20 melhores monumentos de Cherepovets

Pin
Send
Share
Send

Apesar de Cherepovets não ser a capital da região, ela supera todas as outras cidades da região de Vologda em área e população. Cherepovets tem sua história desde a fundação do Mosteiro da Ressurreição aqui em 1362. A cidade foi construída na confluência de dois rios e sempre foi famosa por suas indústrias pesqueiras. Após construção no início do século XIX. O sistema de água de Mariinsky Cherepovets também se tornou o centro da construção naval. O uso ativo das hidrovias estimulou o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Hoje Cherepovets é um grande centro industrial do país e um importante centro de transporte na região. A rica história da cidade se reflete em inúmeros monumentos, que vêm crescendo nos últimos anos. Eles não apenas perpetuam a memória dos contemporâneos mais dignos ou eventos significativos, mas também mudam a aparência da cidade para melhor.

Monumentos históricos e modernos de Cherepovets

Lista dos monumentos mais famosos da cidade.

Monumento aos metalúrgicos "Continuidade de gerações"

O monumento, projetado pelo escultor de Cherepovets A. Shebunin, foi erguido em 2006 na Praça dos Metalúrgicos em homenagem aos 50 anos da usina metalúrgica (hoje PJSC Severstal). A composição do monumento une uma estela memorial em forma de uma língua de chama de uma fornalha onde o aço é fundido, e duas figuras - um pai e um filho, que olham na mesma direção e simbolizam a ideia da continuidade da profissão metalúrgica.

Monumento a V.I.Lenin

Um monumento de bronze ao líder do proletariado mundial pelo escultor de Moscou V. Tsigal apareceu em Cherepovets em 1963. A escultura de corpo inteiro de Ilyich foi erguida em um alto pedestal de granito de frente para a planta metalúrgica Cherepovets, na qual grandes esperanças foram depositadas para o desenvolvimento da cidade e da indústria metalúrgica como um todo. Lênin segura seu casaco com uma das mãos e com a outra segura seu cocar. O monumento tem importância federal.

Memorial da Glória Militar

O complexo memorial dedicado aos que morreram durante a Grande Guerra Patriótica foi erguido em 1975 em homenagem ao 30º aniversário da Grande Vitória no cemitério militar de Cherepovets. A composição escultórica consiste em uma placa memorial em alto relevo e uma escultura de quatro metros de um soldado soviético curvando a cabeça diante da Chama Eterna em memória daqueles que nunca mais voltarão do campo de batalha. Os elementos do memorial são feitos de diferentes materiais - ferro fundido, bronze e granito.

"Globo de Cherepovets"

A placa memorial foi instalada em homenagem ao 60º aniversário do complexo de construção e instalação de Cherepovets, que foi comemorado em 2008. Sobre uma enorme bola oca de 2 metros de diâmetro, coberta por uma camada de bronze de dois centímetros, está gravado um plano diretor para o desenvolvimento de Cherepovets. A própria bola é fixada sobre uma laje plana de granito, emoldurada por 12 pétalas de granito, nas quais estão fixadas placas com os nomes das organizações de construção da cidade e os principais marcos do desenvolvimento do fundo Cherepovetsmetallurgstroy.

Monumento aos Monges Atanásio e Teodósio

Um grupo escultórico representando os fundadores da cidade, os monges Atanásio e Teodósio, apareceu na Colina da Catedral de Cherepovets em 1992. O autor do monumento, um escultor de São Petersburgo A. Arkhipov, retratou os monges em poses expressando admiração pelo lugar onde eles fundaram um novo Mosteiro da Ressurreição. As figuras de monges de quatro metros de altura em roupas tradicionais foram fundidas em bronze na empresa Severstal OJSC.

Monumento a I.A.Milyutin

O monumento ao prefeito mais famoso, Ivan Andreevich Milyutin, foi erguido em 2005 no aniversário da cidade. O escultor de Moscou A. Kovalchuk retratou o prefeito de Cherepovets em pleno crescimento com as mãos nas costas. Em sua mão direita, ele segura uma bengala. A altura da escultura em conjunto com o pedestal é de 5 metros. O pedestal é decorado com altos relevos que lembram a contribuição de Milyutin para o desenvolvimento da cidade.

