A região de Rostov não é um destino turístico particularmente popular. Estepes sem fim, nas quais os eslavos lutaram com os nômades durante séculos e nas quais os cossacos nasceram um pouco mais tarde. Os eventos mais dramáticos e sangrentos do Civil aconteceram aqui. Durante a Grande Guerra Patriótica, a terra do Don foi abundantemente regada com o sangue dos invasores fascistas e de nossos soldados-libertadores.
Muitas pessoas famosas vieram daqui, muitos irão telefonar para Chekhov de Taganrozh e Sholokhov de Veshenskaya. Naturalmente, museus, memoriais e reservas são dedicados a todas as pessoas famosas e eventos significativos. Entre outras coisas, a região de Rostov é uma terra muito bonita, onde ainda é possível encontrar uma natureza intocada que não mudou por milhares de anos.
Os lugares mais interessantes e bonitos da região
Lista, fotos com nomes e descrições de atrações populares!
Catedral militar de ascensão em Novocherkassk
O ano da inauguração - 1905. A catedral é de longa duração, a sua construção começou em 1811. Localizado no centro de Novocherkassk no topo de uma colina. Com bom tempo, cúpulas douradas e cruzes incrustadas com cristal de rocha são visíveis a dezenas de quilômetros de distância. A decoração interior foi totalmente restaurada de acordo com fotos pré-revolucionárias de 2005. Os túmulos de guerreiros cossacos proeminentes também estão localizados aqui. O templo está ativo, a visita é gratuita.
Museu Arqueológico-Reserva "Tanais"
Criado em 1958. Localizado a 30 km a oeste do centro regional - Rostov-on-Don, o antigo assentamento urbano de Tanais se tornou a maior reserva arqueológica na região do Don. São cinco exposições ao ar livre: o próprio povoado, um salão dos tempos do período cita-sármata, um salão de grupos étnicos (vida, tradições, crenças), diversas exposições e a história do estudo de um antigo povoado.
Não perca: 45 atrações principais de Rostov-on-Don.
Museu Novocherkassk da História dos Cossacos Don
Ano de fundação - 1886. O acervo contém 150 mil exemplares, e não apenas dedicados aos cossacos. As exposições incluem fósseis antigos, armas, armaduras, moedas, bichos de pelúcia da fauna local, uma coleção de porcelanas, os lendários juncos Don, a altura do piso do prédio sob o teto é de mais de 8 metros. É dividido em salas temáticas, incluindo uma enorme coleção de itens da época do czar, da Revolução e da Segunda Guerra Mundial.
Museu de história militar de Aksay
O museu foi fundado em 1948. Começou como um pequeno museu escolar de arqueologia. Agora é composto por 4 complexos: um cossaco kuren, alfândega, correio e a própria parte histórico-militar. A maioria das exposições são achados de escavações perto de Aksai, incluindo aquelas levantadas nos locais das batalhas sangrentas da última guerra. São mais de 20 exposições temáticas: da numismática às armas.
Museu de História da Cultura Popular de Don Volgodonsk "Cossack Kuren"
Ano de inauguração - 2003. Subdivisão do museu de história ecológica local. A base era o tradicional cossaco kuren na vila de Krasny Yar, agora parte da cidade de Volgodonsk. Itens do artesanato cossaco tradicional e da vida cotidiana dos cossacos Don são apresentados aqui. O edifício em si é totalmente autêntico para a habitação cossaca do século passado (layout, decoração, decoração), embora tenha sido literalmente restaurado a partir de ruínas.
Complexo memorial "Kumzhenskaya Grove"
Ano de construção - 1983. Dedicado aos soldados do Exército Vermelho, que caíram durante a libertação de Rostov-on-Don em 1941 e 1943. As batalhas mais terríveis dessas operações militares aconteceram aqui (direção estratégica). Fundada na vala comum dos caídos, uma parte separada dela é uma enorme lápide com dados esculpidos dos soldados caídos. A própria composição escultórica é formada por figuras semelhantes aos verdadeiros libertadores da cidade, heróis da União Soviética.
A propriedade-museu de M.A.Sholokhov na aldeia de Vyoshenskaya
O museu foi fundado em 1984. Em 1942, uma bomba destruiu o ninho da família dos Sholokhovs e a mãe do escritor foi morta. A casa foi totalmente restaurada em 1948 e foi o local de trabalho do clássico soviético. Tudo aqui pertence a Mikhail Alexandrovich, e seu túmulo também está localizado aqui. O museu é convencionalmente dividido em duas partes: a própria propriedade e uma garagem com carros que pertenceram ao autor de The Quiet Don.
