A região de Murmansk, localizada na fronteira com dois estados ao mesmo tempo, sabe como surpreender os viajantes. A maioria dos habitantes conhece a região noroeste do país apenas em termos gerais. Proximidade com a Europa, clima frio, acesso ao mar - tal conjunto de características não poderia deixar de afetar a paisagem do território.
Os amantes da beleza natural encontrarão algo para fazer enquanto exploram as baías, reservas naturais, tundra e lagos. Muito na região está relacionado à história da frota - este é mais um destino turístico que atrai visitantes. O distrito também carece de museus de história locais típicos da maioria das cidades, monumentos históricos e arquitetônicos, bem como o entusiasmo local que torna Murmansk do jeito que é no momento.
Os lugares mais interessantes e bonitos da região
Lista, fotos com nomes e descrições de atrações populares!
Kola Bay
Localizada no Mar de Barents. Cola e Tuloma caem nisso. Existem várias ilhas naturais de tamanhos variados. A baía é bastante estreita e divide-se em três curvas. Estende-se por cinquenta e sete quilômetros. A costa ocidental é mais suave, a oriental é coberta por rochas e penhascos pontiagudos. Em 2005, ocorreu a inauguração da ponte, ao longo da qual é possível atravessar a Baía de Kola de carro.
Teriberka
A aldeia foi mencionada pela primeira vez no século 16 e tem o seu estado atual desde 1997. O nome vem de um rio próximo. Os turistas vêm aqui para admirar a beleza natural, a noite polar, o Mar de Barents, o Oceano Ártico. As características climáticas permitem a prática do kitesurf em Teriberka durante todo o ano. Na costa, um cemitério de navios se formou. Um dos motivos é a proibição quase total da pesca.
Khibiny
Cordilheira e parque nacional localizado na Península de Kola. Foi formado no período Carbonífero e cobre uma área de mais de mil e trezentos quilômetros quadrados. As encostas são íngremes, há campos de neve e geleiras. Entre as plantas do Khibiny, existem muitas espécies listadas no Livro Vermelho. A montanha mais alta do maciço é Yudychvumchorr. Seu pico está localizado a uma distância de mil e duzentos metros acima do nível do mar.
Memorial "Alyosha"
Construído em 1974. Ele está localizado em Murmansk, na colina do Cabo Verde. Dedicado ao memorial aos heróis que defenderam o Ártico durante a Segunda Guerra Mundial. "Alyosha" é a figura de um soldado com um capacete e uma capa de chuva com um rifle nas costas. A altura total do pedestal e do monumento ultrapassa os quarenta metros. À sua frente está uma chama eterna, ao lado está uma pirâmide - um símbolo da tristeza, um pouco mais longe - canhões antiaéreos e placas memoriais.
Recomendado: os monumentos mais famosos de Murmansk.
Reserva Kandalaksha
Fundado em 1932. Localizada na costa e ilhas. A área junto com a área de água ultrapassa setenta mil hectares. O objetivo principal da criação da reserva é preservar várias espécies de pássaros ao mesmo tempo, inclusive o pêra. A flora e a fauna são diversas, características da região e numerosas, graças às condições especiais de proteção. Você pode chegar aqui como parte de um grupo organizado com um guia.
Seidozero
O lago está localizado na Península de Kola, na cordilheira da tundra de Lovozero. Localizado a uma altitude de cerca de cento e noventa metros acima do nível do mar. O comprimento é de cerca de oito quilômetros, a largura varia e chega a dois quilômetros e meio. Além de sua bela vista, Seydozero é famosa pela atenção de ufólogos, ocultistas e escritores de ficção científica. Para confirmar as teorias paracientíficas, eles organizam expedições a esta área.
Ponte Kola
O projeto está em desenvolvimento desde o início dos anos 90. Concluído e inaugurado em 2005. Seu comprimento ultrapassa um mil e meio de metros. A travessia da ponte é um quilômetro a mais no total. Possui quatro listras. Você pode se locomover de carro ou a pé. É uma artéria de transporte, uma ligação, não só com as áreas remotas da região, mas também o caminho para as vizinhas Noruega e Finlândia.
Reserva natural da Lapônia
Fundado em 1930. A área total é de quase duzentos e oitenta mil hectares. Os objetivos da reserva são preservar a natureza da região em sua forma original, para evitar a extinção de espécies raras e a influência humana excessiva. A rena é um animal especialmente protegido. Disponível para turismo ecológico, mas acompanhado de guias e em determinados roteiros.
Quebra-gelo nuclear "Lenin"
Foi um navio ativo de 1957 a 1989. Serviu a Rota do Mar do Norte. Pela primeira vez na história, um reator nuclear para navios de superfície foi instalado em "Lenin". Parado em uma parada eterna em Murmansk, o quebra-gelo se transformou em um museu. Sua exposição é dedicada ao passado do próprio navio e da frota como um todo. A coleção de raridades está em constante crescimento e o assunto em expansão.
