30 melhores monumentos naturais na região de Krasnodar

Pin
Send
Share
Send

O fluxo de turistas pelas rotas de atrativos naturais cresce a cada ano. O principal trabalho de estudo e realização de monumentos naturais foi aqui realizado nos anos 70-80 do século XX. Atualmente, há mais de 400 registrados. Pérolas reais - desfiladeiros selvagens, picos de montanhas, vulcões de lama, cascatas de cachoeiras, cavernas misteriosas, plantas relíquias - estão generosamente espalhadas pela terra Kuban.

Eles estão cobertos de lendas e mitos antigos, que contêm partículas de memória e cultura espiritual de muitas gerações de moradores locais. Os monumentos naturais são os melhores objetos para viagens e recreação. O ambiente, paisagens de tirar o fôlego afetam da melhor forma o estado mental e emocional de nosso corpo, nos dão uma carga de alegria e bom humor.

Os monumentos naturais mais famosos do Kuban

Lista, foto com títulos e descrições. Geológico, aquático, botânico, complexo - os melhores atrativos naturais!

Rock Sail

Uma enorme camada vertical de arenito cortando o mar, que a natureza trabalhou e lhe deu a forma de um veleiro. Localizado na costa, perto da vila turística de Praskoveevka, nos arredores de Gelendzhik. Tem uma espessura não superior a 1 metro, uma altura de 25 metros, um comprimento de 20 metros, a maior parte está escondida na água. Existe um buraco de 2 metros no fundo da rocha, sua origem é desconhecida. Atrai muitos turistas e alpinistas. Encontra-se em estado de conservação desde 1971.

Leia sobre todos os principais lugares da região: as principais atrações do Território Krasnodar.

Cipreste do pântano

O famoso lago na aldeia de Sukko, não muito longe de Anapa, costuma ser chamado de Cypress. 32 gigantes da América do Norte crescem direto da água no centro do reservatório. A casca das árvores contém muita resina que as protege da decomposição, por isso os ciprestes são chamados de eternos. Seu aparecimento nesses lugares é envolto em mistério. Sabe-se apenas que as árvores do Livro Vermelho crescem no lago desde a década de 30 do século XX. Além disso, os arredores do lago são ricos em florestas de zimbro.

Lago Abrau

A famosa área de recreação Abrau-Dyurso é famosa por suas paisagens montanhosas, florestas costeiras remanescentes, vinhedos, uma vinícola e o maior lago de água doce da região. Seu comprimento é superior a 3 km, sua largura é de 600 metros e sua profundidade é superior a 10 metros. O lago é fechado, no verão, a água nele se aquece até + 28˚C, há muitos lagostins, caranguejos de água doce e peixes. As praias são equipadas na costa, existem vários centros de recreação, um monumento ao lendário Utesov foi erguido.

Monte Akhun

Localizado em Sochi. Possui dois picos, 501 metros de altura e 663 metros de altura. Contém mais de 30 cavernas, a maior delas com 384 metros de extensão. Em 1936, uma torre românica de pedra branca de 30 metros foi erguida na montanha. O iniciador da construção foi Joseph Stalin. Além disso, uma estrada de 11 km foi construída até o topo. A torre abriga um museu, uma sala de degustação, um mirante. Perto da praça, há lojas de souvenirs, um restaurante, uma roda-gigante.

Cachoeiras Agursky

Eles estão localizados no desfiladeiro de Agursky, nos arredores de Sochi. Este é um complexo de três cachoeiras no Rio Agura - Baixa, Média e Alta. A diferença de altura entre os extremos é de cerca de 150 metros. Há um caminho para as cachoeiras com corrimão, pontes, bancos, áreas para piquenique. Outra atração do desfiladeiro é o toboágua, que muitas vezes se confunde com uma cachoeira. Riachos de água de uma altura de 3 metros caem na Fonte do Diabo - um lago com cheiro de enxofre devido à liberação de sulfeto de hidrogênio na superfície.

Recomendado: 25 melhores cachoeiras em Sochi.

Spit Dolgaya

Uma península estreita com quase 10 km de extensão. Ele está localizado no distrito de Yeisk, perto da aldeia de Dolzhanskaya. De um lado é banhado pelas águas do Azov, do outro está a Baía de Taganrog. É famosa por suas praias, profundidade rasa e boa topografia de fundo, ar puro. No espeto existe uma área florestal com cerca de 440 hectares, além de lagos frescos com lama curativa. Muitos centros recreativos foram construídos aqui, oferecendo entretenimento para todos os gostos.

