35 atrações principais de Kabardino-Balkaria

Pin
Send
Share
Send

Kabardino-Balkaria é uma pequena república no sul do nosso país. O maior orgulho da região é o belo Elbrus de duas cabeças, que pode ser visto até nas regiões vizinhas com bom tempo. A região de Elbrus pode ser chamada de uma grande atração, há tantos lugares lindos e incríveis criados aqui pela natureza.

Cinco grandes cadeias de montanhas passam pela república ao mesmo tempo. Existem 7 picos com mais de 5.000 metros de altura. As calotas das geleiras dão origem aos rios mais limpos: Baksan, Malka, Chegem. Vistas inesquecíveis dos Lagos Azuis. É difícil contar todas as cachoeiras nas montanhas, as mais famosas e poderosas estão no desfiladeiro Chegem e no trato Dzhily-Su. A mais deliciosa água curativa jorra do solo no Vale Narzan.

Os lugares mais interessantes e bonitos

Lista, foto com nomes e descrições das melhores atrações da região.

Mountain Elbrus

O pico mais alto da Rússia e da Europa está localizado na fronteira das repúblicas de Kabardino-Balkaria e Krachayevo-Cherkessia. Coberto por 23 geleiras que alimentam grandes rios. A montanha é de origem vulcânica, possui dois picos distantes 1,5 km um do outro. A altura do cume oriental é de 5.621 metros, o ocidental - 5.642 metros, na sela entre eles, foi construído o abrigo de montanha mais alta do Cáucaso (5.416 metros). O teleférico atinge uma altura de 3.847 metros.

Parque Nacional "Elbrus"

O parque natural está localizado na parte central do Cáucaso. O território cobre as regiões mais próximas das montanhas Elbrus e Cheget, bem como o vale do rio Baksan. Existem muitos representantes raros da flora e da fauna, alguns não estão representados em nenhum outro lugar do planeta. Descansar em Elbrus é esquiar nas encostas das montanhas no inverno, passeios de montanhismo, ar puro, narzans curativos. As rotas mais populares pelo parque são para Elbrus, fontes minerais e termais, cachoeiras e lagos de montanha.

Complexo de esqui "Elbrus-Azau"

O complexo é representado por 7 pistas, na sua maioria pertencentes à categoria azul, existe uma pista vermelha e uma preta. O comprimento total das pistas é de 11 km e a diferença de altura é de cerca de 2 km. Nas encostas da primeira e segunda etapas existem cafés, lanchonetes, pontos de aluguel. No sopé está a aldeia de Polyana Azau - o ponto mais baixo de ambos os teleféricos e o povoado mais alto da região de Elbrus. Existem hotéis ao longo do perímetro, a poucos passos dos teleféricos.

Complexo de esqui "Cheget"

Monte Cheget está localizado ligeiramente ao sul de Elbrus, tem dois picos, 3.769 metros de altura e 3.461 metros de altura. Ao pé, há uma clareira com o mesmo nome, com hotéis modernos e entretenimento para turistas. Aqui pedalam os esquiadores mais experientes: 16 km de pistas pertencem às categorias vermelha e preta, boas condições para o esqui fora de pista. 4 elevadores são elevados a uma altura de 3.050 metros. Do topo de Cheget, vistas de Elbrus, a vila de Terskol e o desfiladeiro de Baksan se abrem.

Reserva de alta montanha Kabardino-Balkarian

O território da reserva abrange as terras altas do Grande Cáucaso, nomeadamente a crista de 13 quilómetros da muralha de Bezengi. Aqui está o segundo pico mais alto do nosso país, o Monte Dykhtau. Mais da metade da reserva é ocupada pelo cinturão nival, são 256 geleiras que dão origem a uma ampla rede de rios de montanha. A parte verde da reserva são florestas e prados alpinos. A flora e a fauna destes locais são muito ricas, existem espécies e endemias do Cáucaso listadas no Livro Vermelho.

