25 monumentos populares em Yalta

Pin
Send
Share
Send

Yalta é principalmente uma cidade turística. As pessoas vêm aqui para tomar sol, nadar, respirar a brisa do mar e ver atrações naturais. Porém, para quem gosta de monumentos, existem roteiros interessantes na cidade. O clima e as vistas pitorescas sempre trouxeram escritores, artistas e cineastas à Crimeia. Em Yalta, eles não se esqueceram de marcar com bustos e esculturas de Chekhov, Khanzhonkov, Vasiliev.

Também há monumentos verdadeiramente icônicos aqui, como a obra de Zurab Tsereteli, um grupo escultórico em memória da conferência pós-guerra de Yalta. O complexo memorial "Hill of Glory" celebra os feitos heróicos dos heróis da Grande Guerra Patriótica e da Guerra Civil. E o Beco dos Comediantes lembra os visitantes do componente de entretenimento do descanso em Yalta.

Monumentos históricos e modernos de Yalta

Lista dos monumentos mais famosos da cidade.

Monumento a Stalin, Churchill e Roosevelt

O monumento mais famoso da Crimeia está localizado na aldeia de Livadia. Este assentamento faz parte do "Big Yalta". A composição escultórica é dedicada ao encontro dos líderes dos "Três Grandes" - URSS, Grã-Bretanha e EUA. Stalin, Churchill e Roosevelt mantiveram negociações na cidade para estabelecer a paz no pós-guerra. O autor do monumento é Zurab Tsereteli. A criação do projeto demorou 10 anos, e a inauguração oficial foi realizada em 2015.

Monumento a V.I.Lenin

A escultura do líder do proletariado mundial está instalada na praça de mesmo nome, à qual, por sua vez, o aterro é adjacente. A figura de Lenin é fundida em bronze e o pedestal é feito de mármore vermelho. O monumento foi inaugurado em 1954. Posteriormente, recebeu o status de monumento de arte monumental de importância nacional. Entre os monumentos a Lenin, é Yalta o mais valioso de toda a Crimeia.

"Colina da Glória"

O complexo memorial é dedicado aos heróis de duas guerras: a Civil e a Grande Guerra Patriótica. Foi inaugurado solenemente em 1967, e a Chama Eterna foi acesa na chama do Malakhov Kurgan de Sebastopol. Uma escada leva ao topo, onde lajes brancas como a neve com inscrições e relevos estão instaladas. Na sua base existe uma estela revestida a granito desde 1973. Diferentes autores trabalharam em diferentes partes do monumento, mas parece harmonioso.

Monumento a Alexandre III

Ele está localizado na parte central de Livadia, no território do antigo Pequeno Palácio. Foi aqui que o imperador Alexandre III morreu em 1894. A estrutura monumental tem cerca de 4 metros de altura. Além da figura do monarca, a composição inclui uma estela com um relevo sobre a qual ele se senta e uma águia de duas cabeças. O escultor Andrei Kovalchuk inscreveu no pedestal o ditado de Alexandre III: "A Rússia tem apenas dois aliados - o exército e a marinha."

"Anton Chekhov e a Dama com o Cachorro"

O monumento retrata um encontro condicional entre o escritor e a heroína de sua obra. A composição de bronze foi colocada no aterro perto da sala de concertos Yubileiny em 2004. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Yuri Ivanchenko, sendo os irmãos Fedor e Gennady Parshins os responsáveis ​​pela sua execução. Anton Chekhov viveu por algum tempo em Yalta, onde morreu. Nesta cidade, ele escreveu uma série de suas obras-primas, incluindo "A Dama com o Cão".

Monumento a Mikhail Pugovkin

Você pode encontrar uma atração perto do Aterro de Lenin. O ator Mikhail Pugovkin é retratado na imagem reconhecível de seu personagem no filme "Ivan Vasilyevich muda sua profissão", dirigido por Yakin. A altura do pedestal do monumento é de alguns centímetros, pelo que não se destaca muito da paisagem circundante. O nariz do Pugovkin de bronze brilha, como alguns veranistas o esfregam: seja para dar sorte, seja para atrair dinheiro.

Monumento a N.P. Krasnov

No final do século retrasado, Nikolai Petrovich Krasnov foi o arquiteto-chefe de Yalta. Mesmo agora, a cidade em muitos aspectos se parece com o que ele pretendia. Em 2015, um monumento a Krasnov apareceu no cruzamento da rua Yekaterininskaya com o Lenin Embankment. O autor é o escultor Sergei Nikitin. Ele retratou o arquiteto em pleno crescimento com uma pasta na mão direita. A estátua de bronze está atualmente precisando de uma reforma.