Monumento "Tachanka-Rostovchanka"
O ano de inauguração - 1977, a data não é acidental - ao 60º aniversário da revolução. Localizado na entrada sul de Rostov-on-Don, é dedicado aos soldados da Primeira Cavalaria de Budyonny, que lutaram aqui com o Exército Voluntário de Denikin. Originalmente gesso, coberto com folhas de cobre. Reformado em 2009 com preservação total dos detalhes. O monumento de quinze metros de altura se tornou um dos cartões de visita da cidade, com uma série de tradições locais associadas a ele.
Museu-Reserva Histórico, Arqueológico e Paleontológico de Azov
Um enorme museu no centro de Azov, que inclui uma série de objetos. São cerca de 320 mil exposições, algumas delas absolutamente únicas, por exemplo, esqueletos de dinotério fóssil e uma espécie rara de mamute. Outros achados paleontológicos têm 250 milhões de anos. Além de antiguidades, as exposições mostram objetos da atividade das pessoas que habitavam a costa de Azov: armas, pratos, tecidos, raridades numismáticas, objetos de arte.
Revista de pó em azov
O ano da inauguração - 1967. Reconstruída no local de uma adega de artilharia abandonada em 1770. As exposições do museu são adequadas: armas da época, uma exposição sobre o desenvolvimento de armas domésticas, vários dispositivos e dispositivos auxiliares de artilharia (banniks, barris, miras, carrinhos de armas). Eles vêm aqui e olham o diorama de Chernyshov sobre a captura do turco Azov pelas tropas de Pedro I.
Jardim Botânico de SFedU
Organizado em 1927. Há um enorme jardim botânico no vale do rio Temernik que flui por Rostov-on-Don. Existem 6.500 espécies da flora, 1.600 delas são tropicais e subtropicais na estufa do parque. As coleções de plantas estão divididas em exposições temáticas, como árvores, flores, óleos essenciais medicinais e doadores, endemias das estepes de Azov e muito mais.
Parque Loga na fazenda Staraya Stanitsa
Ano de criação - 2012. Apelidado de parque "Pequena Suíça" em Logovaya Balka, perto de Kamensk-Shakhtinsk. Criado por iniciativa privada de um empresário local com recursos próprios. Nos 22 hectares da zona de jardim e parque, existem muitos objetos diferentes: esculturas, mini-cachoeiras, edifícios decorativos. A entrada é gratuita, uma estrada de asfalto separada leva ao parque, há um estacionamento conveniente.
Casa de Chekhov em Taganrog
Ano de criação - 1926. O futuro escritor nasceu nesta pequena ala. Há várias exposições que pertenceram a Chekhov, por exemplo, seu boletim escolar e suas redações escolares, alguns pertences pessoais. A comitiva dos tempos do período Taganrog da vida do jovem Anton Pavlovich e parcialmente de suas obras foi restaurada na casa: a área ao redor do edifício é um pomar de cerejas.
Museu ao ar livre de equipamentos ferroviários das ferrovias do Cáucaso do Norte
O ano de inauguração - 1960. Nos arredores de Rostov-on-Don, no local da antiga estação Gnilovskaya, há 53 peças expostas diretamente do material rodante: várias locomotivas a vapor do pré-guerra, locomotivas elétricas, locomotivas a diesel, vagões , tratores e centenas de outros itens - equipamentos, ferramentas de trabalhadores ferroviários, etc. Quase tudo está funcionando, está em conservação. O orgulho especial da exposição é o carro de aquecimento, no qual os soldados foram transportados para a Grande Guerra Patriótica.
Museu "Compre Chekhovs" em Taganrog
Ano de fundação - 1975. Durante a residência da família Chekhov, aqui havia uma mercearia no primeiro andar e os aposentos no segundo.Várias obras de Anton Pavlovich baseiam-se nas histórias dos visitantes da loja, que ouviu desde muito jovem. Este é o período da adolescência do escritor, o interior foi restaurado, várias fotos de família e pertences pessoais da família Chekhov são coletados.
Alekseevskie gates em Azov
O portão principal da fortaleza de Azov foi construído no século 17, escavado e restaurado em 1935. Com uma parte de uma muralha de barro e uma vala, esta é a única parte remanescente das fortificações da antiga fortaleza turca. Os portões de Alekseevskaya foram reconstruídos várias vezes, agora sua versão de pedra de 1805 está preservada, cuidadosamente restaurada de acordo com os desenhos remanescentes da época de sua construção.
