Numerosos lagos na Alemanha são uma verdadeira decoração do país. Quem valoriza antes de tudo a tranquilidade, o conforto e a beleza imaculada da natureza, gosta de caminhar ao ar livre e sonha em fazer uma pausa do bulício da cidade, aqui se esforça. Os lagos mais limpos com água azul brilhante estão localizados no meio das montanhas alpinas. A maioria deles foi formada há dezenas de milhares de anos como resultado do derretimento das geleiras.
Eles atraem turistas de todo o mundo com suas paisagens únicas com prados intermináveis, vales férteis, florestas densas e encostas de montanhas de tirar o fôlego. Os lagos da Alemanha não são apenas silêncio, flora e fauna incríveis, a oportunidade de praticar esportes aquáticos, mas também o esplendor de castelos, mosteiros, edifícios antigos que você pode admirar enquanto caminha.
Os mais belos lagos da Alemanha
Koenigssee
O terceiro lago alemão mais profundo está localizado na Baviera, cercado por montanhas e, como muitos lagos locais, é de origem glacial. Este é um dos corpos d'água mais limpos, só é utilizado por barcos com motor elétrico, pedal drive ou remos. Os turistas devem saber como soa o eco de uma montanha. A igreja de São Bartolomeu no meio do lago e o antigo castelo de caça com uma capela gelada e intacta.
Müritz
O maior lago da Alemanha está localizado no território da reserva nacional de mesmo nome, onde você pode ver de perto espécies ameaçadas de extinção de plantas, pássaros e animais. Para observá-los, foram implantados caminhos para pedestres e ciclistas com mais de 600 km de extensão, e erguidas torres especiais. No total, existem mais de cem pequenos lagos no parque. Passeios de barco ou passeios de barco não são menos educativos do que caminhadas.
Lago Constança
Na Europa, é o terceiro maior lago, suas águas banham as costas de três países. O litoral da Alemanha é o mais longo, com 173 km. Os alemães o chamam de Mar da Suábia. Para os amantes dos esportes aquáticos como windsurf, vela, canoagem, iatismo, o lago é insubstituível. Existe um serviço de ferry entre as cidades costeiras durante todo o ano. O lago tem sua própria frota de navios de três estados.
Chiemsee
O segundo maior lago da Europa, também chamado de Mar da Baviera, está localizado no sopé dos Alpes. No lago existem várias ilhas, as mais conhecidas são a Masculina e a Feminina, nas quais se erguem um antigo palácio e um mosteiro, abertos à visitação durante todo o ano. Estâncias termais foram construídas na costa. Há um excelente descanso para as crianças - uma descida suave de areia na água, muita animação, inclusive um parque aquático, trilhas ecológicas para as crianças.
Tegernsee
O lago tem apenas 7 km de comprimento e fica no sopé dos Alpes da Baviera, ao sul de Munique. É de origem glacial e apresenta águas surpreendentemente limpas e límpidas. Os turistas são atraídos pelo confortável clima alpino do vale. Ao longo do lago existe uma rede de pensões e hotéis, onde são oferecidos procedimentos balneológicos. O lago está rodeado por uma ciclovia em todo o perímetro, os adeptos dos desportos aquáticos praticam surf, canoagem, vela.
Alster
O lago no centro de Hamburgo, criado artificialmente no século 12, é um verdadeiro orgulho dos residentes locais. Consiste em duas partes: Alster interno e externo. Vários transportes passam ao longo da água, fontes e pontes servem de decoração, bandos de cisnes vivem aqui. Uma atração original é uma estátua de 30 metros de uma mulher deitada na água até o pescoço. A Costa Oeste está repleta de edifícios elegantes - esta é a Costa Milionária.
Ammersee
O sexto maior lago da Alemanha, localizado na Baviera, perto de Munique. Foi formado há 20 mil anos após a queda de um enorme glaciar e se distingue por suas águas cristalinas. A profundidade média é de 38 metros, a maior com 81 metros. O lago é cercado por resorts e é especialmente popular no verão, pois a água nele se aquece até 25 graus. Aqui você pode passear de barco, andar de bicicleta, velejar e surfar.
