As 30 melhores coisas para fazer em Omsk Oblast

Pin
Send
Share
Send

A região de Omsk não difere muito de seus vizinhos em termos de atrações, o que não os torna menos interessantes. A história local e os museus militares, clássicos da Rússia, contam a história da região. Os antigos edifícios de pedra que sobreviveram tornam possível imaginar como Omsk e outras cidades eram antes. Uma das características é que os pequenos povoados são ricos em objetos significativos que atraem turistas.

Por exemplo, o Antigo Museu-Reserva da Sibéria e um zoológico são organizados em Bolsherechye. Ambas as margens do Irtysh são ricas em atrações naturais. Existem muitos lagos no distrito, existem limites naturais e locais de escavação. Os peregrinos acharão atraentes os templos e mosteiros restaurados; alguns deles podem ser usados ​​para tirar água de fontes sagradas.

Os lugares mais interessantes e bonitos da região

O que ver e para onde ir? Lista dos melhores objetos de turismo e recreação ativa!

Cinco lagos

Eles estão localizados na fronteira com a região de Novosibirsk. O grupo inclui: Secret, Linevo, Shaitan, Danilovo, Shchuchye. Eles são diferentes em tamanho, e a distância entre os lagos chega a vários quilômetros. Existem parques de estacionamento para turistas na área. No entanto, se Danilovo é popular entre os turistas, é difícil chegar perto de Shaitan por causa dos pântanos e matagais. As lendas falam da origem meteórica dos reservatórios.

Catedral da Assunção em Omsk

Construída na década de 90 do século XIX. Explodido em 1935. As ruínas foram preservadas por muitos anos, um jardim público foi construído ao redor. Desde 2005, realizam-se trabalhos de recriação da catedral. A consagração ocorreu dois anos depois e foi acompanhada por um grande concerto com a participação de artistas folclóricos. A torre do sino é de três camadas, a iconostase é pintada. Santuários: ícones do século XIX, as relíquias do arcebispo Silvestre, declarado um novo mártir, o Santo Evangelho.

Parque Arqueológico "Batakovo"

Criado em 1995 na região de Bolsherechensky. A área do trato é de 15 mil hectares. Os pesquisadores encontraram mais de cem sítios arqueológicos de diferentes épocas na área. Alguns datam da Idade da Pedra, mas também existem outros relativamente modernos. Entre os itens encontrados: armaduras, joias, armas, cerâmicas. Os cemitérios e o povoado também são bem visíveis, onde você pode ver como as ruas, a cidadela e a pousada estavam localizadas.

Mosteiro Achair

Fundada no final do século 19 na região de Omsk. Na época soviética, o mosteiro foi saqueado. Os prédios foram transferidos para a colônia. O campo foi liquidado após a morte de Stalin, os edifícios explodiram. No início da década de 90, a restauração do convento começou com a bênção de Aleixo II, que visitou o canteiro de obras. Há uma fonte sagrada nas proximidades. A temperatura da água é constante - 36,6 ° C, como a do corpo humano. O acesso é gratuito.

Bird Harbor Park

Fundado em Omsk em 1994. Área - 113 hectares. Por fazer parte da rota migratória das aves migratórias, no outono é possível observar uma verdadeira multidão de aves. Embora o parque natural tenha o status de objeto protegido de importância regional, os projetos de construção ao seu redor o afetam negativamente. Em 2015, foram inaugurados dois complexos infantis com um minizoológico com base no Bird Harbor.

Lago Ebeity

Localizada no sudoeste da região, na interseção de três distritos. O maior lago de sal da região. Área - até 11 mil hectares (varia significativamente dependendo da época). A profundidade máxima é de 2 m. Desde 1979 foi declarado monumento natural. O lago é pouco utilizado para fins turísticos, não existem centros de recreação. Mas cistos de lagostim estão sendo caçados. No futuro, está previsto o desenvolvimento de depósitos, incluindo lama.

Museu-reserva "Old Siberian"

Fundada em 2014 em Bolsherechye com base em três instituições culturais ao mesmo tempo. O museu é um complexo de edifícios, alguns dos quais são monumentos arquitetônicos, e espaços abertos para celebrações. O objetivo da reserva é preservar as tradições antigas locais (dependendo do feriado). Fazem-se chás, ganham vida os artesanatos esquecidos, atualiza-se o repertório das apresentações teatrais.

Mosteiro de São Nicolau

Foi mencionado pela primeira vez em 1751; na sua forma atual, existia em Bolshekulachye desde meados dos anos 90 do século passado. O edifício original foi ampliado com duas novas tampas, sem alterar o estilo geral. O mosteiro é visitado ativamente por peregrinos e turistas não religiosos. Um dos motivos é a primavera sagrada localizada no território do mosteiro.

Costa Dravert

O trato perto da aldeia de Lezhanka. Área - 75 hectares. Pertence à margem direita do Irtysh. Nomeado em homenagem a um pesquisador - um professor que ensinou em universidades em Omsk, que primeiro descobriu e descreveu este monumento da geomorfologia. O pequeno complexo inclui: afloramento, sumidouro e geossecção. O local de um homem antigo foi encontrado, bem como vestígios de mamutes e várias espécies de plantas relíquias.

