30 maiores rios da região de Irkutsk

Pin
Send
Share
Send

A região de Irkutsk é famosa por suas belezas naturais, em primeiro lugar, pelo Lago Baikal. Mas, além disso, existem recursos hídricos suficientes na região, inclusive rios. Muitas vezes são caracterizados por uma corrente rápida, visto que muitos são do tipo serrano, abundantes em peixes e adequados para recreação turística. A abundância de corredeiras cria a base para a organização de rotas de rafting. A melhor época para visitar é do final da primavera ao início do outono. No resto do tempo, os rios ficam cobertos de gelo.

Lena ocupa um lugar especial na lista dos rios da região de Irkutsk: é uma importante artéria de transporte. Reservatórios foram construídos em alguns rios, incluindo o Angara. Eles são usados ​​para necessidades domésticas e industriais. Rios relativamente pequenos como o Agul também têm seu próprio charme. Em seus vales, sempre há algo para fazer na alta temporada.

Os rios mais longos da região de Irkutsk

Lista dos maiores rios que passam pela região.

Lena

O nome é traduzido de Yakut como "rio grande". O maior dos rios russos, cuja bacia está inteiramente dentro das fronteiras do país. Ele flui através de Yakutia e da região de Irkutsk. Ele deságua no Mar de Laptev. Lena é uma importante artéria de transporte. Grandes portas foram construídas nele, inclusive em Yakutsk. Pontes rodoviárias e ferroviárias foram lançadas ao longo do canal. No meio do caminho, foi fundado o parque natural "Pilares de Lena", incluído na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

O comprimento total do rio é de 4400 km.

Tunguska Inferior

Também se aplica ao Território de Krasnoyarsk. O afluente direito do Yenisei se origina no planalto central da Sibéria. Em meados do outono, uma cobertura de gelo estável se forma na superfície da água em menos de duas semanas. Quando o rio se rompe em maio, formam-se congestionamentos de gelo. Durante as cheias, o Baixo Tunguska torna-se navegável por um terço do seu comprimento. A cidade de Turukhansk foi fundada na foz.

O comprimento total do rio é de 2.989 km.

Podkamennaya Tunguska

Às vezes, nomes separados são usados ​​para suas partes superiores - Katanga e Chulakan. O canal atravessa o território da região de Irkutsk e o território de Krasnoyarsk. A maioria das fendas são encontradas naquela parte do Podkamennaya Tunguska, que pertence à Reserva da Biosfera da Sibéria Central. Em águas altas, 1.150 quilômetros do rio são acessíveis à navegação por barcos de calado raso.

O comprimento total do rio é de 1865 km.

Vitim

O tributário direito do Lena passa por quatro regiões: Território Trans-Baikal, Buriácia, Região de Irkutsk e Yakutia. O rio é navegável em quase um terço de sua extensão. A única cidade do litoral é Bodaibo. Locais da Idade da Pedra foram encontrados nas proximidades. Três pontes foram lançadas através do canal. Uma rota para o rafting de turistas aquáticos foi traçada. Os obstáculos mais difíceis são as corredeiras de Paramsky e Delyun-Oronsky.

O comprimento total do rio é de 1837 km.

Angara

A cidade de Irkutsk está localizada na margem do rio. O único rio que flui do Lago Baikal. Também se aplica ao território do Território de Krasnoyarsk. A primeira ponte flutuante sobre o Angara foi construída em 1891. A pedra-xamã está localizada não muito longe da fonte. Ust-Ilimsk tem outra atração natural - complexos rochosos, por exemplo, "Três Irmãs". Existe uma cascata de reservatórios no canal.

O comprimento do rio é de 1779 km, na região de Irkutsk - 1360 km.

Uda (afluente do Taseeva)

Um nome alternativo é Chuna. O tributário Taseeva, também relacionado territorialmente ao Território Krasnoyarsk. Ele flui para fora do cume e se funde com o turquesa. Congela no meio do outono, e se rompe completamente com o gelo apenas em maio. Uda é usado para transporte marítimo regional e rafting de madeira. Existem locais de pesca. A maior cidade da costa é Nizhneudinsk.

