30 principais reservas naturais da região de Murmansk

Pin
Send
Share
Send

A região de Murmansk é uma região árida do norte, com rica diversidade natural e lugares raros incríveis. Cerca de 70% da região é ocupada pela Península de Kola, banhada pelos Mares de Barents e Branco. A região está localizada nas zonas de taiga do norte, tundra da floresta e tundra do sul, o relevo é representado por cadeias de montanhas e pântanos, densas florestas de taiga, rápidos rios de corredeira e lagos limpos.

Existem 72 áreas de conservação da natureza na região, incluindo três reservas de importância federal, Kandalaksha, Laplandsky e Pasvik, bem como 12 reservas e 54 monumentos naturais. As florestas locais têm 600 anos e abrigam muitas espécies raras de flora e fauna. As cadeias de montanhas Khibiny e Lovozersky são únicas. A proteção da costa marítima, onde se concentram numerosas colônias de pássaros, é extremamente importante.

Os mais belos atrativos naturais

Lista, foto com nomes e descrições de áreas protegidas federais.

Reserva Kandalaksha

A zona natural está localizada no território da região de Murmansk e Carélia, abrange a costa e as águas dos mares de Barents e Branco, da baía de Kandalaksha, bem como das ilhas. A área da reserva é de mais de 70.530 hectares, incluindo as zonas de tundra e taiga. Tem importância ambiental internacional. A principal tarefa é preservar a população de patos eider do norte, bem como outras espécies animais. Há 229 espécies de animais e plantas listadas no Livro Vermelho sob proteção. Para os turistas, há uma rota de excursão de 3 km de extensão.

Reserva natural da Lapônia

Uma das mais antigas reservas naturais da Rússia e a maior da Europa. Cobre as margens do Lago Imandra, as cadeias de montanhas Monchetundra e Chunatundra. Foi fundada em 1930 com o objetivo de preservar as renas e seu habitat natural. A principal riqueza são as florestas intocadas, a idade das árvores chega a 400-600 anos. Vários percursos estão disponíveis para visitar, incluindo uma visita à fabulosa Lapónia, ou uma visita ao Pai Natal.

Reservar "Pasvik"

A reserva internacional está localizada na região de Pechenga da região de Murmansk e na Noruega. Criado para proteger as florestas de pinheiros mais setentrionais da Europa, bem como os pântanos do vale de Pasvik e seus habitantes. Afloramentos de rochas antigas, achados arqueológicos da Idade da Pedra são importantes para o estudo. A reserva está ativamente envolvida em atividades educacionais: expedições, seminários, acampamentos ecológicos.

Parque Nacional "Khibiny"

O parque natural foi criado em 2018, na parte oeste da Península de Kola. Inclui as cadeias de montanhas Lovozersky e Khibiny. Objetos geológicos e arqueológicos são protegidos e estudados, quase toda a diversidade biológica da região de Murmansk está representada em paisagens únicas. O parque é administrado pela Reserva Natural da Lapônia e é uma das eco-rotas mais visitadas da região.

Monumento natural "Lago Mogilnoe"

O reservatório está localizado na Ilha Kildin no Mar de Barents, separado dele por uma estreita faixa de terra. O lago tem 560 metros de comprimento e 280 metros de largura e a idade estimada é de 1000 anos. É um dos poucos reservatórios com camadas de água de vários graus de salinidade que não se misturam. Devido a isso, tanto a vida marinha como a de água doce, incluindo o Red Data Book Kildin bacalhau, podem ser encontradas aqui ao mesmo tempo.

Monumento natural "Astrofilitas do Monte Eveslogchorr"

O Monte Eveslogchorr está localizado na parte sudeste da cordilheira Khibiny. Depósitos únicos de minerais foram encontrados em sua encosta oeste. Já foram identificados 120 minerais, incluindo 27 raros: espinélio, topázio, coríndon-safira. Minerais como perliolita e denisovita foram encontrados pela primeira vez. É possível que a ciência ainda não tenha descoberto espécies novas e até então desconhecidas aqui.