Reserva Bairovsky

Ocupa uma área de mais de 64 mil hectares em três distritos da região: Kolosovsky, Sargatsky, Tyukalinsky. Criado em 1959. Possui perfil biológico e tem como objetivo restaurar as populações de diversas espécies de animais e pássaros. Uma paisagem incomum para a área com "crinas" - planaltos cobertos de vegetação de até 15 m de altura e até 1,5 km de comprimento. Existem 80 lagos e apenas um rio - Osh.

Aterro de Irtysh em Omsk

Um dos principais locais de passeio da cidade. Nos fins de semana, é difícil não encontrar noivos aqui: no aterro fica a Casa das Festas, e nela tem cartório. Anteriormente, este edifício era chamado de mansão do comerciante Batyushkov. Os edifícios são bastante densos e os edifícios antigos convivem com os modernos. Há um museu de história da cidade e a entrada é gratuita. Um playground para esportes ao ar livre foi organizado.

Museu de História e Lore Local de Omsk

Inaugurado em 1878, portanto, é um dos museus mais antigos do país. Aceita exposições de Moscou e outras cidades. A coleta começou com doações privadas. Os recursos são cerca de 200 mil unidades. As exposições incluem armas, arte, objetos arqueológicos e etnográficos, numismática, documentos e muito mais. A exposição permanente ocupa 6 amplos salões.

Zoológico Bolsherechensky

Inaugurado em 1983 em uma área de 9 hectares. Existem mais de 2.000 animais de estimação, eles pertencem a mais de 200 espécies. O único zoológico não urbano do país, aliás, o mais setentrional. Tudo começou com um canto de convivência, que cresceu por causa dos animais feridos encontrados na floresta. A entrada para muitas categorias de cidadãos é gratuita ou com desconto. Você pode simplesmente dar um passeio perto dos recintos ou reservar uma excursão.

Igreja Luterana de Santa Catarina em Omsk

Construída na década de 90 do século XVIII. O único edifício de uma instituição religiosa de sua época, preservado na cidade. Os primeiros paroquianos eram prisioneiros de guerra usados ​​para trabalhos pesados ​​de construção. A igreja foi fechada em 1930 e 40 anos depois foi transformada em museu da Diretoria de Assuntos Internos. Antes disso, foi realizada a reconstrução, a antiga igreja foi ligada ao Palácio da Cultura e o edifício foi declarado monumento arquitetônico.

Museu da Glória Militar em Omsk

Aberto desde 1995. A exposição está instalada em um prédio memorial, que costumava ser a sede do distrito militar. A coleção é composta por parafernálias da Segunda Guerra Mundial, armas, fotografias, documentos, cartas e muito mais. As exposições são concluídas dependendo de datas e feriados memoráveis. Mas todos eles, em um grau ou outro, refletem o feito do povo Omsk nas frentes e na retaguarda. Um monumento à mãe do soldado é erguido em frente ao museu.

Lago Ulzhai

Ele está localizado no sudeste da região. A área é de quase 1,5 mil hectares. A profundidade é inferior a 1,5 m. É famosa por sua lama curativa. Eles são usados ​​no tratamento de várias doenças, inclusive no Centro de Reabilitação de Omskiy. O relevo da costa norte é notável: três terraços parecem pender um sobre o outro.O resto das margens são baixas, embora a entrada para a água não seja conveniente em todos os lugares. Desde 1978, o lago é considerado monumento natural.

Fortaleza de Omsk

Guarda e fortificação defensiva, que mais tarde se expandiu e se tornou a cidade de Omsk. Surgiu em 1716, meio século depois, a segunda fortaleza foi erguida. Há um sinal comemorativo "Poder" no local onde a primeira pedra foi colocada. Foi abolido em meados do século XIX. A reconstrução e reconstrução começaram em 2009, pelo que a fortaleza transformou-se num local turístico cultural.

Igreja do Salvador em Tara

O edifício data da segunda metade do século XVIII. É o edifício de pedra mais antigo da região e o único construído no estilo barroco siberiano, onde a decoração original foi preservada. A igreja é de dois andares com uma áspide, existe um refeitório e uma torre sineira octaédrica. As paredes são decoradas com platibandas. Um monumento arquitetônico (arquitetura de igreja) de importância federal.

Okunevo

A aldeia do distrito de Muramtsevsky tornou-se famosa graças às escavações realizadas no distrito. Os pesquisadores descobriram dois cemitérios que datam do final da Idade do Bronze. Eles descobriram um antigo assentamento completo e um lugar que provavelmente era de significação de culto para o povo daquela época. Os amantes do misticismo também vêm para Okunevo, porque esta zona é considerada anômala. Não há evidência científica para teorias esotéricas.

