45 atrações principais de Novorossiysk

Pin
Send
Share
Send

Novorossiysk é o maior porto do sul da Rússia. Existem poucas praias e animação típica à beira-mar. Mas existem belezas naturais, monumentos militares e um ponto de partida conveniente para viajar pela região. Vale a pena dirigir algumas dezenas de quilômetros fora da cidade, pois são lugares únicos para passar o tempo abertos aos turistas.

Além disso, a região possui uma rica história de produção de vinho. A fábrica de espumantes Abrau-Dyurso é um cartão de visita da região. Seus produtos não são inferiores em qualidade às marcas mundiais. O complexo de agroturismo "Chateau-Pino" ainda não é tão popular, mas os conhecedores do relaxamento com estilo vão adorar sua atmosfera, ostras e passeios entre os vinhedos.

Os lugares mais interessantes e bonitos

Lista, fotos com nomes e descrições dos melhores pontos turísticos de Novorossiysk. Ele o ajudará a planejar rotas e escolher excursões para explorar os principais lugares da cidade e seus arredores em 2-3 dias.

Aterro do almirante Serebryakov

Este é o lugar onde você deve começar a conhecer a cidade. O aterro se estende por 2 km e é uma área moderna para caminhadas. Por um lado, há vistas da Baía de Tsemesskaya, do outro, gramados bonitos, canteiros de flores e árvores jovens. Nas proximidades existem muitos locais de lazer, incluindo um parque aquático, um cinema, um terminal marítimo. Um monumento aos fundadores da cidade é erguido no aterro.

Cruzeiro "Mikhail Kutuzov"

O navio foi construído na década de 50. O cruzador é o último representante desse tipo, então o comando militar em 1994 iniciou o processo de transferência de "Mikhail Kutuzov" para o posto de navios-museu. Eles queriam mantê-lo, como um exemplo de construção naval doméstica, para a posteridade. O caminho para o novo status e o lugar de estacionamento foi longo: o cruzador acabou em Novorossiysk apenas em 2001. Ainda faz parte da Frota do Mar Negro.

Conjunto-memorial "Malaya Zemlya"

A principal atração de Novorossiysk é uma daquelas dedicadas aos eventos da Grande Guerra Patriótica. No local de sua instalação aconteceram ferozes batalhas pela cidade. Conforme concebida pelos autores, a majestosa estrutura de 22 metros personifica a proa do navio. Soldados armados estão prestes a descer dele. No nível inferior existe um museu, cujas principais exposições são os baixos-relevos dos Heróis da URSS.

Rua da República Novorossiysk

Em 1975, Mira Street recebeu um novo nome em homenagem ao 70º aniversário da República de Novorossiysk. Durante a Primeira Revolução Russa, o autogoverno dos trabalhadores e camponeses foi estabelecido na cidade. Existiu de 12 a 26 de dezembro de 1905, mas permaneceu na história. As autoridades oficiais reprimiram duramente a rebelião: os líderes da República de Novorossiysk foram executados e seus associados de uma patente inferior foram para o trabalho forçado.

Deque de observação "Sete Ventos"

Localizado na passagem Andreevsky. Daqui se abre uma vista incrível de toda a cidade, bem como do mar e do relevo montanhoso. Nos tempos soviéticos, um restaurante com o mesmo nome funcionava no topo. Fechou há muito tempo e o edifício se transformou em ruínas. Há algum tempo, a estrada para o mirante foi fechada devido a obras. Agora você só pode chegar a pé.

Praça do Fórum

Se você andar do dique de Serebryakov em direção ao porto, então no caminho os turistas conhecerão a praça da cidade de Forumnaya. É impressionante em tamanho e impressiona: desde a praça você tem uma vista da Baía de Tsemesskaya. Mais perto do porto, há uma estela "Sea Glory of Russia", e um pouco mais longe - canhões e âncoras. Todo o território da praça é pavimentado com lajes de diferentes tonalidades.

