A região de Volgogrado é uma das regiões do sul do nosso país. O Volga atravessa todo o território de norte a sul, bem como os reservatórios Volga-Don Canal, Tsimlyansk e Volgogrado. Os sítios naturais mais importantes: várzea de Volga-Akhtubinskaya, Elton Salt Lake, areias de Tsimlyanskiy. Os visitantes são atraídos, em primeiro lugar, pelo longo e quente verão e pelas belas paisagens fluviais.
O centro da região é a cidade de Volgogrado, que guarda a memória de seu passado heróico durante a Grande Guerra Patriótica. Os assentamentos da região têm uma história rica: aldeias cossacas, cidades mercantes, centros de pesca e agrícolas. A maioria deles está localizada nas margens do rio. Passeios fluviais em todo o território da região, bem como passeios de peregrinação a antigos lugares ortodoxos, são populares entre os turistas.
As maiores cidades da região de Volgogrado
Lista das maiores cidades em população da região.
Volgogrado
A cidade se estende ao longo das margens do Volga por mais de 100 km, antes era chamada de Tsaritsyn e Stalingrado. Mencionado em crônicas históricas do século XIV. Tem o título de "Cidade Heroica", em memória da defesa heróica durante a Grande Guerra Patriótica. Após sua conclusão, a cidade quase totalmente destruída foi reconstruída novamente, portanto, sua aparência moderna é representada por amplas avenidas e praças. Mamayev Kurgan, panorama da Batalha de Stalingrado, aterro do Volga são imperdíveis.
População - 1 008 998 pessoas (2020).
Volzhsky
Sputnik Volgogrado é uma das cidades mais jovens da região. O seu desenvolvimento começou em 1951 com a construção de uma central hidroeléctrica, cuja barragem liga o Volzhsky ao centro regional. Existem várias grandes empresas industriais na cidade. O plano geral da cidade incluía ruas largas, praças verdes e parques aconchegantes. A cidade está localizada na várzea dos rios Akhtuba e Volga, locais que atraem turistas para lazer e, claro, pesca.
População - 323 mil pessoas.
Kamyshin
A cidade foi batizada em homenagem ao rio Kamyshinka, na foz do qual está localizada. Do outro lado está a margem esquerda do Volga. Neste local, a largura do rio chega a 9 km. Há um porto fluvial na cidade - um lugar de estacionamento para os navios de passageiros que navegam ao longo do Volga. Os turistas vêm aqui para festivais de melancia. A história da cidade tem mais de 300 anos, muitos templos e edifícios antigos foram preservados aqui.
População - 111 mil pessoas.
Mikhailovka
Uma pequena cidade às margens do rio Medveditsa, a 190 km do centro regional, que possui um rico passado histórico. Houve um assentamento cossaco, mais tarde um grande centro comercial e industrial (muitas empresas ainda estão em funcionamento). O nome é dado pelo nome do fundador - Mikhail Sebryakov. A estação ferroviária desde a sua inauguração e ainda se chama Sebryakovo. A cidade preserva uma igreja ortodoxa do século 19, um museu do folclore local, que funciona desde 1905.
População - 58 mil pessoas.
Uryupinsk
A cidade é conhecida desde os séculos XIV-XV, inicialmente existia uma fortaleza e uma aldeia cossaca. Está localizada às margens do rio Khoper, 340 km a noroeste do centro da região. Conhecido pelo filme "The Fate of Man". Uryupinsk é famosa pela produção de penas de cabra, de uma raça única de cabras. Existe um monumento a este animal, o "Dia da Cabra" é comemorado. O museu de história local contará todos os detalhes da vida dos cossacos.
População - 38 mil habitantes.
Frolovo
A cidade está localizada às margens do rio Archeda, na bacia do Don, a 148 km de Volgogrado. Nasceu no século 19 no território do exército Don Cossack. Hoje, petróleo e gás, calcário são extraídos aqui e água mineral é produzida. Na cidade, você pode caminhar ao longo de uma grande rua de pedestres, visitar o complexo arquitetônico e do parque Zarechny. Em homenagem ao 70º aniversário da Vitória, foi construído um jardim de 70 arbustos de lilases com um lago.
População - 37 mil pessoas.
Kalach-on-Don
É conhecida desde o século 18 como a fazenda Kalach Cossack. Ele está localizado na curva do Don, perto do reservatório de Tsimlyansk, 80 km a oeste do centro regional. Aqui está o último portal do Canal Volga-Don, conectando-o com o Don. Nas margens do reservatório existem pitorescas áreas de lazer com bases turísticas. Durante a Batalha de Stalingrado, Kalach desempenhou um papel importante, em conexão com o qual leva o título de "Cidade da Glória Militar".
População - 24 mil pessoas.
Kotovo
A cidade está localizada 230 km ao norte de Volgogrado, às margens do rio Malaya Kazanka. Originou-se no século 18 como um assentamento dos Pequenos Russos. Hoje, petróleo e gás são produzidos na região. A cidade possui uma fonte de água rica em íons de prata, nas proximidades existem pitorescas lagoas, onde os hóspedes e moradores da cidade costumam descansar. Em Kotovo existe um templo reconstruído do século XVIII. Sob a cidade, um rio subterrâneo flui através do coletor.
População - 22 mil pessoas.