Trato Dzhily-su

O local está localizado na encosta norte de Elbrus. Aqui, nascentes quentes do Narzan jorram do solo (em média, a temperatura é de 22-24 0A PARTIR DE). Além do tratamento, há algo para ver aqui. Quatro cachoeiras descem das montanhas, a maior delas, a Sultan, tem 40 metros de altura e água, pintada de cinza. No verão, a clareira de Emmanuel é coberta por um tapete amarelo brilhante de botões de ouro, e ao lado dela estão as rochas incomuns "Cogumelos de pedra". O Silver Spring bate apenas de agosto a setembro, enchendo um banho frio de cura.

Cachoeiras Chegem

O Chegem Gorge está localizado a uma hora de carro de Nalchik. As falésias aqui convergem muito próximas, ao longo do fundo da garganta, ao longo do turbulento Rio Chegem existe uma estrada asfaltada. As cachoeiras são centenas de riachos finos voando de uma grande altura e levados pelo vento em spray fino. No primeiro mirante há um café e um mercado, daqui você pode subir até o segundo nível, onde os riachos são mais poderosos. A 16 km das cachoeiras existe um parapente - ponto de encontro dos parapentes.

Blue Lakes

Cinco lagos de origem cárstica estão localizados 30 km ao sul de Nalchik, no vale do rio Cherek Balkarsky. O lago inferior - o mais profundo, presumivelmente 279 metros, tem água límpida com cheiro de sulfeto de hidrogênio. Os dois lagos superiores não são muito profundos, cerca de 18 a 20 metros. O lago seco é um grande corpo de água no fundo de uma depressão profunda de 177 metros de profundidade. O lago secreto é aproximadamente igual em tamanho ao Lago Inferior, mas tem uma profundidade rasa. Todos os lagos, exceto o Inferior, têm trutas.

Cachoeira Gedmishh

A cachoeira está localizada no afluente direito do rio Gedmishkh, perto da vila de Khabaz, distrito de Zolsky. A altura é de cerca de 60 metros. O acesso é feito por uma estrada de terra, mas o último trecho do percurso terá que ser percorrido a pé. Alimenta-se de uma nascente na montanha. A cachoeira é chamada de real por suas vistas magníficas. Entre os prados verdes da montanha, milhares de jatos voam de uma colina alta, transformando-se em névoa fina.

Desfiladeiro de Baksan

O desfiladeiro mais famoso da região de Elbrus: aqui estão os campos de esqui e começam todas as rotas de escalada. O rio Baksan flui ao longo dele, a rodovia passa, as cidades de Tyrnyauz, Baksan, as aldeias de Terskol e Elbrus estão localizadas aqui. Em todo o percurso, as paisagens são muito pitorescas, as encostas convergem muito e partem, desfiladeiros mais pequenos divergem, as rochas mudam de tonalidade. Na segunda metade do caminho, começa uma densa floresta de coníferas, até o próprio Elbrus.

Geleira Baksan

O segundo nome da geleira é Big Azau. É a maior da região de Elbrus, tem 9,28 km de comprimento e 23 km de área.2... Ele está localizado na cabeceira do rio Azau, em um desfiladeiro profundo perto dos esporões Kyukurtlu. Como resultado do derretimento, ele recua 31 metros por ano. Para escalá-lo, você precisa de equipamentos de treinamento e escalada. Não é seguro na superfície: gelo escorregadio sob o cascalho raso de pedras, quedas de rochas e gelo ocorrem.

Vale do Narzan

O vale do rio Hasaut, cercado por montanhas e protegido dos ventos, deve seu nome à abundância de nascentes de água mineral. Dentro de 3 km você pode encontrar 20 fontes poderosas, parece que a água literalmente ferve nelas. É fortemente carbonatado com dióxido de carbono, a composição é rica em oligoelementos, especialmente ferro. O próprio vale é coberto por gramíneas de prados subalpinos, cercado por uma floresta de coníferas. Existem cachoeiras e cavernas nas proximidades.

