Cáucaso do Norte: segredos de uma viagem de sucesso

Pin
Send
Share
Send

Viajar pelo Cáucaso do Norte é a melhor coisa que pode acontecer com você. Se sua mente está livre de mitos e estereótipos, vá em frente! E nós o ajudaremos a fazer tudo de maneira bonita, clara e segura. Leia nosso guia.


#NashKavkaz

Assim que tirei minha licença e comprei meu primeiro carro em 2016, fiz uma viagem ao Cáucaso do Norte. Minha história é simples: eu vim, vi, me apaixonei. Me apaixonei pelo autotravel, me apaixonei pelo Cáucaso. E agora todos os anos (ou nem uma vez) eu reúno uma equipe de amigos e saio em expedições aos lugares mais bonitos da Rússia.

No outono de 2018, preparei outra viagem às montanhas sob o slogan #NashKavkaz... Fomos quebrar estereótipos e abrir este canto do nosso país ao público em geral. Em um mês, percorremos todas as repúblicas do Cáucaso do Norte, visitamos os lugares mais bonitos e provamos que nossas regiões ao sul são um lugar seguro e imensamente interessante para viajar.

Você quer ser convencido? Leia nossas dicas de viagem para o Cáucaso!

Nossa equipe de viagens:

Por que ir para o norte do Cáucaso

  • Admire paisagens de uma beleza fantástica.
  • Veja as montanhas mais altas e majestosas da Rússia - nem os Urais nem Altai estavam por perto.
  • Aproveite as belas estradas de montanha.
  • Respire ar puro, viva e caminhe na natureza.
  • Desvende um milhão de mitos e certifique-se de que as pessoas mais gentis, cultas e agradáveis ​​da Rússia vivam no Cáucaso.
  • É bom salvar! Aqui você não está na Geórgia, nem nos Alpes, nem na Nova Zelândia - as mesmas belezas são dadas quase de graça.

Viajando no Cáucaso de carro

Para viajar pelo Cáucaso, você precisa de um carro. A opção ideal é dirigir seu próprio carro. Só assim poderá ver todas as belezas, chegar aos locais mais remotos e secretos, ter mobilidade e liberdade para traçar quaisquer percursos. Sem carro, você não verá nem a metade.

É melhor dirigir um veículo todo-o-terreno - há muitos lugares nas montanhas onde apenas um carro com tração nas quatro rodas em marcha baixa pode ir. Não tem seu próprio veículo todo-o-terreno? Não importa - faça uma viagem em um carro normal e, no local, se desejar, faça excursões em jipes a locais de difícil acesso nas montanhas. Não vai ser tão interessante, mas é melhor do que nada.

Estradas no Cáucaso principalmente bom, em todas as estradas principais há asfalto perfeito. Existem muitas estradas de terra danificadas e ruins no Daguestão entre pequenas aldeias nas montanhas, mas sempre há uma estrada alternativa boa.

Gasolina... O problema com a gasolina de baixa qualidade está apenas no Daguestão - não existem postos de gasolina reais de marcas conhecidas, mas apenas uma infinidade de Likoil, Lukkoil, Rusneft e outros "mutantes" que os imitam. Infelizmente, há um perigo real de derramar combustível queimado no tanque do carro, o que desligará instantaneamente o motor. Como evitar problemas e encontrar gasolina de boa qualidade, contei em um relatório separado sobre o Daguestão.

DPS... Existem muitos policiais e outros oficiais de segurança no Cáucaso. Prepare-se para que em quase todos os postos (e há muitos deles aqui) você seja verificado e questionado sobre a rota. De resto: se você não quebrar, não vai parar.

Nossa experiência... Fizemos ambas as viagens ao Cáucaso do Norte no UAZ "Patriot" - nele viajo por toda a Rússia. Este é o carro ideal para viajar nas montanhas: super habilidade cross-country e grande capacidade. Havia apenas um lugar onde eu não poderia dirigir este carro por causa dos fios pendurados baixos.

Quando ir

As montanhas são lindas e boas em qualquer época do ano, mas ainda assim o melhor período para viajar no Cáucaso é meados da primavera ou outono.

Durante o outono dourado Passei as duas expedições: as árvores estão queimando com cores douradas e carmesim, o sol é quente, seja saudável e há poucos turistas até nos lugares mais pop como Elbrus ou Dombay. Em geral, a viagem em setembro-outubro tem algumas vantagens.