Monumento a V.V. Vereshchagin

O busto do famoso artista, natural da cidade de Cherepovets, foi instalado em 1957 na rua que leva seu nome. O monumento foi fundido em Leningrado, e o pedestal foi feito na fábrica de fundição de arte em Mytishchi. O pedestal de granito é decorado com uma paleta de borlas, emoldurada por uma coroa de louros. Abaixo estão os pincéis dos banners. Assim, os autores do projeto - os escultores B. Edunov e A. Portyanko - quiseram apontar que Vereshchagin era um pintor de batalha.

Monumento a uma enfermeira

Uma composição escultórica em bronze dedicada ao feito das enfermeiras durante a Grande Guerra Patriótica foi instalada em um parque próximo à estação ferroviária de Cherepovets em 2015 por iniciativa dos moradores da cidade. O autor do monumento é o escultor de Moscou A. Rozhnikov. O monumento é uma composição 3D: uma enfermeira em uniforme militar segura uma menina pela mão através do contorno de bronze de uma cruz médica. À distância, na esperança de salvação, retratos em baixo-relevo de bronze de refugiados e feridos congelaram.

Sinal comemorativo em homenagem à fundação da cidade de Cherepovets

Um grande rochedo com o brasão da cidade e as palavras do decreto de Catarina II sobre a fundação da cidade junto ao Mosteiro de Cherepovets foi instalado em 4 de novembro de 1994, próximo ao prédio da prefeitura. Nem todos os moradores gostaram da ideia de instalar tal monumento, então até a abertura oficial foi pintada com tinta marrom. Na hora da cerimônia solene, cronometrada para o dia da cidade, o monumento já havia sido lavado. Os autores da placa comemorativa - A. Kovnator e A. Arkhipov - quiseram expressar a ideia de gratidão pela fundação da cidade.

Monumento a G.K. Zhukov

O monumento ao grande marechal e quatro vezes Herói da URSS foi inaugurado na véspera do 57º aniversário da Grande Vitória. O escultor A. Schepelkin retratou Jukov como o viu em um dos quadros do noticiário. A pose do marechal expressa confiança no fim iminente da guerra. A altura da figura do comandante é de 2,3 metros e o peso é de cerca de 1,6 toneladas. O monumento foi lançado na fundição da empresa Severstal e instalado no território da escola superior de engenharia militar de rádio eletrónica de Cherepovets.

Busto de N.M. Rubtsov

Um busto de bronze do poeta Nikolai Rubtsov foi instalado em 1998 em frente à Cherepovets State University. O projeto do monumento foi desenvolvido gratuitamente pelo famoso escultor local A. Shebunin. A produção do busto, fundido na oficina de moldagem da empresa Severstal, também foi gratuita. E o dinheiro para um pedestal de granito com mais de três toneladas foi arrecadado por organizações e moradores da cidade. O pedestal é decorado com um autógrafo de bronze de N. Rubtsov.

Monumento aos liquidatários do desastre de Chernobyl

O memorial foi inaugurado em 26 de abril de 2006, no dia do 20º aniversário do desastre de Chernobyl. O monumento é uma imensa pedra natural de cerca de 14 toneladas, sobre a qual está instalada uma laje de granito preto com palavras de agradecimento aos moradores de Cherepovets que participaram da liquidação do acidente de Chernobyl. A placa memorial foi confeccionada na empresa Severstal. Um arco de seis metros com um sino foi instalado ao lado da pedra.

"Baionetas"

O obelisco da glória militar da 286ª Divisão de Rifles da Bandeira Vermelha de Leningrado, formada em Cherepovets em 1941, surgiu em 1973 por iniciativa dos trabalhadores da metalúrgica. O arquiteto do monumento é A. Lobanov. O monumento "Baionetas Cherepovets", feito de pedra e concreto, simboliza a invencibilidade das armas domésticas e cinco ramos do exército. Inscrições memoriais estão gravadas nas lajes de concreto que cercam a parte central do monumento.