Castelo Chateau Erken

Um pequeno canto da Europa medieval está localizado não muito longe de Nalchik, perto da aldeia de Chernaya Rechka. Um belo castelo foi construído em nossa época, fica no meio de um lago, rodeado por um complexo de parques, uma ponte giratória leva ao portão. Todo o complexo pertence a uma empresa vinícola local, está aberto aos turistas, as excursões são pagas, mediante marcação. Os melhores vinhos são guardados nas caves, a degustação está disponível.

Lagos Shadhurei

Os lagos cársticos, rodeados por prados alpinos, estão localizados no distrito de Zolsky da república, a 5 km da aldeia de Kamennomostskoye. Costumava haver três lagos, mas um deles tornou-se raso. Os corpos d'água não são alimentados por fontes externas, a água não flui deles. São pouco estudados devido à sua grande profundidade (presumivelmente mais de 200 metros), fortes redemoinhos e correntes subaquáticas. O grande lago tem dimensões de 270 por 170 metros, o pequeno - 165 por 110 metros.

Planalto de Kanzhol

Um ponto de observação muito conveniente está localizado a 10 km do sopé de Elbrus.Com bom tempo, o planalto oferece uma bela vista da montanha mais alta do país. No verão eles vêm aqui com barracas para apreciar a vista ao amanhecer. A altura do planalto acima do nível do mar é de 2.900 metros. Você pode chegar aqui de carro com boa habilidade de cross-country, virando do desfiladeiro de Baksan em direção ao vilarejo de Kendelen e, em seguida, dirigindo ao longo do desfiladeiro de Tyzyl.

Cachoeira "Maiden Braids"

A cachoeira está localizada na parte superior do desfiladeiro Baksan, em um afluente do rio Garabashi, um pouco mais alto a noroeste da vila de Terskol. Pode-se chegar a pé, a trilha sobe a partir da aldeia, a viagem leva de 2 a 3 horas. Caindo de um penhasco íngreme, a cachoeira se derrama em muitos riachos, como o cabelo de uma menina. A altura é de 25 metros, e a largura do riacho chega a 14 metros. Cenas do filme Vertical foram filmadas perto deste local.

Cachoeira Terskol (lágrimas masculinas)

Uma cachoeira poderosa e muito bonita está localizada no desfiladeiro de Terskol, a 5 km da vila de mesmo nome. Você pode chegar a ele ao longo do caminho a pé. A água da nascente é fria, muito limpa e saborosa. O fluxo se quebra em uma rocha basáltica pura, dividida em camadas longitudinais. Subindo até a base da cachoeira, pode-se sair do desfiladeiro pelo desfiladeiro e chegar ao mirante.

Fontes termais de Aushiger

Lago Tambukan

Um grande lago de sal fechado está localizado na fronteira de Kabardino-Balkaria e Stavropol, a 9 km de Pyatigorsk. No fundo do reservatório há cerca de 1,5 milhão de toneladas de lama medicinal usada na medicina e na cosmetologia, que é fornecida para as estâncias de saúde do Cáucaso. Área do lago 1,7 km2, a profundidade média é de cerca de 2 metros. A água parece muito escura devido à sujeira, tem um cheiro específico. É fácil chegar ao lago pela rodovia Pyatigorsk-Nalchik.

Observatório do Pico Terskol

A estação internacional está localizada no ombro sul de Elbrus, a uma altitude de 3.150 metros. Você pode chegar lá subindo um pouco mais alto ao norte da vila de Terskol, uma estrada de terra passa pela cachoeira Maiden Spit. O observatório é operado em conjunto com a Ucrânia, a entrada está fechada para turistas dentro. A subida até o objeto é usada para aclimatação, e belas vistas do desfiladeiro e Elbrus se abrem a partir daqui.