Heroes Square

É um conjunto memorial no Distrito Central da cidade. A área pode ser considerada o ponto de partida para o desenvolvimento e expansão de Novorossiysk. Em momentos diferentes, eles trocaram aqui, caminharam, organizaram feriados. Gradualmente, o território tomou forma primeiro em uma avenida e depois em uma praça com um parque adjacente. Especialmente notável é o Beco da Amizade, onde as árvores são plantadas por delegações de cidades irmãs.

Sudjuk Spit and Lagoon

Ele está localizado perto da entrada da Baía de Tsemesskaya. Dois diques estreitos formaram uma lagoa triangular, separando-a do Mar Negro. Este é um ecossistema único que está sob ameaça devido à constante mudança na composição da água. Ambientalistas vêm alertando sobre isso há mais de uma década. No inverno, as aves aquáticas encontram abrigo temporário no espeto e na própria lagoa.

Ruínas do Palácio da Cultura dos Cimenteiros

Um dos pontos turísticos mais inusitados da cidade. Na fábrica de cimento do final dos anos 30 do século passado, decidiu-se pela construção de uma Casa da Cultura. Sua inauguração estava prevista para o verão de 1941. O edifício concluído não foi comissionado devido à guerra. Durante a luta, ele foi quase totalmente destruído. O Palácio da Cultura não foi restaurado, tornando-o um monumento da época, uma reminiscência de acontecimentos tristes.

Bosque Tsemesskaya

O monumento natural se estende ao longo do rio Tsemes, no sudeste da cidade. A área do pomar é de mais de 125 hectares. As pessoas vêm aqui para respirar o ar fresco e admirar a densa vegetação na primavera e no verão. O bosque é bem cuidado, há trilhas para caminhada. É dominado por choupo, olmo, salgueiro e freixo, bem como por espécies raras de insetos, incluindo a borboleta polyxena, o besouro-veado e o besouro-terrestre gigante caucasiano.

Elevador de celeiro de silo Novorossiysk

Na época da construção, em 1894, esse elevador era o segundo maior do mundo depois do de Chicago. O projeto do edifício pertenceu a Stanislav Kerbedz, e Alexander Schensnovich supervisionou os trabalhos de construção. O celeiro do elevador consistia em 364 silos e 10 milhões de tijolos foram usados ​​para construí-lo. Em 2017, foi concluída a restauração do objeto, há muito reconhecido como monumento arquitetônico.

Porto marítimo de Novorossiysk

O detentor de um recorde entre os portos da Rússia para o comprimento da linha de atracação - 8 quilômetros e 300 metros. A baía de Tsemesskaya, onde está localizado o porto, não congela e é conveniente para a navegação em qualquer época do ano. Embora às vezes no inverno você tenha que fazer uma pausa na navegação devido ao perigoso vento bora do nordeste. A área portuária é dividida em três setores: carga, passageiros, militar e petróleo.

DoDo Wildlife Park

Em 2007, um parque único em sua essência foi inaugurado na vila de Natukhaevskaya. Este não é um zoológico no sentido literal da palavra: eles querem não apenas surpreender os visitantes com animais raros, mas também apresentá-los à história das espécies ameaçadas de extinção. O nome "DoDo" é dado justamente em homenagem ao pássaro, que se extinguiu em apenas 100 anos após sua descoberta. Isso foi devido à influência humana prejudicial sobre os habitats dos dodô.

Lago Abrau

Um resort famoso por sua natureza, vinhos e pela oportunidade de ficar longe da agitação. O lago é muito procurado pelos turistas, mas não o suficiente para criar uma multidão e agitação constante aqui. Existem muitas áreas de praia bem equipadas na costa. É fácil encontrar uma pousada ou hotel nas proximidades, embora os preços não sejam baixos. Provas de bebidas alcoólicas locais são realizadas regularmente.

Empresas de vinificação nas proximidades de Novorossiysk

Uma viagem à aldeia de Abrau-Dyurso é quase uma parte obrigatória dos programas de excursão de Novorossiysk. A planta Myskhako não é menos popular. E bem perto da cidade você pode se divertir no restaurante do complexo Chateau Pino.

