O resort mais popular na Crimeia é um grande número de atrações, a melhor infraestrutura e uma natureza incrivelmente bela. Dê uma olhada nas ameias de Ai-Petri, palácios antigos e o mar transparente e você vai amar Yalta para o resto da vida!
- Tripster - excursões incomuns do autor em Yalta.
Yalta é freqüentemente chamada de Sochi da Crimeia, mas isso é apenas parcialmente verdade. Os primeiros veranistas apareceram em Yalta na segunda metade do século 19, enquanto Sochi recebeu o status de resort apenas em 1925.
Muitos monumentos antigos foram preservados em Yalta e seus arredores - palácios reais, mansões elegantes, templos, castelos e banhos. Mas isso não é tudo. O resort em si tem muitas coisas interessantes: agradáveis passeios à beira-mar, uma vista deslumbrante da costa das cabines do teleférico, parques aconchegantes onde o cheiro de pinheiros e flores. Contaremos porque é impossível não se apaixonar pela bela Yalta!
Leia sobre o resto em Yalta.
O dique
A atração gratuita de Yalta é um passeio maravilhoso ao longo da costa do Mar Negro. Esta é a rua mais antiga da cidade. Nekrasov, Chekhov, Bunin e Gorky escreveram sobre o belo dique em Yalta, muitos artistas o pintaram.
O passeio, com mais de um quilômetro de extensão, contém os melhores restaurantes e discotecas. A rua é decorada com palmeiras em leque, monumentos e lanternas estampadas. É agradável passear aqui, sonhar, admirar o mar e alimentar as gaivotas.
Cachoeira Uchan-Su
Quer ver a "água voando"? É assim que se traduz o nome de uma das cachoeiras mais famosas da Crimeia. O belo Uchan-Su está escondido a uma altitude de quase 400 m acima do nível do mar. A água jorra de uma saliência de 98 metros e, atingindo as rochas calcárias, se espalha em uma miríade de respingos cintilantes. Parece que não cai, mas voa mesmo!
Saiba mais sobre a cachoeira Uchan-Su.
"Clareira dos contos de fadas" em Yalta
O incrível mundo dos heróis dos contos de fadas perto de Yalta foi projetado para crianças, mas os adultos no Museu Glade of Fairy Tales nunca ficam entediados! Figuras divertidas estão nas clareiras dos contos de fadas russos e ucranianos, no campo dos contos de fadas de Pushkin e no campo dos contos de fadas europeus e americanos. Você verá a casa de Baba Yaga, um assentamento eslavo e o reino dos espelhos tortos.
Saiba mais sobre a Clareira dos Contos de Fadas.
Jardim Botânico Nikitsky
O Jardim Botânico Nikitsky é o maior, mais bonito e mais antigo parque da península. Tulipas, íris, crisântemos, orquídeas, clematis e outras flores cobrem uma área de quase 1000 hectares. Se você é profundamente apaixonado por flores e plantas, ou simplesmente não é indiferente à beleza, não deixe de conferir este magnífico parque não muito longe de Yalta!
Saiba mais sobre o Jardim Nikitsky.
Palácio Yusupov
Uma das joias do litoral sul é o luxuoso palácio do ex-governador de Moscou, Félix Yusupov. Você definitivamente deve visitar este marco de Yalta: o belo edifício foi construído no estilo neo-românico com elementos do Renascimento italiano, e a decoração interior é feita no estilo Art Nouveau. A entrada é decorada com leões de terracota.
Saiba mais sobre o Palácio Yusupov.
Ninho de andorinha
Um castelo com ameias com o nome romântico de Swallow's Nest fica bem acima do mar na alta rocha Aurora. O monumento arquitetônico em miniatura se encaixa perfeitamente na paisagem do Cabo Ai-Todor e atrai turistas. Parece que a construção no topo de um penhasco de 40 metros tem muitas centenas de anos, mas não apareceu até 1912. Saiba mais sobre o Swallow's Nest.
