A capital do Tartaristão há muito tempo reclama o título de terceira cidade mais importante da Rússia, depois de Moscou e São Petersburgo. A decoração das ruas não é a última coisa na luta pelo status. Portanto, o surgimento de novos monumentos é uma necessidade, assim como a manutenção dos antigos em sua forma adequada. Kazan é o local de nascimento de Chaliapin. Além disso, destacados cientistas, professores, artesãos e lutadores pelos direitos de seu povo viveram aqui em épocas diferentes.
Mussa Jalil, Alexander Butlerov e outras figuras foram homenageados com bustos e monumentos em sua homenagem. A ênfase também é colocada no sabor nacional. Em nenhum outro lugar do mundo, os turistas poderão ver um monumento à torta tártara echpochmak ou conhecer uma criatura mítica única - o dragão Zilant. Um passeio pelas ruas de Kazan - dois em um - uma aula de história e arte.
Monumentos históricos e modernos de Kazan
Lista de monumentos e esculturas interessantes da cidade.
Memorial aos Heróis da Grande Guerra Patriótica
Erguido em 1995 no Victory Park. Demorou mais 10 anos para concluir o projeto de arrumação da área ao redor. O memorial consiste em um panteão, uma estela de calcário e uma Chama Eterna. As tábuas de mármore trazem os nomes dos nativos do Tartaristão - titulares da Ordem da Glória e dos Heróis da URSS. Perto - uma dedicatória às divisões de rifle formadas durante a guerra na república.
Monumento a Musa Jali
Surgiu nas ruas da cidade em 1966. Retrata o poeta tártaro lutando até o fim. Ele está amarrado com arame farpado, mas não quebrado. Jalil morreu em cativeiro pelos nazistas e foi condecorado postumamente com o título de Herói da URSS. Seu monumento tem 8 metros de altura. A escultura de corpo inteiro fica em uma pedra maciça. Uma escada leva a ele, e ao lado dele há um banco largo. Acolhe eventos anuais no dia da execução de Musa.
Templo-monumento aos defensores de Kazan
Um dos monumentos mais antigos da cidade foi fundado em 1821. Consiste em um templo acima do solo e uma parte subterrânea - uma igreja-tumba. É uma homenagem à memória dos mortos durante o cerco e captura de Kazan em 1552. Parece uma pirâmide truncada. Existem entradas de todos os lados do mundo, a principal delas tem degraus mais largos. Em 2004, uma ponte e diques foram construídos para uma visita conveniente à ilhota na qual existe um templo memorial.
Estela de liberdade
O monumento ergue-se junto ao edifício do centro cultural nacional. A inauguração em 1996 foi combinada com a celebração do Dia da Independência da República. A estela tem cerca de 40 metros de altura. Uma ave fêmea "Harriyat" é colocada em cima dela. Esta imagem veio da mitologia local e está associada à liberdade e edificação. A envergadura da escultura é de cerca de 6 metros. Ele gira e acende ao anoitecer.
Monumento a Gabdulla Tukay
Desde 1958 está localizado na Pushkin Street. Ao redor há um jardim público que leva o nome do escritor. Sua figura de bronze com um livro aberto nas mãos sobe vários metros. Tukai é um dos principais poetas da república. Um ornamento nacional é aplicado ao pedestal, e o nome de Gabdulla é escrito em letras cirílicas e árabes. Este marco é um patrimônio cultural federal.
Monumento a F.I.Shalyapin
A cantora mundialmente famosa é natural de Kazan. A criação do monumento foi confiada ao escultor Andrei Balashov. Localização - próximo à Catedral da Epifania. Foi aqui que Chaliapin foi batizado. O monumento foi inaugurado em 1999. Ele mostra Fyodor Ivanovich no momento de se separar da Rússia e de seus amigos, pouco antes da imigração. Vários eventos notáveis estão associados ao monumento. Por exemplo, seu expurgo foi transformado em um flash mob em 2009.
Dragon Zilant
Criado em 2003 por Marat Gubaidullin. Zilant é popular no Tartaristão. Também está no brasão e na bandeira de Kazan. A criatura mítica é uma combinação de dragão e serpente. A imagem desta personagem encontra-se em todo o lado, portanto, há um interesse crescente pelo monumento. Em 2011, foi atualizado, inseriu escalas "douradas" e deu um corpo esguio. Zilant tem uma coroa na cabeça para que não haja dúvidas sobre seu status.
