O homem sempre gravitou em torno da arte. Prova disso são as inúmeras gravuras rupestres ao redor do planeta, criadas por nossos ancestrais há dezenas de milhares de anos. A criatividade primitiva é a evidência de que as pessoas viviam em todos os lugares - da quente savana africana ao Círculo Polar Ártico. América, China, Rússia, Europa, Austrália - em todos os lugares, artistas antigos deixaram suas marcas. Não se deve pensar que a pintura primitiva é completamente primitiva. Entre as obras-primas do rock, encontram-se também obras muito habilidosas, surpreendendo pela beleza e técnica de execução, pintadas com cores vivas e com um significado profundo.
Petróglifos e pinturas rupestres de povos antigos
Caverna Cueva de las Manos
A caverna está localizada no sul da Argentina. Por muito tempo, aqui viveram os ancestrais dos índios da Patagônia. Nas paredes da caverna foram encontrados desenhos que retratam cenas de caça de animais selvagens, além de muitas imagens em negativo das mãos de adolescentes. Os cientistas presumiram que desenhar o contorno da mão na parede faz parte do rito de iniciação. Em 1999, a caverna foi incluída na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO
Parque Nacional da Serra da Capivara
Após a descoberta de muitos monumentos de arte rupestre, a área localizada no estado brasileiro do Piauí foi declarada Parque Nacional. Mesmo nos dias da América pré-colombiana, o Parque da Serra da Capivara era uma área densamente povoada, um grande número de comunidades dos ancestrais dos índios modernos concentrava-se aqui. As pinturas rupestres criadas com carvão, hematita vermelha e gesso branco datam de 12-9 milênios AC. Eles pertencem à cultura Nordesti.
Caverna Lasko
Um monumento do final do período Paleolítico, um dos mais bem preservados da Europa. A caverna está localizada na França, no Vale do Weser. Em meados do século 20, nela foram descobertos desenhos, criados há 18 a 15 mil anos. Eles pertencem à antiga cultura Solutrean. As imagens estão localizadas em vários corredores de cavernas. Os desenhos de 5 metros mais impressionantes de animais semelhantes a bisões estão no Salão dos Touros.
Parque Nacional Kakadu
A área está localizada no norte da Austrália, a cerca de 170 km da cidade de Darwin. Nos últimos 40 mil anos, indígenas viveram no território do atual parque nacional. Eles deixaram exemplos curiosos de pintura primitiva. São imagens de cenas de caça, rituais xamânicos e tramas da criação do mundo, feitas em uma técnica especial de "raios-X".
Nine Mile Canyon
Um desfiladeiro nos Estados Unidos no leste de Utah, com quase 60 km de extensão. Foi até apelidada de a maior galeria de arte por causa de uma série de pinturas rupestres. Alguns são criados com tintas naturais, outros são esculpidos diretamente na rocha. A maioria das imagens foi criada pelos índios da cultura Fremont. Além dos desenhos, são interessantes as cavernas, as casas dos poços e os antigos depósitos de grãos.
Caverna Kapova
Um monumento arqueológico localizado em Bashkortostan, no território da reserva Shulgan-Tash. A caverna tem mais de 3 km de extensão, a entrada tem a forma de um arco de 20 metros de altura e 40 metros de largura. Na década de 1950, em quatro salões da gruta, foram descobertos desenhos primitivos do Paleolítico - cerca de 200 imagens de animais, figuras antropomórficas e símbolos abstratos. A maioria deles é criada em ocre vermelho.
Vale dos milagres
O Parque Nacional Mercantour, denominado "Vale dos Milagres", está localizado próximo à Côte d'Azur. Além das belezas naturais, os turistas são atraídos pelo Monte Bego - um verdadeiro sítio arqueológico, onde foram descobertas dezenas de milhares de pinturas antigas da Idade do Bronze. Estas são formas geométricas de propósito desconhecido, símbolos religiosos e outros sinais misteriosos.
