Descubra se vale a pena visitar o Palácio e Parque Vorontsov na Crimeia. Eu te digo quanto custam as passagens, as excursões e como chegar ao palácio.
O palácio e o parque de Vorontsov certa vez causaram uma forte impressão em mim. Eu esperava ver um prédio enfadonho com um parque monótono, mas em vez disso acabei em um palácio único com resquícios do antigo luxo, um parque exuberante bem cuidado e vistas impressionantes do mar.
Breve história e descrição
O palácio foi construído como residência de verão do conde Mikhail Vorontsov na então desconhecida vila de Alupka. O próprio conde escolheu este lugar e, por meio dos esforços do arquiteto inglês Blore, o palácio fundiu-se organicamente com a paisagem circundante. Na arquitetura, Blore combinou com tanto sucesso os estilos inglês, gótico e neo-mourisco que você se maravilha!
Antes da revolução, o palácio pertencia aos Vorontsovs e, então, é claro, foi nacionalizado. Mais tarde, foi transformado em museu, então - a dacha estadual do NKVD e, novamente, em museu. Em 1945, durante a conferência de Yalta, uma delegação inglesa foi instalada no palácio.
Fui ao palácio com uma excursão - infelizmente, era impossível sozinho. Claro, não me lembrei de nada das palavras do guia, mas os interiores do palácio ficaram bem impressos na minha memória - muito acolhedores e caseiros, nada pomposos. A estufa da câmara, a moldura de estuque na sala Blue, acabamentos de madeira, lareiras, móveis antigos, pinturas e estátuas - tudo é muito bonito.
As fachadas norte e sul do palácio são especialmente impressionantes. São opostos completos: o norte é inglês, sombrio e austero, e o sul é um portal colorido neo-mourisco com uma longa escadaria para o mar, fontes, flores e leões de mármore.
O parque inglês é muito vasto e bonito, é bom passear por lá e se esconder do calor sob as árvores. É tão natural: contém lagos, cachoeiras, pilhas de pedras ("Caos"). Normalmente, a caminhada leva cerca de 2 a 3 horas.
Como chegar lá
O Palácio Vorontsov está localizado em Alupka no endereço: Palace Highway, 18. Chegamos lá de carro e estacionamos na beira da estrada. É preciso dizer que mesmo no início da temporada não foi fácil: as ruas estreitas e inclinadas estavam cheias de carros locais. Bem, na alta temporada, estacionamos longe e caminhamos até o palácio.
Se você não tem um carro particular, venha ao Palácio Vorontsov de ônibus - é fácil chegar lá. Por exemplo, os microônibus # 132 e # 102 partem de Yalta (o último é "Palácio Vorontsov"). Também da estação rodoviária de Yalta há ônibus №107 e №115. De ambas as paradas finais, você precisa caminhar mais 10-15 minutos.
Saiba mais sobre os pontos turísticos de Yalta.
Ingressos e excursões
O preço de um ingresso para o Palácio Vorontsov depende do que você deseja ver. Você pode pegar um ingresso apenas para uma exposição separada ou para algum prédio, mas é mais lucrativo pegar um único ingresso. By the way, existem três tipos deles - de 600 a 1050 rublos. Escolha aquele que mais lhe convier no site oficial.
Quando visitei o palácio, o ingresso só poderia ser comprado com uma visita guiada. Em geral estava tudo bem, mas não davam muito tempo para fiscalização. Você também pode fazer uma excursão ao Palácio Vorontsov nos sites do Tripster e do Sputnik8 - há guias comprovados com críticas turísticas.
Você pode caminhar no parque de graça, mas só pode ir ao terraço sul, aos leões de mármore, por dinheiro.
Horário de funcionamento do palácio e parque
Na alta temporada, de 1º de julho a 15 de setembro, o palácio funciona sete dias por semana, das 8h00 às 20h00, e a bilheteria funciona até as 19h15.
No período de entressafra - das 9h às 18h, os ingressos param de vender 45 minutos antes do fechamento.
Dica: venha na baixa temporada, quando há poucas pessoas. Por exemplo, em maio, meus amigos e eu caminhamos no parque quase sozinhos. E quando eu vim em agosto, a casa estava cheia.