Gato kazan
Durante sua visita à cidade, Catarina II notou a ausência de ratos. Ela mandou enviar um dos gatos locais para seus aposentos, mas 30 deles foram trazidos para São Petersburgo de uma vez. Esses gatos se tornaram os fundadores da dinastia dos gatos de Hermitage. Em 2009, a história do passado foi imortalizada. O gato imponente deitado em uma cadeira foi feito por Igor Bashmakov, um artista de metal. A escultura foi fundida na fábrica de Zhukovsky.
A carruagem de Catarina II
Em 1767, Catarina II percorreu as regiões orientais. Kazan também foi incluído no roteiro da viagem. A visita tornou-se um ímpeto para o desenvolvimento da cidade. Este período é imortalizado por uma cópia da carruagem em que a Imperatriz viajou. O original está em exibição no museu local, e nas ruas da cidade você pode ver um espécime de ferro fundido com inserções brilhantes. Os turistas são fotografados não só ao lado do monumento, mas também no interior.
Monumento a A.S. Pushkin
Instalado em 1956. Em 1833, o poeta visitou Kazan, e isso se tornou um motivo adicional para perpetuar sua memória. A escultura de Pushkin foi colocada em um pedestal de granito próximo ao Teatro de Ópera e Balé. Do outro lado do prédio, há um monumento a Gabdulla Tukay, de estilo semelhante. Essa decisão arquitetônica não é acidental. Tukai fez tanto pela literatura tártara quanto Pushkin fez pela russa.
Monumento a G.R.Derzhavin
A inauguração ocorreu em 2003. Bronze Derzhavin está perdido em pensamentos. Sua cabeça nua e sandálias nos pés o deixam com uma aparência incomum. A data no pedestal do monumento é 1846. Foi então que o primeiro monumento a Derzhavin foi erguido. Foi destruído durante a revolução. Por algum tempo houve um busto de Emelyan Pugachev neste lugar. No 260º aniversário do escritor, a omissão foi corrigida.
Monumento a V. Lenin
Criado na década de 50 do século passado. Os autores do projeto são Pyotr Yatsyno e Alexander Gegello. Localização em frente ao Teatro de Ópera e Ballet. Jalilah cria condições para uma melhor visão do monumento de diferentes pontos. Eles retrataram o líder do proletariado mundial em plena altura e o colocaram em um pedestal alto. As pessoas se aglomeraram no monumento para realizar comícios e celebrações.
Monumento da Mãe do Soldado
Pertence ao território do Parque da Vitória. Foi apresentado aos habitantes da cidade pela família do ex-presidente da república Mirtimer Shaimiev em 2005. Ao mesmo tempo, o projeto do bairro foi concluído e dando-lhe o seu aspecto atual. A figura feminina de bronze é uma dedicação a todas as mães que não receberam filhos da guerra. Ela está segurando uma tulipa nas mãos - outro símbolo de tristeza. A altura do monumento é de cerca de 4 metros. Eles abriram sem alarde na presença de veteranos.
"Confiança"
Ele tem o título não oficial de “o monumento mais gentil de Kazan”. Retrata a seguinte cena: um menino ajuda uma menina a subir em um pedestal e um schnauzer em miniatura observa as crianças com atenção. A abertura da composição escultórica ocorreu em 2016. O autor do projeto, Fanil Valiullin, fez um monumento encomendado pela clínica odontológica. As figuras de crianças e seus cães foram lançadas em Yekaterinburg.
"Benfeitor de Kazan"
Asgat Galimzyanov é um protótipo de escultura. Durante toda a sua vida, ele se dedicou a ajudar outras pessoas: orfanatos, lares de idosos, vítimas de todos os tipos de desastres. O monumento vitalício ao patrono foi criado por iniciativa do presidente da república. Um grupo de escultores liderados por Asia Minnullina trabalhou na composição do bronze. O benfeitor parece conduzir o cavalo pelas rédeas. Ela puxa um carrinho com várias crianças.
"Vodovoz"
O projeto do monumento foi encomendado e pago pela organização Vodokanal. A composição escultórica foi instalada em 2006 como um presente para a cidade. Ela reproduz uma cena comum do passado: um carregador de água para em seu cavalo e enche os baldes da garota com água. Este método foi usado até 1874.O monumento foi elaborado nos mínimos detalhes - desde rugas no rosto das pessoas até a crina de um cavalo.
"Riddles of Shurale"
Localizada perto do teatro. Kamala desde 2011. O monumento foi criado por Asia Minnullina como parte de um projeto de caridade. A composição representa dois heróis de contos de fadas descritos por Gabdulla Tukay. Em homenagem ao 125º aniversário do escritor, Batyr e Shurale se viram em um grande tronco um diante do outro. Acredita-se que tocar no monumento pode melhorar seu humor.