Caverna de Altamira
A caverna está localizada no norte da Espanha, na comunidade autônoma da Cantábria. Ela ficou famosa por suas pinturas rupestres, que são feitas em técnica policromada com uma variedade de corantes naturais: ocre, hematita, carvão. As imagens referem-se à cultura Madeleine que existiu entre 15 e 8 mil anos antes de Cristo. Os antigos artistas eram tão habilidosos que conseguiram dar às imagens de bisões, cavalos e javalis uma aparência tridimensional, usando o desnível natural da parede.
Caverna Chauvet
Monumento histórico da França, localizado no vale do rio Ardèche. Há cerca de 40 mil anos, a caverna era habitada por povos antigos que deixaram mais de 400 desenhos. As imagens mais antigas têm mais de 35 mil anos. Os murais estão perfeitamente preservados devido ao fato de que por muito tempo não puderam chegar a Chauvet, que foi descoberta apenas na década de 1990. Infelizmente, os turistas não têm permissão para entrar na caverna.
Tadrart-Akakus
Era uma vez, no território do quente e praticamente árido Saara, uma zona fértil e verde. Há muitas evidências disso, incluindo pinturas rupestres encontradas na Líbia na cordilheira Tadrart-Akakus. A partir dessas imagens, você pode estudar a evolução do clima nesta parte da África e traçar a transformação do vale florido em um deserto.
Wadi Methandush
Outra obra-prima da arte rupestre da Líbia, localizada no sudoeste do país. Os desenhos de Wadi Methandush retratam cenas com animais: elefantes, gatos, girafas, crocodilos, touros, antílopes. Acredita-se que os mais antigos tenham sido criados há 12 mil anos. A pintura mais famosa e o símbolo não oficial da área são dois grandes felinos lutando em um duelo.
Laas Gaal
Um complexo de cavernas no estado desconhecido da Somalilândia com desenhos antigos perfeitamente preservados. Esses murais são considerados os mais sobreviventes entre todos no continente africano, eles datam de 9-3 milênios AC. Basicamente, eles são dedicados à vaca sagrada - um animal de culto que era adorado nesses locais. As imagens foram descobertas no início dos anos 2000 por uma expedição francesa.
Moradias rochosas de Bhimbetka
Eles estão localizados na Índia, no estado de Madhya Pradesh. Acredita-se que erectus (Homo erectus - Homo erectus), os ancestrais diretos dos povos modernos, ainda viviam no complexo da caverna Bhimbetka. Os desenhos descobertos por arqueólogos indianos datam da era mesolítica. É interessante que muitos dos rituais dos habitantes das aldeias vizinhas são semelhantes às cenas retratadas por povos antigos. No total, existem cerca de 700 cavernas em Bhimbetka, das quais mais de 300 estão bem estudadas.
Petróglifos do mar branco
Desenhos de povos primitivos estão localizados no território do complexo arqueológico "Petróglifos do Mar Branco", que inclui várias dezenas de sítios de povos antigos. As imagens estão localizadas em um lugar chamado Zalavruga, às margens do Mar Branco. No total, a coleção é composta por 2.000 ilustrações agrupadas que retratam pessoas, animais, batalhas, rituais, cenas de caça, além de uma curiosa foto de um homem em esquis.
Petróglifos de Tassilin-Adjer
Planalto montanhoso da Argélia, em cujo território se encontram os desenhos em maior escala de povos antigos encontrados no norte da África. Os petróglifos começaram a aparecer aqui a partir do 7º milênio AC. O enredo principal são cenas de caça e figuras de animais da savana africana. As ilustrações foram feitas em diferentes técnicas, o que atesta sua pertença a diferentes épocas históricas.
Tsodilo
A cordilheira Tsodilo está localizada no deserto de Kalahari, em Botswana. Aqui, em uma área de mais de 10 km², foram descobertas milhares de imagens criadas por povos antigos. Os pesquisadores afirmam que eles cobrem um período de 100 mil anos. As primeiras criações são desenhos de contorno primitivos, as últimas representam uma tentativa dos artistas de dar aos desenhos um efeito tridimensional.
Tomsk Pisanitsa
Reserva-museu natural na região de Kemerovo, criado no final dos anos 1980 com o objetivo de preservar a arte rupestre. Em seu território existem cerca de 300 imagens, muitas delas foram criadas há cerca de 4 mil anos. Os primeiros datam do século 10 aC. Além das obras de povos antigos, os turistas terão interesse em conhecer as exposições etnográficas e as coleções de museus que fazem parte do Tomsk Pisanitsa.