Fábrica de vinhos espumantes "Abrau-Dyurso"

A história da empresa remonta à segunda metade do século XIX. Os proprietários da produção vinícola aspiravam a padrões mundiais de qualidade, por isso, de boa vontade, adotaram experiências estrangeiras em termos técnicos, e também convidaram especialistas estrangeiros. No século 21, a empresa experimentou um grande avanço no desenvolvimento da marca. A planta está aberta ao público.Você pode escolher entre vários programas, que incluem uma excursão e uma degustação.

Complexo de agroturismo "Chateau Pino"

Localizado perto da aldeia de Myskhako. O complexo cria a atmosfera de uma província do sul da Europa. Os hóspedes podem passear pelos vinhedos, saborear as ostras cultivadas aqui e o vinho local, bem como desfrutar da arquitetura atípica desses lugares e assistir a um filme ao ar livre. Do ponto mais alto do "Chateau Pinot", você pode ver as vistas do vale e da baía.

Vinícola "Myskhako"

É considerado um dos produtores de vinho mais antigos da Rússia. O álcool daqui é fornecido ao Kremlin há muitas décadas. Vários programas de excursão foram desenvolvidos. Há degustações individuais ou uma introdução abrangente ao Myskhako. Para aqueles que desejam se envolver pessoalmente na produção de vinho, são oferecidas master classes. 500 hectares de vinhas esperam os turistas - a entrada nesta área não é limitada de forma alguma.

Jardins e parques públicos de Novorossiysk

A cidade possui belos parques onde é agradável passear por vielas bem cuidadas e relaxar em um banco. O Parque Frunze tem uma roda-gigante e atrações. Há um zoológico de animais de estimação no Parque Lenin.

Frunze Park

O parque mais popular da cidade. Numerosos eventos e celebrações são realizados aqui durante a temporada. Fica lotado aqui mesmo durante a semana. Em 2016, uma nova roda gigante foi instalada. Além dele, existem outros carrosséis e atrações para crianças e adultos. A atração do parque é um lago com carpas e tartarugas. Acima dela está uma ponte decorada com fechaduras trazidas aqui por noivos.

Lenin Park

Localizada em Zona Central. Adequado para caminhar em dias de calor, pois há muitas árvores em cuja sombra é bom se esconder do calor. Nos últimos anos, o parque foi se modernizando gradativamente. Atracções surgiram, tendas com comida estão a funcionar. Você pode andar a cavalo e visitar o zoológico. Existem outras atrações da cidade a uma curta caminhada, incluindo um teatro, um planetário e um parque de cordas.

Bosque pioneiro

A área florestal com trilhas para caminhada tem sido um "local de hostilidades" há muitos anos. De vez em quando, eles querem cortar parcialmente o arvoredo para construção, mas os moradores locais não permitem que isso seja feito. Existem várias restrições ao território deste sítio natural. Entre outras coisas, você não pode queimar fogueiras e passear com cães. É bom vir ao bosque com as crianças: vários parques infantis foram criados para elas. E os adultos podem se exercitar em simuladores ao ar livre.

Praias populares de Novorossiysk

A cidade tem praias decentes e bem cuidadas. A Praia Central e a Praia Aleksino são populares entre os hóspedes e residentes de Novorossiysk. São confortáveis, possuem a infraestrutura necessária para uma estadia confortável.

Praia central

É considerada a melhor praia da cidade. Localização conveniente dentro dos limites da cidade, bem como serviços e infraestrutura fazem seu trabalho. Em 2009, foi totalmente reconstruído para atender aos requisitos modernos. Uma entrada suave para a água, mas a profundidade aumenta drasticamente, o que deve ser levado em consideração ao descansar com crianças. Existe uma área segura para bebês. Os passeios estão abertos durante a temporada. A única desvantagem da praia é a sua aglomeração.