Arco jubilar
Datado em 1888. Construída para o 100º aniversário da fábrica de pólvora. O arquiteto Ivan Kotelov foi o responsável pelo projeto. A combinação de duas cores no desenho, onde o vermelho predomina, deu ao arco outro nome - “Portão Vermelho”. Os brasões de Catarina II e Alexandre III são colocados acima do corredor principal. Com o tempo, um complexo de parque foi formado nas proximidades, e a estrutura foi reconhecida como um monumento histórico de importância regional.
Monumento ao arquiteto do Kremlin de Kazan
Ele está localizado em uma pequena praça dentro das paredes do Kremlin. O trabalho de criação do monumento foi realizado por um grupo de escultores tártaros. Eles concluíram o projeto em 2003. A composição visa celebrar a contribuição de todos os arquitetos que trabalharam na imagem do Kremlin, independente de época ou nacionalidade. A razão para a criação do monumento foi a inclusão do Kremlin na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO em 2000.
Monumento a A.M.Butlerov
O químico nasceu no Tartaristão e enquanto vivia em Kazan formulou a teoria da estrutura química das substâncias orgânicas. Butlerov também trabalhou em outras áreas. Muitos colegas contemporâneos acreditaram que sua contribuição para a ciência foi insuficientemente observada. Butlerov pensou progressivamente, à frente de sua época. O monumento em homenagem ao explorador foi erguido em 1978. Foi assim que a cidade completou 150 anos.
Monumento a N. Lobachevsky
O busto foi instalado em 1896 no parque de mesmo nome. O escultor é Maria Dillon. Ela criou o visual de um matemático a partir de um retrato tirado por um artista desconhecido. O busto foi colocado em um pedestal alto de granito preto. As peças de bronze são anexadas separadamente. Eles foram quebrados várias vezes por vândalos, mas restaurados. Desde 1960, o monumento está na lista de objetos protegidos de importância federal.
Monumento a L.N. Gumilyov
A coluna com o busto instalado é uma homenagem à memória da pesquisadora pelo estudo da história do povo tártaro. Lev Gumilyov é filho dos poetas da Idade da Prata, Anna Akhmatova e Nikolai Gumilyov. Como ele mesmo disse: ele esteve nos campos duas vezes, uma para o pai, outra para a mãe. Com uma biografia tão trágica, conseguiu participar de 21 expedições, além de publicar dezenas de artigos e 12 monografias.
Monumento Kul Gali
Este escritor é um representante da literatura medieval do Volga-Bulgar. Ele morreu durante as invasões mongóis. Um monumento em sua homenagem foi erguido no Millennium Park de Kazan em 2005. Um grupo de escultores locais, incluindo o famoso Andrei Balashov, trabalhou em seu projeto. A altura do monumento juntamente com o pedestal é de mais de 4 metros. Nenhuma imagem de Kul Gali sobreviveu, então a imagem saiu coletivamente.
Monumento a M. Vakhitov
Localizado em uma colina desde 1985. Uma ampla escadaria conduz ao monumento. Ao redor - lanternas, bancos, canteiros de flores. Vakhitov era um lutador pela liberdade e pelos direitos dos muçulmanos. Por seu trabalho ativo nessa direção, ele foi baleado pelos Guardas Brancos em 1918. O monumento e seu pedestal são impressionantes em tamanho e são visíveis de diferentes pontos da cidade. Se uma biblioteca for construída aqui, ela será movida para a rua com o mesmo nome.
Monumento aos guerreiros afegãos
Foi instalado em 1998 na Rua Dekabristov. Foi desmontado na primavera de 2018 e nunca apareceu um substituto no Victory Park. As negociações sobre a criação de um novo monumento aos soldados afegãos estão em andamento. Pretende-se expandir o seu tema e fazer um memorial em homenagem a todos os soldados internacionalistas. Ainda não está claro se o antigo monumento abstrato retornará à cidade ou um esboço diferente será escolhido.
Cenotáfio
Instalado no parque. Gorky em 1967. A escultura é maciça, sem detalhes, mas evoca fortes emoções. Um soldado sem rosto é descrito como gravemente ferido. Ele está em seu último suspiro, mas se estica para frente. Conforme concebido pelos autores, isso simboliza auto-sacrifício e uma vitória rápida. Monumento - dedicação aos mortos durante a Grande Guerra Patriótica. A Chama Eterna está queimando nas proximidades e há uma estela, cuja altura é de cerca de 30 metros.