O comprimento total do rio é de 1203 km.

Turquesa

O rio do Território de Krasnoyarsk e da Região de Irkutsk. Ele se funde com o Chuna e forma o rio Taseeva. Existem cerca de 300 lagos na bacia. O curso superior é montanhoso e corredeiras. Nos trechos mais baixos, o canal começa a divergir em curvas. O terceiro é usado para rafting em madeira. Tradicionalmente, no passado, os Velhos Crentes se estabeleceram nas regiões mais baixas. Os maiores assentamentos são Taishet e Biryusinsk.

O comprimento total do rio é de 1012 km.

Chara (afluente do Olekma)

O tributário esquerdo do Olekma pertence ao Território Trans-Baikal, Região de Irkutsk e Yakutia. A tradução do nome da língua Evenk é “cardume”. O Ruy é navegável desde seu afluente até a foz. A principal rota de rafting tem a categoria IV de dificuldade. Várias aldeias são fundadas na costa, incluindo Bolshoye Leprindo e Bes-Kyul. Vários depósitos de ouro, carvão e minério estão sendo desenvolvidos na bacia do Chara.

O comprimento total do rio é de 851 km.

Chona

Refere-se ao território de Yakutia e à região de Irkutsk. Ele deságua no reservatório de Vilyui, está incluído na bacia do Lena. No curso superior do canal, ocorrem corredeiras, cachoeiras, afloramentos rochosos. No vale, foram preservados os arcos de boi. Praticamente não há peixes e os assentamentos operários, fundados no último século no litoral, não têm população permanente. O maior afluente é o Vakunayka.

O comprimento total do rio é de 802 km.

Kirenga

O canal passa por três distritos da região de Irkutsk. Formado na confluência de dois rios: o Kirenga esquerdo e o Kirenga direito, deságua no Lena. No curso superior tem um caráter montanhoso, no curso inferior a corrente desacelera. No curso intermediário, chega perto da linha principal Baikal-Amur. A pesca é variada: quase duas dezenas de espécies de peixes são encontradas nas águas do rio. Existem muitas aldeias e assentamentos de trabalhadores na costa.

O comprimento do rio é de 669 km.

Nepa

Ele flui pela região de Katangsky. Origina-se no cume de Angarsk e deságua no Baixo Tunguska. A bacia do rio encontra-se em uma zona de permafrost contínua. A vegetação taiga predomina no litoral. A maior parte do Nepa é navegável. Competições de rafting e pesca esportiva são organizadas. Não muito longe do leito do rio, há um depósito de ágata em desenvolvimento.

O comprimento do rio é de 683 km.

Oka (afluente do Angara)

Origina-se no Lago Okinskoye na Buryatia e flui para o reservatório de Bratsk na região de Irkutsk. É navegável no curso inferior, praticamente ao longo de todo o canal é utilizado por turistas aquáticos para o rafting. Existem muitos pequenos assentamentos na bacia de Oka. A autópsia de gelo ocorre entre meados e o final do verão. As inundações de verão provocam inundações na área, mas tradicionalmente não ameaçam os residentes locais.

O comprimento total do rio é de 630 km.

Ilim (afluente do Angara)

Afluente direito do Angara, cujo nome é traduzido do Yakut como "rede de pesca". O rio é navegável, é utilizado para o turismo náutico, bem como para abastecimento de água a povoações da zona. Durante a construção do reservatório Ust-Ilimsk, o limite mais significativo do Ilim foi inundado. A corrente mais rápida nos trechos superiores. Existem vários afluentes importantes, incluindo o Kochenga e o Chora.

O comprimento do rio é de 589 km.

Big Pathom

A nascente está localizada no planalto de Patomsky, e o rio desagua no Lena no lado direito. A deriva do gelo no outono dura três semanas e uma cobertura de gelo estável é formada no final de outubro. 250 quilômetros do comprimento total do Bolshoi Patom são usados ​​para transporte em períodos de alta vazão, bem como para rafting. As áreas porosas estão incluídas na rota de rafting do grau IV de dificuldade.