Lago Donguz Orun-Kol

O lago da montanha está localizado na encosta sul de Cheget, a uma altitude de 2.800 metros, em um vale muito pitoresco coberto de prados alpinos. Esta é a área de fronteira entre a Rússia e a Geórgia. O lago está fluindo, o riacho e o rio que fluem nele carregam pedras erodidas do topo, razão pela qual a água é lindamente colorida, as margens são pantanosas. Você pode descer até o lago do alto de Cheget ou caminhar da estação do teleférico, o percurso não é difícil.

Museu Nacional de Kabardino-Balkaria

O museu da capital da república está em funcionamento desde 1921, possui várias subdivisões estruturais, o acervo conta com mais de 1.500 itens. Os programas de excursões e palestras visam preservar o conhecimento sobre a história, arte e geografia da região. Exposições de artistas contemporâneos, uma rica exposição de achados arqueológicos são realizadas, atenção especial é dada à história da defesa durante a Grande Guerra Patriótica.

Cachoeira Azau

Uma rota ecológica da clareira de Cheget leva à cachoeira. Se você for de Terskol, o caminho não levará mais de 20 minutos, a trilha não é difícil, ela passa por belos bosques ao longo do rio Baksan, as dificuldades só podem ser nos últimos 50 metros do caminho. Está localizada às margens do rio Azau, que nasce da geleira de mesmo nome. A cachoeira é poderosa o suficiente, no inverno ela se transforma em um enorme bloco de gelo pendurado em um penhasco íngreme.

Lago Syltrankel

Um lindo zero está localizado nas proximidades da aldeia de Verkhniy Baksan, em uma depressão no sopé das montanhas Syltran e Mukal. Há uma trilha para caminhada da vila até o lago, o caminho não é curto, pode levar até 6 horas por trecho. A albufeira é enquadrada por costões rochosos com ilhéus de vegetação verdejante, sendo de um lado vedada por uma barragem natural de rochas em ruínas. Por outro lado, há uma subida para um desfiladeiro, de onde se abre uma vista de Elbrus.

Complexo arqueológico e turístico "Balkaria Superior"

A aldeia de Upper Balkaria está localizada na região de Cherek, a 65 km de Nalchik. A estrada para ele passa pelo desfiladeiro Cherekskoe. Um único complexo arqueológico e turístico foi formado aqui, unindo as ruínas de antigos assentamentos de montanha, torres de vigia, criptas. O complexo também inclui atrações naturais: desfiladeiro Cherekskaya, trato Ushtulu com nascentes de água mineral.

"Cidade dos Mortos" em Eltyubu

A aldeia de Eltyubu está localizada na região de Chegem, a 17 km das cachoeiras de Chegem. Um assentamento Balkarian está neste lugar desde os tempos antigos. Numa das encostas das montanhas que rodeiam a aldeia, encontram-se vestígios de abóbadas funerárias dos séculos XI a XVIII. A decoração interior dos edifícios não sobreviveu. A cidade dos mortos é reconhecida como monumento histórico. O lugar é lindo e muito pitoresco, imbuído de uma atmosfera de antiguidade e tranquilidade.

Complexo memorial "100 degraus para Kaisyn"

Kaysyn Kuliev é um poeta soviético dos Balcãs, querido em sua terra natal. Em memória do poeta, sua aldeia natal, Verkhny Chegem, um complexo memorial foi construído com fundos folclóricos. É um portão de pedra, a partir do qual há um muro de pedra de 350 metros de comprimento, até a propriedade dos Kulievs. Contém 100 lajes pretas com poemas do poeta e citações de pessoas famosas sobre ele aplicadas nelas.

Cachoeira Kyzylkol-su

Esta cachoeira é imperdível para todos que vêm ao trato Dzhily-Su, ela está localizada atrás do prado principal, a 400 metros da cachoeira do Sultão. O nome se traduz em "água vermelha", já que as rochas ao redor são vermelhas. O rio Kyzyl-Kol se quebra de uma altura de 20 metros, formando um pequeno cânion abaixo dele. É possível admirar a cachoeira do alto da saliência rochosa, descer é muito difícil e perigoso.

