Cobras venenosas, grandes aranhas, escorpiões terríveis, tigres predadores e crocodilos vivem na selva tailandesa e em zoológicos. É possível encontrar animais perigosos nos resorts da Tailândia? Diremos quem não deve ter medo e quem pode arruinar suas férias.
Monitore lagartos
Existem muitos lagartos na Tailândia. Eles vivem em jardins, parques, lagos, margens de rios, nos canais da cidade - khlongah e bueiros.
Lagartos assustadores têm tamanhos diferentes - desde pequenas criaturas de 30 a 40 cm até gigantes de dois metros. Fiquei horrorizado quando, pela primeira vez, vi um lagarto a poucos passos de mim. A fera atravessou a rua de forma imponente, sem prestar atenção nas motocicletas, carros e cachorros parados à distância.
Os lagartos não são perigosos para os humanos. Mais precisamente, eles são condicionalmente perigosos. Existem áreas com pouco veneno em seus corpos, mas os monstros tailandeses têm medo dos humanos e sempre tentam escapar primeiro. O lagarto monitor pode assumir uma postura assustadora para assustá-lo, mas nunca atacará.
Monitore lagartos se alimentam de carniça e pescam. Eles são generosamente alimentados por mariposas tailandesas, que dão limpezas aos animais e comida não vendida. Em Bangkok, vimos como a dona de um restaurante de rua jogou restos de peixe no canal, e o monitor atraído ficou feliz em devorar a oferta.
Se você quiser tirar fotos de lagartos-monitores e observá-los, venha ao Parque Lumpini de Bangkok. Esses animais podem ser encontrados em outros parques da cidade, mas Lumpini é um verdadeiro reino do lagarto!
Cobras
Mais de 50 espécies de cobras perigosas são encontradas na Tailândia. É assustador ir para um país assim? Achamos que não! Nos resorts, o encontro com cobras é desprezível, pois não se trata de selva.
Por vários anos morando na Tailândia, vimos apenas algumas cobras esmagadas por carros na beira da estrada. Uma vez em cima do muro dos vizinhos, notamos uma ágil cobra verde de 30 cm de comprimento. A anfitriã veio e nos garantiu que era uma cobra não venenosa.
Um dia, chegamos a um grupo de tailandeses que viu uma mulher espancar seu gato em uma jibóia. O taika bateu na cobra com confiança com um pedaço de pau e nem pediu ajuda. O gato foi salvo!
Como os moradores locais lidam com as cobras quando as avistam sob o capô de um carro ou no banheiro? Eles chamam os serviços de emergência. Chegam coletores experientes. Alguns movimentos hábeis e a cobra está em um grande saco. Os budistas nunca a matam, mas a levam para a floresta mais próxima e a libertam.
Crocodilos
Na Tailândia, grandes répteis podem ser encontrados apenas em fazendas e zoológicos especiais. Muito poucos crocodilos vivem na natureza, nos parques nacionais do país, mas estão à beira da extinção.
Às vezes, durante uma enchente, 1-2 crocodilos conseguem escapar das fazendas. Esses incidentes são tão raros que eles escrevem imediatamente sobre eles na mídia tailandesa. O monstro dentuço é pego pelo mundo e volta, não porque seja perigoso para as pessoas, mas por pena do próprio animal. É difícil para um crocodilo sobreviver no mundo moderno!
A mesma história com tigres. Todos os grandes felinos da Tailândia vivem há muito tempo apenas em cativeiro. Procurando por crocodilos, tigres e outros grandes predadores? Planeje uma excursão à fazenda ou ao zoológico!
Lagartixas, tukkas e calotas
Por um hábito inato, as pessoas têm medo de lagartos, mas pequenos lagartos não são animais perigosos na Tailândia. Além de não prejudicá-lo, também tornarão suas férias mais agradáveis. Lagartixas pequenas - chinchoki - morar em qualquer casa tailandesa e salvar seus habitantes de mosquitos, moscas e baratas.
Lagartixas maiores - tukke - também residentes típicos de residências tailandesas. Eles receberam esse nome por causa dos pontos brilhantes e do choro característico, porque em tailandês tukke significa "espantalho". Os residentes locais têm uma placa. Se o tukke gritar quando você sair de casa, não haverá sorte. Se você já ouviu os sons do lagarto em casa, tudo vai dar certo!
Sanguessugas podem ser vistos em cercas, parques e jardins. Eles adoram se bronzear ao sol. Apesar do nome assustador, os turistas não têm medo de calots. Lagartos de cauda longa se alimentam exclusivamente de moscas.
Macaco
Na Tailândia, os macacos vivem em cativeiro e na natureza. Os veranistas são especialmente levados a lugares onde podem alimentar os macacos. O encontro com macacos-caranguejo dá a alguns turistas muitas emoções agradáveis, enquanto outros ficam muito chateados. A questão é que os macacos não são animais domesticados. Eles se comportam de acordo com seus instintos.