Desfiladeiro de Guam

Uma das atrações mais populares da região está localizada nas imediações da aldeia de Guamka, na região de Absheron. Tem uma extensão de 5 km e uma profundidade de cerca de 400 metros. É famosa por sua natureza intocada, assim como pela ferrovia construída aqui no século passado para a exportação de madeira da vila vizinha de Mezmay. Um rio corre ao longo do fundo da fenda. Em ambos os lados, falésias pairam sobre ela, ao longo das quais passam as rotas para os alpinistas.

Cachoeiras Pshad

O número de cachoeiras perto da aldeia de Pshada, a 25 km de Gelendzhik - mais de 100. Todas elas estão localizadas no rio de mesmo nome, bem como em seus afluentes. O mais popular deles está concentrado ao longo do Krasnaya Rechka, o maior é o Olyapkin de 10 metros. No vale da Pshada, também existem cachoeiras mais poderosas, de até 25 metros de altura, mas é extremamente difícil chegar até elas. Cerca de 80 cascatas estão localizadas entre as montanhas Oblego e Chumakov. A mais visitada é a cachoeira de 8 metros no vão de Abramov.

Floresta Dzhankhot de pinheiros pitsunda

O resort Dzhanhot perto da vila de Divnomorskoye é famoso não apenas por suas vistas pitorescas, mas também por seu ar puro com cheiro de resina de pinheiro. O pinheiro Pitsunda, crescendo aqui em rochas íngremes ao longo da costa marítima, pertence a plantas relíquias, na Rússia está listado no Livro Vermelho. Suas agulhas são mais longas do que as do pinho comum e libera mais fitoncidas medicinais e óleos aromáticos essenciais. A área do pinhal é de 950 hectares.

Cavernas Azish grandes e pequenas

Localizada na região de Absheron, ao sul da cordilheira Azish-tau. As duas cavernas estão localizadas a uma distância de 50 metros uma da outra e foram previamente comunicadas, mas com o desabamento a passagem entre elas foi fechada. A grande caverna tem um comprimento de 690 metros, consiste em 5 corredores, um rio subterrâneo corre abaixo. Você pode entrar apenas com uma visita guiada. O Malaya tem 66 metros de comprimento e não está equipado para turistas. Ambas as cavernas contêm numerosas colunas, estalactites, estalagmites.

Rock Kiselev

Um penhasco íngreme de 46 metros que se estende até o mar. Localizado a 4 km de Tuapse. Nomeado em homenagem a Alexander Kiselev, um artista que morou nas proximidades e glorificou em suas telas a beleza da natureza local, incluindo esta rocha. Há uma pequena praia ao fundo. O cume é coberto por densos matagais com predominância de pinheiros Pitsunda e da Crimeia. Este canto pitoresco da natureza é capturado no filme "O Braço de Diamante" - foi aqui que a famosa cena de pesca foi filmada.

Árvore da amizade

Cresce em Sochi. Em 1934, enquanto trabalhava no desenvolvimento de frutas cítricas resistentes à geada, F. Zorin plantou um limão e posteriormente enxertou 45 frutas diferentes nele. Em 1940, Otto Schmidt desejou inocular pessoalmente uma árvore. Mais tarde, representantes de diferentes países e profissões, muitas personalidades famosas começaram a seguir seu exemplo. Até o momento, 630 mudas de várias variedades foram enxertadas em uma árvore. Todos eles criaram raízes, florescem e frutificam, simbolizando a amizade dos povos.

Desfiladeiro Kudepstinsky

Localizado no rio Kudepsta. É uma fenda entre a aldeia de Krasnaya Volya e os antigos vinhedos. O comprimento é de cerca de 3 km. É uma das gargantas mais pitorescas, mas ao mesmo tempo as mais intransponíveis. Arvoredos de buxo, enormes camadas de calcário ao longo das margens do rio, cascatas e encostas ao longo do seu curso, taças de pedra com água causam admiração. No centro do desfiladeiro existem cavernas - Shirokopokossnaya e Kolokolnaya.

Montanha Karabetova com vulcões de lama

Localizado a 4 km de Taman. Altura - 152 metros. As dimensões da cratera são 1400 metros por 850 metros. A lama do vulcão é freqüentemente derramada, geralmente no outono e na primavera. Erupções poderosas com estrondos e explosões subterrâneas ocorrem a cada 15-20 anos.Atualmente, a parte mais ativa do morro com numerosos cones é a parte nordeste. Um dos maiores lagos de lama também está localizado aqui. O gás é liberado nele, a lama em estado líquido flui gradualmente para uma ravina próxima.