Monumento a A.S. Pushkin

Inaugurado em 2010 em uma rua com o nome do poeta. O monumento foi feito com dinheiro orçamentário e em pouco tempo em Simferopol de acordo com o projeto do arquiteto Viktor Gordeev. O monumento, fundido em bronze, tem cerca de dois metros e meio de altura, incluindo o pedestal. Pushkin é retratado de maneira clássica. Ele está vestindo um casaco aberto, um cilindro na mão, e o escritor está apoiado em uma espécie de grade de granito.

Monumento a Yu. Semenov

Ele está localizado no cruzamento da Gogol Street e Lenin Embankment desde 2012. Na década de 1980, o Oreanda Hotel sediou congressos da Associação de Escritores, presidida por Yulian Semyonov. Quando surgiu a ideia de criar um monumento ao escritor, o projeto foi confiado a Alexander Rukavishnikov. Ele retratou o fundador do jornal Top Secret sentado em uma cadeira com um bloco de notas nas mãos, como se coletando informações para um novo artigo.

Monumento a Lesya Ukrainka

A inauguração do monumento ocorreu em 1972, durante a celebração do centenário da poetisa Lesya Ukrainka. Blocos de diabase foram usados ​​como pedestal. Eles foram trazidos da vizinhança da montanha Ayu-Dag da Criméia. Escultora - Galina Kalchenko, arquiteta - Anatoly Ignaschenko. Os autores doaram seus trabalhos para a cidade gratuitamente. O monumento tem o estatuto de património cultural de importância regional.

Monumentos no beco dos humoristas

Ao longo dos anos, um beco de humoristas se formou e continua a crescer perto da sala de concertos "Jubileu". Novos monumentos aparecem nele de vez em quando. Seus autores são os cônjuges Lysenko. E o Crimeano Abas Kasymov participou da criação do Portfólio Zhvanetsky. Aqui, entre outros, há monumentos ao cachimbo de Shirvindt, chapéu de Clara Novikova, colete de Arkady Arkanov, Bandurin e violão e acordeão de Vashukov.

Monumento a A.A.Khanzhonkov

Localizado no cruzamento das ruas Botkinskaya e Pushkin em 2011. Escultores - Fedor e Gennady Parshins. Alexander Khanzhonkov tornou-se famoso como empresário e cineasta. Seu trabalho no campo do cinema está principalmente associado a Yalta. Aqui Khanzhonkov viveu e trabalhou até o estabelecimento do poder soviético na Crimeia. Ele passou uma temporada no exterior, mas conseguiu retornar à sua terra natal.

Monumento a A. Chekhov

A inauguração do monumento foi programada para coincidir com o aniversário da morte do escritor. Em 1953, parentes de Chekhov participaram da cerimônia. O beco central do Parque Primorsky foi escolhido como o local para a instalação. Uma pequena pedra foi colocada em um pedestal impressionante. Um escritor modestamente senta-se nele, segurando um caderno nas mãos. Seu olhar está simbolicamente voltado para o mar.

Monumento a Maxim Gorky

Em Yalta, há uma rota de excursão popular chamada "Lugares Gorky". Muito estava relacionado com a cidade do escritor, ele foi amado e apreciado aqui em todos os momentos. O monumento a Gorky foi erguido em 1956 na entrada do Parque Primorsky. Perto dali, há um bloco de pedra com as palavras de um escritor esculpidas. O alto pedestal e a monumentalidade da escultura enfatizam mais uma vez o status do monumento.

Monumento a T. G. Shevchenko

Vasily Ivanitsky, Natalia Bundza e Leo Mol vêm criando seu projeto de um monumento ao escritor ucraniano há vários anos. A escultura foi fundida em bronze na Argentina. Depois de ser enviado para a Ucrânia, ficou em um depósito por 2 anos enquanto as autoridades procuravam um local adequado para a instalação. A inauguração ocorreu em 2007. O monumento foi classificado como patrimônio cultural de importância regional.

Monumento a F. D. Roosevelt

Em 2017, como parte da reforma da Rua Roosevelt, as autoridades da cidade decidiram erguer um monumento ao 32º presidente americano.Roosevelt foi um participante da Conferência de Yalta e, junto com outros dois representantes das Três Grandes, decidiu o destino da Europa do pós-guerra. O monumento foi feito em meados do século passado, mas durante décadas permaneceu parte dos fundos do museu.