Na primavera a natureza será completamente diferente. Se você quiser ver o Cáucaso verde, venha em maio.

No verão vai ter muitos turistas e vai fazer muito calor, mas você pode passar a noite com segurança em uma barraca.

Inverno faz calor nas montanhas, mas neste momento todas as estradas para lugares de difícil acesso estarão cobertas de neve, o trekking é impossível e existe o perigo de avalanches.

Segurança

As repúblicas do Norte do Cáucaso são, em minha opinião, as regiões mais seguras da Rússia. Inesperado, certo? Mas minha experiência, as opiniões dos residentes locais e as avaliações que encontrei na Internet provam esse fato.

Boas notícias:

  • O índice de criminalidade no Cáucaso é baixo, você pode deixar seu carro nas montanhas com segurança e fazer caminhadas. Verificado várias vezes, os residentes locais afirmam com segurança o mesmo.
  • As pessoas nas montanhas são simpáticas, atenciosas e hospitaleiras. Especialmente no Daguestão: para cada alpinista, a assistência mútua foi aumentada para o nível 80. Ter um problema? Qualquer transeunte fará de tudo para resolvê-lo.
  • Na Chechênia, na Inguchétia e no Daguestão, há muitos funcionários de segurança e postos rodoviários. Essas pessoas não ficam de calça, mas realmente mantêm a segurança, então você se sente muito tranquilo nessas repúblicas. Se você tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para perguntar aos militares ou à polícia - eles ajudarão com conselhos.

Mas também há más notícias... Infelizmente, as coisas não vão muito bem com a segurança no Cáucaso.

  • O problema principal - Wahhabis... Extremistas se escondem na floresta e representam uma ameaça, principalmente para os habitantes locais. Claro, a probabilidade de um encontro é baixa, por isso é estúpido recusar uma viagem ao Cáucaso por causa dos wahabitas.
  • Tolos nas estradas... Existem pessoas imprudentes no Cáucaso, mas os rumores sobre elas são muito exagerados. Aqui, embora violem, não o fazem para se exibir, mas para sua própria conveniência. Eles geralmente os violam com cuidado e não criam nenhum perigo na estrada. Aproximadamente. Acredite em mim, em comparação com o povo de Kuban e da Crimeia, os caucasianos são os motoristas ideais.
  • Animais selvagens... Existem muitos ursos e lobos no Cáucaso e você pode encontrá-los facilmente. Os moradores locais em suas vidas se encontraram com ursos mais de uma vez, a besta às vezes até entra nas aldeias, mas se comporta bem e não rema. Não encontramos predadores, mas encontramos a trilha de urso mais fresca nas montanhas (rapidamente desaparecemos dali, o que podemos esconder).

Mas o resultado final ainda é positivo! Afirmo com ousadia: sinto-me mais calmo e seguro no Cáucaso do que em Perm, São Petersburgo ou Moscou.

O que ver no Cáucaso

Vimos dezenas de pontos turísticos do Norte do Cáucaso - haverá uma grande lista de relatórios com fotos, coordenadas e mapas.

Os lugares mais bonitos do Cáucaso:

  • Trato Dzhily-Su (KBR),
  • Dombay com seus elevadores e quatro desfiladeiros pitorescos ao redor: Alibek, Amanauz, Gonachkhir e Dombay-Ulgen (KCR),
  • Monte Toguzkolbashi (KChR),
  • Sela Sofia (KCHR),
  • Templos Zelenchuk (KCR),
  • Platô de Bermamyt (KCR),
  • Planalto Lago-Naki (Adygea),
  • City of the Dead Dargavs (Ossétia do Norte),
  • Complexos de torres Egikkhal, Targim e Vovnushki (Ingushetia),
  • Estradas de montanha a leste do Lago Kezenoy-Am (Daguestão),
  • Desfiladeiro de Karadakh (Daguestão),
  • Cachoeira subterrânea de Saltinsky (Daguestão),
  • Aldeias de alta montanha do Daguestão,
  • A aldeia abandonada de Gamsutl (Daguestão),
  • Derbent é a cidade mais antiga da Rússia (Daguestão).

Como você pode ver, os líderes indiscutíveis na beleza das paisagens são o Daguestão e a Carachai-Cherkessia.