Complexo memorial no Parque Uritsky
Encontra os visitantes quase na entrada. Os objetos do complexo são feitos de concreto e mármore preto polido. Uma atenção particular é dada ao tamanho impressionante do capacete frontal e a estrela dourada no centro. Os nomes das vítimas da Grande Guerra Patriótica estão inscritos nas placas. A maior inscrição é um lembrete aos descendentes da façanha de seus conterrâneos. A composição é cercada por pinheiros perenes.
"Relógio em estilo árabe"
Apareceu no centro da praça. Tukai em 1999. A composição escultural do bronze consiste em vários setores. Até mais ou menos no meio, é um pilar figurado. Em seguida, estão os mostradores virados em direções diferentes. Acima - esculturas: pégaso, musas e um menino com um cachimbo. São linhas da obra de Tukay e pinturas com caligrafia árabe. O monumento é coroado com uma espécie de pináculo.
"Bússola"
O nome popular do monumento é “umbigo”. Instalado em rua pedonal no centro da cidade. Uma pirâmide baixa de mármore é colocada sobre um pedestal de granito. As bordas são inscritas com letras - símbolos dos pontos cardeais. Uma estrela está estendida ao redor do monumento. A distância de Kazan às maiores cidades do mundo é escrita ao longo de seu contorno. Crença local: esfregar o topo da pirâmide - para trazer mais perto a realização de um desejo acalentado.
Fonte-monumento "Kazan"
Inaugurado no parque do 1000º aniversário de Kazan. É também uma fonte. O aparecimento do monumento está relacionado com a lenda sobre o nome da cidade. O diâmetro da tigela do caldeirão é de 36 metros. Jatos de água sobem dela, chegando a 17 metros. Eles fluem para um tanque especial. A forma do caldeirão simboliza riqueza, apenas poder e infinito. A fonte é guardada por criaturas míticas semelhantes a dragões, sobre as quais está.
Monumento ao primeiro bonde em Kazan
A criação de uma composição incomum foi programada para a celebração do 65º aniversário da Vitória. Em 2010, bondes raros apareceram perto da estação Sukonnaya Sloboda. Agora existem três deles, e cada um tem uma variação. Um é considerado o mais antigo de Kazan, desde que entrou na linha em 1937. O outro possui duas camadas, o que não é típico desse tipo de transporte. Este último é famoso pelas peculiaridades de operação - trabalhou em veículos puxados por cavalos.
Monumento a S.Z.Saidashev
Destaca-se ao lado do prédio do Instituto Pedagógico Humanitário. Saydashev é um compositor, maestro e professor que esteve na origem da música tártara. Com base em suas obras, foram preparadas apresentações no Teatro Acadêmico. Kamala. Embora a decisão de criar um monumento a Saydashev tenha sido tomada há muito tempo, muitas disputas surgiram sobre sua localização e aparência. O projeto foi concluído apenas em 2005.
Monumento a Baki Uramchi
Makhmut Gasimov criou um monumento a seu colega em 1997. O local de instalação foi escolhido no centro histórico de Kazan. A abertura foi programada para coincidir com o centenário de Baki Uramchi. Ele é retratado vestindo um avental de escultor, relaxando ou pensando em seu novo trabalho. Uramchi também se tornou famoso como fotógrafo e artista. Em torno do monumento existe um pitoresco parque de mesmo nome com bétulas e canteiros de flores.
Arco dos amantes
Construída na década de 30 do século passado. O arco é uma das entradas para o território do Parque do Lago Negro. As pessoas deram à estrutura mais alguns nomes, por exemplo, "arco dos sussurros" ou "arco dos suspiros". A estrutura tem uma característica acústica: se duas pessoas ficarem em lados opostos dessa estrutura elíptica, dificilmente entenderão as palavras uma da outra. Uma lenda anda pela cidade que o arco foi erguido de acordo com os desenhos de Nikolai Lobachevsky.
"Echpochmak"
O monumento com sabor nacional foi erguido em 2016 dentro dos limites do complexo de restauração e animação.Echpochmak é uma torta triangular assada recheada com carne, batata e cebola. Uma das características do prato: durante o cozimento, o caldo é despejado para ficar suculento. É cozido não apenas pelos tártaros, mas também pelos bashkirs. O monumento tem cerca de 2 metros de altura. Echpochmak parece delicioso, como um verdadeiro, e repousa sobre a aparência forjada de um prato.