Reservar "Tulomsky"

A reserva leva o nome do rio Tuloma, próximo ao qual está localizada. O território é de 337 km2 na parte noroeste da Península de Kola. A parte principal da reserva é coberta por florestas da taiga do norte, onde vivem ursos, carcajus, visons, ratos-almiscarados, arminhos, martas e alces. A principal tarefa da zona natural é o estudo e manutenção da população animal, bem como a preservação das condições naturais do seu habitat.

Reservar "Murmansk Tundra"

A reserva está localizada no distrito de Lovozersky, na região de Murmansk, na bacia do rio Iokan e do lago Enozero. Tem um relevo difícil: rios rápidos em costões rochosos, lagos glaciais, pântanos, maciço Balkon-Mylk, cumes de moreias e morros. A vegetação pertence às zonas de tundra e floresta-tundra. Existem muitos animais, os pássaros do Livro Vermelho, águia de cauda branca, falcão-gerifalte, falcão-peregrino. Salmão e truta marrom são encontrados em reservatórios.

Refúgio de vida selvagem do Vale do Rio Voryema (em perspectiva)

No distrito de Pechenegsky, na região de Murmansk, em um futuro próximo, está prevista a abertura de uma nova zona de proteção da natureza. Uma área de cerca de 30 mil hectares está localizada no extremo noroeste da região, próximo à fronteira com a Noruega. O Rio Voriema flui em costões rochosos, corredeiras são freqüentemente encontradas e deságua no Mar de Barents. Seu vale é o lar de uma grande variedade de plantas e animais.

Instituto do Jardim Botânico Polar-Alpine em homenagem a N.A. Avrorin

O jardim botânico é o mais setentrional do nosso país. Sua parte principal está localizada na cidade de Kirovsk, nas encostas da montanha Khibiny. Há um segundo sítio menos extenso nas proximidades de Apatit. Em primeiro lugar, este é um instituto de pesquisa que estuda os ecossistemas da região e do arquipélago de Svalbard. Visitando o jardim botânico, você pode ver centenas de plantas exóticas na estufa, milhares de espécies em viveiros, e não deixe de abraçar uma bétula centenária para dar sorte - a mesma idade do jardim.

Parques naturais da região de Murmansk

Os parques naturais mais interessantes e bonitos que valem a pena visitar.

Parque Natural da Península Rybachiy e Sredny

A rota é popular entre os turistas russos e europeus. Além de belas vistas e objetos naturais únicos, foram preservadas pinturas rupestres antigas, uma pedra com autógrafos de marinheiros dos séculos 16 e 19, bem como locais memoráveis ​​da Grande Guerra Patriótica. As rochas e pedras aqui têm 700-800 milhões de anos, e as colônias de pássaros são as maiores da região.

Parque natural "Korablekk"

O parque está localizado no distrito de Pechenga, na região de Murmansk, geograficamente dividido em duas seções. A parte ocidental é o planalto Kaskama e, a leste, diretamente Korablekk. As áreas de floresta aqui se alternam com a tundra de montanha. É interessante ver árvores vivas com o tronco torcido ao longo do eixo e bétulas anãs de até 15 cm de altura. O lago limpo Niljärvi, cercado por uma floresta de pinheiros de 350 anos, é considerado uma joia da água.

Parque Natural "Tersky Bereg" (perspectiva)

No momento, estão em andamento os trabalhos para a criação de um novo parque natural, transformando a reserva natural de Varzugsky. O território cobre o vale do rio Varzuga, assim como seus afluentes e lagos próximos. O salmão é encontrado aqui, a atribuição de um novo status ajudará a preservar o ecossistema e a população de peixes. O rio é popular entre os amantes do rafting, está prevista a alteração do regime turístico e dos locais de visita, para encerrar os terrenos de desova.

Parque Natural "Kutsa" (perspectiva)

Agora Kutsa é uma reserva natural, mas no futuro está planejado para aumentar o status ambiental. O território inclui as bacias dos rios Kutsa e Tumchi no sudoeste da região e faz fronteira com a Finlândia. Florestas antigas, lagos e pântanos estão sob proteção, como habitats de 20 espécies de animais do Red Data Book. Valiosas espécies de peixes são encontradas nos densos sistemas de rios e lagos. Quartzo, ametista e rubis foram encontrados nas profundezas da reserva.

Monumentos naturais da região de Murmansk

Os monumentos naturais mais interessantes que valem a pena ver.

