Barris de vinho de carvalho ou como obter um vinho delicioso de um barril

Pin
Send
Share
Send

Travel Picture »França» Barris de carvalho ou como obter um delicioso vinho de um barril

Em uma das excursões na França, me contaram como um barril de carvalho pode realmente afetar o sabor do vinho e como obter um vinho com sabor excelente usando o método clássico. Vou falar sobre isso em um artigo ligeiramente inteligente e informativo.

Os romanos foram os primeiros a usar barris de carvalho para o vinho, o objetivo de tal recipiente, é claro, era o transporte e armazenamento de vinho. As vantagens de um barril leve e forte sobre um barril de argila pesado e frágil eram óbvias.

Agora que o aço inoxidável e o concreto substituíram o barril, a importância do barril se tornou mais controversa. No entanto, seu papel na produção de vinho de qualidade continua, é claro, indiscutivelmente importante.

Barril de vinho de carvalho ou barril de aço, o que é melhor escolher?

Nem todos os produtores de vinho na França usam barris de carvalho para o vinho. Deve ser dito que este é um prazer caro, já que o preço de um barril de carvalho francês é de cerca de 450-800 euros, e mesmo em uma pequena vinícola você não vai sobreviver com um ou vários barris de vinho, vai demorar muito mais, e este é um custo considerável.

Além disso, o parque de barricas de carvalho precisa ser renovado a cada 3 anos, já que nos primeiros anos o barril tende a “compartilhar” os taninos (os taninos são os componentes aromáticos da madeira do barril), e posteriormente o efeito do tanino sobre o vinho diminui. E esteja ciente de que nem todo vinho tem um efeito positivo de um barril de carvalho - por exemplo, todos os vinhos brancos são mais frequentemente envelhecidos em um barril de aço ou mesmo de concreto para preservar toda a frescura e aroma do vinho.

Por que um barril de carvalho?

Ainda assim, por que um barril de carvalho? No processo de envelhecimento do vinho em barrica através dos poros finos da madeira, o vinho pode respirar e o oxigénio é enriquecido. Como resultado, o vinho torna-se mais macio e harmonioso no paladar. Os aromas do vinho sofrem alterações, interagindo com os aromas da barrica - daí o gosto envelhecido e ácido.

O papel mais importante é desempenhado pelo grau de torrefação do barril e pelo tamanho do barril de vinho. Quando a madeira é processada a fogo, a estrutura da madeira muda, o açúcar contido na madeira é caramelizado, alguns componentes aromáticos desnecessários são completamente removidos.

Mas uma queima muito forte de madeira não é adequada para qualquer vinho, o sabor do vinho com essa queima pode ser alterado por taninos lenhosos muito duros e duros de um barril novo. Por isso, todos os enólogos utilizam envelhecimentos de vinhos de durações diferentes e em barricas de diferentes graus de torra, o sabor acaba sempre por ser completamente diferente.

Quanto maior o barril, mais lenta é a oxidação e menos impacto o barril de madeira tem no sabor do vinho. Barris de carvalho menores liberam muito mais taninos, os taninos são transferidos da madeira para o vinho durante o envelhecimento e muitas vezes podem misturar seu próprio aroma incrível de vinho. Assim, todos os enólogos fazem experiências constantes sobre o tempo de envelhecimento dos vinhos em barricas novas.

Onde você consegue carvalho para barris?

As melhores madeiras para fazer barris de carvalho são consideradas as florestas de Tronsey e Limousin, na França. Sua madeira é rica em extrativos, é muito densa e por isso o barril não vaza. Os carvalhos das florestas de Tronsey têm uma estrutura porosa de grão fino, com taninos bastante suaves, a madeira das florestas de Limousin é ainda mais porosa, de grão médio, os taninos são conhecidos pela sua força e poder.

Essas florestas são controladas pelo Comitê Florestal Nacional, a madeira é posta em leilão, onde os produtores de barris franceses vêm buscá-la.

O processo de preparação de carvalho para um barril de vinho

A produção de barris é um processo trabalhoso e demorado. A qualidade do barril muitas vezes depende de muitos fatores e do profissionalismo dos barris. Portanto, na França, o negócio da cerâmica tem uma longa tradição, um estilo próprio, os segredos são muitas vezes herdados e uma boa oficina sempre terá clientes.

É muito importante como a madeira para o barril de vinho foi cortada, como os rebites foram secos, o que foi usado no processo de dobramento - vapor ou água ... Primeiro, são selecionados os troncos de carvalho com 100 anos de idade, e apenas sua parte inferior é usada. O cano é cortado ao meio, depois em mais dois e assim sucessivamente até que sejam obtidas as placas do tamanho pretendido, os chamados rebites são os principais componentes do cano.

Os rebites secam muito tempo ao ar livre, lavados pelas chuvas, durante 3 a 5 anos. Como resultado, o excesso de tanino sai, os rebites ganharão confiabilidade e não vazarão. Em seguida, as placas são fixadas nas extremidades para que se encaixem o mais firmemente possível umas nas outras e não deixem buracos e lacunas. Todas as peças de trabalho são fixadas com 2 ou 4 aros de metal.

As pontas de todos os rebites são dobradas (vapor ou fogo é usado para dobrar) e um segundo arco é colocado por baixo. Antes de inserir o fundo, o cano é disparado. De acordo com o grau de torra, os barris de vinho são divididos em várias categorias - esta é a categoria de torra leve do barril de vinho e a categoria de torra forte.

Um fundo idealmente preciso é instalado em um barril de carvalho para vinho, e um segundo fundo também é instalado às vezes para confiabilidade estrutural, e o toque final é um orifício para drenar o líquido (vinho, conhaque). Agora o barril está pronto e pode ser enviado ao enólogo para produzir um vinho real e saboroso.

Espero que este artigo tenha sido útil para todos que amam os passeios de vinho na França ou que já visitaram as regiões vinícolas da França. A propósito, não deixe de ler o artigo sobre qual vinho escolher com carnes e outros pratos. Você também pode ler sobre a Rota dos Vinhos da Alsácia.

Os verdadeiros padrões para o volume de barris de carvalho na França

Em diferentes regiões, existem diferentes recipientes para o envelhecimento de verdadeiros vinhos deliciosos, de acordo com as tradições de cada região:

  • O barril de bordeaux tem um volume de 225 litros
  • O barril de Borgonha tem um volume de exatamente 228 litros
  • O barril de conhaque tem um volume de 205 litros

Agora você sabe o que são barris de vinho de carvalho e como obter vinhos deliciosos de um barril. Viaje você mesmo, viaje pela França com travel-picture.ru, assine artigos fascinantes sobre turismo e o mundo ficará mais perto de você.

Pin
Send
Share
Send