Como vimos flamingos e lagos rosa no México na Reserva Natural Rio Lagartos de graça. Rota detalhada para Las Coloradas com fotos e descrições.
Os lagos rosa no México, ao norte de Yucatan, são intensamente coloridos devido aos microorganismos que contêm beta-caroteno. Os flamingos são da mesma cor porque se alimentam desses microrganismos. Eu realmente queria ver flamingos em seu ambiente natural e corremos para eles.
Assim, o vilarejo esquecido por Deus de Las Coloradas se tornou o primeiro ponto em nossa viagem pelo México. Aliás, esquecido por Deus, mas não pelos turistas - muitas pessoas vêm aqui para ver flamingos graciosos, crocodilos formidáveis, a superfície rosa dos lagos combinada com o céu azul e as praias de sal branco. Parece tentador, não concorda? E como fica tudo ótimo nos folhetos de propaganda!
Auto drive ou excursão?
Você provavelmente já viu esses lagos se observou Eagle e Reshka. Lá, a apresentadora chega ao motoconcho até o portão, onde exigem dinheiro dela para a entrada e o guia. Tudo isso é verdade - os mexicanos ainda são astutos e os turistas aproveitam ao máximo. É impossível olhar para os lagos rosa de Las Coloradas por conta própria e de graça. Para uma caminhada até os flamingos na reserva natural do Rio Lagartos, você também precisa desembolsar uma quantia decente.
Mas nós exploramos tudo com antecedência e hackeamos o sistema! Você só precisa de um carro alugado, um pouco de aventureirismo e cerca de 12 horas para tudo. Contamos a você sobre pequenos truques, como organizamos a observação de pássaros gratuita para nós mesmos, dirigimos por quilômetros de praias desertas e lagos rosa. Se você gosta de autotrip, estradas desertas, pássaros, independência e liberdade - este método combina com você 100%!
Se você quiser ir ao lago rosa e aos flamingos com uma excursão, faça o pedido no Tripster - há várias opções. Não é barato ($ 125-140 por pessoa), mas cenotes e pirâmides também estão incluídos no programa de viagem.
Onde fica o lago rosa no México
Fica no norte de Yucatan, na cidade de Las Coloradas. Você pode chegar lá via Rio Lagartos ou El Cuyo. Escolhemos o segundo caminho.
Não há nenhuma estrada no Google entre El Cuyo e Las Coloradas, mas não se preocupe - ela existe de fato, e escrevi sobre isso em detalhes abaixo. Acabei de desenhar uma linha no mapa do Google entre as duas aldeias, mas aconselho usar o mapa MAPS.ME como navegador - a estrada está marcada lá. Antes de sair da estrada principal, faça um estoque de gasolina!
Como chegar ao lago rosa e onde procurar flamingos
Nossa rota começou em Cancún. Eles escolheram um caminho atípico - não pelo Rio Lagartos, como todo mundo dirige, mas ao longo de estradas secundárias por El Cuyo. No caminho existem apenas campos e fazendas. Mais perto da aldeia, começaram os lagos rosa - mas não tão brilhantes como em Las Coloradas, mas rosa-acinzentados enferrujados.
Em El Cuyo, você não precisa se confundir e dirigir por uma estrada de terra sob a barreira na placa do cemitério. À frente - 15 quilômetros de estrada de terra estreita passando pela reserva desabitada do Rio Lagartos. Em alguns lugares a estrada é acidentada e com poças, em alguns lugares está coberta de areia, mas passamos a Nissan March sem problemas. No entanto, depois das chuvas, definitivamente não vale a pena percorrer esta estrada. Menos - os galhos arranharam um pouco o carro. E mesmo se houver uma pista em sentido contrário, é difícil sair, mas quase ninguém dirige lá. Após 15 km, a estrada torna-se plana e larga.
Em geral, não há garantia de que você verá flamingos. E estávamos prontos para isso: a reserva é grande, os pássaros são livres - podem voar e se alimentar em qualquer lugar. MAPS.ME tem uma marca 1000 de Flamingos: 21.548969, -87.823019. A partir deste ponto, comece a cuidar dos pássaros. A princípio encontramos flamingos solteiros muito, muito longe, depois cada vez mais perto ... Um até caminhava a uma distância de 10-15 metros de nós! E é tudo grátis.
Os pássaros não têm medo de carros, mas as pessoas e os barcos têm muito. Vale a pena sair do salão, pois os flamingos lenta mas seguramente dão dyoru. Mas que delícia! Eles voam, batem suas asas, limpam penas, peixes - em geral, eles vivem sua própria vida flamejante. Tão bonito e gratuito.
Para além dos flamingos, poderá ver muitos outros pássaros e animais: pelicanos atarracados (são muitos!), Corvos-marinhos, ágeis aves da selva, diferentes espécies de garças, iguanas e lagartos.
Mais perto de Las Coloradas, os flamingos não são mais encontrados. Preste atenção agora no lado direito da estrada - atrás das colinas existem praias ABSOLUTAMENTE desertas do Golfo do México e águas coloridas deslumbrantes. Não há uma alma ali, apenas pelicanos brancos balançam nas ondas e às vezes mergulham forte para pescar.
Ao entrar na vila, pegue a estrada principal, passe o estádio e vire à esquerda. Você vai chegar exatamente aos lagos. Estacionamento e passagem para o lago rosa em Las Coloradas estão localizados aqui: 21.604146, -87.991542. Talvez haja outras passagens - não estávamos olhando. O guia pede 70 pesos por pessoa para uma caminhada de 20-25 minutos com uma visita guiada. O horário de funcionamento é das 8:00 às 19:00. Não fizemos a excursão, pois já era pôr do sol - os lagos rosa amarelaram com o reflexo da luz. Tiramos uma foto da parte livre e fomos para Valladolid.
Conselho
Se é importante ver lagos exatamente cor de rosa e tirar boas fotos, então o melhor horário para isso é das 12h00 às 15h00. As fotos não funcionarão ao pôr do sol.
Você pode pernoitar na cidade vizinha de Rio Lagartos - há hotéis no Booking.com a partir de $ 22 por dia. Partimos para Valladolid.
Se vier de ônibus de Mérida ou Valladolid, não perca o último vôo de volta. Conhecemos os holandeses que perderam o ônibus e não puderam sair de Las Coloradas, porque lá não tem nem táxi. Demos uma carona a eles, é claro.
Uma alternativa à nossa rota é via Chisimin ao longo da rodovia, mas este é um grande desvio. Nesse caso, é melhor ficar em Valladolid e ir para a reserva por 1 dia, mas vai levar mais tempo e quilômetros.
Há excursões para flamingos no Tripster de Cancun, Playa del Carmen e Rio Lagartos. É verdade que, nas críticas, os turistas costumam reclamar que os pássaros estão, em sua maioria, muito distantes. Eles têm medo de uma pessoa e não permitem que os barcos se aproximem. Mas você vai ver muitos outros pássaros e nadar pelos manguezais entre os crocodilos :)