Mas para os editores do nosso site, este castelo parecia superestimado e eles o classificaram como um dos lugares mais enfadonhos da Crimeia.
Palácio Livadia
O belo palácio branco é conhecido como a residência da família real e o local da conferência de Yalta durante a Segunda Guerra Mundial. Foi construído nas melhores tradições do Renascimento italiano com elementos do estilo Tudor.
Segundo muitos, o local mais atraente do palácio é o elegante pátio italiano com um jardim de rosas. E ao redor do palácio existe um grande parque pitoresco, onde é tão agradável passear! Descubra mais sobre o palácio.
Saiba mais sobre o Palácio Livadia.
Palácio massandra
O romântico castelo do imperador russo Alexandre III lembra os elegantes edifícios da Renascença francesa. O monumento arquitetônico cativa com galerias abertas e varandas pitorescas.
No parque do palácio existem muitas árvores antigas, canteiros de flores bem tratados, plantas medicinais e rosas são plantadas. Caminhe ao longo dos caminhos sombreados do parque e admire as esculturas e fontes! Descubra mais sobre o palácio.
Saiba mais sobre o Palácio Massandra.
Palácio Vorontsov
O palácio do conde Mikhail Vorontsov fundiu-se organicamente com a paisagem circundante. O arquiteto combinou com tanto sucesso os estilos inglês, gótico e neo-mourisco que você se espanta!
Os interiores do palácio são muito aconchegantes e caseiros, nada pomposos, e o parque tranquilo no estilo inglês está além de elogios. Descubra mais sobre o palácio.
Saiba mais sobre o Palácio Vorontsov.
Ai-Petri
Ai-Petri é uma atração muito famosa e popular em Yalta. A altura da montanha é de 1234 metros acima do nível do mar. Suas encostas e ameias podem ser admiradas se você estiver relaxando nos resorts de Big Yalta. Mas de cima, pelo contrário, admirará a costa. No entanto, a vista da falésia não é tudo o que está acima.
Saiba mais sobre Ai-Petri.
Palácio do Emir de Bukhara
O magnífico palácio mouro foi construído para a recriação do Emir Seyid Abdul Ahad Khan e sua família no início do século passado. Agora, os prédios antigos pertencem ao sanatório de Yalta. Os turistas não têm permissão para entrar no palácio, mas todos podem ver as fachadas padronizadas e passear pelo parque luxuoso!
Palácio do conde Mordvinov
O esplêndido complexo do palácio na Crimeia é o legado de Nikolai Semenovich Mordvinov e dos descendentes do conde. A atração única de Yalta é muito popular entre os amantes da arquitetura mediterrânea. Dê uma olhada dentro! As colunas delgadas, lareiras altas, mármore caro, varandas aconchegantes e molduras de estuque são literalmente de tirar o fôlego!
Palácio Dulber
Outro milagre da costa sul da Crimeia está localizado em Koreiz - o subúrbio mais próximo de Yalta. Um maravilhoso palácio de estilo oriental foi construído no final do século 19 para Peter Romanov. Traduzido do tártaro, seu nome significa "adorável". Paredes brancas e cúpulas prateadas rodeadas por palmeiras ... É fácil imaginar que você está no Egito!
Hoje, os edifícios são propriedade do sanatório. Não são realizados passeios ao redor de Dulber, mas por 200 rublos os turistas podem entrar no território para passear no parque e admirar as fachadas do incrível palácio.
Catedral de Santo Alexandre Nevsky
O principal marco de culto de Yalta é a Catedral Ortodoxa no coração histórico da cidade. Uma das igrejas mais luxuosas da Crimeia foi construída no estilo pseudo-russo em memória do czar falecido - Alexandre II. Zakomaras expressivos e capítulos dourados em tambores finos parecem muito impressionantes contra o fundo da alta yayla Ai-Petrinskaya.
