25 maiores cidades da Armênia

Pin
Send
Share
Send

No total, existem 48 cidades na Armênia. A maioria deles é considerada pequena em termos de população - em 45 cidades o número de habitantes não ultrapassa 50.000 pessoas. Mais de 60% da população urbana total da Armênia vive em três grandes cidades do país. Essas cidades são Yerevan, Gyumri e Vinadzor. A maioria das cidades do país tem uma história antiga de vários séculos e até milênios.

A capital da Armênia, Yerevan, é várias décadas mais velha que Roma. Não é surpreendente que as principais atrações neles sejam as ruínas de edifícios antigos e raros edifícios antigos que sobreviveram até nossos tempos. Muitas cidades preservaram sua cultura e tradições distintas, transmitidas de geração em geração. No entanto, os residentes das cidades armênias são muito hospitaleiros e contam com prazer aos viajantes sobre seu país.

As maiores cidades da Armênia

Lista das maiores cidades em termos de população do país.

Yerevan

A capital da Armênia é uma das cidades mais antigas do mundo, foi fundada em 782 aC. Sua aparência arquitetônica combina estilos modernos e motivos nacionais. O turismo em Yerevan está se desenvolvendo ativamente - muitos hotéis foram construídos de acordo com os padrões mundiais e áreas de turismo ecológico e esportivo estão surgindo. A cultura da cidade é única, artefatos valiosos são mantidos nos museus de Yerevan.

População - 1.077.600 pessoas (2018).

Gyumri

A cidade possui uma história milenar, que se reflete na arquitetura. Preservou edifícios de diferentes estilos e épocas. No século 19, a Igreja do Salvador e a Igreja da Santa Mãe de Deus, a Fortaleza Negra foram construídas. A atmosfera da antiguidade foi preservada na Antiga Gyumri. Suas avenidas e ruas são ladeadas por elegantes casas e mansões dos séculos XVIII e XIX. O símbolo da cidade é o monumento de bronze "Mãe Armênia".

População - 114.500 pessoas (2018).

Vanadzor

O nome se traduz como "Igreja Negra", em homenagem ao principal atrativo da cidade. A antiga igreja medieval de pedra negra foi destruída, mas em seu lugar no século 19 foi erguida uma nova - feita de tufo vermelho e preto. Nos arredores da cidade, a capela Kamakatar foi preservada desde a época medieval. A arquitetura da cidade é semelhante à de muitas cidades da Rússia soviética.

População - 79.300 pessoas (2018).

Vagharshapat

Localizada no Vale do Ararat. A cidade abriga o principal centro espiritual dos armênios - Etchmiadzin. Inclui a residência dos mais altos clérigos da Igreja Apostólica da Armênia, instituições religiosas de ensino e a Catedral, fundada em 303 e incluída na lista do patrimônio da UNESCO. O templo e a basílica, erguidos no século VII, são dignos de nota. Existe um museu no território do complexo religioso.

População - 46.400 pessoas (2018).

Abovyan

Os primeiros assentamentos de pessoas foram neste lugar na Idade do Bronze. Várias estruturas permaneceram desde aqueles tempos. A Igreja de Santo Estêvão em uma colina na área de Eran existe desde a Idade Média. Em 1963 foi fundada a cidade moderna. A cidade ganhou esse nome em homenagem ao escritor e etnógrafo Khachautr Abovyan. Há um balneário perto da cidade, no desfiladeiro de Hrazdan.

População - 44.600 pessoas (2018).

Kapan

A primeira menção à cidade remonta ao século V. Monumentos aos lendários heróis da região - David-Bek e Garegin Nzhdeh - foram erguidos na cidade. Kapan está localizado em um lugar pitoresco - o vale do rio Voghji, próximo à alta montanha Khustup. No sopé da montanha há um complexo memorial e uma igreja moderna construída de tufo rosa. A cidade possui museus de história local e arqueológicos.

População - 42.500 pessoas (2018).

Hrazdan

Uma pequena cidade que tem seu próprio significado cultural e histórico. O complexo do mosteiro Makravank existe na cidade há vários séculos. Inclui vários edifícios religiosos, entre os quais a igreja de S. Mãe de Deus e um cemitério com khachkars de pedra. A usina termelétrica mais poderosa do país está localizada perto da cidade, um grande reservatório está localizado dentro da cidade.

