30 parques nacionais famosos no Canadá

Pin
Send
Share
Send

O Canadá é um dos países mais pitorescos do mundo. O resto do território é pouco povoado. Apenas 10% da população do estado vive nas regiões central e norte do Canadá. Portanto, o impacto humano na natureza é minimizado ali. Devido à estreita cooperação com os Estados Unidos, não há muitas empresas industriais aqui - é mais lucrativo construí-las mais perto da fronteira.

O Governo do Canadá reconhece o valor da natureza norte-americana. Portanto, um grande número de reservas naturais e parques nacionais foram criados aqui. Eles preservam espécies raras de plantas e animais, mantêm ecossistemas únicos. Milhões de turistas visitam as atrações naturais do Canadá todos os anos. Eles são atraídos por florestas pitorescas, cachoeiras e geleiras.

As melhores reservas naturais e parques nacionais do Canadá

Banff

O parque nacional mais visitado do Canadá está localizado no norte do país. A área do parque é de mais de 6600 km². A área das Montanhas Rochosas do parque é o lar de muitas geleiras, lagos e florestas de coníferas. Existem pontos de acampamento e montanhismo, uma estação de esqui é organizada. Devido ao tráfego frequente e à grande rodovia que atravessa Banff, a situação ambiental do parque se deteriorou nos últimos anos.

Wuntut

No norte do Yukon, na parte norte da Planície do Velho Corvo, lagos planos estão espalhados por uma enorme área. Elas foram formadas após o derretimento da geleira, que amenizou todas as irregularidades do relevo. A terra pertence à comunidade indígena de Wountoot Grinch, em cujo território há uma centésima milésima população de cervos caribu e centenas de milhares de pássaros fazem ninhos nos lagos todos os anos.

Guai Haanas

A Ilha Moresby está localizada não muito longe da costa do Pacífico. A parte sul da ilha e as pequenas ilhotas próximas pertencem à Reserva do Parque Guai Haanas. A área principal do parque é ocupada pela cordilheira San Cristoval. Existem muitos fiordes e baías ao longo da costa da ilha, e mais aves de rapina fazem ninhos nas montanhas e florestas do que em qualquer outro lugar do Canadá.

Ivvavik

O parque está localizado na costa do Mar de Beaufort e faz fronteira com o Parque Wuntut. As montanhas britânicas e o rio Firth são a espinha dorsal de Ivwavik. A maior parte do parque é ocupada por tundra. Os mais comuns aqui são as árvores anãs do norte: pinheiros, abetos ou choupos balsâmicos. No norte, devido aos ventos do oceano, nevoeiros e chuvas são frequentes. No sul, ao contrário, o clima é mais quente e seco.

Kuttinirpaak

O segundo maior parque nacional ao norte do Canadá está localizado a apenas 750 quilômetros do Pólo Norte. Kuttinirpaak inclui toda a ilha de Ellesmere e as águas circundantes. A área do parque é de quase 38.000 km² e está prevista a inclusão de outra ilha na área protegida. Nas condições do severo clima ártico, um ecossistema único se desenvolveu aqui. A ilha é o lar de cervos caribu, bois almiscarados, lobos da ilha e muitas outras espécies polares.

Wood Buffalo

O maior parque nacional do Canadá está localizado entre os lagos Athabasca e os Lagos Great Slave. Mais de 44.000 km² de florestas, pradarias e vales. Wood Buffalo é famosa por ter o maior rebanho de bisões americanos selvagens do continente. No parque nacional, sua população é de cerca de 2.500 cabeças. É também o lar do maior delta de rio do mundo. É formada pelos rios Athabasca e Peace River.

Gros Morne

Na ilha de Newfoundland, o deslocamento das placas continentais pode ser rastreado. Devido ao movimento das placas tectônicas na crosta terrestre, uma falha foi formada aqui e rochas derretidas vieram à superfície. O Parque Gros Morne é o lar de um grande número de fiordes, planaltos de montanhas, cachoeiras e geleiras.

Jaspe

No parque nacional do lado oriental da Cordilheira, está o Glaciar Athabasca, o mais antigo do mundo. Sua idade, de acordo com várias estimativas, é de cerca de 10 mil anos. Jasper Park é um dos parques mais populares entre os turistas. Existem pistas de esqui, campos de golfe e muitos hotéis.

Yoho

O parque está localizado no sul do Canadá e foi fundado em 1886. Yoho está localizado nas Montanhas Rochosas. Aqui, vários lagos e cachoeiras coexistem com geleiras de alta montanha. No Parque Yoho, a água derretida das geleiras esculpiu muitos desfiladeiros e cavernas de calcário. Um grande número de fósseis pré-históricos foi encontrado neles.

