40 melhores castelos da França

Pin
Send
Share
Send

Os castelos da França ocupam um lugar especial entre as atrações mundiais. Em primeiro lugar, o Vale do Loire, a arquitetura dos complexos palacianos e a beleza das áreas de parque que os rodeiam são de interesse. Os monarcas franceses sabiam se cercar de luxo e delicadeza. O legado que ficou é um fundo dourado, lugares incríveis que atraem turistas.

Alguns edifícios magníficos tornaram-se residências, outros transformaram-se em museus e ainda outros passaram para mãos privadas. A rica história de cada castelo permite-nos traçar os principais marcos do passado de todo o país. Tanta beleza não pode prescindir de obras de restauro, para que o aspecto não desbote e agrade aos residentes e visitantes. Eles são realizados com extrema cautela: você não pode permitir que a espécie original desapareça ou mude desnecessariamente.

Os mais belos castelos e fortalezas da França

Lista, fotos com títulos e descrições!

Chambord

Construída na primeira metade do século XVI. Localizado no Loire. Refere-se ao estilo renascentista. A área do parque ultrapassa mil hectares e é uma reserva natural. Cerca de cem espécies de pássaros são encontradas aqui. Características da arquitetura - uma escada dupla aberta, quase trezentas lareiras, colunas decoradas e muito mais. Há um show de luzes regular à noite. Pertence ao estado, é um dos castelos mais visitados da França.

Chenonceau

Construída no início do século XV. Localizada junto à aldeia do mesmo nome. Tem proprietários privados, embora esteja incluída na lista dos monumentos históricos. Fica às margens do rio Sher, que até certo ponto faz parte do conjunto. Um poço medieval, uma torre antiga, uma ponte levadiça foram preservados e uma horta está sendo mantida. No interior, muitas das decorações também são originais. A cozinha parece especialmente autêntica com um espeto enorme e pratos antigos.

Pierrefonds

Construída na virada dos séculos XIV e XV. Pertence à comuna de Pierrefonds. Foi destruído quase totalmente e só foi reconstruído no século XIX. A arquitetura é gótica e mesmo as mudanças feitas na época do romanismo não puderam corrigir sua aparência. No jardim da frente, há um monumento a Luís de Orleans. Não é apenas um marco arquitetônico, mas também um museu de fortificação.

Amboise

Começou a tomar forma na sua forma atual no final do século XV. Mas ele teve um predecessor que permaneceu no mesmo lugar. Localizada na cidade de mesmo nome. Seu parque, com plantações simétricas e as mesmas marcações, é o primeiro desses jardins fora da Itália. O estilo arquitetônico é o gótico dos últimos períodos de seu apogeu. Membros da dinastia Valois, assim como Da Vinci, estão enterrados no território do complexo. Terraços e torres são plataformas de observação com vistas panorâmicas.

Blois

A construção começou no século 13 e se arrastou por muitas décadas. Localizado na margem direita do Loire. O estilo arquitetônico é gótico, mas com influências de outras direções, já que o castelo teve muitos arquitetos. Uma das atrações é o esconderijo dos venenos de Catarina de Médicis, que aqui morreu. Por muito tempo pertenceu a uma fábrica de chocolate, e forasteiros não eram permitidos aqui. Agora o fluxo de turistas é impressionante.

Chinon

Construída no século X. Refere-se à comuna com o mesmo nome. A estrutura é heterogênea: está localizada no local dos antigos redutos romanos e foi concluída conforme a necessidade. Existem partes para descanso e relaxamento, e também existem edifícios puramente defensivos. O material principal é a pedra natural, nada sobrou das pastilhas de madeira dos tempos modernos. Durante a reconstrução, iniciada há mais de cem anos, os arquitetos utilizaram os desenhos originais.

Azay-le-Rideau

Construída na primeira metade do século XVI. O estilo arquitetônico é do Renascimento francês. Está rodeado por um jardim inglês típico da época. O castelo assemelha-se a um monólito retangular sobre uma base alta, devido ao tipo de terreno. O telhado escuro contrasta com as paredes claras. Existem poucos adornos, mas a decoração interior chama a atenção pela variedade.

La Roche-Courbon

A construção começou em 1475. Localizada no concelho de Saint-Porcher. A área é pantanosa, o que adiciona cor à área circundante tendo como pano de fundo o castelo. Inscrita no registo de monumentos históricos, mas propriedade de proprietários privados. Seu jardim foi preservado em sua forma original: é difícil manter a autenticidade, uma vez que proporções estritas e simetria precisam de ajustes e manutenção constantes.