Colônias de pássaros na Baía de Dvorovaya

O monumento natural está localizado na região de Lovozero, nas margens do Mar de Barents e tem um estatuto de estado. Inclui o Cabo Dvorovoy, a baía com o mesmo nome e 4,5 km da costa marítima. Um acúmulo incomum de pássaros para esses lugares se reúne aqui: kittiwakes, guilhotinas de bico fino e cormorões-de-crista, listados no Livro Vermelho. Os turistas vêm para pescar, para buscar cogumelos e frutos silvestres, e também para admirar as rochas repletas de pássaros.

Cachoeira no rio Shuoniyok

O pitoresco lugar está localizado às margens do rio de mesmo nome na região de Pechenga, perto da vila de Nikel. No curso principal, o rio é calmo, limpo e muito transparente. Mas caindo de um penhasco rochoso, ele se transforma em um poderoso riacho barulhento. A altura da cachoeira é de 8 metros. Muitas trilhas para caminhadas passam por esses lugares. As altas costas rochosas e as árvores que crescem bem na pedra são extraordinariamente belas. Especialmente os pescadores sortudos pescam trutas do rio aqui.

Lago Komsozero

O lago está localizado a oeste da Península de Kola, na região de Kovdor. Foi formada pela inundação de uma depressão entre as colinas com nascentes subterrâneas. A água aqui é excepcionalmente clara, o fundo é visível mesmo em grandes profundidades. Possui forma alongada: 1,2 km de comprimento e até 600 metros de largura. O próprio lago e 500 metros da zona costeira ao seu redor estão sob proteção. Um chinelo de senhora é encontrado nas margens, e espécies raras de peixes salmão são encontradas no lago.

"Yuksporrlak"

O monumento natural deve o seu nome ao desfiladeiro. O local está localizado na parte central do Khibiny, a 8 km da cidade de Kirovsk. Aqui, entre as cabeceiras de dois riachos de montanha, em um desfiladeiro pitoresco, apresenta-se uma diversidade de espécies únicas de plantas. A maior parte da terra está coberta por vegetação de tundra: musgos e líquenes raros, plantas vasculares. Uma estrada passa pelo desfiladeiro e belas vistas se abrem da passagem.

Esculturas rupestres perto da aldeia de Chalmny-Varre

O nome da antiga aldeia é traduzido da língua Sami como “os olhos da floresta”. Ele está localizado no curso médio do rio Ponoy, no distrito de Lovozersky. Seis pedras com esculturas do antigo Sami que viveram aqui há 4.000 anos foram encontradas perto da margem do rio. Uma das pedras foi levada para um museu na aldeia de Lovoozero. Desenhos falam sobre a caça ao veado, os rituais do xamã. Além disso, sepultamentos Sami foram encontrados no trato.

Testa de Lamb perto do Lago Semyonovskoye

O monumento natural está localizado nos arredores do distrito Leninsky de Murmansk, 400 metros a oeste do Lago Semenovskoye, não muito longe do famoso monumento "Alyosha". A grande pedra de granito foi alisada pelo movimento da geleira durante a glaciação Valdai. Tendo cortado grandes irregularidades, a geleira ainda deixava sulcos profundos na pedra. Este tipo de rocha é frequentemente encontrado na região.

Navio do Cabo Ametista

Um cabo baixo de pedra está localizado na costa do Mar Branco, na região de Tersk, perto da aldeia de Kashkarantsy. O cabo tem uma tonalidade marrom-avermelhada devido às rochas de arenito. As ametistas foram extraídas lá desde o século 16 pelos Pomors e monges do Mosteiro Solovetsky. As pedras não tinham análogos no mundo em termos de pureza e cor. Atualmente, a jazida encontra-se totalmente desenvolvida e protegida como monumento natural.

"Granitóides da Ilha Mickey"

A ilha está localizada na Baía de Kandalaksha, a 7 km da aldeia de Lesozavodskoye. A ilha é desabitada, coberta por densa floresta, dividida por baías em duas partes. Está rodeado por outros ilhéus, alguns dos quais ligados por uma restinga. O afloramento de rochas tem dimensões de 200 por 500 metros, sua idade é estimada em 2,3 bilhões de anos. O local é de grande valor científico e é reconhecido como monumento natural.