Cachoeira Karakaya-su

Uma das cachoeiras mais poderosas do trato Dzhily-Su fica a meia hora de caminhada pelo rio Malka, de 30 metros de altura. Foi formado na confluência do rio Karakaya-Su. O nome significa "água negra", as rochas amarelo-avermelhadas aqui têm listras pretas. O riacho é lindo em qualquer época do ano, borrifos finos são transportados para longe. Congelada no inverno, a cachoeira forma um crescimento de gelo fabuloso na rocha.

Desfiladeiro Tyzylskaya

O belíssimo desfiladeiro do rio Kendelen-Tyzy é reconhecido como um monumento natural. O local tem uma extensão de 35 km, as encostas podem convergir muito próximas, e em alguns lugares, ao contrário, tornam-se suaves e bem espaçadas. O desfiladeiro é muito verde, com inúmeras pequenas cachoeiras descendo suas encostas. No final há um planalto com todo um complexo de cachoeiras, embaixo delas há uma entrada para uma caverna com os restos fossilizados de um animal desconhecido.

Museu do montanhismo em homenagem a Vladimir Vysotsky

Um museu na região de Elbrus, na aldeia montanhosa de Tegenkli, funciona desde 1997. Aqui são coletados troféus de caça e bichos de pelúcia, equipamentos para alpinistas, utensílios domésticos de highlanders. O lugar central da exposição é ocupado por uma exposição dedicada a Vladimir Vysotsky. Ele costumava visitar esses lugares, era amigo do diretor e fundador do museu. De interesse também são os arredores pitorescos e o próprio edifício, construído com lava solidificada.

Casa Memorial-Museu Marko Vovchok

A casa do escritor ucraniano, onde viveu os dois últimos anos de sua vida, de 1906 a 1907, tornou-se um museu. Ele preservou pertences pessoais e todos os móveis como era durante a vida de Marko Vovchok, bem como a correspondência com Shevchenko, Pisarev, Hugo, Dumas. Seu túmulo está localizado aqui, no território da propriedade. O edifício é reconhecido como monumento arquitetônico, é o único museu do escritor. Localizado em Nalchik na rua Vovchok.

Monumento aos Heróis da Defesa da Região de Elbrus

O monumento foi inaugurado em 1987 na encosta do Monte Elbrus. Está localizado próximo ao Museu da Glória Militar, na estação do teleférico Mir, a uma altitude de 3.500 metros. É uma estela de 4,5 metros de altura, cercada por estelas menores com os nomes dos mortos em batalhas inscritos nelas.Os fascistas acreditavam em uma vitória mística, tentando ficar no topo, foram parados pela façanha dos defensores do Elbrus. É o monumento de montanha mais alto do mundo.

Monumento às guerras que morreram durante a defesa de Elbrus em 1942-1943

Na aldeia de Terskol, na encosta direita do desfiladeiro de Baksan, existe um monumento. Os restos mortais da companhia do Tenente Grigoryants foram enterrados aqui, que foi completamente destruído pelo destacamento de Edelweiss durante uma tentativa de assalto em 1942. Eles foram descobertos apenas em 2013 e enterrados antes do 70º aniversário da Vitória. Uma placa com os nomes dos guerreiros é instalada acima do túmulo, uma chama eterna arde.

Jardim Atazhukinsky

O parque recreativo da cidade de Nalchik é considerado o segundo maior do norte do Cáucaso, depois do parque Kislovodsk. A área é de mais de 250 hectares, o beco principal tem 1,5 km de extensão. Nos fins de semana e feriados, ouve música nele. O território é muito verde, há plantas exóticas raras, abetos azuis, muitas zonas infantis e atrações. O teleférico vai do parque à montanha Malaya Kizilovka, diretamente ao restaurante Sosruko.

Pin
Send
Share
Send