30 monumentos populares de Kursk

Pin
Send
Share
Send

Kursk é um dos centros religiosos e culturais da Rússia, localizado ao longo do rio Tuskar. Três perdizes em voo são visíveis no brasão da cidade. É um centro de transporte na Rússia central. A cidade possui um grande complexo industrial e um centro científico e educacional. Kursk desempenhou um grande papel na Segunda Guerra Mundial e é considerada uma cidade heróica.

A cidade está dotada de um impressionante número de monumentos arquitetônicos do século XIX. A parte central é especialmente rica em monumentos, baixos-relevos e lugares notáveis. Agora continua a ser reabastecido com uma variedade de esculturas. No total, mais de 4 mil vários objetos do patrimônio cultural estão localizados no território de Kursk, incluindo monumentos de arqueologia, arte e arquitetura e glória militar.

Monumentos históricos e modernos de Kursk

Lista dos monumentos e esculturas mais famosos da cidade.

Complexo memorial "Kursk Bulge"

O complexo é dedicado aos méritos do povo soviético na Batalha de Kursk durante a Grande Guerra Patriótica; a Chama Eterna está queimando em seu território. O Arco do Triunfo é o objeto central que simboliza a vitória. Nas proximidades, há um monumento de corpo inteiro ao Marechal G.K. Zhukov. Também entre os objetos do complexo está a Igreja de São Jorge, o Vitorioso, dentro dela existem placas de mármore com os nomes das vítimas. O território do memorial inclui um beco de equipamentos militares, uma estela "Kursk - a cidade da glória militar". O complexo foi inaugurado em 1998 para o 55º aniversário da Batalha de Kursk ao longo da Avenida Pobedy.

Monumento a Alexandre Nevsky

Um monumento ao príncipe russo, em sua mão direita, ele segura uma espada, e na esquerda - uma bandeira. Ele fica em um pedestal branco com uma inscrição dourada: "Deus não está no poder, mas na verdade." Alexander Nevsky é retratado olhando para o lado, os degraus levam ao monumento. A escultura está localizada na praça central da cidade, na entrada do Parque Pervomaisky. O monumento foi inaugurado desde 2000, o autor é V.M.Klykov.

"Em memória daqueles que caíram na Segunda Guerra Mundial 1941-1945"

O centro do complexo memorial é o obelisco da Glória, ao lado dele a Chama Eterna está queimando. Estelas com imagens de capacetes de pilotos e petroleiros, capacetes de soldados de infantaria conduzem a ele. No território do complexo existe um Monumento ao Soldado Desconhecido, uma vala comum com os nomes dos que morreram na Batalha de Kursk. O memorial foi inaugurado em 2000 na praça de batalha dos Heróis de Kursk. O complexo foi construído nos cemitérios dos ex-soldados.

Monumento aos marinheiros do APRK "Kursk"

Os nomes dos mortos no cruzador de mísseis do submarino nuclear Kursk no Mar de Barents estão gravados no monumento. Na frente está a escultura de um anjo branco. O monumento foi inaugurado e consagrado em 2003 no Memorial aos Caídos. Na entrada estão as seguintes palavras nas lajes de granito: "Eterna é a tua façanha no coração de gerações." Escultores - N. Krivolapov, I. Minin, S. Goryakin e G. Dreev.

Monumento a G.V. Sviridov

O compositor é retratado sentado de pernas cruzadas em um banco. Ele está vestido com um casaco longo, um lenço e olha para longe. O monumento decora a cidade desde 2005, está localizado perto do hotel Kursk. A escultura foi instalada no local do colégio musical, onde o compositor estudou. Ao pé do granito estão as palavras de Sviridov: "Cante para a Rússia, onde o Senhor me deu e me disse para viver, alegrar-se e sofrer."

Monumento a V. Klykov

O famoso escultor é retratado sentado após um dia duro de trabalho com uma das mãos na outra. Atrás da figura está seu modelo de trabalho do Templo Belfry, que está localizado no campo Prokhorov em memória da batalha no Bulge Kursk. A escultura de Klykov é feita de bronze. O monumento foi consagrado e instalado em 2007 na avenida que leva seu nome. O autor da composição era filho do grande escultor - A. Klykov.