Kola superprofundamente bem
A mineração, inscrita no Guinness Book of Records, como a mais profunda imersão humana em nosso planeta. O poço tem mais de doze mil metros de profundidade. No início da década de 90, o projeto estava paralisado. Todo o centro de pesquisa foi desativado. A destruição natural gradual de objetos é um processo natural. O poço está em estado deplorável, mas pode ser restaurado.
Petróglifos kanozero
Descoberto em 1997. As gravuras rupestres estão localizadas nas ilhas Kanozero: Gorelom, Elovy, Kamenny. Mais de mil desenhos foram encontrados no total. Eles são datados do milênio III-II aC. Eles começaram a proteger seriamente os petróglifos de vândalos e turistas apenas no início dos anos 2000. Primeiro, um museu foi inaugurado nas proximidades e, em 2014, as imagens foram cobertas por uma cúpula transparente para evitar a destruição.
Parque Natural "Península Sredny i Rybachiy"
A área total é de mais de oitenta mil hectares. É uma área especialmente protegida. Os principais objetivos são a preservação de espécies raras, a ecologia da região, objetos da Segunda Guerra Mundial. Ao visitar um parque natural, uma série de regras de conduta devem ser seguidas. Os grupos devem obter permissão. É proibido estacionar fora de lugares especialmente designados. Outras atividades também são regulamentadas e limitadas.
Farol Svyatonos
Construído em 1862. Localizado em Cape Holy Nose. O sistema de iluminação estava mudando constantemente. No final da década de 30, surgiu a eletricidade no farol. Agora, o equipamento dentro do raro edifício é o mais moderno. Sua luz se estende por 13 quilômetros. O farol funciona com funções diretas, ao mesmo tempo que faz parte do patrimônio cultural e histórico da região.
Navio do Cabo Ametista
Fundado em 1986. Localizado na Península de Kola, na região de Tersk. O monumento natural está sob proteção, as atividades humanas são limitadas aqui, embora a visita ao cabo não seja proibida. Veia ametista local, totalmente desenvolvida, mas de significado histórico. Por exemplo, foi usado pelos Pomors no século XVI. Além disso, o território é pitoresco, a proximidade do mar o torna atraente para os turistas.
Areias Kuzomenskie
O maciço pertence ao tipo de areias frouxamente fixas e, na verdade, não é um deserto. Um destino popular para os amantes de passeios nas dunas em vários veículos. O território se estende por treze quilômetros ao longo da costa. Devido a uma série de fatores, incluindo atividades humanas, a área das areias Kuzomenskie está se expandindo. O trabalho está em andamento para evitar isso.
Seydy
Localizada perto da aldeia de Tumanny. No passado, enormes pedras de formas bizarras tinham um significado ritual. Provavelmente, o motivo de seu aparecimento foi o derretimento das geleiras. Quando a água desapareceu, as pedras assumiram sua posição atual e se tornaram objetos de adoração dos povos antigos. Agora seids são populares para sessões de fotos, eles também caminham ao lado deles para serem saturados com uma energia especial.
Labirinto de Murmansk
Localizada no topo da colina. As pedras são dispostas em um círculo interno. Eles são muito pequenos. Após uma inspeção mais detalhada, fica claro que eles não estão firmemente instalados, enquanto os ventos não carregam partes da estrutura ao redor. Os caminhos internos não estão cobertos de vegetação. Existem árvores individuais ao redor, pedregulhos também estão próximos, e o lugar parece pitoresco. Oferece vistas panorâmicas sobre o vale.
Instituto-Jardim Botânico Polar-Alpino
Fundado em 1931. A instituição desse tipo mais ao norte da Rússia e um dos três jardins botânicos do mundo, localizado no Círculo Polar Ártico. A área total ultrapassa um mil e meio de hectares, a maior parte protegida. Aqui se realizam pesquisas, se adaptam as plantas às novas condições climáticas, se estuda a flora do norte e se realizam excursões educativas.
Lago Semyonovskoe
Localizado no norte de Murmansk. Recebeu o nome do pescador. A área é de cerca de vinte hectares. A vida ao redor do lago está em plena atividade durante todo o ano. Perto estão: o memorial "Alyosha", o centro infantil para o desenvolvimento da criatividade, o oceanário, a sociedade "morsa". No verão, uma fonte é ligada, uma estação de barcos e um parque de diversões são lançados. Os turistas também vêm para ver en Baraniy lom - um monumento natural local.
Tundra lovozero
Localizado na Península de Kola entre Umbozero e Lovozero. O Monte Angvundaschorr é o mais alto de todo o maciço. Sua altura é superior a mil centenas de metros. Não há vegetação nenhuma nos topos planos. Mas a parte inferior das encostas inclinadas é coberta por densas florestas de coníferas. Seydozero está localizado no centro da tundra de Lovozero. A área é cercada por lendas e crenças.