O comprimento do rio é de 570 km.

Chuya (afluente do Lena)

Afluente direito do Lena, também relacionado com as terras da Buriácia. A fonte está localizada no cume Synnyr. O nome é baseado no hidrônimo comum "chu", sinônimo da palavra "rio". Existe apenas uma aldeia ativa na costa - Gorno-Chuisky. Também há apenas um influxo significativo - Malaya Chuya. No último século, os minerais foram extraídos nas regiões superiores. Os peixes mais comuns são dace, whitefish, grayling.

O comprimento total do rio é de 512 km.

Irkut

O afluente esquerdo do Angara também flui pela Buriácia. A fonte é o lago Ilchir da montanha, a foz é o centro de Irkutsk. O rio é flutuante e a rota turística mais longa ao longo dele é de 120 km. Um período favorável ao turismo é de maio a outubro. Existem praias, manchas de cogumelos e frutos silvestres nas margens.Irkut também atrai pescadores. Não há problemas de logística: mais de 20 assentamentos estão localizados ao longo do leito do rio.

O comprimento total do rio é de 488 km.

Tetere

A fonte está no território de Krasnoyarsk e a foz está na região de Irkutsk. O leito do rio é corredeiras e se alarga consideravelmente no meio do curso, aparecem curvas e meandros. Maio é o mês mais abundante. As cheias de Tetere não são terríveis: as margens não têm povoações. Os locais de pesca atraem os fãs para se sentarem com uma vara de pescar na costa. Perch, grayling, taimen e pike peck aqui.

O comprimento total do rio é de 486 km.

E eu

Formado na confluência dos rios Kholba e Khiai. Ele flui para o reservatório de Bratsk. No passado, foi um afluente do Angara. O canal é reto e de ampla planície aluvial. Tem muitos afluentes, os mais significativos são Ikei e Kirei. O maior assentamento em Iya é a cidade de Tulun. Os meses de verão são cheios de água e, ao mesmo tempo, a maioria dos turistas vem ao vale. A maioria deles é para pesca.

O comprimento do rio é de 484 km.

Kova (afluente do Angara)

O rio do Território de Krasnoyarsk e da Região de Irkutsk. Ele flui para o reservatório Boguchanskoye, construído no Angara. Um rio muito heterogêneo: a alternância de trechos e corredeiras percorre todo o canal. Existem fontes de lama no lago Deshembinskoye. Na época soviética, um sanatório foi construído em sua margem. Esportes e rafting amador são organizados em Kov durante a temporada de verão.

O comprimento total do rio é de 452 km.

Bolshaya Yeryoma

A fonte é a confluência do Erema Direito e do Esquerdo, flui para o Lena. Refere-se ao território não apenas da região de Irkutsk, mas também ao Território de Krasnoyarsk. Apenas algumas seções são adequadas para rafting e viagens de barco confortáveis. Nos trechos superiores, o canal é mais sinuoso, enquanto os trechos inferior e médio são caracterizados por uma grande largura de canal. Não há assentamentos ao longo da costa. Pike e ide são encontrados em Bolshoi Yerem.

O comprimento total do rio é de 411 km.

Kuta (afluente do Lena)

Afluente do Lena, referindo-se à parte central da região. A tradução do nome é "pântano" ou "pântano". O vale está coberto de florestas, existem muitos pântanos nas partes superiores. O estuário de Kuta é rico em nascentes de água mineral. Água e lama daqui são usadas para procedimentos no sanatório Ust-Kut próximo. Um pequeno delta também se formou aqui, que é usado ativamente para recreação recreativa.

O comprimento do rio é de 408 km.

Mãe

Afluente esquerdo do Vitima. O topônimo é baseado na palavra Evenk “moma”, traduzida como “lugar povoado”. O rio nasce nas encostas norte da cordilheira Verkhneangarsky. O canal é ramificado e sinuoso. Uma rota turística foi traçada ao longo dela, incluindo um trecho com pequenas cachoeiras e corredeiras. No século passado, depósitos de mica foram desenvolvidos na bacia do Mama, que agora secaram.