Praia Aleksino

Localizada na periferia da cidade. Alguns turistas e locais preferem e vêm do centro. Uma praia de seixos está localizada em uma faixa de terra imprensada entre o Lago Sal e as águas da Baía de Tsemesskaya. Vestiários, banheiros, chuveiros, aluguel de tudo o que você precisa, um pequeno café - a infraestrutura do Aleksino está no seu melhor. Existem espreguiçadeiras, guarda-sóis e toldos instalados. Mesmo no calor, é confortável aqui.

Praia "Neptune"

O nome vem de um cinema próximo. O litoral é coberto por pequenos seixos. A entrada para a água é rasa, não há pedras. A praia raramente fica nem meio cheia. A infraestrutura é mínima. Não há chuveiros, mas há vestiários. Espreguiçadeiras e guarda-sóis são alugados em cafés próximos. A água é limpa na maior parte da temporada. Em dias especialmente quentes de verão, as algas flutuam para a superfície da água.

Igrejas e templos de Novorossiysk

Embora existam poucos templos na cidade, as poucas igrejas que existem são uma verdadeira decoração das ruas da cidade.

Catedral da Santa Assunção

O templo principal da cidade foi construído em 1904. Na década de 30 foi fechado. Durante a guerra, os serviços foram retomados, mas o prédio foi seriamente danificado por bombardeios. Foi restaurado no período soviético. As cores azul e branco não são incomuns na decoração de paredes externas de objetos religiosos. Mas a Catedral da Santa Dormição se destaca por sua massa total, a proporção dessas cores é muito mais azul, e é brilhante, então o templo não pode ser esquecido.

Templo de Pedro e Fevronia

Em 2013, as autoridades chegaram à conclusão de que as 3 igrejas ortodoxas que funcionavam na cidade naquela época não eram suficientes para 300 mil pessoas. Assim nasceu o projeto de construção de uma pequena mas belíssima igreja em homenagem aos santos Pedro e Fevronia. O templo fica em uma margem alta, então há um mar atrás dele. Um beco limpo com fileiras de árvores e bancos leva à porta da frente. O primeiro serviço ocorreu em 2019.

Complexo Ortodoxo "Mão Santa"

Em um desfiladeiro perto da aldeia de Neberdzhaevskaya, seis fontes sagradas foram descobertas há muito tempo. Dois deles são equipados e convenientes para a visita dos peregrinos. Eles têm o nome de João Batista e do curandeiro Panteleimon. Capelas russas e gregas foram construídas nas proximidades. O complexo é complementado por banheiras de hidromassagem, vestiários e áreas de lazer. Existem muitas lendas sobre a "Mão Santa". Mesmo a grande enchente de 2012 poupou este lugar.

Marcos culturais de Novorossiysk

Entre as atrações culturais, as mais procuradas e visitadas são os museus da cidade e o teatro Novorossiysk.

Novorossiysk Historical Museum-Reserve

Em 1916, por iniciativa do então governador, foi inaugurado o primeiro museu histórico da cidade. Foi mantido com doações e tornou-se história local apenas décadas depois. Muito poucas peças sobreviveram à Grande Guerra Patriótica: mesmo uma tentativa de evacuação não salvou a coleção. Depois de renovada a exposição, o museu reabriu em 1944. Formalmente, o complexo memorial "Vale da Morte", localizado na aldeia de Myskhako, pertence ao patrimônio do museu.

Museu da Indústria do Cimento

O único museu deste assunto na Rússia. Foi inaugurado em 1979 no território da empresa Novoroscement. A exposição fala sobre o setor como um todo. Os recursos contemplam 50 mil unidades de armazenamento. Os visitantes podem viajar virtualmente dois séculos atrás e aprender como começou a produção de cimento em nosso país. A filial do museu é o apartamento memorial do escritor Fyodor Gladkov.

Museu do Equipamento Militar

Pertence ao complexo memorial "Malaya Zemlya". O nome oficial é longo - "Armas e equipamento militar do período da Grande Guerra Patriótica de 1941-1945". Embora o tema da exposição seja determinado por um período específico, a coleção contém equipamentos militares de épocas anteriores, incluindo a Primeira Guerra Mundial. As raridades estão ao ar livre perto da costa, por isso não é difícil encontrar um museu.

