russo-turco, um livro de frases e um tradutor do google (não se esqueça de baixar o idioma turco para o tradutor trabalhar offline).
Na comunicação, os turcos são agradáveis e corteses, gostam de brincar. Barkers em cafés e lojas são um pouco chatos, mas se você não olhar o cardápio e as vitrines, pode evitar isso. Eu apenas sorrio e caminho.
E os turcos também são amorosos, todas as meninas sabem disso. Se um turco indesejado o pregou, mostre qualquer anel em seu dedo sem mais delongas - ele recua imediatamente. Funciona perfeitamente, não apenas com os turcos. :)