Autor: Dana
Estou falando das principais atrações de Estocolmo - do museu do ABBA à mais bela estação de metrô do mundo.
Tudo listado no artigo pode ser visto em Estocolmo em 3 dias. A Escandinávia não é um destino barato, por isso o percurso é feito dos locais mais visitados na capital da Suécia, para os quais, penso eu, é necessário gastar dinheiro.
E sim, uma vez que metade dos lugares são museus - e o leitor pode não ser um fã de arte - admito que, ao omiti-los, é realmente possível acomodar a pátria IKEA em 1-2 dias.
Minha viagem para estocolmo
Para cálculos: 1 coroa sueca (sek) ≈ 7 rublos. |
Visitei Estocolmo pela primeira vez aos 11 anos, e a impressão mais vívida foram as ruas estreitas, como nas ilustrações do livro de Carlson, e as moedas de chocolate do museu de contos de fadas.
Nos anos seguintes, voltei à minha amada cidade quatro vezes. Eu moro em Moscou, então viajo por Helsinque de balsa. Como hotéis flutuantes, eles colocam bares, restaurantes, clubes e as camas mais aconchegantes em 12 decks. Na verdade, nunca conheci camas mais confortáveis :)
Estive em Estocolmo com mais frequência no inverno, mas no início do outono também tive sorte. O melhor tempo para Estocolmo é setembro e dezembro. Os fortes ventos do mar ou o sufocante calor do verão ainda não chegaram. E em dezembro, há o Advento como bônus - algumas semanas antes do Natal católico, quando as feiras de rua abrem.
Algumas vezes eu morei em Estocolmo, além disso, eu estava de passagem e passei a noite na balsa, mas posso aconselhar acomodação - hotéis Scandic, há cafés da manhã divinos. Diversificado, denso e energizado antes de longas caminhadas.
Visitei um grande número de atrações que encantaram ou, ao contrário, decepcionaram; Eu me inspirei em kebabs árabes e promovi museus. Então, nós escrevemos o que ver em Estocolmo por conta própria.
A propósito, também gosto de excursões. Considerando que agora é comum reservar e comprar online, de todos os serviços que gosto do Tripster - as excursões em Estocolmo são conduzidas por residentes locais (que falam russo) e os preços são bastante adequados, consulte:
Cidade Velha
As principais atrações de Estocolmo estão localizadas nesta área.
A Praça Grande (Stor Torget) é, curiosamente, a praça principal da Cidade Velha. O Museu Nobel está localizado aqui. Se a história do prêmio não for interessante, experimente o mesmo sorvete que é servido no banquete do Nobel, após a entrega - 100 sek por porção.
Também notarei a rua mais estreita da cidade - Morten Trotzig Lane. A largura é de 90 cm e, no auge da temporada turística, os engarrafamentos estão aumentando.
A Praça de Ferro (Jarn Torget) é famosa pela escultura do "tio de óculos". Ninguém sabe quem ele é, mas eles ativamente tiram fotos e esfregam o nariz. Na verdade, é o compositor e poeta sueco Evert Toba.
Palácio Real
A principal atração de Estocolmo! Por fora - uma estrutura cinza austera, não um palácio, mas por dentro há interiores luxuosos. É condicionalmente dividido em 4 partes:
- a suite do rei,
- os apartamentos da rainha, onde jantam, relaxam e recebem convidados,
- parte para assuntos ministeriais
- e o do sul - para as celebrações, há apenas um trono.
O palácio é uma residência de trabalho, por isso uma ala está aberta à visita: os apartamentos, o Tesouro e o Museu das Três Coroas.
Custo: 160 sek
Estação de metrô: Gamla Stan
Riksdag
O Riksdag, ou Parlamento Sueco, fica em frente ao Palácio Real. A ala antiga abriga um museu com mais de 4.000 obras de arte. Visitas guiadas estão disponíveis gratuitamente em inglês e sueco.
Outro museu gratuito está escondido no edifício Riksdag - o Museu da Idade Média. Como os habitantes da cidade se vestiam, ferramentas, joias - tudo sobre a vida cotidiana na Idade Média.
O menino olhando para a lua
Não muito longe do Palácio Real, no pátio, está escondida a menor estátua de Estocolmo. O garotinho de metal senta-se com os braços em volta dos joelhos e olha para o céu. Os habitantes da cidade o amam muito e no inverno colocam um chapéu de tricô e um lenço para não congelarem. Seu poder mágico é simples - esfregue-o e volte ou jogue uma moeda. E funciona! Eu esfrego sua cabeça em cada visita e volto no próximo ano.