Lago Khan

Uma grande massa de água com 16 km de comprimento e 6 a 7 km de largura. Localizado a 55 km de Yeisk. Na verdade, esta é uma lagoa, separada do Mar de Azov por um estreito aterro. A profundidade é rasa - em média 80 cm. Durante os períodos de seca, seca em grande parte. Possui água salobra e depósitos valiosos de lama de lodo de sulfureto usada na medicina. Segundo a lenda, o Khan da Criméia ergueu um palácio na costa para usar as propriedades curativas do lago. É aqui que seu nome se originou.

Desfiladeiro de Akhtsu

Por milhões de anos, o rio da montanha Mzymta cortou um desfiladeiro na cordilheira Akhtsu. Seu comprimento é superior a 3 km, largura - 25-30 metros, profundidade máxima - 800 metros. Os penhascos escarpados majestosos e bosques densos são uma visão magnífica. Ao longo de uma estreita cornija acima do rio, em grande altitude, passa aqui uma das estradas mais perigosas do Cáucaso, conectando Adler e Krasnaya Polyana. Por um lado, tem uma parede de pedra, por outro, um precipício para o abismo.

Monte Misca

Vulcão de lama adormecido dentro dos limites de Temryuk. Em sua cratera existe um lago com 0,5 km de diâmetro e 13 metros de profundidade. Ela envolve uma colina de até 75 metros de altura em três lados. O vulcão adquiriu sua aparência atual após uma violenta erupção em 1846, como resultado do colapso de seu topo, e fontes subterrâneas encheram a depressão com água. Assim, o vulcão começou a se assemelhar a uma "tigela". Uma exposição em grande escala de equipamento militar está localizada nas encostas da montanha.

Cabo Panagia

Ele está localizado no início do Estreito de Kerch, a 6 km da vila de Volna. É um recife de 30 metros que consiste em esqueletos fossilizados de antigos animais marinhos enterrados sob uma camada de argila. Todos os anos, o aumento da água destrói gradualmente a costa íngreme. Eventos históricos estão associados ao cabo - daqui, durante a Grande Guerra Patriótica, nossos artilheiros atiraram na costa ocupada pelos alemães. Um obelisco memorial foi erguido para os soldados soviéticos no topo da capa.

Sistema de cavernas Vorontsovskaya

Um complexo de encantadores salões subterrâneos e grutas perto da aldeia de Vorontsovka, nas proximidades de Sochi. Localizado a uma altitude de 400-700 metros acima do nível do mar. Existem cerca de 14 entradas para o submundo. A gruta Prometheus de 120 metros é o mais longo dos corredores. Também conhecidos são Bear, Lustrovy, Hall of Silence, Hall of the Underground River. Alguns contêm grandes estalagmites e estalactites. Algumas das instalações são perigosas devido a possíveis desabamentos. As visitas guiadas podem ser organizadas em várias salas.

Lagoa Sudjuk

Localizado dentro dos limites de Novorossiysk. Possui uma área de 30 hectares. A profundidade máxima é de 1,5 metros. Surgiu há 2.000 anos, separada do mar pela saliva de Sujuk, onde fica a praia da cidade. Ele se comunica com o mar por um estreito. Anteriormente, era famosa por seu sedimento curativo, uma clínica de lama foi construída na costa. Mas, recentemente, devido ao desaparecimento de algas valiosas - a glicolária, o lodo no fundo do reservatório perdeu suas propriedades medicinais. Áreas de desova de peixes e aves de inverno.

Recomendado: 45 atrações principais de Novorossiysk.

Lago Khizi

O nome do pitoresco reservatório nas proximidades da aldeia de Maloe Pseushko, região de Tuapse, pode ser traduzido como “mar pequeno”. Surgiu no final do século XIX. Seu comprimento é de 70 metros, largura - 50 metros, profundidade média - 15 metros. O fundo é lamacento, com algas; em muitos lugares, troncos semi-submersos sobressaem. A água do lago é limpa, há muitos lagostins e peixes, a carpa e a carpa prevalecem. Há pontes de madeira para pescadores, na margem para piqueniques há mesa e bancos, áreas com lareiras.

Bosque Tsemesskaya

Um lote de floresta mista nas margens do rio Tsemes, dentro dos limites de Novorossiysk. Área - 145 hectares. O microclima único deste local se deve à alta umidade do ar e do solo devido às constantes inundações de rios e águas subterrâneas. Árvores que toleram bem essas condições - freixo, olmo e choupo prevalecem. O mundo dos insetos é especialmente diverso, também há espécies do Livro Vermelho de Dados. Vários caminhos de terra cruzam a floresta, bancos são instalados.