Starnberger See
O lago de águas profundas e cristalinas é chamado de Mar de Munique ou "banho de Munique", localizado a meia hora de carro da capital da Baviera. Sua profundidade média é de 53 metros, e a máxima é de 127 metros, este é o maior lago em volume do país. Graças à natureza pitoresca, à vista fabulosa dos Alpes, a costa foi escolhida por milionários que aqui compram vilas e iates. As áreas de natação estão equipadas ao longo do lago, algumas com praias de areia.
Eibsee
O lago fica em uma área pitoresca entre as montanhas alpinas da Baviera. Está rodeado por um caminho para os amantes de caminhadas e ciclismo com uma extensão de cerca de 7 km. Para o banho, as águas do Eibsee não são muito adequadas, mesmo em tempo quente, porque se alimentam da água do degelo dos Alpes. Mas por outro lado, você pode desfrutar de um passeio de barco, almoçar em restaurantes costeiros e, definitivamente, pegar o funicular para o Zugspitze - o ponto mais alto da Alemanha.
Groser-Plöner-See
Os estados de Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha, são famosos por seus castelos antigos e inúmeros lagos, o maior dos quais é o Groser Plöner See. Sua área é de 28 km², a profundidade chega a 56 metros. Na costa existem vários parques de campismo para recreação ao ar livre, piscinas equipadas, pode pescar, navegar. No verão, os turistas preferem fazer passeios de barco e curtir a paisagem local.
Titise
O lago raso está localizado no sul da Alemanha, na região da Floresta Negra. Formado após a descida de uma geleira do Monte Feldberg - o mais alto da região. No litoral existe um balneário com o mesmo nome, que é famoso pela hidroterapia Kneipp, bem como pelos produtos dos artesãos locais. No verão, muitos festivais são realizados nas proximidades do reservatório. Aqui você pode andar de catamarã, pescar, velejar ou contornar o perímetro do lago em um trenzinho engraçado.
Spitzingsee
O lago pequeno, mas profundo, faz parte de uma estação de esqui nos Alpes da Baviera, um dos destinos de inverno mais modernos. O resort é famoso por seu ar curativo da montanha e é extremamente útil para quem sofre de alergias e pessoas com doenças respiratórias. Hotéis e chalés aconchegantes estão localizados na costa, caminhadas, rafting, passeios de catamarã e patinação no gelo no inverno são populares.
Walchensee
Um lago profundo no meio dos Alpes da Baviera, a 80 km de Munique. Foi formado há cerca de 20 mil anos, como resultado do derretimento de uma geleira que desceu em um desfiladeiro de montanha. A profundidade máxima é de 192 metros. A água do lago tem uma cor esmeralda fantástica. Uma bela vista se abre do topo do Herzogstand, que pode ser alcançado por elevador. Nas margens do lago existem casas de veraneio, cais, pequenas praias. As águas do lago são populares entre surfistas e remadores.
Steinhuder Meer
O lago está localizado no parque de preservação da natureza de mesmo nome, no noroeste do país. Sua área é de 30 km² e a profundidade média é de 1,5 metros. Todos os anos, aqui são realizadas competições em vários tipos de náutica, incluindo as de nível europeu. No lago existem duas ilhas artificiais com excelentes praias de areia, onde se realizam festivais, concertos, torneios de voleibol, uma delas tem uma fortaleza construída no século XVIII.
Schlierze
Um lago pitoresco rodeado pelos Alpes da Baviera está localizado ao sul de Munique. Na estação quente, surfistas e entusiastas da vela vêm aqui. No centro do lago existe uma pequena ilha com um hotel - um local preferido pelos pescadores. No lado sul do lago estão as ruínas do castelo Hohenwaldeck, construído no século XIII.Para apreciar a beleza da paisagem local, vale a pena subir a serra, a pé ou de elevador. Aqui você também pode andar de Alpenroller - uma mini ferrovia.
Scharmützelsee
Um enorme lago em Brandenburg, na parte oriental da Alemanha. Em suas margens existem pensões e clubes náuticos, caminhos especiais para os amantes da patinação e do ciclismo. Você pode dar um passeio de barco, peixe. Mas a principal atração da costa é a mundialmente famosa estação de bem-estar Bad Zarow, com um clima ameno, banhos de lama terapêuticos e fontes termais de sal.