Rivo

Construída em meados do século XV. Localizada na comuna de Lemere. O estilo arquitetônico remonta ao Renascimento. O castelo parece mais uma estrutura defensiva do que um palácio. Famosa por seus estábulos. A visita de Jeanne d'Arc a esses lugares aumentou seu valor histórico. Com exceção de alguns quartos, o minimalismo prevalece no interior. O jardim mantém sua forma original, mas contém muitos objetos de arte moderna.

Losh

Início da construção séc. IX. Sua torre é a torre mais antiga do país. Localizado no departamento de Indre-et-Loire. O conjunto foi reconstruído várias vezes: as paredes da fortaleza apareceram e desapareceram, as câmaras substituíram os corredores, os edifícios agrícolas foram acrescentados. Por algum tempo, uma prisão foi localizada aqui e cativos conhecidos foram mantidos: figuras proeminentes, ministros da igreja, nobreza e outros. O acesso à masmorra, torre e à maioria das salas é aberto.

Castelo angersky

O edifício data do século XI, mas antes da construção das paredes de pedra já existiam aqui estruturas defensivas. Localizada na cidade de mesmo nome. O castelo continuou a ser modificado no futuro: poderia desempenhar um papel importante em caso de revoltas e motins. Suas torres foram construídas e demolidas. Agora, sua altura está alinhada com a altura das paredes maciças. A atração principal é uma tapeçaria com cenas do Apocalipse.

Se

Construída na década de 20 do século XVI. Este é um verdadeiro forte na ilha de mesmo nome, perto de Marselha. A função original é proteger a cidade ao tentar um ataque do mar. Posteriormente, tornou-se uma prisão e um local de tortura. Graças ao romance de Dumas, o castelo tornou-se famoso em todo o mundo. Agora, o monumento histórico atrai turistas com um programa de excursões, lembranças temáticas e um café colorido.

Chaumont-sur-Loire

Fundado no século 10, o visual moderno começou a tomar forma cinco séculos depois. Localizado no departamento de Loire-et-Cher. Local do festival anual de jardins. Edifícios domésticos e auxiliares ao redor: estábulos de pedra, capela com vitrais, torres. Há um ornamento incomum e muito brilhante no chão da sala de estar. A decoração interior é predominantemente branca. Existem várias imagens do brasão de Luís XII.

Carcassonne

O período de construção é a Idade Média. A reconstrução foi realizada, o que alterou um pouco a aparência inicial. Em parte pertencente às autoridades locais, em parte ao estado. Localizada na cidade de mesmo nome. Por se situar em uma colina, é visível de vários pontos da região. As paredes estão em duas filas. As torres são de vários formatos e diâmetros, algumas delas com portões. Existem edifícios adicionais no vasto território interno da cidade fortificada.

Upper Koenigsburg

Construída em meados do século XII. Localizada na cidade de Celeste. Foi quase completamente destruído: ruínas e registros de arquivo sobre sua aparência permaneceram. O declínio foi causado por dois fatores: a ausência de um proprietário permanente e o cerco da artilharia inimiga. As paredes com dez metros de espessura estão parcialmente intactas, o mesmo vale para as torres de guarda originais. As excursões associadas a ele são populares devido à rica história que remonta aos postos avançados romanos.

Saumur

O início da construção - séc. X. Situa-se na confluência de rios em uma colina. Inicialmente, era uma fortaleza, que posteriormente foi transformada em castelo.Das vinhas próximas, uma ponte de madeira leva à entrada principal do castelo. Apesar do tamanho modesto da cidade, existem muitas outras atrações a uma curta distância: a Casa do Vinho, a Câmara Municipal, a escola de equitação.

Castelo de vincennes

O início da construção é o século XIV. Situa-se na cidade com o mesmo nome, e foi o povoado que se formou em torno do castelo, e não vice-versa. Pertence a um dos bairros de Paris. Possui uma cidadela extremamente incomum: como se várias torres estivessem conectadas entre si. Ele se eleva significativamente acima das paredes principais das fortificações. Havia um pavilhão de caça de monarcas, uma prisão e uma residência temporária, e também foram realizadas execuções.

Tarascon

Construída na primeira metade do século XV. Localizado na cidade de mesmo nome, às margens do Rio Ródano. Inicialmente, havia fortificações romanas neste local. Geometricamente, a estrutura é simples, sem babados e enfeites. Isso se deve às suas funções iniciais - defensivas. Por algum período de sua história foi usada como prisão. Tornou-se palco de eventos fantasiados. Aberto ao público.

Yusse Castle

Construída no século XV. Fica às margens do rio Ender. O estilo arquitetônico é gótico tardio. As paredes maciças são cercadas por um bosque denso. Para os turistas, cenas do conto de fadas "A Bela Adormecida" foram recriadas no interior, alguns quartos foram preservados em sua forma original. O pátio interno praticamente não é enobrecido. Os pesquisadores traçam paralelos entre Yousse e o Castelo Chaumont. A excursão também acontece no metrô.

