"A terra de mil lagos", "o país dos lagos azuis" - essas metáforas há muito que se enraizaram em Altai. A natureza generosamente dotou essas terras com reservatórios de espelho, existem cerca de 20 mil deles aqui. E cada um tem seu mundo único, suas cores, sua própria história. Entre eles estão montanhosos e várzeas, salgados e frescos, profundos e rasos, habitados por habitantes aquáticos e completamente desprovidos de vida.
Os lagos diferem na origem, nutrição, cor e composição da água, mas estão todos unidos por uma beleza encantadora. É ela quem atrai turistas de espírito romântico, cansados do ritmo alucinante da vida aqui. Com o desenvolvimento da indústria do turismo, cada vez mais lagos estão se tornando disponíveis para férias confortáveis e inesquecíveis.
Os mais belos lagos de Altai
Teletskoe
Uma das principais atrações da República de Altai pertence ao grupo dos lagos mais profundos do mundo. O comprimento do reservatório é de 78,6 km, a largura média é de 3,2 km e a profundidade chega a 325 metros. A reserva estadual da biosfera está localizada na margem direita. A verdadeira pérola do lago é a espetacular cachoeira Korbu, que só pode ser alcançada de barco. Na parte norte do lago, nas proximidades das aldeias de Iogach e Artybash, existe uma infraestrutura turística bem desenvolvida.
Lagos Karakol
Sete lagos de origem glacial no curso superior do rio Karakol em Gorny Altai. Eles estão localizados em alturas diferentes, de 1800 a 2100 metros. Eles estão localizados próximos um do outro e são conectados por riachos, mas diferem em tamanho, cor e temperatura da água. A vegetação perto dos lagos é rica e variada - taiga de cedro está abaixo, prados alpinos estendem-se acima e plantas de tundra de alta montanha são encontradas perto dos lagos superiores. A aldeia mais próxima de Elekmonar fica a 30 km de distância.
Bolshoe Yarovoe
Os principais tesouros do famoso lago no Território de Altai são salmoura altamente concentrada, que, além de sais, contém bromo, lama de lodo, que tem um efeito curativo em uma série de doenças, e não menos salubridade do ar. O lago está localizado na orla da cidade de Yarovoye, a infraestrutura turística é bem desenvolvida aqui. Belas praias são equipadas, há um sanatório "Químico", muitos hotéis e pensões, um parque aquático e outras atividades aquáticas.
Lago Aya
Um dos locais de férias preferidos dos residentes e visitantes do Território de Altai. O Lago Aya está localizado em uma bacia montanhosa, perto da vila de mesmo nome e do rio Katun. Tem um tamanho pequeno, mas uma profundidade decente - até 22 metros. Um dos poucos reservatórios onde a água esquenta bem no verão, e há oportunidade de nadar. Uma atração original é o mirante de madeira do Amor em uma ilha no centro do reservatório. Um parque natural foi criado nas proximidades do lago.
Kucherlinskoe
Um dos maiores corpos d'água em Gorny Altai foi formado como resultado do derretimento das geleiras, que continua até hoje. Ele está localizado no sopé da cordilheira Katunsky, no território de um parque natural. A água tem uma tonalidade esverdeada, a profundidade mais profunda é de 55 metros. Apesar da baixa temperatura da água, o lago é popular entre os habitantes locais e turistas. Aqui existe um acampamento de tendas, e para os amantes do conforto existe um centro recreativo de mesmo nome com casas aconchegantes e uma piscina.
Geyser
Um lago absolutamente fantástico perto da aldeia de Aktash, em Gorny Altai. Em primeiro lugar, é de cor azul, o que lhe dá o barro que se encontra no fundo. Em segundo lugar, círculos de várias formas e tamanhos estão constantemente se espalhando ao longo de sua superfície. Eles são criados por molas que jorram do fundo e movem camadas de argila azul. A água do lago é cristalina e parece rasa, embora tenha cerca de 2 metros de profundidade. As algas crescem ao longo das bordas do reservatório, algumas são roxas.
Kolyvanskoe
Uma grande massa de água no Território de Altai, não muito longe de Zmeinogorsk, tem 4 km de comprimento e 3 km de largura. É famosa pelas enormes rochas atípicas que a rodeiam. Nas criações de pedra natural, você pode ver castelos, animais, rostos humanos. A água do lago é límpida, há muitos peixes e uma vegetação única, por exemplo, a castanha de chillim. Na costa existe um sanatório "Lazurny", centros turísticos que oferecem entretenimento para todos os gostos, excursões e passeios de barco.