Se você é um fã da criatividade de Lermontov e um grande fã do "Herói do Nosso Tempo", ficará curioso para ver o mapa das rotas de Pechorin e Lermontov no Cáucaso.

Onde morar

Rodamos a barraca em ambas as expedições vazias - apenas algumas vezes tivemos que passar a noite no carro, todas as outras noites que passamos em hotéis. Não há problemas com habitação no Norte do Cáucaso. Quase não. Nos turistas populares e banais do KCR, KBR e Adygea, há alojamento mais do que suficiente: qualquer opção por qualquer dinheiro, tudo está no Booking. Na Ossétia, Chechênia e Daguestão, a habitação já é mais difícil, e na Inguchétia - apenas um cano. Mas você pode sair, darei conselhos sobre cada república:

KCR, KBR e Adygea: todas as acomodações são reservadas no momento da reserva.Uma grande seleção de centros turísticos, pousadas, hotéis, apartamentos.

Ossétia do Norte: a maneira mais fácil é ficar nos arredores de Vladikavkaz e fazer viagens diárias às montanhas.

Inguchétia: existem apenas 5-7 opções de habitação para toda a república e nem uma única decente. Nós vimos a república inteira em um dia, e passamos a noite em um albergue em Nazran (lugar não tão assim). Descanse na Inguchétia →

Chechênia: Recomendo ficar em um motel na rodovia, e não em Grozny - é mais barato e você não precisa perder tempo se locomovendo pela cidade. Você pode dirigir para as montanhas a partir do motel. No Lago Kezenoy-Am, a acomodação é cara: a partir de 2.500 rublos por um quarto duplo.

Daguestão: em Derbent, Makhachkala e outras cidades nas margens do Mar Cáspio, a escolha de moradias é muito grande, nas montanhas é extremamente escassa. Para explorar o montanhoso Daguestão, é conveniente ficar em Gunib e dirigir pelos arredores. Não encontrou um lugar para morar ou não teve tempo de retornar à civilização à noite? Sem problemas! Qualquer família nas aldeias de montanha terá o prazer de abrigá-lo e alimentá-lo. No Daguestão, o nível de hospitalidade é simplesmente fora da escala.

Eu realmente não recomendo alugar apartamentos diretamente de proprietários privados (por exemplo, através da Avito). Você perderá um bug ou eles vão quebrar seu cérebro com todo tipo de bobagem - nem tente! Lembre-se: Reservas, motéis ou compromissos - só desta forma e não de qualquer atividade amadora.

Roupas e equipamentos

Você ainda não foi às montanhas ou viajou de carro? Não tem problema, vou te ensinar como fazer sua mala em meia hora. Aqui darei apenas as dicas mais importantes, para listas detalhadas, consulte os links:

  • O que levar em uma viagem
  • Equipamento para autotrip
  • Como coletar um kit de primeiros socorros para a viagem

Lembre-se da regra principal nas montanhas: nunca há lã demais! O "Decathlon" irá ajudá-lo: leve calças e camisolas de lã de diferentes densidades, blusões, chapéu e boné, mais meias térmicas, calções e t-shirts.

Em vez de botas de trekking pesadas, desconfortáveis ​​e que não respiram, é melhor usar tênis de trilha - são os melhores calçados que a humanidade já inventou. Bastões de trekking serão úteis para suas caminhadas.

Sua própria chaleira ou caldeira, um conjunto de canecas, chá, café, mingaus em saquinhos e todos os tipos de biscoitos - este conjunto simples irá iluminar sua viagem, aquecer, revigorar e saturar você todas as manhãs e noites.

Comida

Antes de viajar para o Cáucaso do Norte, de acordo com a velha tradição, compramos metade do supermercado: enlatados, patês, biscoitos, cereais, frutas secas, nozes, barras e outros insumos. Durante qualquer viagem, meu baú parece um armário de comida em um bunker no caso de uma guerra nuclear. Se em Altai os produtos alimentícios estavam pulando rapidamente em nossa panela de acampamento - apenas temos tempo de reabastecer, então, no Cáucaso, comíamos principalmente em um café.

Eu recomendo que você cozinhe o mínimo e vá a um café com mais frequência - tenho cinco motivos para isso:

  1. a comida está deliciosa,
  2. alimentado barato
  3. economizar tempo,
  4. a dieta será variada,
  5. um café não é um problema de encontrar.