Josselin

Refere-se à Idade Média. Uma estrada foi construída ao redor dela, que quase chegava perto do rio. As paredes exteriores são muito altas, graças ao qual o pátio foi construído sobre uma colina. A aparência do castelo é cinza em todos os sentidos, mas por dentro tudo é muito mais animado, colorido e diverso. Existe um museu de bonecas. A área do parque é vasta e não é particularmente visível do lado da estrada.

Castelnau

Construída no século XIII. Pertence ao departamento de Dordonha. Ele surge entre as colinas cobertas de arbustos e árvores. É convencionalmente dividido em duas partes - os historiadores distinguem uma pequena fortificação. Em seu território existe um museu de armas medievais. As exposições são divididas em salas, tipos e épocas. A maioria das unidades são originais, existem também algumas recriadas, por exemplo, máquinas de arremesso.

Foix

A primeira menção é o final do século X. Dos edifícios atuais, duas torres foram construídas no século XII, e as maiores no século XV. Inicialmente era um forte, mas só aos poucos adquiriu uma finalidade diferente e sofreu modificações arquitetônicas. Ele passou por um trabalho de restauração. No seu território encontra-se um museu, onde estão expostas antiguidades, achados arqueológicos e materiais de arquivo relacionados com o distrito.

Sully-sur-Loire

Construído na Idade Média. Foi mencionado pela primeira vez nos anais de 1102. Foi reconstruído várias vezes ao longo da sua história: desde a construção de novos elementos até ao ajustamento do aspecto geral da composição. A função inicial é defensiva. Também é famoso pelo fato de Voltaire se esconder aqui no século XVIII. Os jardins, o parque e a superfície da água criam uma atmosfera especial em torno do castelo.

Buteon

Foi mencionado pela primeira vez em documentos do século XIII. Localizado na comuna de Andrezieux-Buteon. Inicialmente serviu de fortaleza, muitas vezes mudou de dono e foi reconstruída. Muito pouco resta da aparência original. Durante a Primeira Guerra Mundial, hospedou um hospital dentro de suas paredes, durante a Segunda Guerra Mundial - um abrigo para refugiados. Agora há um museu aqui, há um aquário no rio, bem como salas adicionais para todos os tipos de exposições temporárias.

Valência

A construção começou em meados do século XVI. Estendeu-se com o tempo, mas o conjunto parece completo. Anteriormente, uma fortaleza medieval ficava neste lugar. Localizada no departamento de Indre. Estilo arquitetônico - renascentista. Pertence ao estado. Em seu território existe um museu de carros antigos e outros veículos. Pavões e lamas vagam pelo vasto parque com relativa liberdade.

Montreuil-Bellay

Fundada no século XI. Localizada no concelho do mesmo nome. Ergue-se sobre uma colina, rodeada por uma muralha com torres baixas e redondas ao longo do perímetro. Ao longo de sua história, passou por vários cercos, a destruição da cidade, a tomada de revolucionários, etc. Foi uma prisão para mulheres e um hospital. Agora existe um museu no território do castelo, bem como uma degustação de vinhos locais.

Mentenon

Construída no século XII. O castelo medieval passou por uma reestruturação qualitativa e acabou se transformando em um clássico castelo francês. Elementos decorativos, torres assimétricas, um jardim nas proximidades, uma ponte sobre um fosso, o colorido das paredes e o rio Evre dão-lhe um aspecto especial. Os becos se estendem ao longo de um aterro improvisado. Parcialmente aberto ao público.

Vitre

Fundada no século XI. Por alguns séculos, o castelo foi constantemente fortificado. Edifícios bastante densos ao redor. Tendo mudado de dono, ficou em mau estado. Ele conseguiu sofrer um incêndio, se tornou um refúgio para funcionários que se escondiam da peste, foi reconstruído e retraído em uma prisão. Atualmente, parte das instalações é ocupada pelo museu e parte pela prefeitura.

Castelo dos Duques da Bretanha

Ela existe desde o século 13. Localizada em Nantes. É cercada por um fosso, anteriormente a água do rio próximo enchia o fosso de forma natural. No território existe um museu da história da cidade. Inclui cerca de mil exposições, que estão localizadas em três dezenas de salões. As tecnologias modernas são ativamente usadas para envolver os hóspedes em diferentes épocas. Parte da excursão é uma caminhada ao longo da muralha da fortaleza.