População - 40.400 pessoas (2016).

Armavir

A cidade moderna foi fundada em 1931. No entanto, as escavações arqueológicas confirmam que os primeiros assentamentos neste local surgiram no século 8 aC. Suas ruínas sobreviveram até os dias atuais. Naquela época, a antiga Armavir era a capital do reino armênio. O templo Zvartnots do século 7 e várias igrejas sobreviveram dos objetos antigos. Existem locais naturais interessantes ao redor da cidade.

População - 28.200 pessoas (2018).

Masis

Localizada às margens do rio Hrazdan, no vale do Ararat. A silhueta da principal montanha da Armênia, Ararat, é perfeitamente visível de Masis, em homenagem à qual a cidade recebeu o seu nome. Afinal, Masis é o nome armênio para a famosa montanha. A cidade está rodeada de terrenos agrícolas e existem muitos espaços verdes na própria Masis. A parte industrial da cidade está localizada separadamente das áreas residenciais.

População - 20.500 pessoas (2018).

Charentsavan

Localizado na margem do rio Hrazdan. Inicialmente, a cidade foi fundada como uma pequena vila operária em uma usina hidrelétrica. Em 1697, o assentamento havia crescido significativamente e recebeu o status de uma cidade. Agora, existem várias empresas industriais operando nele. Em Charentsavan há um pequeno mas lindo parque, um estádio, vários monumentos aos heróis nacionais da Armênia, a Igreja do Santo Salvador.

População - 20.500 pessoas (2018).

Ijevan

Localizado no pitoresco vale do rio Aghstev. Calmo no verão, o rio da montanha muda durante as enchentes e aguaceiros. Várias vezes a cidade sofreu inundações, quando as águas do rio arrancaram os pilares das pontes e carregaram pedras rochosas pela cidade. Plantas raras e únicas crescem no arboreto da cidade. É decorado com obras de escultores famosos da época da União Soviética.

População - 20.500 pessoas (2018).

Ararat

Localizada no sopé da montanha com o mesmo nome. É um grande centro industrial do país. A cidade possui duas fábricas de cimento, uma empresa de produção de materiais de construção, uma fábrica de ardósia de amianto e uma fábrica de processamento de minério de ouro. A presença de um grande número de empreendimentos da indústria pesada degrada muito a ecologia da cidade, o que atrai a atenção de ecologistas de todo o mundo.

População - 20.400 pessoas (2018).

Goris

Localizada numa zona pitoresca entre as montanhas. É notável pelo complexo de cavernas de montanha, que eram utilizadas pelos antigos habitantes como habitação. Formações de pedra natural - outliers também são interessantes. Sob prolongada exposição ao vento, as figuras de pedra adquirem formas surpreendentes. Entre os objetos feitos pelo homem, vale a pena visitar a Igreja de Sisavan do século 12 com afrescos multicoloridos.

População - 20.400 pessoas (2018).

Artashat

Grande cidade agrícola do país. Está rodeado em quase todos os lados por vinhas, espaços verdes e pomares. A partir do século 2 aC, do reinado do rei Artashes, os restos das fortificações foram preservados. Entre os edifícios antigos, há um templo pagão construído em homenagem ao deus sol Mihru. Um balneário com quartos revestidos de mosaicos foi preservado de edifícios públicos.

População - 19 800 pessoas (2018).

Sevan

Outra cidade turística na Armênia. Localizado no alto das montanhas, na margem do lago de mesmo nome. No verão, as praias do lago são procuradas pelos turistas. Além disso, os turistas costumam visitar o mosteiro Sevanavank, construído no século IX. Ele está localizado em uma península e consiste em duas igrejas. A poucos quilômetros da cidade, encontram-se monumentos arqueológicos do período pré-urartiano.

População - 19 100 pessoas (2018).

Gavar

Os pontos turísticos da cidade são os restos da fortaleza do antigo estado de Urartu. No centro de Gavar fica a igreja Surb Astvatsatsin, construída em 1905 com blocos de pedra lavrada. A pequena igreja de Surb Hovhannes foi preservada desde o século IX. A distância da cidade ao Lago Sevan é de apenas 8 quilômetros, por isso os turistas costumam ir até lá para admirar as belas vistas.