"Mãe em luto"

O monumento é dedicado aos soldados Kursk que morreram lutando no Afeganistão. Uma mulher-mãe de corpo inteiro, com o coração partido, é retratada, deitada sobre os corpos de seus filhos em frias lajes de granito. Eles estão gravados com os nomes dos moradores da cidade de Kursk, que deram suas vidas na guerra em diferentes anos. O monumento foi inaugurado em 1992 e está localizado no parque Proletarsky. O autor do monumento é Nikolai Krivolapov.

Monumento ao Tenente Rzhevsky

O famoso personagem da URSS é representado sentando-se em um banco e acariciando um bigode com o dedo. O tenente está vestido com uniforme de hussardo. A escultura é dirigida ao herói da peça de A. Gladkov "Era uma vez". O monumento foi inaugurado em 2010 no edifício do centro comercial "Manezh". O escultor é Vladimir Zhbanov. Há um sinal de que, se você esfregar o dedo de Rzhevsky e fizer um pedido, ele certamente se tornará realidade. Portanto, um dedo é diferente do resto.

"Empreendedor Moderno"

É uma figura de bronze de um cara em um terno da moda, gravata e sapatos. Um jovem arrasta uma velha carroça com grandes sacos atrás. Esses são os problemas dos empresários: empréstimos, impostos, corrupção, aprovações e licenças. Mas o cara ainda se move em direção ao sinal com as palavras "Nova Rússia". O monumento foi inaugurado em 2014 para o Dia da Cidade. A ideia pertence ao empresário N. N. Greshilov.

"Aos Pilotos-heróis do 16º Exército Aéreo"

O monumento apresenta-se na forma de três pilares voltados para cima, os quais são revestidos com chapas de metal. Eles se parecem com as asas de um avião. Os rostos dos pilotos e os anos da Grande Guerra Patriótica são retratados nas bordas. O monumento é feito no estilo do modernismo soviético. A estrutura foi construída em 1975 em homenagem aos soldados da unidade aérea que lutaram na face norte do Bulge Kursk em 1943.

Monumento a A.S. Pushkin

O poeta é retratado em crescimento total e usa uma longa capa. A imagem é feita dentro das tradições do romantismo, o que pode ser visto na pose e no giro da cabeça do escritor. A escultura está instalada em um pedestal alto. Contém baixos-relevos com imagens dos heróis das obras de Pushkin. O monumento foi inaugurado em 2000 e está localizado na Praça Teatralnaya, em frente à entrada do Teatro Drama. Existem canteiros de flores e lanternas perto do monumento.

Monumento a V.I.Lenin

É uma das melhores esculturas ao líder Leniniana do famoso escultor M. G. Manizer. Foi inaugurado em 1933 na Praça Vermelha da cidade. O monumento foi construído com doações dos residentes de Kursk. Em 1956, ocorreu uma nova inauguração do monumento, reconstruído após a guerra. Desta vez, não só a escultura foi pensada, mas também o paisagismo da área em torno do monumento a V. Lenin.

Monumento aos heróis dos ferroviários

Estela de metal de 7 metros de altura em um aterro redondo. É uma composição de bronze composta por duas locomotivas a vapor que cruzam o arco. Há um sino no arco simbólico. Placas memoriais são colocadas ao longo do perímetro do monumento. O monumento foi erguido em 2013 e está localizado em um parque próximo à Casa da Cultura dos Ferroviários. Arquiteta - Elena Kholodova, escultora - Vladimir Bartenev.

"Para heróis tankmen da Batalha de Kursk"

O tanque IS-3 está localizado em um pedestal alto de granito. A seu pé, você pode ver a data da Batalha de Kursk "1943" em grandes números. O monumento foi inaugurado desde 1987 e está localizado no cruzamento das ruas Dzerzhinsky e Engels. O monumento é dedicado aos eventos no Bulge Kursk em 1943. O autor do monumento é V.P. Semenikhin. Duas lendas estão associadas a ele: a primeira - o tanque participou da Batalha de Kursk, a segunda - o próprio carro subiu ao pedestal.