Wannsee
Um belo lago com inúmeras baías está localizado a 20 minutos de carro do movimentado centro de Berlim e consiste em dois lagos - o Grande e o Pequeno Wannsee. Existe uma grande praia com 1200 metros de comprimento, equipada com todas as comodidades necessárias para os veranistas. Bondes e balsas passam ao longo do lago. Você definitivamente deve visitar a "Ilha do Pavão", onde os pássaros circulam livremente, assim como a Ponte Espiã, famosa pelos filmes.
Forggense
Um dos lagos mais limpos do sul da Alemanha, rodeado pelos Alpes. É de origem artificial, ao contrário da maioria dos lagos locais, foi formada em resultado do bloqueio de um dos rios por uma barragem. O lago atrai adeptos da recreação ativa na água, amantes das caminhadas aquáticas. Para pescadores ávidos, algumas espécies de peixes são especialmente criadas no reservatório. Uma bela vista do lago se abre dos picos das montanhas circundantes, que podem ser alcançados por teleférico.
Schweriner-See
O maior do sistema de lagos em que o centro administrativo de Schwerin está localizado no norte da Alemanha. A área do reservatório é de 61,5 km². Nas margens do lago, ergue-se o principal símbolo destes locais - o Castelo de Schwerin, construído no século XIX e rodeado por um magnífico parque. Você pode fazer um passeio de balsa no lago e visitar a ilha Kaninchenwerder. Nas proximidades do reservatório, eventos espetaculares, um desfile de barcos a motor e competições de remo são realizados anualmente.
Groser-Alpsee
Um pequeno lago bávaro com uma área de 2,5 km² está localizado a oeste da cidade de Immenstadt im Allgäu. Paz e tranquilidade reinam nas proximidades do lago, ar puro, paisagem magnífica, atraindo inúmeros veranistas a esses lugares com o sonho de fugir do barulho da cidade. O lago é bem soprado pelos ventos, o que o torna uma excelente oportunidade para a prática de todo o tipo de desportos à vela e remo. Regatas para navios de diferentes classes são realizadas aqui todos os anos.
Schluchsee
O maior lago da Floresta Negra no sul da Alemanha. Inicialmente, era um lago glacial natural, depois foi ampliado, bloqueando o rio Schwarza. A barragem do lago é a mais alta do país, com mais de 900 metros. O local é popular entre os adeptos da vela, bem como os caminhantes - uma trilha de cerca de 18 km foi construída ao redor do reservatório. A inspeção dos arredores é possível durante os passeios de barco.
Maschsee
O lago foi criado na primeira metade do século passado em Hanover, e agora é um local de férias favorito para os moradores da cidade e turistas. É um paraíso para os fãs de esportes aquáticos, ciclistas, skatistas e caminhantes casuais. Existem vários cafés e restaurantes ao longo do lago. Em agosto, o grandioso Maschsee Lake Festival é realizado - shows de entretenimento para todas as idades, feiras de arte e comida, fogos de artifício.
Muggelsee
Um grande lago com uma área de mais de 7 km² está localizado na parte oriental de Berlim, sua aparência é atribuída à idade do gelo. Aqui você pode nadar e tomar sol perfeitamente - três praias oficiais estão abertas. Ao longo do lago, eles convidam você a fazer um passeio de barco em barcos. Os caminhantes se interessarão pelo parque que se estende às margens do lago, onde se podem admirar vários tipos de ervas e valiosas espécies de árvores.
Schalse
O lago mais profundo do norte da Alemanha, com uma área de 23,5 km². Por quarenta anos, a fronteira entre a RFA e a RDA passou por ele. O reservatório é cercado por uma reserva da biosfera. Contém cerca de 150 km de trilhas para caminhadas e ciclismo, permitindo que você desfrute plenamente da beleza das florestas locais, prados, pastagens e aldeias pitorescas. Várias espécies de aves migratórias nidificam aqui. Existem muitas ilhas no lago, e uma usina hidrelétrica também foi construída aqui.
Edersee
Um dos maiores lagos artificiais do centro da Alemanha, criado no início do século XX com o represamento do rio Eder. Localizado no centro do Parque Nacional Klerwald-Edersee, com magníficas florestas decíduas. Mais de 70 espécies de pássaros fazem seus ninhos nas margens, e muitos anfíbios e peixes de água doce vivem no reservatório. Há um parque aquático no lago, vários barcos e bicicletas para alugar, zonas para os fãs de mergulho estão equipadas.