Reserva-museu "Trato Moscou-Siberian"

Um dos dois museus semelhantes do país. Localizado no assentamento de Bolshiye Uki. A exposição fala sobre a construção da mais longa estrada terrestre puxada por cavalos e sobre o povoamento de territórios ao redor, que não eram tão fáceis de dominar. Os fundos são compostos por 7 mil objetos diferentes, entre numismática, documentos, obras de arte do período soviético, instrumentos da época.

Fortaleza Pokrovskaya

Fortificação de sentinela no território do moderno distrito de Maryanovskiy. Fundado em 1752. Tinha o formato de um octógono e uma área de 6 hectares. No interior, havia bastantes edifícios militares e anexos: um paiol de pólvora, quartéis, casas de oficiais, um armazém, uma casa de banhos, um celeiro, etc. Ao longo do perímetro havia fossos e aterros de terra. Apenas eles foram parcialmente preservados. É tombado como patrimônio cultural.

Museu de Kondraty Belov

Inaugurado em 1991 em Omsk. Dedicado à vida e obra do Artista do Povo da Rússia. O museu ocupa um edifício de culto - um monumento da arquitetura de madeira do início do século XX. A coleção consiste em obras de Belov, que foram transferidas para o estado de seus herdeiros. São paisagens, ilustrações e pinturas históricas. Além disso, o interior recriou a atmosfera do século passado e reuniu os pertences pessoais do artista.

Catedral Nikolsky Cossack

Construído em Omsk na primeira metade do século XIX. Por ter sido construído com dinheiro arrecadado pelos cossacos, recebeu o nome apropriado. O estilo arquitetônico é o classicismo tardio. Na época soviética, ele trabalhou intermitentemente, estava à beira da destruição, mas sobreviveu. Desde o início dos anos 90, vem se recuperando ativamente. As relíquias da catedral são ícones antigos, assim como uma arca com partículas de relíquias de santos e mártires.

Omsk Academic Drama Theatre

Fundado em 1874. O maior e mais antigo teatro da Sibéria. O repertório combina performances clássicas e interpretações mais modernas. Algumas apresentações, com pequenas alterações, acontecem há anos. A trupe recebeu inúmeros prêmios em festivais. O edifício está listado como um objeto arquitetônico de importância federal. A escultura "Gênio Alado" está instalada em seu frontão.

Ponte jubileu

Automóvel e pedestre, cruza Om. Nome não oficial - Azul. Construído em 1967. O comprimento é de cerca de 100 m, a largura é de cerca de 20 m e tem 4 pistas. A localização da ponte é interessante e simbólica na medida em que é lançada da já extinta fortaleza de Omsk para a nova. Tal projeto raramente é encontrado em instalações russas semelhantes: é de um só vão e fica na costa.

A mansão do comerciante Batyushkov

Construída no início do século XX. Atualmente, ele pertence ao território da barragem de Omsk. Parte do edifício, também denominado "Casa de Kolchak", está desde os anos 50 ocupada pelo cartório. Foi restaurado várias vezes. Há também um museu de história da cidade, que pode ser acessado gratuitamente. Durante o exame da exposição, os turistas conhecem os acontecimentos da guerra civil, a biografia de Kolchak e a crônica do movimento branco.

Museu F.M.Dostoevsky

Inaugurado em 1983 em Omsk. O museu apresenta duas exposições aos seus convidados. O primeiro é dedicado ao escritor e sua ligação com a Sibéria. O segundo fala sobre os escritores de Omsk. Reuniões com escritores e conferências temáticas são realizadas nos corredores contra o pano de fundo de memorabilia O museu ocupa o edifício onde viviam os comandantes da fortaleza de Omsk. Há evidências documentais de que Dostoiévski esteve aqui mais de uma vez.

Monumento ao Encanador Stepanych

Instalado no centro histórico de Omsk. A composição parece a figura de um encanador rastejando para fora da escotilha até a cintura. Ele se encostou na tampa com um sorriso no rosto. "Stepanych" não pode ser chamado de original: existem monumentos semelhantes em outras cidades do mundo, um dos primeiros a aparecer em Bratislava. No entanto, isso não afeta em nada sua popularidade entre os turistas e moradores locais.

Omsk Metro

A construção começou em 1992 e ainda não foi concluída. O projeto foi alterado várias vezes, congelado e reiniciado. Por um lado, não é lucrativo manter objetos prontos em um estado desativado, por outro lado, não há dinheiro para continuar o trabalho. O comprimento da rede deve ser de 7,5 km, e o número de estações - 5. Se o metrô for lançado, ele se tornará o segundo na Sibéria.

Rio Irtysh

Ele flui pelo território da China, Mongólia e Rússia. A extensão total ultrapassa 4,2 mil km. Se contarmos com o afluente principal do Ob, é o mais longo da Rússia. Existem vários assentamentos grandes nas margens do Irtysh, incluindo Omsk. Ambos os bancos são ricos em monumentos naturais. Um dos pontos turísticos mais famosos é o parque natural "Bird Harbor" dentro dos limites de Omsk.

Pin
Send
Share
Send