Em média, você pode comer por pessoa por 200-300 rublos, em Dombai e Terskol é mais caro, esses lugares são estragados pelos turistas. Em Vladikavkaz, você pode comer um delicioso churrasco por 600 rublos por kg - simplesmente fantástico. No Daguestão, em qualquer aldeia, qualquer anfitriã o alimentará com o coração de graça.

Mas pegue um pequeno conjunto de produtos:

  • alimentos enlatados, cereais e abastecimento de água em caso de emergência;
  • nozes, muesli, chocolate, frutos secos para uma caminhada ou viagem;
  • mingau em sacos para um rápido café da manhã no hotel.

Você quer saber o que e como comem chechenos, daguestaneses, ossétios e outros povos do Cáucaso? Leia o excelente material da Arzamas sobre este tópico.

Quanto dinheiro voce precisa para uma viagem

Alguns! Comparada com as despesas que uma viagem à Europa ou mesmo aos resorts do Território Krasnodar exige, uma viagem ao Cáucaso do Norte é barata.

Éramos três nessa expedição. Passamos exatamente um mês no Cáucaso, mais a estrada de Perm (quase 3.000 km) demorou 3-4 dias só de ida.

Custos por pessoa por mês:

  • Acomodação - 17.300 rublos.
  • Refeições em um café - 9.800 rublos.
  • Produtos - 6.500 rublos.
  • Comunicação móvel - 300 rublos.
  • Remédios ausentes no kit de primeiros socorros - 1000 rublos.
  • Pontos turísticos e elevadores - 2700 rublos.

Despesas do carro (valor total):

  • Gasolina no Cáucaso - 15.000 rublos.
  • Gasolina para a viagem de ida e volta - 25.000 rublos.
  • Reparação e manutenção de automóveis durante a viagem - 1100 rublos.

Claro que havia mais custos de preparação de viagem: manutenção do carro, compra de roupas e equipamentos - mas todas essas despesas estão relacionadas não só com essa viagem, então não a contamos, mas a levamos em conta no planejamento do orçamento.

Eu recomendo comprar roupas e equipamentos baratos na Decathlon. Para todas as roupas, sacos de dormir, barracas, bolas, cadeiras, toldos, sapatos e assim por diante, você precisa gastar duzentos mil por dois, mas tudo isso vai servir em muitas viagens.

A coisa mais cara dessa viagem é a gasolina. Mas se seu carro não consome 13-20 litros por centena e você não precisa viajar 6.000 quilômetros até o Cáucaso ida e volta, então sua viagem será muito mais barata.

Programa cultural

Existe uma categoria de veranistas que vêm ao Cáucaso (e a qualquer outro lugar) apenas por três coisas: bebida, churrasco e casa de banho. Basicamente, essas pessoas vão para Dombay, um pouco menos para Arkhyz e Elbrus, em outros lugares quase nunca são encontradas. Espero que seus interesses, assim como os nossos, sejam mais amplos do que esta lista. Em caso afirmativo, anote livros, filmes e artigos úteis que o ajudarão a conhecer melhor a cultura dos povos do Cáucaso do Norte.

O que ler:

  1. “Herói do nosso tempo”. M. Yu Lermontov.
  2. "Prisioneiro do Cáucaso". L. N. Tolstoy.
  3. "Hadji Murad". Tolstoi.
  4. "Cáucaso". A. Dumas (notas de viagem).
  5. "Cartas do Daguestão". Bestuzhev-Marlinsky.

Veja também a lista de livros nesta nota LJ e nos comentários a ela.

Para obter uma lista de livros sobre a Guerra do Cáucaso, consulte Arzamas.

Eu recomendo um excelente recurso sobre o Cáucaso do Norte: etokavkaz.ru.

O que ouvir:

Arzamas preparou um excelente material sobre a música tradicional dos povos caucasianos.

O que ver:

  • "Prisioneiro do Cáucaso" 1996, Sergei Bodrov (sênior).
  • "Ashik-Kerib" 1988, Sergei Parajanov (baseado no poema de Lermontov e no conto de fadas do Azerbaijão).

Dos documentários, posso recomendar a fita de Anton Lange "Ridge. Kakaz from sea to sea". Não direi que o filme ficou excelente, mas você não encontrará nada melhor sobre o Cáucaso no YouTube.

Leia nosso blog - mostre outro Turquia

Eu quero saber mais sobre o Cáucaso!

Pin
Send
Share
Send