O comprimento do rio é de 211 km.

Eika

A fonte é um pequeno lago na junção do Território Krasnoyarsk, Yakutia e a região de Irkutsk. O nome vem da linguagem Evenk e significa "polynya". O canal é sinuoso, não há assentamentos ao longo dele. A bacia do rio é caracterizada por um grande número de lagos: existem cerca de 600 deles, mas alguns estão temporariamente secando. Eika é usado para rafting, recreação, pesca.

O comprimento total do rio é de 400 km.

Kazyr

A tradução do nome do rio de Tuvan é “mal” ou “feroz”. Às vezes ele usa outro nome - Bolo. No trecho superior, o rio tem caráter montanhoso, com cachoeiras e corredeiras. Daí a oportunidade para passeios de caiaque, catamarãs e botes infláveis. No curso inferior, por 97 quilômetros, Kazyr é navegado durante as enchentes. Aqui grayling e lenok bicar bem.

O comprimento total do rio é de 388 km.

Várzea (afluente do Biryusa)

O afluente direito do Biryusa desagua nele perto da aldeia de Mirny. Ele flui praticamente ao longo da fronteira da região de Irkutsk e do Território de Krasnoyarsk. Origina-se nos contrafortes do norte do Sayan oriental. A água do Poima é lamacenta na maior parte do ano, o que deve ser levado em consideração no planejamento de atividades de lazer, incluindo a pesca. Há muitos peixes nos locais por onde correm os riachos. Espécies principais: dace, lúcio, percas, burbot, grayling.

O comprimento total do rio é de 382 km.

Vacunayka

O rio pertence à bacia do Lena e corre em duas regiões: a região de Irkutsk e Yakutia. Não existem povoações na costa, a vegetação é principalmente caducifólia e de taiga média. O canal não é uniforme: seções retas são intercaladas com grandes curvas. Vacunayka é adequada para o turismo de rafting. Espécies de peixes esturjão e salmão entram no rio para a desova. A reserva de recursos Chonsky está localizada nas proximidades.

O comprimento total do rio é de 362 km.

Chá (afluente do Lena)

Origina-se nas encostas do cume Verkhneangarsky na Buriácia. É o afluente direito do Lena. Brega é coberta por floresta estacional decidual com uma mistura de espécies de coníferas. Há poucos habitantes no vale, parte do território é pantanoso. Nos trechos mais baixos da área de pesca, é possível viajar de barco. As rotas de rafting para caiaques e botes infláveis ​​são divididas em várias categorias de dificuldade.

O comprimento total do rio é de 353 km.

Agul

Afluente direito do rio Kan, que também flui no território de Krasnoyarsk. As partes superiores são desfiladeiros e vales pitorescos. O fluxo na boca diminui tanto quanto possível. Passa pelo Lago Agul e Reserva Natural Tofalar. Corredeiras, corredeiras e fendas são encontradas em diferentes partes do canal. Portanto, o rafting é um tipo popular de recreação turística em Agul. O nível da água atinge o máximo na junção da primavera com o verão.

O comprimento total do rio é de 347 km.

Mastigação

Está completamente localizado no distrito de Bodaibo, na região de Irkutsk. Possui mais de 40 afluentes, mas a maioria deles são riachos ou rios menores. Navegável a jusante do afluente Homolkho. A neve e a precipitação influenciam o nível sazonal da água. O canal passa pelo Lago Tolendo. O congelamento leva cerca de 200 dias. Empresas de mineração de ouro operam na bacia de Ruyi.

O comprimento do rio é de 337 km.

Molbo

O rio do planalto de Patomsky da região de Irkutsk e Yakutia. No lado esquerdo, ele deságua no Chara, a 165 quilômetros de sua foz. Molbo fica coberto de gelo no meio do outono, abre em maio e, em seguida, uma longa enchente se instala. Em termos de turismo, é pouco utilizado. Principalmente de interesse para a pesca local. Não há praias, as costas são principalmente rochosas e cobertas por floresta.

O comprimento total do rio é de 334 km.

Pin
Send
Share
Send