Lagos Multinsky
Vários lagos encantadores de origem glacial na encosta da cordilheira Katunsky, na República de Altai. Eles estão localizados ao longo do rio Multa, a uma altitude de 1700 metros a 2200 metros. Eles fazem parte da reserva estadual. As magníficas cachoeiras Multinsky estão localizadas nas proximidades. Apesar da grande distância da civilização, este é um dos destinos turísticos mais populares de Altai. Deve-se ter cuidado, pois há ursos nesses lugares.
Lagos Shavlinsky
O grupo de magníficos lagos do rio Shavla é um dos mais pitorescos da República de Altai. Seu charme único é dado pelo tom turquesa da água - uma consequência das misturas de turbidez glacial. Percursos populares para caminhadas e passeios a cavalo, a partir da aldeia de Chibit, passam pelos lagos. O lago superior está localizado a uma altitude de 2.164 metros, próximo à geleira Shavlinsky. O mais baixo está a uma altitude de 1983 metros, existem muitos locais turísticos convenientes em sua costa.
Manzherok
Um pequeno lago de água doce no sopé da Malaya Sinyukha nas montanhas de Altai. Tem o estatuto de monumento natural protegido. Devido à pouca profundidade, a água do lago aquece bem e é adequada para nadar. Numerosos centros turísticos estão localizados ao longo da costa, e um complexo de esqui "Manzherok" durante todo o ano foi construído aqui, oferecendo recreação e entretenimento para toda a família. O lago é rico em plantas aquáticas, entre as quais existe uma noz de água bastante rara.
Manas
Um dos lagos da montanha de Altai, que é de origem vulcânica, fica no sopé do Monte Kabarga, a uma altitude de 1520 metros. Suas dimensões são pequenas: comprimento - 700 metros, largura - 300 metros. A natureza aqui é única - uma combinação de prados alpinos e vegetação de tundra. A água do lago é limpa e cristalina, mas mesmo no verão não ultrapassa os + 18 ° С. Os residentes locais consideram o lago sagrado e atribuem a ele um poder vivificante. A aldeia mais próxima de Edigan fica a 20 km de distância.
Lagos Zavyalovskie
Os arredores da vila de Zavyalovo são famosos não apenas no Território de Altai, mas também além de suas fronteiras. Três pequenos reservatórios exclusivos trouxeram fama para eles - salgado, fresco e alcalino. Eles estão localizados um ao lado do outro, rodeados por pinhais. Todos os fatores médicos e de melhoria da saúde são coletados em um só lugar - ar conífero ozonizado, lama terapêutica, argila azul, água salgada. Nas margens dos lagos existe um acampamento de tendas e uma área de lazer com chalés aconchegantes.
Cheybekkul
Os residentes de Altai chamam este lago, localizado no vale do rio Chibitka, de Morto. Carece de peixes e de qualquer vegetação. Este fato está associado à presença de compostos de mercúrio no reservatório. Na década de 30 do século XX, um depósito de minério de mercúrio foi de fato encontrado aqui. Mas, de acordo com os cientistas, a concentração de mercúrio na água é normal e não representa uma ameaça para todos os seres vivos. Cheybekkel se traduz como "alongado". O lago tem 2,5 km de comprimento e não mais de 80 metros de largura.
Branco
Um pequeno lago de água doce de forma arredondada no Território de Altai, às margens da aldeia de 8 Marta, é muito procurado pelos turistas. As águas são mornas, há uma bela praia na orla, os arredores são repletos de paisagens pitorescas. A montanha Sinyukha está localizada nas proximidades. No centro do lago existe uma ilha de granito coberta de abetos e arbustos. Segundo a lenda local, na época de Elizabeth, havia uma fábrica para a produção de moedas falsas. O lago é rico em peixes. É declarado monumento natural.
Julukul
Está localizada no território de uma reserva protegida da biosfera, a uma altitude de 2.200 metros. É um dos maiores lagos da República de Altai, tem uma extensão de 10 km e largura de 3 km.Devido à inacessibilidade destes locais, a paisagem natural milenar, bem como a flora e fauna únicas, foram preservadas. Em particular, apenas aqui em Altai é que numerosas gaivotas e corvos marinhos fazem ninhos. O lago é rico em peixes, mas a pesca é proibida. O assentamento mais próximo, Kosh-Agach, está localizado a 100 km de distância.
Kulundinskoe
Lago com área de 700 km2 - o maior do Território de Altai. Este popular local de férias está localizado perto da vila de Znamenka. São os restos de um mar que esteve aqui há 200 milhões de anos. A água é salgada, e o sal de Glauber do lago é muito útil, assim como a lama de seu fundo. Cerca de 150 espécies de pássaros fazem ninhos na costa, frequentemente chegam flamingos. Uma reserva natural com espécies raras de animais foi criada nas proximidades. A caça é proibida, mas a pesca é permitida.
