As Catacumbas dos Capuchinhos em Palermo são catacumbas funerárias localizadas na Sicília, nas quais os restos mortais de mais de oito mil pessoas - a elite local e cidadãos proeminentes - repousam em forma aberta.
Catacumbas dos capuchinhos em Palermo
Catacumbas dos capuchinhos - esta é uma das exposições mais famosas de múmias: corpos esqueletizados, mumificados, embalsamados do falecido mentem, ficam de pé, penduram, formam composições.
As catacumbas dos Capuchinhos eram consideradas pelos habitantes locais como um cemitério, embora muito peculiar. Visto que enterrar aqui era uma questão de prestígio, muitas pessoas nobres procuraram garantir um lugar para si. Não só os hóspedes da cidade vêm aqui, mas também muitos dos atuais habitantes de Palermo para visitar seus antepassados falecidos.
O primeiro sepultado aqui foi o Irmão Silvestro de Gubbio (1599), e então os restos mortais de vários monges anteriormente falecidos foram transferidos para aqui. No início, apenas os monges eram enterrados aqui, mas depois as catacumbas dos Capuchinhos tornaram-se um cemitério de prestígio para o clero, famílias nobres e burguesas de Palermo.
Conforme o número de corpos enterrados cresceu, as catacumbas se expandiram - corredores existentes aumentaram e novos corredores surgiram. Como resultado, as catacumbas adquiriram a forma de um retângulo, além do qual o Corredor dos Sacerdotes é contíguo.
Em 1882, as catacumbas dos Capuchinhos foram oficialmente declaradas fechadas para sepultamento. Nos últimos três séculos, mais de oito mil pessoas foram enterradas aqui. Após o fechamento oficial das catacumbas, vários outros mortos foram submetidos a petições exclusivas, incluindo o vice-cônsul dos Estados Unidos Giovanni Paterniti (1911), que se tornou o único cidadão americano enterrado aqui.
Não será difícil visitar este local, já que as catacumbas estão localizadas dentro dos limites da cidade, porém, fora do centro histórico. Será conveniente caminhar da Piazza Independenza (palácios Norman e Orleans) ao longo do Corso Calatafimi por dois quarteirões e depois virar na Via Pindemonta. Esta rua termina na Praça dos Capuchinhos, onde se encontra o edifício do mosteiro com as catacumbas dos Capuchinhos.
Endereço: Piazza Cappuccini 1
Horário de trabalho: 8: 30-13: 00, 14: 30-18: 00
Preço do bilhete de entrada: 1,50 euros
É importante notar também que os capuchinhos, imitando as catacumbas palermitanas, criaram criptas semelhantes com corpos mumificados em outras cidades e vilas da Sicília. São bastante conhecidas as Catacumbas dos Capuchinhos na vila de Savoca (província de Messina), onde se guardam cerca de cinquenta múmias da nobreza local.