"Lama curativa do lábio de Palkin"

Palkina Guba está localizada na Baía de Kandalaksha do Mar Branco, aqui, a 20 minutos de carro de Kandalaksha, existem depósitos de lama curativa. O território do monumento natural é de 400 hectares, inclui a costa marítima e a zona da maré baixa, o litoral. A lama é fornecida a instituições médicas da região, para o tratamento da coluna, trato gastrointestinal, pele, articulações. Uma estrada de terra da aldeia do Mar Branco leva ao local.

Crow's Lip (promissor)

Guba está localizada na Baía de Kandalaksha, onde o rio de mesmo nome deságua no mar. Existem paisagens muito bonitas ao longo de toda a costa: praias arenosas, falésias altas e escarpadas. A costa é cercada por densas florestas de abetos praticamente intocadas. Está prevista a construção de um monumento natural aqui, a fim de proteger espécies de peixes comerciais, bem como vegetação rara e pássaros. O guindaste cinza, a águia de cauda branca e o picanço vivem.

"Costa de Kandalaksha" (promissora)

O território cobre a parte norte da costa da Baía de Kandalaksha, desde o seu topo até a foz do rio Varzuga. Existem várias baías ao longo da costa, assentamentos: Kandalaksha, Kolvitsa, Umba. A área costeira é coberta por densa floresta de abetos. A pesca é realizada no mar. Existem espécies de plantas raras, muitas das quais estão ameaçadas de extinção. Para preservar a flora da região, está prevista a introdução de um regime ambiental.

Rochas de Teriberka (em potencial)

No distrito de Kola, na região de Murmansk, às margens do Mar de Barents, fica a antiga vila de Teriberka. A leste, a costa marítima é cortada por altas falésias. O local sempre atraiu caminhantes e entusiastas da beleza natural. As rochas voltadas para os rios Teriberka e Muchka são caracterizadas por uma rica vegetação: espécies raras de musgos, Rhodiola rosea. No futuro, está prevista a criação de um monumento natural aqui.

Veja também: Top 20 - as principais atrações de Teriberka

Reservas naturais da região de Murmansk

Os santuários regionais mais interessantes que valem a pena visitar.

Reservar "Kolvitsky"

A reserva está localizada no sudoeste da Península de Kola, no território dos distritos de Tersky e Apatitsky. O território está delimitado entre os lagos Kolvitskoye e Nizhnee Kontozero, o rio Bolshoy e o lago Bolshoye Saigozero. As florestas intocadas de abetos e pinheiros centenários são o lar de muitos animais, incluindo lince, carcaju, rena, cisne e falcão peregrino. O turismo organizado e a colheita de frutas e cogumelos são permitidos.

Santuário de vida selvagem "Kaita"

As terras pertencem a dois distritos da região: Kovdorsky e Kandalaksha. A reserva é dividida em três grupos: Kaita, Suroyva e Vodyanaya. No território existem rios e lagos, florestas de abetos e pinheiros com 200 a 300 anos, rochas, áreas de tundra de montanha e zonas húmidas. Centenas de espécies de plantas e animais listadas no Livro Vermelho da Rússia e na região de Murmansk estão sob proteção.

Santuário "Seydyavvr"

O território está localizado no centro da Península de Kola, entre Lovozero e Umbozero, a 2 km da aldeia de Revda. A reserva inclui Seydozero e rios que fluem para dentro dela e riachos que fluem através de profundos cânions. O lago é considerado sagrado; um desenho antigo foi preservado em uma das rochas adjacentes. Além da proteção da flora e da fauna, estão em andamento aqui obras de preservação do meio ambiente tradicional dos povos indígenas locais - os Sami.

Reservar "Varzugsky"

A reserva está localizada na região de Tersk e inclui as bacias dos rios Varzuga e Kitsa. O seu principal objetivo é preservar os habitats do salmão e do mexilhão europeu. Além disso, existem espécies de plantas raras no território, lince, wolverine, doninha viva. O turismo é proibido aqui, mas o Rio Varzuga é muito popular entre os entusiastas do rafting e, portanto, a natureza sofre com atividades ilegais.

Pin
Send
Share
Send