Monumento a I.P.Bardin

O monumento em memória do destacado metalúrgico soviético, acadêmico, iniciador da construção da planta metalúrgica de Cherepovets foi inaugurado em 6 de novembro de 2003, no dia da cidade de Cherepovets.O busto de bronze de Bardin, projetado pelo escultor Cherepovets A. Schepelkin, foi moldado à mão com uma tecnologia especial e instalado em um alto pedestal de granito no parque em frente à usina metalúrgica. A inauguração foi programada para coincidir com o 120º aniversário do nascimento do cientista.

Monumento aos Soldados-Internacionalistas

O memorial é dedicado aos residentes de Cherepov que morreram em tempos de paz enquanto cumpriam seu dever militar em locais fora da pátria. É uma grande cruz ortodoxa, ao pé da qual está um escudo com o santo padroeiro do exército russo, Jorge, o Vitorioso. Duas quadras são gravadas na base de granito. O monumento foi erguido em 1998 na Colina da Catedral, perto da Catedral da Ressurreição.

Busto de Yu. Lipukhin

O monumento ao talentoso engenheiro e líder, e posteriormente ao diretor da Metalúrgica Cherepovets (atual PJSC Severstal), foi inaugurado em 16 de julho de 2017 no Dia do Metalúrgico. O busto do escultor de Cherepovets A. Shebunin foi fundido em ferro fundido em uma das oficinas da Severstal e instalado próximo à entrada principal do empreendimento. A honra de inaugurar o monumento foi concedida aos filhos de Yu Lipukhin.

"Aos artilheiros antiaéreos da 79ª Brigada de Guardas"

O memorial de guerra foi inaugurado por iniciativa do deputado do parlamento regional G. Malyshev. O sinal do memorial é um canhão antiaéreo que estava em serviço com a 79ª Brigada de Mísseis Antiaéreos de Guardas de Defesa Aérea, que foi transferida em 1960 da região de Moscou para a aldeia de Pitino perto de Cherepovets. O canhão antiaéreo foi instalado no território da estação de resgate, não muito longe do cais do empreendimento Severstal.

Monumento aos oficiais falecidos da Diretoria de Assuntos Internos de Cherepovets

Em 9 de novembro de 2012, no Dia da Corregedoria, foi inaugurado um memorial em memória de oito policiais que morreram em diferentes anos no exercício do serviço. O monumento foi erguido no parque próximo ao prédio da polícia de Cherepovets. É uma estela baixa, mas larga, onde estão gravados os nomes dos funcionários falecidos e uma placa com o ícone da Mãe de Deus está instalada. A ideia de criar o memorial pertence à organização local de veteranos do Ministério do Interior. Em 2013, a lista de nomes foi complementada com mais dois sobrenomes.

"Glória do trabalho"

O monumento à glória do trabalho foi erguido em 1968 na entrada central da Usina Metalúrgica Cherepovets em homenagem à brigada de V. Litvinov, que um ano antes ganhou o direito de fundir a 100 milhões de toneladas de aço. A competição socialista foi programada para coincidir com a celebração do 50º aniversário da Revolução de Outubro. O derretimento cerimonial ocorreu em dezembro de 1967. O monumento é um lingote de aço instalado em um pedestal com uma placa memorial na qual os nomes de todos os trabalhadores do aço - membros da brigada de V. Litvinov estão listados.

Memorial aos marinheiros da cidade de Cherepovets e da região de Cherepovets, defensores da Pátria

O monumento aos marinheiros militares foi erguido na Avenida Pobedy em agosto de 2017. A iniciativa de construção do monumento pertence à Assembleia Naval de Cherepovets. O dinheiro para a criação e instalação do monumento foi arrecadado pelos próprios marinheiros e diversos patrocinadores. O monumento tem a forma de duas estelas de granito, entre as quais pende o sino de um navio. Uma gaivota estilizada paira sobre o sino e duas âncoras são instaladas em frente ao monumento.

Pin
Send
Share
Send