Clowayne

Na parte sudoeste do Yukon, perto da fronteira com o Alasca, está o Lago Kluane. Deu o nome à reserva do parque. Logan, a montanha mais alta do Canadá, está localizada aqui. As Cordilheiras moldam o clima de Clwayne de várias maneiras. Eles impedem a passagem de massas de ar do oceano, então a maior parte do parque está localizada na zona de clima continental.

Kootenay

O lema do parque "dos cactos às geleiras" expressa a variedade de formas de relevo, flora e fauna em seu território. Kootenay está localizada no sudeste da Colúmbia Britânica. Parte do parque é ocupada por uma depressão montanhosa entre as Montanhas Rochosas e as Montanhas Columbia. Existem fontes de água quente e fria.

Nahanni

O parque está localizado na parte sul das Montanhas Mackenzie, no Vale do Rio Nakhhani do Sul. Neste rio, no Parque Nakhhani, está a Virginia Falls, com mais de 90 metros de altura, e uma cascata de desfiladeiros. Existem muitas fontes geotérmicas em Nakhkhani. Está prevista a expansão do parque para 30.000 km², tornando-o um dos maiores do Canadá.

Lagos Waterton

Devido à variedade de terrenos, o parque nacional no sudoeste de Alberta abriga muitas áreas naturais. Em 505 km² de florestas subalpinas, tundra, pradarias, lagos e pântanos são combinados. Todo o parque está localizado a uma altitude de mais de 1200 metros acima do nível do mar. O lago Upper Waterton, no parque, é o corpo de água mais profundo das Montanhas Rochosas.

Saguenay Saint Laurent

O Parque Marinho está localizado no sudeste de Quebec. Inclui áreas marítimas e costeiras, bem como os estuários dos rios Saguenay e St. Lawrence. Espécies raras de esturjão são encontradas nos rios do parque. Diversas espécies de baleias, belugas, focas e botos vivem na área oceânica. Está planejado incluir o fiorde de Saguenay no parque nacional.

Ilhas do golfo

Entre a Ilha de Vancouver e o Canadá continental, existem muitas pequenas ilhas que constituem um arquipélago inteiro. Parte dessas ilhotas são a Reserva do Parque das Ilhas do Golfo. É o lar de 15 espécies de animais ameaçadas de extinção. Toninhas, leões marinhos, orcas e focas vivem na área aquática do parque graças à corrente costeira, que surge do fundo de águas frias e ricas em sais minerais.

Roma do Pacífico

O parque inclui o litoral da Ilha de Vancouver, a praia e as águas costeiras. Ao longo do ano, nas florestas de coníferas do litoral, chove muito e a temperatura permanece estável. A área costeira de água é rica em peixes e crustáceos, e um grande número de espécies de árvores coníferas cresce nas florestas. O parque organiza excursões às Ilhas do Grupo Broken, e conduz passeios de caiaque individuais.

Geleira

A principal tarefa do parque é proteger e preservar a natureza das montanhas Columbia. Mais de 10% da área do parque é ocupada por geleiras e, ao pé das serras, existem zonas de florestas úmidas. Em altitudes elevadas, os campos de urze são generalizados e, ainda mais altos, crescem principalmente líquenes. O Glacier Park é atravessado pela Trans-Canadian Highway e a Canadian Pacific Railroad, passando por Rogers Pass. É reconhecido como um sítio histórico nacional do Canadá.

Grasslands

Na província de Saskatchewan, um parque nacional foi criado em 1981 para preservar a natureza das pradarias canadenses.No território do Parque Grasslands, foram descobertos muitos sítios antigos de índios, com mais de 10.000 anos, que viviam na pradaria graças à caça ao bisão. No final do século 19, os bisões nas pradarias locais foram completamente exterminados, mas desde 2005, um programa está em andamento para restaurar a população - 60 indivíduos foram trazidos dos Estados Unidos.

Auyuittuk

Quase 20.000 km² são reservados para um parque nacional em Baffin Land. Auyuittuk é atravessada pela cordilheira do Ártico, e o local mais famoso do parque é Penny Ice, totalmente coberto de neve e gelo. Sua área é de mais de 6.000 km². Auyuittuk mantém ecossistemas árticos e subárticos raros que estão sendo perturbados por atividades humanas e mudanças climáticas.

Feixes

Há cerca de 400 milhões de anos, o mar estava localizado no local dos Grandes Lagos e arredores. Mais tarde, o nível do mar tornou-se muito mais baixo, devido ao qual se formaram aqui pitorescas rochas dolomíticas e falésias, talhadas ao longo dos anos. Se Brus está localizado nas margens dos Grandes Lagos, então sua área de água e ilhas pertencem ao Parque Fatom Five. Freqüentemente, as excursões são realizadas aqui para os dois parques nacionais ao mesmo tempo.