"Cidades Gêmeas de Yalta"

Yalta concluiu acordos amigáveis ​​com as seguintes cidades gêmeas: Margate (Grã-Bretanha), Baden-Badenlm (Alemanha), Santa Bárbara (EUA), Nice (França), Pozzuoli (Itália), Rhodes (Grécia), Rieka (Croácia), Sanya (China), Fujisawa (Japão). Em 2006, durante a reconstrução do aterro, uma estela foi instalada nele. O monumento é dedicado às relações amigáveis ​​com diferentes partes do mundo.

Sinal memorável da deportação dos tártaros da Crimeia em maio de 1944

A deportação dos tártaros da Crimeia ainda é uma questão dolorosa para o povo e a região. Muitos dos exilados inocentes morreram no caminho ou já no local de seu novo registro. Alguns conseguiram retornar para preservar a cultura de seus ancestrais. Em memória desses eventos trágicos, um modesto e lacônico monumento foi erguido em Yalta. Ele está parado no meio do parque. Caminhos brancos como a neve levam diretamente à estela.

Monumento a F. Vasiliev

O artista Fyodor Vasiliev viveu em Yalta por apenas alguns anos, mas conseguiu pintar muitas pinturas com a natureza da Crimeia. Ele morreu aos 24 anos. A casa do pintor não sobreviveu. A rua em que ele estava foi mais tarde nomeada em homenagem a Vasiliev. Mais tarde, um busto de bronze de Fyodor Alexandrovich apareceu nele. A criação do monumento foi confiada ao escultor local Nikolai Savitsky. Caminhos pavimentados levam ao monumento de diferentes lados.

Monumento aos paraquedistas

O dia oficial das Forças Aerotransportadas em 2017 em Yalta foi lembrado pelo aparecimento de um monumento aos paraquedistas soviéticos. O local de instalação é uma praça na rua do refrigerante. O desenvolvimento e financiamento do projeto foram realizados pelo povo Yalta que passou por este ramo do exército. Eles querem criar um pequeno parque ao redor do monumento no futuro. A atração é um pilar de altura humana com uma bandeira, uma boina e o mote do pouso.

Busto de Tsarevich Alexei

Pertence ao número de monumentos de Yalta do novo período. Na Catedral Alexander Nevsky, há mais de 20 anos uma escola de educação geral com o nome de Tsarevich Alexei. Várias organizações de caridade decidiram que seria apropriado erigir um monumento ao herdeiro da família real bem no pátio da catedral. O plano foi implementado em 2016. O acesso ao busto é gratuito, embora esteja longe das principais rotas turísticas.

Monumento a Jalil Nadjabov

Em 2016, o cidadão honorário de Yalta, Jalil Nadzhabov, recebeu um monumento em sua homenagem. Durante a Grande Guerra Patriótica, ele comandou um regimento de rifles de montanha, que participou da libertação da cidade. O coronel tem o crédito de salvar não apenas moradores, mas também valores históricos. O busto de Nadzhabov fica sobre um grande pedestal forrado de lajes com uma tonalidade vermelha. A área ao redor é enobrecida.

Monumento a S. Botkin

O desenvolvimento de Yalta como um resort de saúde foi influenciado por diferentes pessoas. Sergei Petrovich Botkin ocupa um lugar especial entre eles. Ele veio pela primeira vez para a Crimeia em 1855 e trabalhou como estagiário em um hospital militar. Em seguida, ele chamou a atenção para o clima curativo da costa sul da península. Nikolai Savitsky criou um busto lacônico de médico. Ele foi colocado nas profundezas da zona verde ao longo da rua Polikurovskaya e equipado com um posto de informações.

"Banco dos Amantes"

Existem objetos de arte semelhantes em diferentes cidades turísticas. Mas o banco de Yalta, criado por Vladimir Odintsov, se distingue por seu "naturalismo". O autor trabalhou nos detalhes: à distância, as almofadas parecem macias e a sua cor muda consoante o ângulo de visão. Eles montaram um banco no aterro sob o plátano de Isadora Duncan. Esta árvore tem cerca de 5 séculos de idade, que muitos associam ao amor eterno.

Yalta

Em meados dos anos 60 do século passado, foi concluída a construção da rodovia Yalta-Sevastopol. Ao mesmo tempo, foi instalada a placa "Yalta", inscrita em um elegante círculo. A partir do deck de observação, onde a atração está localizada, muitas vezes começam as rotas de excursão para os lugares mais interessantes da Crimeia. Além disso, o monumento incomum é o fundo favorito para as fotos dos viajantes. Em 2017, a placa foi atualizada e iluminada.

Pin
Send
Share
Send