Monumento a K. Rokossovsky

O pedestal é feito em duas estruturas leves de concreto. A escultura do marechal K. Rokossovsky é retratada em uniforme militar com binóculos e um tablet. O monumento foi inaugurado em 2005 em homenagem ao 62º aniversário da Batalha do Bulge Kursk, durante a qual ele comandou a Frente Central. O monumento está localizado na praça que leva o nome do marechal desde 1971. O autor da escultura é Vyacheslav Klykov.

Monumento a F.E.Dzerzhinsky

Uma figura de bronze de 5 metros de altura em um pedestal de granito. A escultura foi instalada no lugar do anterior monumento de gesso a Dzerzhinsky, que está de pé desde 1952. O revolucionário se apresenta austero, vestindo um longo sobretudo.Um novo monumento foi inaugurado em 2017 no parque com o seu nome. O aparecimento do monumento foi programado para coincidir com o 140º aniversário do nascimento de F. Dzerzhinsky. A escultura foi instalada com doações de veteranos da Administração de Segurança do Estado.

Monumento a K. D. Vorobyov

O escritor é retratado contra um fundo de choupo, o tronco da árvore está quase sem casca. A composição tem um significado profundo. Tal choupo cresceu em um campo de concentração, por onde passou o escritor de prosa, a casca foi comida pelos prisioneiros, que morreram de fome. No entanto, novas folhas apareciam nele a cada primavera. O monumento foi inaugurado em 2009 em um jardim público perto da Filarmônica Regional de Kursk. O monumento foi programado para coincidir com o 90º aniversário do escritor.

Monumento a E. Nosov

O escritor de bronze é retratado sentado na margem de um rio e contemplando pensativamente o mundo ao seu redor. Folhas com títulos de histórias e esboços de trabalhos futuros estão espalhadas descuidadamente nas proximidades. O monumento foi inaugurado em 2005 no cruzamento das ruas Chelyuskintsev e Blinov. O monumento está localizado próximo à casa e praça do escritor, onde ele adorava relaxar e curtir a natureza. O escultor é Vladimir Bartenev.

"Aos trabalhadores médicos que morreram na Grande Guerra Patriótica 1941-1945"

O monumento retrata uma enfermeira e um soldado com uma arma nas mãos, que ela resgata, no momento da explosão de uma granada. O monumento foi inaugurado em 2005 e está localizado em frente ao prédio principal da Kursk State Medical University. O iniciador da Grande Guerra Patriótica e o chefe do sindicato veterano de trabalhadores médicos - A. F. Saraev. Autores - M. Zautrennikov, N. Minin.

"Kurskaya Antonovka"

É uma maçã de 2 metros de altura e pesando 150 kg. A escultura é feita de folha de cobre por puncionamento. As maçãs desta variedade são um dos símbolos da região. O monumento foi inaugurado em 2008 na praça em frente ao prédio administrativo do Kurskprombank e ao Templo da Ressurreição-Ilyinsky. A inauguração do incomum monumento é cronometrada para a celebração da Transfiguração do Senhor, entre o povo - “Apple Spas”.

"Data"

Uma escultura de um jovem com um pequeno buquê de flores silvestres nas mãos. O jovem é retratado voando às pressas em um encontro, rompendo a parede, que simboliza os obstáculos no caminho para o amor. O monumento foi inaugurado em 2013 e está localizado na Praça Perekalsky. Na parede está a seguinte inscrição: "Tudo começa com o amor ...". O autor da escultura fora do padrão foi Vladimir Bartenev.

"Meu primeiro professor"

Escultura de mulher em bronze com 3 metros de altura. Ela segura uma revista da turma nas mãos e fica perto do quadro-negro. No verso do quadro, há versos de um poema de N. Nekrasov sobre a vocação de um professor. O monumento foi inaugurado em 2015 no cruzamento das ruas Kirov e Radishchev, perto da Universidade Estadual de Kursk e do Comitê de Educação e Ciência. O escultor é Nikolay Krivolapov.