Prefeitura
Sua torre é visível de quase todos os pontos da cidade. E é famoso, em primeiro lugar, pelo fato de o banquete do Nobel ser realizado aqui. Ou seja, após a entrega do Prêmio Nobel, todos vão para a prefeitura - para comemorar.
Existe também a escada mais confortável do mundo (devido à altura dos degraus), o hall é todo em ouro e a sala azul, que na verdade é vermelha O_O. Você pode chegar à Prefeitura apenas com uma visita guiada. No verão, eles acontecem a cada meia hora, no inverno - a cada hora.
Preço do ingresso com visita guiada: 120 sek
Estação de metrô: Rådhuset
Metro de estocolmo
Existem três linhas de metrô no total: vermelha, verde e azul. Todas as estações mais bonitas estão em azul. Você pode fazer isso no centro de Estocolmo, as estações são designadas pela letra T.
Em Kungsträdgården, é também o Jardim Real - as ruínas de um palácio, um riacho, pequenos lagos. Em Rådhuset - a decoração é semelhante às escavações de uma civilização antiga.
Aconselho você a passar mais tempo no metrô. Os bilhetes estão divididos em zonas: para uma viagem individual por motivos estéticos, um bilhete para a zona A por 45 sek é suficiente.
Museu de contos de fadas Junibacken
No começo, contei sobre a minha lembrança das moedas de chocolate, então é daqui. 17 anos se passaram e barris de chocolate dourado ainda estão na loja.
O museu é baseado em contos de fadas suecos: Pippi das Meias Altas, Carlson - todos eles são apresentados na forma de instalações e dioramas. Eles entram em um conto de fadas em um trem de conto de fadas, no entanto, parece mais um teleférico para 3 pessoas.
Após a viagem, você sai para o playground, onde há uma grande casa de Pippi e um cavalo malhado. Escalar é interessante até para adultos, verifiquei.
Ingresso: 195 sek
Localização: Ilha Djurgården
Museu Etnográfico Skansen
Meu museu favorito! Tanto no inverno como no verão, é muito interessante passear por ela. Pegue um cartão grátis na entrada, você não pode ver tudo sem ele.
Uma grande área foi alocada para edifícios dos séculos 17-18, ilustrando a vida dos suecos naquela época - casas, igrejas, etc. Um artesão mora em cada casa: um padeiro, um soprador de vidro, um ferreiro, você pode entrar e experimentar algo.
- Uma gráfica com impressoras antigas está imprimindo o jornal do parque
- Milkshakes podem ser comprados na casa do leiteiro
- E compre um pão fresco na padaria!
Ao norte do parque-museu existe um minizoológico onde vivem animais típicos do norte: veados, ursos, lobos ou corujas (bem, é um pássaro, sim :)). Perto está um zoológico infantil com animais de estimação - leitões, gansos, porquinhos-da-índia e focas (comuns)! Uma palavra separada sobre aviários. Os gatos vivem em um apartamento com poltrona, cobertores e TV. Porquinhos-da-índia - em um grande aviário com túneis que se abrem para o gramado externo. Eu recomendo que você reserve pelo menos meio dia para Skansen.
Bilhete de entrada no inverno (até 30 de abril) - 160 sek; no verão - 220 seg
Localização: Ilha Djurgården
Vasa Ship Museum
Os suecos são muito patrióticos e até mesmo eventos históricos não representáveis podem transformá-los para melhor. Assim é com este museu. Erros na construção levaram ao fato de que o navio - o herói do museu - afundou, mal saindo do porto. Ele ficou no fundo por cerca de 300 anos e foi criado nos anos 60. Ele estava estacionado no cais e uma atração turística foi construída ao redor.
Quando você vê o casco do navio, é de tirar o fôlego! Infelizmente, Vasa está destruído. Eles preveem um máximo de 8 a 10 anos de vida para ele, por isso é uma visita obrigatória.
O museu é interativo. Você vai aprender sobre a história do navio, olhar os objetos erguidos do fundo, ouvir a vida dos marinheiros do navio. Ou construa seu navio de forma interativa, distribua o peso e navegue. O museu tem muitas atividades para adultos e crianças.
Ingresso: 150 seg
Localização: Ilha Djurgården
Museu do Grupo ABBA
Inaugurado em 2013. Já estive nele duas vezes e terei prazer em voltar, embora não seja um fã fervoroso do grupo. Qualquer um ficará encantado.
São originais de figurinos e instrumentos, e o interior do apartamento onde decorreu o trabalho das canções, e lembranças com símbolos que todos tanto amam - t-shirts, canecas, porta-chaves.