Vapus

Apesar do afastamento do Pólo Norte, um clima ártico extremamente frio se desenvolveu na costa da Baía de Hudson. Mesmo no verão, a temperatura pode cair drasticamente aqui, por isso a flora e a fauna locais existem em condições extremas. As tribos Inuit e Cree viveram neste clima por milhares de anos. Hoje em dia, no território do Parque Wapusk, são atribuídos territórios perto da Fábrica de York e do Forte do Príncipe de Gales.

Ilha Principe Edward

O parque está localizado na costa norte da ilha de mesmo nome. A principal atracção local, para cuja protecção foi criada a área protegida, são as dunas de areia da costa. É preservado graças à grama que ama a areia, que segura a areia com seu sistema radicular. Ele está sendo pisoteado, por isso caminhos especiais para os visitantes foram colocados na costa do parque nacional.

Fundy

No parque, na província de New Brunswick, existem mais de 20 cachoeiras. A altura das marés aqui chega a 9 metros. Esta é uma das taxas mais altas do mundo. Não muito longe do parque, em outra parte da Baía de Fundy, está prevista a construção de usinas de energia das marés. Em termos de energia hidrelétrica, Fundy é um dos lugares mais promissores do planeta.

Montanhas Thorngut

Na província de Newfoundland, ao longo da cordilheira Torngat, está localizado o parque nacional de mesmo nome. É a maior da costa atlântica - a área das montanhas Thorngat é de 9.700 km². No sopé das montanhas do parque, existem muitos ursos, cervos caribu, lebres e raposas polares. E nos picos, nidificam aves de rapina, como falcões ou águias douradas.

Cape Breton Highlands

O parque está localizado na província de Nova Scotia, na costa atlântica. A maior parte do território é ocupada pelo planalto montanhoso do Cabo Breton, onde correm muitos rios. Há um grande número de lagos ácidos na parte leste do parque. Eles foram formados por uma geleira há milhares de anos e se tornaram uma atração turística popular atualmente. Um grande número de espécies de plantas de diferentes zonas climáticas crescem aqui. Cerca de 100 espécies foram introduzidas artificialmente por humanos.

Monte Revelstoke

O parque nacional foi fundado em 1914, graças ao grande número de turistas que visitam o sudeste da Colúmbia Britânica. Mais tarde, uma das primeiras pistas de esqui canadenses foi equipada aqui. As florestas de coníferas locais são compostas principalmente de abetos e cicutas e são caracterizadas por umidade extremamente alta. A maior parte da precipitação cai na forma de chuvas, e a neve dos picos das montanhas derrete e também umedece os solos da floresta.

Ilhas da baía da Geórgia

Em Ontário, um ecossistema único se formou na Baía Georgiana. É habitada por espécies características tanto da zona desértica ártica quanto da zona climática temperada. Também nas ilhas da Baía da Geórgia, são frequentemente encontrados vestígios da presença de pessoas na antiguidade. As descobertas mais antigas têm 7.000 anos. Os arqueólogos regularmente tropeçam em novos itens domésticos e restos de habitações de pessoas antigas.

Arquipélago Mingan

O parque inclui várias ilhas de calcário e granito no Golfo de St. Lawrence. A paisagem natural única foi formada durante o degelo da geleira. As ilhas afundaram na água, após o que o nível da água caiu. As correntes marítimas esculpiram muitas grutas e cavernas nas rochas, e as ilhas se ergueram acima do oceano. Para sua preservação, foi criado um parque nacional. Ainda no território do arquipélago, foi descoberto um grande número de fósseis deixados por um glaciar e de elevado valor arqueológico.

Ilha Sable

A Ilha Sable está localizada no Oceano Atlântico, na costa leste do Canadá. É uma extensão de areia curva com 1-1,3 quilômetros de largura. A ilha é um importante ponto de migração para muitas espécies de pássaros, e focas de focinho comprido se reproduzem aqui todos os anos. Além disso, a Ilha Sable é o lar de espécies únicas de insetos. O ecossistema está ameaçado devido à possibilidade de soprar e arrastar as dunas de areia localizadas na maior parte da ilha.

Príncipe albert

O parque está localizado na província de Saskatchewan, no centro do Canadá. As principais atrações do parque estão associadas à história de várias tribos indígenas que viveram aqui nos últimos 8.000 anos. Um deles é a Casa-Museu da Coruja Cinzenta, cujo nome verdadeiro é Archibald Bilaney. Morando na ilha entre os índios, escreveu romances e ensaios sobre a natureza e o povo canadense. O parque também é famoso por sua rica fauna - é o lar de muitas espécies de pássaros e a segunda maior população de bisões americanos no Canadá.

Pin
Send
Share
Send