"Aos heróis-artilheiros"

Sobre um pedestal de granito encontra-se um canhão antitanque da bateria de artilharia do Capitão I. Igishev e um obelisco de 8 metros de altura. Os nomes dos soldados falecidos estão gravados em placas de mármore. O território do monumento é paisagístico e bétulas são plantadas ao redor do perímetro. A composição foi inaugurada em 1943 e, em 1995, uma grande reforma foi feita. O monumento está localizado a uma altitude de 240, perto da periferia sudeste de Teply.

Monumento à locomotiva a vapor Em 728-73

Uma locomotiva a vapor recondicionada que funciona há mais de 40 anos. Localizado em um pedestal erguido. Esta locomotiva percorreu apenas 1 milhão 300 mil km. Ele transportava mercadorias antes mesmo da guerra e, durante ela, entregava tropas e equipamento militar para o front. O monumento foi erguido em 1987 na véspera do Dia da Vitória. Complementa a exposição do museu do depósito de locomotivas de Kursk. Idéia - A. Manzhosov.

Monumento a Yuri Nikulin e Mikhail Shuydin

Esculturas de artistas famosos são representadas a cavalo. O autor apresenta uma cena de seu famoso número "Cavalos". No pedestal encontra-se a seguinte inscrição: “Aos soldados da Grande Guerra Patriótica. Aos gênios palhaços russos Yuri Nikulin e Mikhail Shuydin. " O monumento foi inaugurado em 2011 na praça em frente ao prédio do circo. A escultura foi criada por Igor Minin.

Monumento a G. Panteleev

É um busto do herói da União Soviética Gabriel Panteleev em uma coluna de pedestal. Na parede atrás dela, há quatro placas de granito com os nomes de outros heróis de guerra do gabinete do promotor. O monumento foi inaugurado e consagrado em 2003 próximo ao prédio dos procuradores. O autor do monumento é Vyacheslav Klykov. A iniciativa de redigir a composição pertence aos funcionários do Ministério Público da cidade.

"Aos lutadores pelo poder soviético"

A placa do memorial foi instalada em 1967 na praça. Os nomes das 81 vítimas da introdução do poder soviético no período de 1917 a 1922 estão escritos nas placas. Os autores do monumento foram os artistas M. Zautrennikov, V. Kapustin e o arquiteto M. Teplitsky. O local da instalação é lembrado pelo fato de que o poder soviético foi declarado aqui em Kursk e na província no cinema "Gigante".

"Forte aperto de mão"

O monumento de duas mãos apertando as mãos simboliza a amizade entre a Rússia e a Armênia. O monumento foi instalado em 2015 no centro de uma nova praça no cruzamento das ruas Lysaya Gora, Leo Tolstoy e Chelyuskintsev. A composição foi feita por artesãos armênios e trazida para Kursk. A área ao redor é totalmente enobrecida, bancos são instalados, iluminação é conectada e espaços verdes são plantados.

"Rouxinol Kursk"

É uma coroa de louros, que é um símbolo de glória e honra. Acima, há um rouxinol de bronze, que é um símbolo da região de Kursk. A escultura tem 3 metros e 10 centímetros de altura. O monumento foi inaugurado em 2016 para o Dia da Cidade na praça em frente ao centro comercial e de entretenimento "Grinn". O autor da escultura incomum foi Yuri Kireev.

"Carruagem do governador"

Um par de cavalos de bronze atrelados a uma carruagem. Esses monumentos foram erguidos em mais três cidades: Minsk, Tobolsk e São Petersburgo. A carruagem é feita em tamanho real e copia totalmente a do governador do século XIX. A composição foi instalada em 2010 na construção do shopping Manezh. O autor do monumento foi o escultor bielorrusso Vladimir Zhbanov.

Pin
Send
Share
Send