Kuchukskoe
No Território de Altai, este é o segundo maior lago. Ele está conectado com Kulundinsky por um canal comum, no qual a barragem é construída. A água do lago é uma salmoura altamente concentrada, o fundo é rico em lama útil. O reservatório é um dos principais depósitos do mineral mirabilita natural do país. Além de suas qualidades benéficas à saúde, o lago é famoso pelo fato de que no verão aquece até 25-26 ° С. Existem duas aldeias próximas: Stepnoye Lake e Blagoveshchensky.
Utkul
Um reservatório de fluxo limpo está localizado em uma área pitoresca do Território de Altai, cercado por uma floresta de pinheiros e um bosque de bétulas. Na costa estão as aldeias de Utkul e Vershinino, o centro recreativo "Utkul" e outros centros turísticos que oferecem atividades aquáticas e excursões ao redor do lago e seus arredores. Achados arqueológicos na área do lago indicam que os primeiros assentamentos surgiram aqui há cerca de 8.000 anos. O lago é rico em peixes e famoso pela pesca notável.
Raspberry Lake
O lago às margens da aldeia de mesmo nome no Território de Altai deve sua sombra surpreendente a microorganismos aquáticos que produzem um pigmento rosado especial. A água adquire a cor carmesim mais intensa na primavera. O lago é famoso não só por sua vista fabulosa, mas também por suas excelentes propriedades curativas. Em termos de concentração de sais, sua água não é de forma alguma inferior à do mar, e a lama de lodo de sulfureto tem efeito curativo em muitas doenças.
Lagos azuis de Katun
A água em vários lagos do Katun em Altai tem uma tonalidade turquesa incrível. Eles aparecem no final do verão, quando o nível da água do rio diminui. A área total dos lagos é pequena - 400 m2mas eles são profundos o suficiente. No inverno, os reservatórios não congelam, pois são alimentados por fontes com água quente. Na primavera, o nível das águas sobe, e os lagos, unidos, transformam-se em um dos braços do rio. Os lagos têm cerca de 25 mil anos. A aldeia mais próxima de Askat fica a 5 km de distância.
Uzunkel (Lagos Ulagan)
Lago alpino na República de Altai, rodeado por densos matagais de bétulas, líquenes, cedros e lariços. Localizada a uma altitude de 2.000 metros, pertence à bacia do rio Chibitka. Traduzido do Altai, seu nome significa "longo". Este lago se estende por 3 km e não tem mais de 500 metros de largura. A flora e a fauna nas proximidades do lago são diversas e únicas. Os amantes da natureza intocada e pescadores ávidos vêm aqui. O centro turístico de mesmo nome está localizado na costa.
Akkemskoe
Lago de montanha no sopé de Belukha, na República de Altai. Ele está localizado a uma altitude de 2050 metros e é de origem glacial. A água do lago é turva, a temperatura não ultrapassa os + 5 ° C, não há peixes. Na margem do reservatório existe uma estação meteorológica, um acampamento de montanhismo, uma base do Ministério de Situações de Emergência, um centro turístico "Vysotnik". Nas proximidades, há outro lago Akkem, chamado de "pulsante". Isso se explica pelo fato de que o lago fica cheio de água apenas na primavera, durante as enchentes, e mesmo assim não todos os anos.
Luz (Cisne)
O primeiro nome do lago - Svetloe - está associado às muitas nascentes em seu fundo, graças às quais a água é incrivelmente limpa e transparente, nunca congela. E o Lago dos Cisnes é chamado por causa dos cisnes bravos que voam aqui no inverno. Existem apenas dois desses lugares na Rússia - em Chukotka e no Território de Altai. Uma reserva natural foi criada no lago para preservar este complexo natural. Os cisnes são cuidados e alimentados aqui. A aldeia mais próxima é Urozhainoe, a 15 km de distância.
Talmen (Taimenye)
Os arredores deste lago de montanha em Altai, no vale do afluente Katun - o rio Ozernaya, têm o estatuto de monumento natural nacional. O reservatório está localizado em local de difícil acesso, a mais de 1,5 km de altitude. A água nele é esverdeada com uma leve turvação, isso é uma consequência da nutrição glacial. Numerosas borboletas, incluindo as muito raras, adicionam um sabor especial à natureza severa. Os povoados mais próximos ficam a mais de 100 km de distância.
Burlinskoe
Um dos maiores depósitos de sal de mesa no oeste da Sibéria está localizado no Território de Altai. A área do lago ultrapassa 30 km2, e a profundidade é em média 1 metro. A concentração de sal nele é maior do que no Mar Morto. Perto está a aldeia de Bursol, a sua principal empresa dedica-se à produção de sal há mais de 200 anos. O sal é transportado por ferrovia, os trilhos são colocados ao longo do fundo do lago. A água do lago muda de cor: quando está quente, torna-se rosa; no frio, é cinza-aço.