A aldeia de Varzuga
Foi mencionado pela primeira vez em 1466. Pertence à região de Tersk. Localizado em ambas as margens do Varzuga. As principais atrações do território são as igrejas de madeira. Uspenskaya foi construído em 1674. Houve uma pausa nos cultos, mas agora a igreja está funcionando novamente. Afanasyevskaya é mais velha e também funciona. Petropavlovskaya foi consagrada em 1864, agora abre apenas nos feriados ortodoxos.
Amazonites da montanha Parusnaya
Monumento natural. O status foi recebido em 1980. Um hectare estava sob proteção. A altura da montanha é de mais de trezentos e sessenta metros. O lugar é único por sua estrutura e pela própria estrutura dos amazonenses, garimpados no território. Além disso, outros minerais são encontrados aqui, embora em quantidade muito menor. O campo na região de Murmansk é um dos dois maiores da Rússia.
Cascata do moinho da cachoeira
Localizado na Titovka. Anteriormente, o rio era chamado de Kitovka por causa da pescaria que existia em sua foz. O rio da montanha tem correnteza rápida, águas frias e muitas corredeiras. Nunca houve um moinho no local da cachoeira, e as ruínas harmoniosamente inscritas na paisagem são os restos de uma hidrelétrica. Os turistas vêm aqui para passear, bem como para observar as trutas que saltam da água durante a desova.
Farol memorial em Murmansk
Inaugurado em 2002. A estrutura hexagonal sobe quase dezoito metros. O primeiro andar é reservado a um museu. Existem placas memoriais nas paredes. Livros de memória estão sendo mantidos. Perto está uma âncora e embaixo dela uma cápsula com água do mar. Em 2009, uma parte da cabine do submarino Kursk foi instalada imediatamente. Tornou-se uma dedicação aos submarinistas que morreram em tempos de paz.
Museu da Força Aérea da Frota do Norte
Fundada em 1976 na vila de Safonovo. Existem três salas de museu: tempo de guerra, período pós-guerra, sala da memória. A exposição é composta por fotografias, documentos, pertences pessoais de pilotos, equipamentos de aviação. Em 1983, o Museu Gagarin foi inaugurado nas proximidades. O espaço para ele era a casa do cosmonauta, que ele ocupou no Ártico durante seu serviço. Lá dentro, a atmosfera foi recriada, estandes dedicados a Gagarin e assim por diante foram feitos.
Museu da História da Murmansk Shipping Company
Inaugurado em 1977. A exposição é composta por coleções de documentos, mapas, fotografias, retratos de capitães, instrumentos de navegação de diferentes anos e muito mais. Em três salões estão expostas raridades, de acordo com os temas: transporte e frotas de gelo, frota nuclear e um diorama dedicado ao desenvolvimento da Rota do Mar do Norte. Coleções separadas são dedicadas à natureza do Ártico, modelos de navios e assim por diante.
Museu e Centro de Exposições "Apatite"
Fundado em 1932. Localizado em Kirovsk. Exposições importantes são minerais coletados e extraídos na região de Murmansk. Há também "convidados" de outros países, expostos nas salas de exposição vizinhas. O centro de exposições acolhe seminários, eventos temáticos e as instalações acolhem temporariamente outras exposições, embora raramente. As excursões são planejadas para turistas de qualquer idade.
Igreja de madeira Nikolskaya em Kovda
Construído em 1705. Tem o nome de São Nicolau, o Wonderworker. É um monumento de arquitetura em madeira. Há uma torre sineira e o prédio da igreja é cercado por uma cerca. Fechado na década de 60 do século passado. Desde 1991, está formalmente em restauração, embora coisas estranhas e paralisações ocorram constantemente com a obra. Foi declarado um monumento ao patrimônio cultural dos povos da Rússia.
Estação ferroviária abandonada em Kirovsk
Operou de 1939 a 1996. O surgimento de uma nova linha ferroviária também exigiu a construção de uma estação. Quando a necessidade desapareceu, a estação também desapareceu no esquecimento. Parte da estrada foi desmontada, o mesmo destino se abateu sobre a rede de contatos. O edifício da estação foi um marco devido ao seu tamanho e instalações. Agora está em declínio, passou por saques e incêndios.
Estância de esqui "Bolshoy Vudyavr"
Ele está localizado nas encostas da montanha Aikuayvenchorr. Trilhas de dificuldade variada são adequadas tanto para quem começou a esquiar quanto para profissionais. Mais da metade deles são iluminados à noite. O comprimento total das pistas é de vinte e cinco quilômetros. Existe um serviço de aluguel de equipamentos, um teleférico, você pode contratar um instrutor. Há depósito para bagagem e um café com vista panorâmica no local.