Potsdam é um lugar completamente único em termos de seu patrimônio arquitetônico. O número de palácios nesta cidade é tão grande que nem a metade deles será suficiente para um período de férias padrão de duas semanas. A maioria dos conjuntos foi construída nos séculos 18 e 19 sob Frederick William IV, que participou ativamente no desenvolvimento de projetos e ajudou arquitetos.
Os palácios de Potsdam são complexos grandiosos nos estilos do Renascimento alemão, barroco e classicismo italiano. Eles estão rodeados por magníficos parques paisagísticos. Hoje, a maioria deles são museus onde os visitantes podem admirar luxuosos interiores reais, coleções de móveis antigos e valiosos objetos de arte.
Os mais belos palácios de Potsdam
Sanssouci
O projeto do palácio foi inventado pelo rei prussiano Frederico, o Grande, e o arquiteto G.V. von Knobelsdorff o ajudou a implementar o plano. O complexo foi construído em meados do século XVIII. É a coroa da criação da arquitetura do palácio da Prússia, em beleza e grandiosidade que compete com a própria Versalhes. Sanssouci é cercada por um parque paisagístico com terraços de uva que levam até a fonte, magníficas estátuas de mármore e galerias vivas de hera.
Krongut Bornstedt
A propriedade está localizada perto de Sanssouci e faz parte do patrimônio cultural da região de Berlin-Brandenburg. Desde o século 17, Krongut Bornstedt foi propriedade de Friedrich Wilhelm I. No século 19, o complexo foi quase totalmente queimado e foi reconstruído no estilo do classicismo italiano. No século 20, durante a época da RDA, o conjunto arquitetônico e do parque caiu em ruínas. Após uma longa restauração, foi reaberto apenas em 2001.
Novo palácio
O novo palácio é considerado parte do conjunto arquitetônico de Sanssouci. Ele está localizado na borda oeste do parque. O edifício, destinado a recepções oficiais, foi construído na segunda metade do século XVIII em estilo barroco de acordo com o projeto de J. G. Børing. Uma cúpula ergue-se sobre a parte central do palácio, o telhado é coroado por várias dezenas de estátuas, o pórtico e a fachada são decorados com capitéis e baixos-relevos, filamentos de pedra circundam o edifício ao longo de todo o perímetro.
Charlottenhof
O neoclássico Charlottenhof foi a residência de verão de Friedrich Wilhelm IV quando o governante ainda era príncipe herdeiro na primeira metade do século XIX. No século 18, uma casa senhorial rodeada por um parque foi localizada no local do palácio, que foi demolido para construir o Charlottenhof. O próprio Friedrich Wilhelm fez vários esboços para a futura construção, tomando como base a arquitetura das antigas vilas romanas.
Palácio com efeito de estufa
Na fronteira norte do Sanssouci Landscape Park, há outra obra-prima da arquitetura da corte - o Orangery Palace, construído em 1864. O edifício foi erguido em estilo neo-renascentista sob a direção de Friedrich Wilhelm IV. Hoje, o antigo apartamento abriga plantas exóticas que são movidas do jardim para cá durante a estação fria. Parte das instalações abriga um museu.
Palácio de mármore
Comparado com as fachadas exuberantes de Sanssouci, o visual clássico do Marble Palace parece bastante simples e modesto. Mas não foi construído para surpreender com sua pompa, pelo contrário - Friedrich Wilhelm II concebeu como um canto isolado, longe da barulhenta vida da corte. Claro, não deixava de ter interiores luxuosos e um grande número de pinturas, porque o palácio ainda foi construído para o rei.
Cecilienhof
O palácio está localizado perto do lago Jungfernsee. Foi construída no início do século 20 no estilo de uma propriedade rural inglesa e tornou-se a última residência dos Hohenzollerns. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Conferência de Potsdam foi realizada aqui. Desde então, o palácio foi aberto ao público. Na década de 1960, foi inaugurado um hotel em seu território, que ainda hoje recebe hóspedes. Alguns dos quartos do Cecilienhof são usados como museu.
Castelo de Babelsberg
O castelo foi construído no século 19 em um estilo gótico que não era típico da época. A arquitetura das fortalezas inglesas foi tomada como base. A aparência de Babelsberg também exibe características que são mais inerentes aos palácios dos governantes mouros localizados no sul da Europa - isso é indicado pelas torres redondas que imitam a forma de minaretes, o ornamento do telhado recortado e as formas características de aberturas de janela.
Pequeno palácio no Parque Babelsberg
Não é um palácio, mas sim uma casa de veraneio no território do parque com o mesmo nome, construído em meados do século XIX. É um edifício de dois andares com fachada branca, alpendre em forma de dossel e torres decorativas que adornam a cobertura. Na época dos Kaisers, as damas da corte viviam no palácio, hoje, dentro das suas paredes, existe um restaurante com esplanada, onde é agradável sentar-se rodeado de vegetação.
Belvedere em Pfingstberg
O palácio faz parte do conjunto do parque Sanssouci, está localizado em uma colina com vista para a cidade. Frederico Guilherme IV escolheu este lugar por uma razão - o rei queria poder desfrutar do panorama pitoresco a qualquer momento. O nome também dispõe: traduzido do italiano "belvedere" é "bela vista". A construção foi concluída após a morte do governante em 1863.
Lindstedt
Outra residência real, construída no estilo de uma vila antiga, para que Frederico Guilherme IV pudesse passar aqui os seus últimos anos em paz. Mas, ironicamente, ele morreu antes que a construção pudesse ser concluída. Em vários momentos, Lindstedt era propriedade privada, suas instalações foram alugadas para o instituto e escritórios do governo. Hoje é usado para shows, palestras e festas particulares.
Marquardt
Acredita-se que Marquardt foi erguido no século 14, mas a data exata de construção não foi determinada. Foi utilizada como residência suburbana da mais alta nobreza, após a mudança do sistema estadual no século XX, foi instalado em seu território um hotel, um hospital e um instituto. O hotel em Marquardt ainda está em funcionamento. O prédio também pode ser alugado para um evento privado ou conferência.
Villa Ingenheim
O edifício foi construído no clássico estilo italiano no local de uma antiga fábrica de tijolos na primeira metade do século XIX. Até o início do século XX, foi usada como residência de augustos. Após a destruição da Segunda Guerra Mundial, foi restaurado e adaptado para a sede do NKVD. Hoje, a Villa Ingenheim abriga um museu dedicado à história do exército alemão.
Castle Hotel Karts
O edifício foi erguido no século XVII, durante muito tempo pertenceu à família von Bülow, e dois séculos depois foi comprado por um rico comerciante, cujos descendentes montaram um parque paisagístico em torno da propriedade. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, Karz foi usada como centro de refugiados e casa de repouso. Após a restauração da década de 1990, um hotel, restaurante e centro de spa foram inaugurados em seu território.
Palácio da cidade
O palácio da cidade está localizado no centro de Potsdam, antes era a sede dos eleitores e imperadores alemães. O edifício foi erguido no século XVII e radicalmente reconstruído um século depois no estilo barroco. O edifício foi seriamente danificado durante a Segunda Guerra Mundial e foi demolido em 1959. O novo palácio foi construído em 2014, agora abriga o parlamento do estado de Bradenburg.