Igreja da Bem-Aventurada Virgem Maria
A Igreja Católica Romana em Yalta em 1906 foi construída pelo famoso arquiteto da Crimeia Nikolai Petrovich Krasnov. O edifício parece muito modesto e solene. Segundo a tradição católica, os interiores da igreja também são contidos, mas a música aqui tocada é verdadeiramente bela. Venha ao templo para um concerto de órgão e você ficará convencido de que Yalta pode ser amada não apenas por suas belas vistas, mas também por seus sons maravilhosos!
Casa-Museu de Chekhov
O que ver em Yalta para os amantes da literatura russa? Vá para a casa onde Anton Pavlovich Chekhov viveu e trabalhou! O White Dacha está rodeado por um jardim verdejante. Tudo no edifício está saturado com a atmosfera das peças e histórias de Chekhov.
Suba as escadas de madeira que rangem, dê uma olhada no escritório austero do escritor e um terraço bem iluminado com uma cadeira de balanço! Os ingressos para o museu custam 300 rublos, para crianças menores de 16 anos - a entrada é gratuita.
Parque à beira-mar com o nome de Yuri Gagarin
Um dos parques mais bonitos da costa da Crimeia continua o dique de Yalta a oeste da cidade. A área verde de lazer se estende por 2 km - lá é onde caminhar e respirar ar puro!
O Parque de Yalta foi criado logo após o fim da Grande Guerra Patriótica. Mais de 65 anos se passaram desde aquela época, mas muitas árvores do primeiro plantio sobreviveram entre os plantios. Numa área de 20 hectares predominam os indígenas do sul - eucaliptos, palmeiras, oliveiras, ciprestes, tuias e plátanos. Em frente ao monumento a A.P. Chekhov, há uma sala de bombas com água mineral gratuita.
Zoo "Fairy Tale"
Se você estiver em Yalta com uma criança, vá ao zoológico. Há mais de 20 anos, pais com filhos vêm aqui e todos são felizes.
Além de recintos e gaiolas com animais e pássaros, o zoológico conta com playground, atrações, hotel, hotéis e exotarium. Em frente ao "Conto de Fadas" existe um aquário e um delfinário. Divertimentos e prazeres - o dia todo!
Vinícola "Massandra"
A vinificação da Crimeia não é menos famosa do que as maravilhosas praias, antigos palácios e monumentos naturais da península. Se gosta de degustar excelentes vinhos, dirija-se a uma das adegas mais antigas da região. Este ponto de referência de Yalta está localizado nas proximidades do resort, na vila de Massandra.
Os turistas são guiados pelas caves e mostram garrafas de vinho fabricadas no final do século XVIII. Aprecie o sabor dos melhores vinhos da Crimeia! Há uma loja na fábrica. Os preços são iguais aos de outros lugares, mas a seleção de vinhos da Crimeia é excelente!
Descubra o que levar para um turista da Crimeia.
Teleférico pequeno
Um dos três elevadores em operação em Big Yalta foi construído em 1967 e continua operando até hoje. A estação inferior do teleférico está localizada no centro da cidade, e a superior fica na baixa colina Darsan. As cabines coloridas são pequenas e acomodam apenas duas pessoas.
Em 12 minutos, o passageiro passa de 600 me sobe 120 m, basta admirar o pitoresco panorama do litoral e tirar uma foto de lembrança!
Farol
A probabilidade de naufrágio perto da costa sul da Crimeia é baixa, mas o porto de Yalta tem sua própria torre de sinalização. O farol de pedra branca está localizado perto da Estação da Marinha, no centro do resort.
A torre de 17 m de altura está em um píer na baía desde 1892. Surpreendentemente, o farol de Yalta continua a operar até hoje. Para ver seus flashes brilhantes, faça uma viagem de iate à noite!
Café "Orange"
Todo mundo tira fotos da galera grega no dique de Yalta! O espetacular navio sobre palafitas foi construído na década de 1990 como uma lembrança dos fundadores da cidade litorânea. Em seguida, o navio foi restaurado e um café aconchegante foi feito no interior. Dois bares, uma área aberta com vista para a parte litorânea da cidade e um menu de fusão aguardam os visitantes.