Glória do monte dos cossacos com um monumento ao general Yakov Baklanov
Ano de inauguração - 2008. Localizado na margem da baía rasa de Sukho-Solenovsky, dividindo Volgodonsk em duas partes, é dedicado ao lendário Yakov Baklanov. O complexo consiste em uma estátua equestre do general de sete metros, um monte com baixos-relevos e uma sela de bronze com tampa no pedestal do monumento principal. O memorial está localizado perto do centro comercial e de entretenimento local, há um estacionamento conveniente no próprio aterro.
Armazéns de Paramonovsk
Um complexo de edifícios de armazéns construídos na década de 1850 pelos engenheiros Shulman e Yakunin. Antes do colapso da URSS, eles eram usados para o fim a que se destinavam, um pouco mais tarde adquiriram o status de monumento histórico. Agora abandonado, reconhecido como uma estrutura de emergência, fala-se em desmontagem. Recomenda-se a visita apenas durante o dia, de preferência em grupos: devido ao contingente específico, que escolheu as ruínas.
Complexo etnoarqueológico "Mundo Perdido"
Consiste em duas exposições. O primeiro é o "Caminho da História", uma viagem fascinante aos primórdios da história da humanidade: visitas a reconstruções de moradias da Idade do Bronze, conhecimento do modo de vida das pessoas da Idade da Pedra, excursão ao monte e conhecimento dos tradições militares de seus ancestrais. A segunda - "aldeia cossaca", tudo sobre os cossacos: vida, artesanato, guerra. Os organizadores prometem o efeito de mergulhar completamente na história.
Museu do Palácio Novocherkassk Ataman
O ano de inauguração - 2001. No início, a administração Novocherkassk estava localizada no prédio do século 19, antes que o cacique morasse aqui e recebesse convidados ilustres. Já no primeiro andar do museu há uma exposição relacionada à participação do Exército Don em guerras e conflitos; no segundo andar, os apartamentos do ataman, uma sala de jantar, uma sala de estar, um escritório foram restaurados e um foi criada uma sala memorial para o líder da Guarda Branca General Kaledin.
Memorial de Karginsky e complexo histórico
Ano de fundação - 1984. Na aldeia de Karginskaya fica a propriedade dos Sholokhovs, onde Mikhail Alekseevich passou quase 16 anos, a partir de 1910. Aqui foram escritas as "Don Stories" e surgiu a ideia de "Quiet Don". O próprio edifício e a decoração interior são totalmente idênticos aos da época em que aqui vivia a família do escritor. Nas proximidades, há uma escola paroquial - o local de treinamento de Sholokhov, que também se tornou parte da reserva do museu.
Reservar "Zolotye Gorki"
Um antigo assentamento do século VIII, presumivelmente Khazar. Foi descoberto na década de oitenta e imediatamente recebeu o estatuto de reserva. As escavações estão em andamento agora, portanto, durante a temporada, os visitantes têm a oportunidade de observar o trabalho dos arqueólogos. Além disso, o status de um objeto protegido tornou possível preservar a natureza intocada de Don aqui e fez da reserva um excelente lugar para caminhadas.
Lago Manych-Gudilo
Um enorme lago salgado que anteriormente conectava o Cáspio ao Mar Negro. A área está praticamente deserta, porque a vida aqui está literalmente a todo vapor. Devido à mineralização do solo, praticamente não há árvores aqui, a vegetação é herbácea. A principal atração é a manada de cavalos selvagens, chamados de "mustangs", que vivem na ilha de Manych. Eles vão para a Ilha dos Pássaros para ver pássaros raros.
Montanhas Duas Irmãs em Belaya Kalitva
Essas montanhas, situadas na pitoresca margem do rio Seversky Donets, foram apelidadas de irmãs por sua incrível semelhança. Naturalmente, existe uma lenda que explica sua origem. Além da oportunidade de admirar a paisagem, as pessoas vêm aqui para "pegar" OVNIs. Dizem que os irmãos em mente aparecem aqui com mais frequência. E também - para procurar o tesouro encantado que os cossacos que voltavam de um ataque aos krymchaks ou turcos enterraram.
Igreja Surb Khach em Rostov-on-Don
Foi inaugurado em 1792. Foi construído por colonos armênios da Crimeia em uma colina alta de Rostov perto de Temernitskaya Balka. Ao pé, há uma fonte com uma fonte, que se tornou um local popular para os banhos da Epifania entre os rostovitas. O templo tem uma pequena necrópole onde figuras armênias proeminentes estão enterradas. Após a restauração em 1972, um museu dedicado à amizade russo-armênia foi inaugurado no templo com 10 mil peças em exibição.