Macacos são animais relativamente perigosos na Tailândia. Não provoque macacos a se comportarem de forma agressiva! Os machos grandes estão acostumados a implorar impudentemente por comida. Se provocados, os macacos machos podem morder a mão. Os macacos jovens são curiosos e ativos. Eles estão sempre prontos para roubar seus óculos de sol, boné, câmera ou celular.
Acompanhe seus pertences! Alimente os macacos para que não se formem bandos à sua volta. Quando houver mais de 3-4 macacos, dê um passo para o lado. Vamos abrir um segredo - os macacos tailandeses gostam muito de amendoim. Por causa dessa iguaria, eles estão até prontos para seguir as regras da decência!
Mosquitos
Não há mosquitos transmissores da malária na Tailândia, mas alguns infectam pessoas com dengue. Uma doença desagradável pode arruinar seriamente suas férias e até mesmo levar a complicações graves. A estatística é triste - 50% dos casos morrem da forma hemorrágica da dengue.
Há mais mosquitos na Tailândia durante a estação das chuvas. Faça o check-in em um hotel com mosquiteiros nas janelas. Use fumigadores e repelentes. Sprays e bobinas estão disponíveis em 11 lojas. Uma ampla variedade de produtos para controle de insetos está disponível nos supermercados BigC e Tesco.
Aranhas
Um dos mais venenosos do planeta é o eremita do Mediterrâneo - uma aranha que enxerga perfeitamente no escuro. Em geral, eles vivem principalmente no leste dos Estados Unidos, mas na Tailândia, uma colônia dessas aranhas perigosas também foi encontrada - na caverna Sai Yok em Kanchanaburi. Portanto, é improvável que você os encontre no resort!
Há também uma aranha perigosa Viúva Negra, mas não a conhecemos. É preto com marcações vermelhas no abdômen, geralmente em forma de ampulheta. Portanto, sua mordida pode matar uma pessoa se você não consultar um médico a tempo, que apresentará um antídoto.
Nos balneários e nas casas de Thais, existem pequenas aranhas e grandes aranhas-caranguejo - Heteropoda venatoria. Ambos são inofensivos. Vimos uma aranha - não tenha medo. Ele caça não por você, mas por mosquitos e moscas!
Escorpiões
Os escorpiões tailandeses não são tão venenosos como na África. Suas mordidas são dolorosas, mas só podem causar uma reação alérgica grave. A regra é simples: nunca toque em um escorpião!
Se você quiser irritar seus nervos, vá ao Tiger Zoo em Srirach. Uma mulher está ali, coberta por escorpiões da cabeça aos pés. Atração espetacular para turistas impressionáveis!
Medusa
Curiosamente, os animais mais perigosos da Tailândia vivem na água. As medusas nadam no mar e picam tudo que vem em seu caminho. É difícil distinguir visualmente entre águas-vivas perigosas e inofensivas, portanto, você precisa ter cuidado.
Se a água é iluminada pelo sol e não há uma nuvem no céu, não há medusas perto da costa. A água-viva não suporta a luz solar intensa. Nesse momento, eles se mantêm em profundidade ou longe da costa.
Qualquer invasão de água-viva em águas rasas ocorre após uma grande tempestade quando a água está turva. Além disso, criaturas gelatinosas adoram tempo nublado e chuvoso.
E se for picado por uma água-viva? Saia da água e peça ajuda aos tailandeses. Quem trabalha na praia sabe o que fazer.
Infelizmente, na Tailândia existem águas-vivas perigosas, cujo toque pode matar uma pessoa. Estas são águas-vivas de caixa. Eles são encontrados nas águas perto de Phuket. Nos balneários do Golfo da Tailândia, esse infortúnio é muito raro.
Peixe-Leão
Os animais perigosos da Tailândia incluem o peixe-leão-zebra, que vive em recifes de coral perto de ilhas tropicais. Este peixe tem uma coloração listrada e nadadeiras longas e pontiagudas.Se você tocá-lo acidentalmente, pode receber uma injeção dolorosa. O veneno não é fatal, mas um braço ou perna feridos doerá por muito tempo.
Se você ferir o rosto com espinhos de peixe-leão, pode ocorrer paralisia dos músculos respiratórios. Tenha cuidado ao mergulhar e mergulhar!
Tubarão
Há uma opinião de que não há tubarões no Golfo da Tailândia e que os predadores são encontrados apenas no Mar de Andaman. Na verdade, existem tubarões na Tailândia, mas não são grandes e não são tão numerosos como no Mar Vermelho. No Golfo da Tailândia, tubarões cinza, leopardo, recife, preto e tigre são vistos ocasionalmente.
Houve algum ataque a pessoas na Tailândia? No passado e neste século - não. O que aconteceu antes não é conhecido exatamente. Quem vai mergulhar deve perguntar a mergulhadores profissionais sobre as regras de conduta ao encontrar um tubarão.
Scolopendra
Eles estão na Tailândia, mas nunca os encontramos. Centopéias nojentas, cuja picada é venenosa, mas não fatal. O principal é não tocá-los.