15 cidades principais da região de Arkhangelsk

Pin
Send
Share
Send

A região de Arkhangelsk surgiu em 1937, embora o desenvolvimento de suas terras tenha começado durante o apogeu do principado de Novgorod. Não funcionou criar muitas cidades densamente povoadas nesta grande região costeira. Isso se deve ao clima rigoroso e às terras pobres. Mas para os turistas, a região norte é incrivelmente interessante - tesouros naturais aqui lado a lado com uma série de edifícios religiosos e monumentos arquitetônicos. No território da região existem 1970 monumentos históricos, culturais e arquitetônicos, 118 áreas naturais protegidas.

Hoje a região é composta por 13 cidades e 15 aldeias. População - 1.144 mil pessoas, 79% são residentes urbanos. Estão em desenvolvimento a silvicultura, a marcenaria, a pesca e a engenharia mecânica. Os principais centros industriais são Kotlas, Novodvinsk, Nyandoma, Velsk, Severodvinsk, Koryazhma.

As maiores cidades da região de Arkhangelsk

Lista das maiores cidades da região por população.

Arkhangelsk

A maior cidade entre as regiões do norte da Rússia europeia. Glória da Cidade Militar. Foi fundada em 1584, de acordo com o decreto de Ivan, o Terrível, no Mosteiro de Arkhangelsk. O papel principal pertence à indústria madeireira. Existem muitos teatros, centros culturais, monumentos arquitetônicos, museus. O Museu Malye Korely de Arquitetura em Madeira e Artesanato Artístico é famoso nas proximidades. O Museu-Reserva Solovetsky não é menos famoso.

População - 348 mil pessoas.

Severodvinsk

Uma cidade na costa do Mar Branco e na Dvina do Norte. Centro de construção naval nuclear, localização da base naval. Foi fundado como um assentamento de trabalhadores em um estaleiro, cuja construção começou em 1936. Os pontos turísticos incluem o mosteiro Nikolo-Korelsky, a floresta de pinheiros Yagrinsky - um monumento natural. Rio popular caminha em um vaporizador de remo, o mais antigo da Rússia.

População - 182 mil pessoas.

Kotlas

Fundada no início do século 17 nos rios Malaya Severnaya Dvina e Vychegda. A base da economia da cidade são os empreendimentos ligados à ferrovia e à indústria madeireira. Existem 3 estações ferroviárias, um aeroporto e uma estação fluvial. Objetos notáveis ​​incluem a Casa do Artesanato, um museu da motocicleta, um museu do folclore local, um parque de dois andares com esculturas de animais do período Permiano, um monumento aos soldados da flotilha do rio.

População - 62 mil pessoas.

Novodvinsk

Cidade na Dvina do Norte. Foi fundada em 1936 como um assentamento de trabalhadores durante a construção de uma fábrica de celulose. Desde 1977 tem status de cidade. Entre as cidades russas mais poluídas. A principal empresa é a fábrica de celulose e papel. Existem várias fábricas - produtos de concreto armado, madeira compensada, etc. Na zona do parque de Novodvinsk há um sanatório "Pérola do Norte", e a 3 km da cidade há um complexo de esqui "Mechka".

População - 38 mil pessoas.

Koryazhma

Fica às margens do rio Vychegda. Traça a história desde a fundação do mosteiro masculino Nikolo-Koryazhemsky em 1535. Status de cidade recebido em 1985. A fábrica de celulose e papel é uma das empresas líderes. A cidade é interessante pela arquitetura do templo do mosteiro Koryazhemsky, numerosos monumentos e memoriais. Dentro da cidade está o Cedar Grove, plantado por monges no século 17, um monumento natural.

População - 37 mil pessoas.

Pacífico

Uma cidade às margens do lago Plestsy. Está fechado devido à localização do cosmódromo de Plesetsk. Fundada como cidade militar em 1957. Vários monumentos foram erguidos na cidade - a M. V. Frunze, M. K. Yangel, aos soldados-libertadores, "Cosmos-1000" e "Cosmos-2000", um memorial aos soldados que morreram durante o lançamento de um foguete em 1980. De interesse são o museu do cosmódromo, o templo do Arcanjo Miguel construído em 1998.

População - 32 mil pessoas.

Velsk

Localizado no rio Vahe. Lidera a história desde 1137. Desde 1780 - no status de uma cidade. Existem empresas do setor florestal, da indústria alimentícia, uma usina de concreto asfáltico. Uma moderna turbina a gás CHP foi construída. Existe uma estação ferroviária. Em termos de patrimônio arquitetônico, o centro histórico da cidade é valioso. O museu de pinturas de casas dos mestres Vazhski Petrovsky, o centro da cultura popular "Berendey" e o complexo de criação de cavalos são dignos de nota.