População - 18.700 pessoas (2018).

Artik

É conhecido pelo fato de que um grande depósito de tufo rosa e basalto está localizado próximo à cidade. Uma linha ferroviária foi construída especialmente para a exportação de matéria-prima a céu aberto. Na própria cidade, os viajantes se interessarão pelas antigas igrejas de Grigor Lusavorich, Mairam Astvatsatsin e a recém-construída Igreja de Varaga. O mosteiro Harichavank está localizado não muito longe da cidade.

População - 18 100 pessoas (2018).

Dilijan

Estância balneológica alpina. Localizada no território da Reserva Nacional Dilijan. As paisagens da reserva são incrivelmente pitorescas - floresta densa, montanhas altas, ar puro. Os verões nesta área não são quentes e os invernos são ensolarados. Dilijan é considerado o centro intelectual da Armênia, já que representantes da intelectualidade há muito se instalaram aqui. Existe uma escola internacional perto da cidade.

População - 17.500 pessoas (2018).

Ashtarak

Uma das cidades mais antigas da Armênia, mencionada pela primeira vez em documentos no século IX. Ele preservou muitos monumentos e estruturas antigas - a antiga igreja de Tsiranavor e a igreja de St. Sarkis, bem como um cemitério medieval com khachkars. Mas, acima de tudo, os turistas apreciam Ashtarak pelo fato de ter preservado as tradições antigas e o modo de vida antigo. A aparência da cidade transmite seu sabor nacional.

População - 17.200 pessoas (2017).

Sisian

A poucos quilômetros da cidade fica o grande complexo Karahunj, construído há mais de 5.000 anos. Mas na própria cidade, os amantes da história têm algo para ver - a igreja de St. Gregório do século VII, em torno do qual existe um antigo cemitério. As ruínas da antiga fortaleza Vorotnaberd do século 12 foram preservadas. Perto da cidade, entre as pedras negras, existe um monumento natural - a cachoeira Shaki.

População - 14.800 pessoas (2018).

Spitak

Esta pequena e acolhedora cidade é agora um povoado restaurado. Em 1988, a cidade inteira foi completamente destruída por um forte terremoto. Spitak estava em seu epicentro. Voluntários de centenas de países participaram da restauração da cidade, e foi fornecida ajuda humanitária de todo o mundo. Muitos memoriais da cidade lembram esses acontecimentos terríveis e dos mortos.

População - 12.800 pessoas (2018).

Alaverdi

A primeira menção à cidade remonta ao século III AC. Vários sítios arqueológicos sobreviveram desde os tempos antigos. O complexo do mosteiro Sanahin foi construído nos séculos X-XIII. A ponte sobre o rio Debed existe desde o século XII. Após a Grande Guerra Patriótica, um memorial foi erguido na cidade em memória dos soldados mortos. Atualmente, a economia da cidade é baseada em empreendimentos industriais.

População - 12.800 pessoas (2018).

Stepanavan

Cidade turística. Localizado nas montanhas entre a floresta de coníferas. As árvores liberam no ar óleos essenciais com propriedades bactericidas. Esse ar é especialmente útil para pessoas com doenças respiratórias. Para o desenvolvimento do turismo médico na cidade, estão equipando a infraestrutura necessária. Perto da cidade estão as ruínas da fortaleza Berd do século XII e os restos de uma ponte de pedra do século XIII.

População - 12.500 pessoas (2018).

Vardenis

Localizado na região histórica do país perto do Lago Sevan. Ele contém o maior depósito de ouro da Armênia. A atração é a igreja de São. Theotokos. Foi construído no século IX, posteriormente destruído e reconstruído no século XIX. A igreja é cercada por lápides e khachkars dos séculos XIV-XVII. Ao redor da cidade existem cemitérios antigos, com vários milhares de anos.

População - 12.500 pessoas (2018).

Pista

De um lado desta cidade existe um rio, do outro lado está o deserto de Goravan com uma área de 3 km². O território do deserto é um santuário do estado, onde vivem animais típicos desta área. É difícil chegar a Vedi - existem apenas 4 linhas de ônibus de outros assentamentos. Portanto, a maioria dos turistas dirige para outras atrações da região.

População - 11 700 pessoas (2018).

Pin
Send
Share
Send