Um ingresso para o museu ativa playgrounds interativos. Pode:
- cantar no karaokê,
- faça um acordo,
- crie uma roupa de palco - e veja tudo no site do museu.
Mas a atração mais legal é cantar no mesmo palco com o ABBA. Existem três músicas para escolher, hologramas dos participantes aparecem no palco e opa! prepare-se para inflamar a multidão!
O museu é caro, ingresso de entrada: 250 sek (+ guia de áudio em russo por 20 sek). Importante! Você pode comprar online ou localmente usando um cartão de banco, dinheiro não é aceito.
O que ver em Estocolmo em 3 dias?
Em 1 dia: você pode explorar a Cidade Velha com o Palácio Real e fazer compras no calçadão Drottninggatan.
Em 2 dias: além da cidade velha, você pode passar um dia inteiro na ilha-museu de Djurgården (Vasa, Junibakken, Skansen). Além de museus, há um belo aterro.
Em 3 dias: você poderá ver tudo o que foi descrito acima, além de visitar o palácio Drottningholm (nele mora a família real), e se desejar, vá para as cidades vizinhas de Sigtuna e Uppsala. Ou talvez pegue o trem para Oslo?
Meu conselho
E agora alguns hacks de vida.
✓ A primeira e mais importante coisa a comprar em Estocolmo é o Stockholm Pass. Um cartão que permite visitar alguns museus gratuitamente, incl. Vasu e Junibacken. Além disso, vá para o Palácio Real e o Palácio Drottningholm (sem cartão - 290 sek), faça um passeio de barco ao longo dos canais (sem cartão de cruzeiro - 250 s) e vá para o parque de diversões Grunalund (sem cartão - 130 s). Este tesouro custará 1250 sek por 3 dias. Vantajoso se somar todos os bilhetes de entrada!
✓ Ônibus hop-on hop-off vermelhos também são bons para explorar a cidade. Eles percorrem o centro da cidade próximo às principais atrações e seguem sempre o mesmo caminho. Você pode entrar e sair do ônibus onde quiser. O ingresso é válido o dia todo, há um guia de áudio em russo. Cartão de viagem por 24 horas: 341 seg, três dias: 394 seg.
✓ É possível fazer uma visita guiada gratuita a Estocolmo, mas você precisa saber inglês ou espanhol. Você possui? Então - Free Walking Tours Stockholm.
✓ O que não recomendo gastar 100% - um ônibus anfíbio. O truque todo é ir para a água ao som da música épica de "Piratas do Caribe", mas dura apenas 5 minutos. Em seguida, vem a caminhada usual de 70 minutos na água por 315 segundos.
✓ Um bom cartão de banco para sacar dinheiro sem comissão ou pagar em cafés / lojas na Suécia sem conversões terríveis é um Tinkoff Black de débito em rublo e uma conta em dólar vinculada a ele. Por que Tinkoff e por que dólares - tudo neste artigo.
✓ Em termos de alimentos, Estocolmo é problemática devido aos preços. Após tentativa e erro, digo onde comer:
- MAX é um análogo do McDonald's, mas mais barato e com uma grande variedade
- Seven Eleven é uma rede de lojas com cafés. As porções são impressionantes, a comida é deliciosa e fresca
- Espetadas árabes na rua Drottninggatan. Não há necessidade de correr riscos em outras ruas, e cafés de baixa qualidade não ficarão no centro.
- Compre mantimentos no supermercado. Muitos possuem cozinha e os próprios produtos são embalados para serem consumidos na rua.
✓ O que ver em Estocolmo das lojas na rua Drottninggatan:
- TIGER - loja de artigos pequenos a preços acessíveis, artigos de papelaria, artigos de interior, acessórios
- H&M - A Suécia é o berço desta marca, apenas Drottninggatan possui 3 lojas com coleções diferentes. Eles diferem dos russos não apenas na variedade, mas também na qualidade
- O shopping center Ahlens City está cheio de marcas de mercado de massa, incluindo aquelas que não estão na Rússia. No subsolo, há uma grande delicatessen com culinária
- Centro comercial Gallerian - marcas jovens democráticas e joias de grife
Como chegar da cidade ao aeroporto?
Como chegar do aeroporto de Arlanda ao centro da cidade? A maneira mais conveniente e rápida é o trem de alta velocidade Arlanda Express. Voa em 20 minutos, preço do bilhete a partir de 299 sek. Uma opção mais econômica são os trens urbanos de 50 minutos e 140 sek só de ida.
Está pensando em um táxi? Hmm, então você tem que contar com 500 sek. Ou um pouco mais ... Mas na Suécia!