População - 22 mil pessoas.

Nyandoma

Uma cidade no território do Planalto Nyandoma. Foi fundado em 1895 como um assentamento na ferrovia em construção. Desde 1939 tem status de cidade. As empresas da indústria madeireira e do transporte ferroviário funcionam. Entre as atrações da cidade está o Nyana House Museum, um monumento a uma locomotiva a vapor, a Igreja Zosimo-Savvatievskaya de 1901. A reserva biológica de Shultus foi estabelecida nas proximidades.

População - 20 mil pessoas.

Onega

A cidade às margens do rio Onega está localizada no local do antigo assentamento de Ust-Onega, fundado no século XIV. Em 1780 foi transformada em cidade. A base da economia é o complexo da indústria madeireira. Existe uma estação ferroviária, porto marítimo e aeroporto. Onega inclui a ilha Kiy no Mar Branco. Ali se encontra o Mosteiro da Cruz de 1656. Monumentos naturais incluem uma floresta de pinheiros e Talitsky key nos arredores da cidade.

População - 19 mil pessoas.

Kargopol

Localizada na costa de Onega. Foi mencionado pela primeira vez em 1380. A economia está pouco desenvolvida devido ao baixo desenvolvimento dos transportes na região e à falta de mercados de venda. A cidade é interessante por sua arquitetura de templos, incluindo monumentos de arquitetura de madeira. Há muito tempo é famosa pelos brinquedos de argila, pintura e escultura em madeira, bordados estampados e outros artesanatos. Nas proximidades está o Parque Nacional Kenozersky.

População - 10 mil pessoas.

Shenkursk

Pequena cidade às margens do rio Vahe. É mencionado pela primeira vez em 1137 como o assentamento Chudin. A economia é representada por empreendimentos florestais, madeireiros e alimentícios. As atrações locais incluem o Convento da Trindade, as ruínas da Igreja Sretenskaya em 1804 e o museu de história local, que funciona desde 1920. A Igreja da Ascensão do Senhor de meados do século XIX é o santuário espiritual de toda a região.

População - 4,8 mil pessoas.

Mezen

Localizada no rio do mesmo nome. Fundada em 1545, declarada cidade em 1780. As indústrias madeireiras e madeireiras dominam. Há um aeroporto a 7 km da cidade - um porto marítimo. Famosa por pinturas em madeira e pão de gengibre cerimonial feito de massa de centeio - pão de gengibre. As principais atrações são a bio-reserva Soyansky e a vila de Kizhma, onde os atributos da igreja são feitos por meio de fundição artística.

População - 3,2 mil pessoas.

Solvychegodsk

O nome da cidade foi dado pelo rio Vychegda e pelo Lago Salgado. As primeiras menções datam de 1492. Refere-se aos assentamentos históricos da Rússia. Um conhecido balneário. A família de industriais Stroganov deu uma grande contribuição para o desenvolvimento da cidade. A cidade é interessante por seus templos, os mais antigos são o Vvedensky, as catedrais da Anunciação e a Catedral do Salvador. A pátria de Kozma Prutkov, seu museu foi criado.

População - 2 mil pessoas.

PGT Savinsky

Localizado a 30 km do centro regional de Plesetsk, na confluência dos rios Yemtsy e Shelesta. Conhecida desde finais do século XVIII. A cidade adquiriu o status em 1961. Existem empresas madeireiras e de processamento de madeira serrada. O assentamento é dividido em 2 partes. Um deles é edificado com edifícios de vários pisos, no segundo predominam os edifícios de um piso, entre os quais existem muitos edifícios abandonados e em ruínas. Uma torre de água de madeira foi preservada.

População - 6,9 mil pessoas.

PGT Bereznik

Localizada na costa da Dvina do Norte. Conhecido desde 1676. Desde 1962 tem o estatuto de povoamento de tipo urbano. A indústria florestal, a pecuária leiteira e a horticultura estão se desenvolvendo. Existem muitos monumentos na aldeia - "Anchor", piloto russo A. A. Kazakov, heróis da guerra civil, V. I. Lenin e outros.O museu de história local é interessante por sua coleção de rodas giratórias pintadas. A Igreja de São João de Kronstadt funciona, com uma escola dominical aberta.

População - 5,3 mil pessoas.

Pin
Send
Share
Send