Gazebos-guarda-chuvas
Um dos símbolos mais conhecidos do dique de Yalta fica próximo ao hotel Oreanda. Em 1959, os pavilhões da Exposição Americana, realizada no Parque Sokolniki em Moscou, eram feitos de estruturas plásticas em forma de guarda-chuvas. Após sua conclusão, os módulos foram desmontados e levados para a Crimeia. Os guarda-chuvas modernos são cópias exatas dos americanos. Os antigos gazebos dilapidados foram desmontados em 2003.
Monumento "Lady with a Dog"
Para ver a heroína da famosa história de Chekhov, vá ao dique de Yalta. Um belo monumento de bronze fica em frente ao hotel cinco estrelas Sofia. Uma senhora elegantemente vestida apóia-se em um guarda-chuva e olha para o lado com independência, e um cachorrinho não tira os olhos atentos da dona de casa. O autor da história, A. Chekhov, está um pouco mais afastado.
Galeria "Art-South"
O marco artístico de Yalta funciona como museu e loja. A galeria da cidade foi criada em 2003 para popularizar a criatividade dos artistas da Crimeia. Autores jovens e eminentes exibem aqui belas paisagens da Crimeia, retratos de residentes locais e pinturas de gênero. Várias vezes por ano, a galeria acolhe interessantes exposições de autores. Olhe para os lugares familiares da Crimeia através dos olhos de artistas da Crimeia!
Pontos turísticos não triviais de Yalta
Igreja de São João Crisóstomo... O templo de Yalta na colina Polikurovsky foi destruído várias vezes, mas foi reconstruído. Agora, a Igreja Zlatoust parece exatamente igual à do conde Vorontsov.
Igreja Armênia... O templo ascético foi construído às custas de Poghos Ter-Gukosyan em homenagem a sua filha, que morreu no início de 1909-1917.
Villa "Sofia"... Um elegante edifício antigo a 300 metros da praia ocupa um dos hotéis mais confortáveis de Yalta. Tudo é lindo aqui - tanto a fachada quanto os interiores!
Dacha "Omur"... A famosa mansão do final do século 19, onde Tchekhov, Tolstoi, Voloshin e Gorky descansaram. Desde 2006, o Museu Chekhov e Crimeia foi inaugurado na mansão.
Jardim Japonês "Six Senses"... Uma atração incomum de Yalta é um magnífico jardim com uma cachoeira de 15 metros. Pedras e plantas foram trazidas aqui da Terra do Sol Nascente.
Plátano de Isadora Duncan... A árvore sob a qual o famoso dançarino conheceu Sergei Yesenin e se apaixonou perdidamente pelo jovem poeta.
O Museu de Cera... A exposição apresenta cópias de retratos de políticos famosos, figuras históricas e estrelas do show business.
Crocodilarium... Existem crocodilos vivos na Crimeia! Você pode ver enormes répteis, tartarugas e cobras perto de Yalta. Um ingresso para um adulto custa 600 rublos, e para uma criança - 400 rublos.
Caminhando pelas trilhas medicinais... Trilhas de Botkinskaya, Taraktashskaya e Shtangeevskaya - rotas médicas sobre Yalta. Trilhas cênicas são colocadas em lugares incrivelmente bonitos!
O que ver em Yalta em 1 dia
Se você vier a Yalta por apenas um dia, não terá tempo para ver muito. Você pode ir a alguns lugares nas proximidades ou se concentrar nas melhores atrações do próprio resort:
- Palácio massandra
- aterro
- Catedral de Santo Alexandre Nevsky
- Parque à beira-mar com o nome de Gagarin
- teleférico para Ai-Petri
- Palácio do Emir de Bukhara
- café "laranja"
- villa "Sofia"
- casa-museu de A. Chekhov.