Mount Sober-Bash

Ele está localizado no distrito de Seversky, a 6 km da vila de Ubinskaya. Altura - 736 metros. O topo da montanha é uma área plana de 1 km de comprimento e 0,5 km de largura. Paisagens pitorescas de montanha - florestas caducifólias, prados com várzea, riachos e nascentes com cachoeiras, magníficos panoramas dos arredores - são muito atraentes para turistas e entusiastas de caminhadas nas montanhas. Muitas lendas locais estão associadas à montanha, uma das versões traduzidas de seu nome é “montanha da bruxa”.

Monte Popeye

Uma cordilheira de 7 picos, a altura do principal é de 819 metros. Localizado nas proximidades de Gelendzhik. Rica em vegetação. Predominam os maciços de carvalhos e, no topo das montanhas, os bosques de zimbro, que enchem a atmosfera de fitoncidas úteis. Apesar das encostas íngremes, a montanha é popular entre os turistas. Uma trilha de caminhada foi colocada no topo. Passa por três rios e matagais de floresta densa, e no final - magníficos panoramas circundantes.

Desfiladeiro Dzykhrinskoe

Ele está localizado a 15 km de Adler, no pico da montanha Dzykhra. Tem uma extensão de mais de 1 km e uma profundidade de 60 a 100 metros. O rio Dzykhrinka flui ao longo do fundo, formando uma série de cachoeiras magníficas em seu caminho. A exuberante vegetação, representada por árvores de folhas largas no topo, é substituída por uma pitoresca floresta de buxo de teixo na parte inferior da garganta. Videiras compridas, pedregulhos cobertos de musgo, frescura constante e o som silencioso da água criam a sensação de um espaço fabuloso.

Cabo de Chifre de Ferro

O maior cabo fica a 65 metros de altura no sul da Península de Taman, a 10 km da vila de Taman. A principal característica é o surgimento na superfície de enormes camadas de minério de ferro marrom, estendendo-se mar adentro e contendo até 32% de ferro. Até a década de 30 do século passado, era aqui extraído com método artesanal. A área da planície superior do cabo é plantada com vinhas. Há uma pequena praia próxima. Este local é popular entre os mergulhadores.

Lacuna de Mamedov

Um lugar fascinante com sua beleza, que pertence ao Parque Nacional de Sochi. Localizado entre duas cadeias de montanhas ao longo do Rio Kuapse. Há uma trilha popular que percorre caminhos na floresta ao longo do canal do rio. Começa no Portão de Pedra - penhascos escarpados cobertos de musgo. A admiração é dada ao Salão Branco, formado por rochas calcárias do período Cretáceo, várias cachoeiras em cascata de 10-15 m de altura, cemitérios antigos, a gruta da Felicidade.

Vulcão de lama Akhtanizovsky

O vulcão Akhtanizovskaya de 70 metros é um dos mais bonitos da Península de Taman e tem o formato de um cone clássico. Os cossacos a chamavam de "vômito". O respiradouro principal no topo do vulcão está atualmente adormecido. Mas, descendo a encosta da lama, eles fizeram uma nova saída para a superfície - um pequeno vulcão de lama apareceu. Os residentes locais coletam líquidos com baldes e os usam para fins medicinais. A colina não está equipada para tomar banhos de lama.

Desfiladeiro dante

Localizado nos arredores de Goryachiy Klyuch. No século 19, uma rachadura foi aberta na rocha para drenar os pântanos. A natureza continuou o trabalho das mãos humanas, a garganta gradualmente aumentou e atingiu seu tamanho atual - 100 metros de comprimento e 15 metros de altura. Suas paredes são cobertas por um musgo verde suave. Uma escada de pedra leva ao fundo. Nas proximidades corre um riacho, no qual, segundo a lenda, a dona da garganta é lavada ao amanhecer. Uma pequena capela foi erguida na entrada.

Primavera "Natasha"

Ele está localizado na periferia da passagem de Mikhailovsky, nas proximidades de Gelendzhik. Representa a graciosa figura de uma jovem com uma jarra nas mãos, da qual jorra uma fonte. Sua água é muito limpa e saborosa. A origem da primavera está associada a uma lenda local sobre uma infeliz garota que recusou um paxá turco.Atrás da escultura existe todo um complexo de cachoeiras artificiais e pitorescas lagoas com peixes. Eles estão localizados no território do café. Uma pequena capela foi erguida nas proximidades.

Pin
Send
Share
Send