Casa-Museu de N. A. Ostrovsky

Nikolai Ostrovsky passou dois anos na casa de seu sogro nos arredores do Distrito Oriental de Novorossiysk de 1926 a 1928. Durante a Grande Guerra Patriótica, o prédio foi seriamente danificado. Foi restaurado e entregue aos trabalhadores da fábrica local. Em 1983, o esforço de entusiastas, pesquisadores e autoridades municipais conseguiu coletar materiais para a inauguração do museu do escritor. A exposição cobre sua vida pessoal e trabalho.

Teatro da cidade de Novorossiysk

Até 1959, a cidade não tinha seu próprio teatro completo. Vários grupos de teatro se uniram em um coletivo e, a partir desse momento, o caminho da trupe para o status oficial começou. Foi premiado apenas em 2014, mas as performances eram mais próximas do profissional do que do amador em qualidade antes.O teatro tem um bom público e o repertório inclui apresentações clássicas e novidades sazonais.

Planetário Yuri Gagarin

Ele abriu suas portas aos visitantes alguns meses após o primeiro vôo tripulado ao espaço. O salão tem 50 lugares. O programa é projetado principalmente para crianças. Embora também existam eventos temáticos mais avançados para o público dedicado. O Planetário Novorossiysk é reconhecido como patrimônio cultural. Está prevista a reconstrução do edifício e a substituição dos equipamentos por outros mais modernos.

Monumentos e monumentos de Novorossiysk

Existem muitos memoriais e monumentos históricos e modernos bonitos na cidade e seus arredores.

Memorial "Linha-linha de defesa"

Consiste em dois marcos icônicos. A estrutura de concreto armado pende sobre a estrada graças aos suportes. Quatro braços se projetam dela, segurando a arma. Em diferentes lados do monumento, são listados os nomes das unidades e formações que participaram da defesa da cidade, e os prêmios de Novorossiysk são retratados. Há um antigo vagão de carga do monumento nas proximidades. Apenas a moldura, crivada de fotos, permaneceu dela.

Monumento aos fundadores de Novorossiysk

Em 1838, no local onde hoje é Novorossiysk, havia uma fortaleza turca destruída. Suas ruínas se tornaram a base para as fortificações que foram construídas por Nikolai Raevsky, Lazar Serebryakov e Mikhail Lazarev. Três desses militares são considerados os fundadores da cidade: supostamente, ela mais tarde cresceu fora de seu acampamento. A abertura do grupo escultórico ocorreu em 2007. O autor do projeto é Alexander Suvorov.

Monumento "Barco torpedeiro"

Durante a Grande Guerra Patriótica, este navio "TK-718" navegou nas águas do Mar Even. Os barcos desta classe foram muito úteis e mereceram seu lugar na história da luta contra o fascismo. Portanto, após a baixa, o barco foi restaurado e retreinado em um monumento completo. Em 1968 ocupa o seu lugar no aterro, onde "monta" a onda do pedestal, que complementa a composição.

Fonte-monumento "Dar água"

Foi criado depois de resolver o problema de Novorossiysk com água doce na década de 70 do século passado. A fonte foi instalada no aterro. O arquiteto Gurgen Najaryan e o escultor Valod Chilingaryan colocaram uma menina de joelhos com os braços estendidos em um retângulo inundado de água. Em 2006, devido ao desgaste estrutural, a fonte foi totalmente redesenhada de acordo com o projeto de Alexander Suvorov.

Escultura "Golfinho e Sereia"

Instalado no aterro com o nome do almirante Serebryakov. O nome formal é "Garota em um Golfinho". É incorreto chamar a "companheira" do golfinho na composição de sereia, uma vez que ela não possui cauda de sereia. A altura do marco com pedestal de pedra é de mais de 2,5 metros. O monumento foi feito em metal e pintado em bronze, o que lhe confere um aspecto mais nobre.