Caverna magura
O sítio natural está localizado no noroeste da Bulgária, perto da cidade de Belogradchik. Durante escavações arqueológicas na década de 1920, as primeiras evidências da presença de um homem antigo foram encontradas aqui: ferramentas, cerâmicas, joias. Além disso, mais de 700 amostras de pinturas rupestres foram descobertas, criadas supostamente 100-40 mil anos atrás. Além das figuras de animais e pessoas, eles representam estrelas e o sol.
Reserva Gobustan
A área protegida inclui vulcões de lama e pinturas rupestres antigas. Mais de 6 mil imagens foram criadas por pessoas que viveram nessas terras desde os primórdios até a Idade Média. Os enredos são bastante simples - cenas de caça, rituais religiosos, figuras de pessoas e animais. Gobustan está localizado no Azerbaijão, a cerca de 50 km de Baku.
Petróglifos onega
Petróglifos foram encontrados na margem oriental do Lago Onega, na região de Pudozh, na Carélia. Desenhos que datam de 4-3 milênios aC são colocados nas rochas de vários cabos. Algumas ilustrações têm um tamanho bastante impressionante de 4 metros. Além das imagens padrão de pessoas e animais, há também símbolos místicos de propósito desconhecido, que sempre assustaram os monges do vizinho Mosteiro da Santa Dormição de Murom.
Esculturas rupestres em Tanum
Grupo de pinturas rupestres descobertas na década de 1970 na comuna sueca de Tanum. Eles estão localizados ao longo de uma linha de 25 quilômetros, que na Idade do Bronze se acreditava ter sido a costa de um fiorde. No total, os arqueólogos descobriram cerca de 3 mil desenhos, coletados em grupos. Infelizmente, sob a influência de condições naturais desfavoráveis, os petróglifos estão em perigo. Gradualmente, fica cada vez mais difícil distinguir seus contornos.
Pinturas rupestres em Alta
Os povos primitivos viviam não apenas em um clima confortável e quente, mas também perto do Círculo Polar Ártico. Na década de 1970, no norte da Noruega, próximo à cidade de Alta, os cientistas descobriram um grande grupo de desenhos pré-históricos, composto por 5 mil fragmentos. Essas pinturas retratam a vida humana em condições climáticas adversas. Algumas ilustrações contêm ornamentos e sinais que os cientistas não conseguiram decifrar.
Parque Arqueológico do Vale do Coa
Um complexo arqueológico criado no local da descoberta da pintura pré-histórica que remonta aos períodos Paleolítico e Neolítico (a chamada cultura Solutreana). Não existem apenas imagens antigas, alguns elementos foram criados na Idade Média. Os desenhos estão localizados em rochas que se estendem por 17 km ao longo do rio Koa. Também no parque está o Museu de Arte e Arqueologia, dedicado à história da região.
Rock jornal
Na tradução, o nome do sítio arqueológico significa "Pedra de jornal". Na verdade, os petróglifos que cobrem a rocha se assemelham a uma impressão tipográfica típica. A montanha está localizada no estado americano de Utah. Não se sabe ao certo quando esses sinais foram criados. Acredita-se que tenham sido aplicados na falésia pelos índios tanto antes da chegada dos conquistadores europeus ao continente, quanto depois.
Cavernas Edakkal
Um dos tesouros arqueológicos da Índia e de toda a humanidade pode ser atribuído às cavernas Edakkal, no estado de Kerala. Na era Neolítica, pinturas rupestres pré-históricas foram pintadas nas paredes das grutas. Esses personagens ainda não foram decifrados. A área é uma atração turística popular; visitar as cavernas só é possível como parte de uma excursão. A auto-entrada é proibida.
Petróglifos da paisagem arqueológica de Tamgaly
O trato de Tamgaly está localizado a cerca de 170 km de Almaty. Na década de 1950, cerca de 2 mil pinturas rupestres foram descobertas em seu território. A maioria das imagens foi criada na Idade do Bronze, existem também criações modernas que surgiram na Idade Média. Com base na natureza dos desenhos, os cientistas sugeriram que um antigo santuário estava localizado em Tamgaly.