Conciergerie

Séc. VI - início da construção do castelo. Ele mudou sua aparência muitas vezes. Localizado em Paris, parte do Palais de Justice. Gradualmente coberto com elementos adicionais, funcionais e decorativos. Alguns governantes fortaleceram as paredes, outros construíram capelas e salas de serviço e outros acrescentaram luxo. O castelo era uma prisão e um local de execução. No momento, vários tribunais estão localizados lá.

Villandry

A construção começou no século XVI. Localizada perto da cidade de Tours. A principal atração são os três jardins em estilos diferentes. Eles são caracterizados por linhas nítidas e simetria. Tem lago, horta e fontes. Durante a sua existência, foram acrescentados elementos decorativos, arcos, varandas. A decoração interior remonta ao século XVII. Localizado em instalações privadas, parcialmente abertas ao público.

Bomenil

Construída na primeira metade do século XVII. O estilo arquitetônico é do final do Renascimento. Cercado por um fosso. Não é um edifício único, mas uma composição de edifícios e anexos, embora pareça harmonioso. O castelo mudou muitos proprietários: pelo menos 15 famílias o possuíram em diferentes períodos da história. Há um museu de encadernação no território.

Benac

Construída no século XII, destruída e reconstruída um século depois. Ao seu pé está a comuna Benac-e-Kaznak. Uma estrutura defensiva maciça com paredes grossas, sem folhos e qualquer decoração. Ele entrou para a história como um "participante" na Guerra dos Cem Anos. No lado oposto, há outro castelo - Castelnau. Os britânicos se estabeleceram lá naquela época, e os exércitos beligerantes atiraram uns contra os outros durante anos.

Plessy-Burré

Construída em meados do século XV. Localizada perto da cidade de Angers. Existem elementos de arquitetura, tanto da Idade Média quanto da Renascença. Está perfeitamente preservado, embora tenha sido abandonado no século XIX e deveria ser demolido. Foi comprado por um particular e o restauro foi efectuado. Ele hospedou um hospital dentro de suas paredes e foi a sede do governo polonês durante a ocupação da Polônia pelos nazistas. Desde 1954 está aberto ao público.

Pessoas

A primeira menção é o século X: então estruturas defensivas foram construídas aqui. A fortaleza de madeira foi substituída por uma de pedra e o castelo cresceu. Agora, seu estilo arquitetônico pode ser atribuído ao Renascimento. Localizado no departamento de Sarthe. Localizado em instalações privadas. Os proprietários estão especialmente orgulhosos do parque, que combina os estilos clássicos francês e inglês. Os passeios são regulares, a melhor época para eles é junho e julho.

Langeais

Foi construído e reconstruído no período do século X ao XV. Ele está localizado no departamento de Indre-et-Loire em uma posição elevada ao largo da costa. Ele sofreu danos significativos durante a Guerra dos Cem Anos. Uma das torres sobreviventes é reconhecida como a mais antiga da região. Há um jardim em frente à entrada principal. Existe um museu, entre as exposições que apresentam mobiliário antigo, tesouros da nobreza, peças recriadas de guarda-roupa.

Gien

Construída no século XVI. Costumava haver um pavilhão de caça aqui. Château francês clássico. Um dos primeiros castelos da Renascença no Vale do Loire. Não houve reconstruções, mas no século XIX apareceu uma nova ala totalmente desenvolvida, que não alterou a composição. O Museu da Caça está aberto. A coleção inclui materiais de arquivo, armas, equipamentos, roupas, pinturas temáticas, troféus.

Brissac

Fundada no século XI. Localizado no Vale do Loire. Ele é famoso pelas negociações bem-sucedidas entre Luís XIII e Maria Medici, sua mãe, que não permitiu que sangue fosse derramado em outra contenda civil. A aparência moderna é uma reminiscência da arquitetura do Renascimento italiano. A família Cosset-Brissac é proprietária do castelo há mais de quinhentos anos. Destacam-se aqui: capela particular, interiores, torres em diferentes estilos.

Mont Saint Michel

Os bastiões defensivos são mencionados nas crônicas já no século XI. Situa-se na ilha com o mesmo nome, quase totalmente ocupada por fortificações. O próprio castelo ergue-se no centro. As encostas atrás são cobertas de vegetação selvagem, as encostas em frente à entrada principal são densamente construídas: casas, lojas, cafés, prédios de serviços, e tudo isso por trás de paredes fortes. Uma estrada foi construída para a ilha.

Fougere

Construída na Idade Média, foi destruída e reconstruída. Inicialmente, a maior parte da estrutura foi construída em madeira. Ela adquiriu sua aparência atual por volta do século XV. A principal função é defensiva. Por isso, não há nada de supérfluo no exterior e no interior. Fica em uma ilha rochosa cercada por um fosso natural. Possui treze torres bem preservadas.

Pin
Send
Share
Send