Kotelnikovo
Uma pequena cidade localizada no rio Aksai Kurmoyarsky. A área está localizada às margens do reservatório de Tsimlyansk, em uma área recreativa favorável. Existem muitas valas comuns e objetos memoriais dedicados à Grande Guerra Patriótica no território da região. Pontos turísticos da cidade: parque da cultura e descanso, parque da vitória, monumento à aeronave Mig-21, monumento à locomotiva a vapor.
População - 20 mil pessoas
Surovikino
Está localizado a 135 km de Volgogrado, não muito longe da fronteira com a região de Rostov. A cidade deve o seu nome aos cossacos Surovikin, que fundaram um assentamento aqui em 1744. Na área existem lagos Sviridov com raros representantes do mundo animal, e a cidade é cercada pelo "Anel Verde". Este é um monumento natural único: plantação de pinheiros e acácias. Os habitantes da cidade adoram passeios no jardim da cidade. Em memória da Grande Guerra Patriótica, um memorial de guerra e um monumento aos homens-tanque foram erguidos.
População - 18,9 mil pessoas.
Krasnoslobodsk
A cidade faz parte da aglomeração de Volgogrado, localizada na margem oposta do Volga ao centro regional. Desde 2009, uma ponte foi inaugurada aqui, substituindo a travessia de balsa. No município funciona uma estação experimental do Instituto do Cultivo de Plantas e nas proximidades também há viveiros para o desenvolvimento de variedades de frutas, frutas vermelhas e vegetais.
População - 17 mil pessoas.
Novoanninsky
A cidade foi fundada no local de uma antiga aldeia cossaca, às margens do rio Buzuluk. Localizado a 250 km de Volgogrado. A população do distrito dedica-se essencialmente à actividade agrícola, existindo na cidade várias empresas industriais. Uma grande exposição que narra o desenvolvimento da cidade é apresentada no Museu Histórico, que está instalado em um prédio do século XIX.
População - 16 mil pessoas.
Zhirnovsk
Localizada ao norte da região de Volgogrado, a 320 km de seu centro. Presumivelmente, a vila de Zhirnoye, que mais tarde se tornou uma cidade, foi fundada aqui no século 18, não muito longe do Lago Zhirnoye. A cidade está localizada em ambas as margens do rio Medveditsa. Parte da população dedica-se à produção de petróleo. A cidade possui vários parques verdes, uma casa de cultura, um museu de história local.
População - 15 mil pessoas
Leninsk
A cidade ganhou esse nome durante a era soviética, quando a vila de Prishib foi renomeada. O povoado foi fundado no século XVIII, e prédios antigos foram preservados no território. Uma delas é a casa de um comerciante, que hoje abriga a administração local e o museu de história local. Leninsk está localizada às margens do rio Akhtuba, hoje a principal ocupação da população é o cultivo de produtos agrícolas. culturas.
População - 15 mil pessoas.
Pallasovka
No início do século 20, havia uma estação ferroviária aqui, que deu origem ao moderno Pallasovka. Antes disso, havia uma aldeia alemã aqui. A estação recebeu esse nome em homenagem ao explorador alemão Peter Pallas, que viajou extensivamente pelo sul da Rússia e pela Sibéria. Há um monumento a Pallas na praça da estação. Uma igreja luterana sobreviveu desde 1898.No distrito de Pallasovsky existe o lago de sal Elton.
População - 14,9 mil pessoas.
Dubovka
A cidade está localizada 50 km ao norte de Volgogrado, às margens do reservatório de Volgogrado. Os lugares têm uma história antiga, o maior sítio arqueológico é o assentamento Vodyanskoe. Anteriormente, aqui cresciam carvalhos, parcialmente preservados até hoje. O símbolo da cidade é o Oak Patriarch de 18 metros, que foi incluído na lista de monumentos naturais de importância federal. Na cidade você pode visitar os templos dos séculos XVIII-XIX, o mosteiro Dubovsky, muitas casas de mercadores e quintas.
População - 14 mil pessoas.
Nikolaevsk
Uma pequena cidade na margem direita do Volga está localizada 190 km a nordeste de Volgogrado. Fundado no século XVIII. A cidade possui um museu de história local com uma exposição dedicada às conquistas espaciais. O museu dedicado ao escritor Mikhail Sholokhov não foi inaugurado aqui por acaso: o escritor viveu em Nikolaevsk durante os anos de guerra.
População - 13 mil pessoas.
Petrov Val
A cidade faz parte do distrito Kamyshinsky, localizado a 14 km do centro do distrito às margens do rio Ilovlya. O povoado surgiu durante os anos da guerra, como um dos pontos da Ferrovia Rockad do Volga. O nome vem do canal seco do canal, que restou das tentativas de Pedro I de ligar o Volga e o Don.
População - 12 mil pessoas.
Serafimovich
Desde o século 16, a aldeia cossaca de Ust-Medveditskaya estava localizada no local da cidade. O nome moderno foi dado em homenagem ao escritor Alexander Serafimovich que viveu aqui. Há um museu na casa do escritor. Um monumento é erguido para ele na praça central. A cidade preservou uma igreja do século 18, bem como o mosteiro feminino Ust-Medveditsky - um complexo arquitetônico único com uma igreja subterrânea.
População - 8.900 pessoas.
Elan
O assentamento está localizado na confluência dos rios Elani e Tersa, a 300 km de Volgogrado, na fronteira com a região de Saratov. A cidade tem um parque de cultura e recreação com um complexo memorial "Heróis-compatriotas", um museu de história e folclore local, uma igreja Dukhoshoeshestskaya do século 19 construída.
População - 14 mil pessoas.