Petróglifos do Altai da Mongólia
O complexo de placas de rocha, localizado no território do norte da Mongólia, cobre uma área de 25 km² e se estende por 40 km de extensão. As imagens foram criadas no Neolítico há mais de 3 mil anos, existem desenhos e outros mais antigos, de 5 mil anos. A maioria deles retratam cervos com carruagens, também há figuras de caçadores e animais fabulosos que se assemelham a dragões.
Pintura rupestre nas montanhas Hua
A arte rupestre chinesa foi descoberta no sul do país, na cordilheira Hua. Eles representam figuras de pessoas, animais, navios, corpos celestes, armas, pintados em uma rica cor ocre. No total, são cerca de 2 mil imagens, que convencionalmente são divididas em 100 grupos. Algumas fotos somam tramas completas, onde você pode ver uma cerimônia solene, ritual ou procissão.
Caverna dos nadadores
A gruta está localizada no deserto da Líbia, na fronteira do Egito com a Líbia. Na década de 1990, foram descobertas pinturas rupestres antigas, com mais de 10 mil anos (período Neolítico). Eles representam pessoas flutuando no mar ou em outro corpo de água. É por isso que a caverna recebeu seu nome moderno. Depois que as pessoas começaram a visitar a gruta em grandes quantidades, muitos dos desenhos começaram a se deteriorar.
Horseshoe Canyon
O desfiladeiro faz parte do Parque Nacional Canyonlands, que está localizado no estado americano de Utah. O Horseshoe Canyon ficou famoso pela descoberta de desenhos antigos de caçadores-coletores nômades na década de 1970. As imagens são impressas em painéis de cerca de 5 metros de altura e 60 metros de largura, representam figuras humanóides de 2 metros.
Pinturas rupestres de Val Camonica
Na primeira metade do século 20, a maior coleção de gravuras rupestres do mundo foi descoberta no vale italiano do Val Camonica (região da Lombardia) - mais de 300 mil desenhos. A maioria deles foi criada na Idade do Ferro, os últimos pertencem à cultura Kamun, sobre a qual escreveram fontes romanas antigas. É curioso que quando B. Mussolini estava no poder na Itália, esses petróglifos foram considerados a prova da origem da raça ariana mais elevada.
Valley Twifelfontein
Os assentamentos mais antigos surgiram no vale namibiano de Twifelfontein há mais de 5 mil anos. Na mesma época, pinturas rupestres foram criadas retratando a vida típica de caçadores e nômades. No total, os cientistas contaram mais de 2,5 mil fragmentos, a maioria deles com cerca de 3 mil anos, os mais novos com cerca de 500 anos. Em meados do século 20, alguém roubou uma parte impressionante das lajes com pinturas rupestres.
Caverna pintada com chumash
Parque nacional no estado da Califórnia, em cujo território existe uma pequena gruta de arenito com murais dos índios Chumash. Os enredos das pinturas refletem as idéias dos aborígines sobre a ordem mundial. Segundo várias estimativas, os desenhos foram feitos no período de 1000 a 200 anos atrás, o que os torna bastante modernos em comparação com as pinturas rupestres pré-históricas de outras partes do mundo.
Petróglifos de Toro Muerto
Grupo de pinturas rupestres na província peruana de Castela, que foram criadas entre os séculos 6 e 12 durante a cultura Huari. Alguns estudiosos sugerem que os Incas tiveram uma participação neles. Os desenhos retratam animais, pássaros, corpos celestes, ornamentos geométricos, além de pessoas dançando, provavelmente realizando algum tipo de ritual. No total, foram encontradas cerca de 3 mil pedras pintadas de origem vulcânica.
Pinturas rupestres da Ilha de Páscoa
Um dos lugares mais misteriosos do planeta, a Ilha de Páscoa, pode surpreendê-lo não apenas com cabeças de pedra gigantes. As pinturas rupestres antigas pintadas em rochas, pedregulhos e paredes de cavernas não são menos interessantes e são consideradas um importante patrimônio arqueológico. Eles representam representações esquemáticas de um processo técnico ou animais e plantas inexistentes - os cientistas só precisam descobrir esse problema.