Monumento "Êxodo"

Existem vários monumentos em Novorossiysk de Alexander Suvorov, e este é um deles. O monumento foi inaugurado em 2013 e atinge uma altura de 7 metros. Ilustra os acontecimentos pós-revolucionários tristes para os Guardas Brancos: os oficiais derrotados tiveram que deixar seu país natal. Até o cavalo entende o que está acontecendo: ele resiste e não quer entrar no navio e mandá-lo para uma terra estrangeira.

Monumento às esposas de marinheiros

É também popularmente chamada de "Mulher do Marinheiro" ou "Marinheiro". A figura de uma mulher com uma criança nos braços acenando após um navio convencional - um projeto de Alexander Suvorov. Ele condecorou Novorossiysk em 2010, embora os planos de criar um monumento sobre o assunto sejam discutidos há muito tempo. A questão de mover a escultura para outro local foi levantada repetidamente: muitos acreditam que seria mais lógico implantar o “Marinheiro” de frente para o mar.

Monumento aos pescadores mortos do cercador "Urup"

Em 1953, um furacão matou 12 pessoas. Todos eles trabalharam em "Chernomorets" - uma grande fazenda coletiva de pesca. Apesar do alerta de tempestade, os pescadores foram a Poti para guardar o pescado e encalharam. Equipes de resgate chegaram ao local da tragédia, mas não puderam ajudar, pois a tempestade ainda continuava. Com o dinheiro de "Chernomorets" foi posteriormente criado um monumento, erguido na capa do Amor seis anos depois.

Monumento a Geshe Kozodoev

O personagem de The Diamond Hand, interpretado por Andrei Mironov, se estabeleceu na baía de Tsemesskaya em 2010. Ao mesmo tempo, Gaidai não fez seu filme em Novorossiysk, como muitos pensam erroneamente. A estátua de bronze foi colocada em uma mini-ilha, que foi especialmente "despejada" na água para esse fim. O monumento está incluído em todos os tipos de classificações dos pontos turísticos mais incomuns do sul da Rússia.

Monumento a Leonid Brezhnev

O único monumento ao secretário-geral na Rússia. Em Novorossiysk, Leonid Ilyich viveu e lutou durante a guerra. Nikolay Bugaev foi o autor do projeto e chamou a obra final de “Um homem caminhando na cidade”. Brezhnev na visão do escultor revelou-se apto e cheio de força. A altura do monumento juntamente com o pedestal é de cerca de 4 metros. Foi erguido em 2004, mas em 2010 devido à necessidade de reconstrução do parque, o monumento foi movido.

Monumento aos Libertadores de Novorossiysk

O majestoso grupo escultórico apareceu na Praça da Liberdade em 1961. Um marinheiro com uma submetralhadora, um guerrilheiro com um rifle e um porta-estandarte representam coragem e dedicação ao dever. Novorossiysk recebeu o título de cidade-herói, pois seus defensores e libertadores lutaram sem medo e sem se poupar. A altura total da composição é de cerca de 18 metros. Cenas de guerra inspiradoras são representadas nas bordas do pedestal.

Complexo memorial "Vale da Morte"

Foi criado em 1974 no território da aldeia de Myskhako, que faz parte formalmente de Novorossiysk. Um grupo de escultores locais trabalhou no projeto. É dedicado às ferozes batalhas pela cidade, datado de 1943. O memorial inclui um "mapa-esquema de demonstração", um monumento "Explosão", "Poço da vida", "Borda frontal", três placas memoriais e um plátano plantado por Leonid Brezhnev.

Monumento aos marinheiros da revolução

Um marinheiro de 12 metros, ajoelhado, foi instalado no 12º quilômetro da rota Novorossiysk-Gelendzhik em 1980. O monumento lembra os acontecimentos do início do século passado, quando oficiais e marinheiros eram obrigados a afundar seus navios para não chegarem ao inimigo. Há um mirante do outro lado da rua do monumento. Atrás dela estão placas com a lista dos navios e as coordenadas do local de naufrágio de cada um deles.

Pin
Send
Share
Send