É muito barato descansar na Terra da Alma durante a baixa temporada. Contamos-lhe os preços das férias na Abkhazia no inverno de 2020-2021, o tempo, as opiniões dos turistas, aconselhamos o que visitar e ver.
A Abkhazia parece incomum e atraente no inverno: os picos das montanhas, generosamente cobertos de neve, estão repletos de plantas perenes, tangerinas laranja brilhantes pendem dos galhos e o mar, embora frio, ainda acena para si mesmo. Você pode nadar apenas com uma roupa de neoprene, mas pode caminhar e admirar as atrações locais o quanto quiser, porque a Abkhazia tem o inverno mais quente de toda a região do Cáucaso.
Clima
No inverno, fica pouco lotado na Abkházia - as praias estão vazias, embora a temperatura seja mantida em um nível constante de +8 ... + 10 ° C, já é muito frio para procedimentos com água. Abaixo de zero, a temperatura do ar cai extremamente raramente. Chove no litoral, neve acontece, mas raramente.
Os moradores locais dizem que o clima mais instável é na segunda metade de janeiro e fevereiro - o mar costuma ser tempestuoso, chove com granizo. Mas se o sol brilhar por muito tempo e não houver precipitação, o ar pode aquecer até + 18 ° C, e o clima é mais parecido com o início da primavera. Não dá para ser zeloso com roupas quentes, apenas um suéter e uma jaqueta leve.
Preços na Abkhazia no inverno de 2020-2021
O inverno é uma estação baixa, então os preços estão caindo, o que torna as férias na Abkházia atraentes para os viajantes com orçamento limitado. Sanatórios e hotéis estão se tornando mais acessíveis. Se compararmos a acomodação no mesmo sanatório no inverno e no verão, o preço muda pelo menos duas vezes. O custo médio de um quarto em uma pensão é 2.000-2500 rublos por dia, em um hotel - 900 rublos, no setor privado - 300-500 rublos.
No inverno, na Abkházia, os preços baixam não só para a habitação, mas também para os alimentos. Você pode comprar qualquer fruta local - tangerinas, laranjas, limões, kiwi, caquis, tâmaras, feijoa, romãs, maçãs tardias e peras - a um preço acessível. Por exemplo, as tangerinas custam a partir de 30 rublos por kg. No entanto, as frutas importadas não são nada baratas. Recomendamos comprar nos mercados - você pode negociar lá. Mas os mantimentos nas lojas geralmente custam o mesmo que na Rússia, e às vezes mais.
Os vinhos locais podem ser comprados de 170 a 250 rublos por garrafa. O cheque médio para o almoço em um café é de 250-500 rublos, em lugares turísticos é um pouco mais caro, especialmente se o café fica à beira-mar.
A tarifa em ônibus e microônibus é de 50 a 150 rublos, dependendo da distância.
Artigo relacionado: Preços na Abkhazia no verão.
Onde ir para descansar na Abkhazia no inverno
Sukhum, Pitsunda, Gagra e Novy Afon são os mais populares entre os turistas nos meses de inverno. Obviamente, o fator é que possui a infraestrutura mais desenvolvida. Mas se em Gagra, Pitsunda e Novy Afon nesta época a maioria dos estabelecimentos está fechada ou apenas funcionam os hotéis e centros de saúde, então em Sukhum a maioria dos estabelecimentos funciona durante todo o ano. Nas discotecas e restaurantes de Sukhum, são organizados banquetes de Ano Novo com um programa de entretenimento, o custo do evento é de cerca de 2.000 rublos.
Existem algumas nuances de descanso na Abkhazia no inverno que precisam ser levadas em consideração. A principal delas é que a maioria das moradias não tem aquecimento central, por isso preste atenção a isto na hora de escolher uma moradia. Na maioria das vezes, são oferecidos apartamentos e hotéis com lareiras, aquecedores e sistemas de divisão, o aquecimento autônomo é menos comum. Além disso, de acordo com os turistas, o transporte público é muito pior, por isso é melhor escolher áreas mais animadas para morar ou se instalar no centro.
Coisas para fazer na Terra da Alma no inverno
O inverno na Abkhazia é muito ameno, então você pode fazer excursões com segurança. Por exemplo, o Lago Ritsa, que nunca congela. É difícil chegar ao transporte público no inverno, por isso é melhor comprar um tour. No caminho para o lago existem várias paragens - cascata "Maiden's Tears", prova de vinhos, pontes de madeira, Lago Azul. Há um café no Lago Ritz onde você pode jantar.
Outro destino popular entre os turistas é New Athos... O Novo Mosteiro Ortodoxo Simono-Canaita de Athos está aberto aos visitantes até os 21 anos. As cavernas de New Athos não são menos populares. No inverno, as cavernas costumam estar abertas nos fins de semana; o horário de funcionamento durante os feriados de ano novo pode variar. Você pode chegar lá por transporte público, mas eles são permitidos na caverna apenas como parte de um grupo de excursão, a passagem custa 400 rublos. Há um café e uma cantina no território da caverna.
Da caverna New Athos você pode subir ao topo da montanha Iverskaya, caminhar por cerca de meia hora. Vistas muito bonitas se abrem a partir deste lugar, há também a antiga fortaleza de Anakopia 2-4 séculos.
DENTRO Pitsunda os turistas adoram visitar o Templo Pitsunda - este é um monumento da arquitetura bizantina medieval, que os viajantes estrangeiros mencionaram em suas memórias. Parte dos tesouros do templo é mantida no Museu de Arte da Geórgia (o ícone da Mãe de Deus, o piso de mosaico e o selo de Constantino de Abazgsky), a tigela de prata está no museu estadual.
DENTRO Sukhum você pode ver a fortaleza Sukhum, o castelo Bagrat e a ponte Besletsky, saborear bons vinhos locais e saborear pratos da culinária nacional. O Jardim Botânico e o Viveiro de Macacos estão abertos à visitação durante todo o ano.
Nas férias de inverno na Abkházia, você pode melhorar sua saúde: não muito longe de Sukhum, fica a fonte termal Kyndyg. Vários poços fornecem água mineral potável, e fontes quentes de sulfeto de hidrogênio são direcionadas através de calhas para resfriá-las parcialmente. Mais de uma dúzia dessas calhas estão instaladas na encosta da montanha, as pessoas podem substituir diferentes partes do corpo pela hidromassagem, ou você pode se banhar em uma piscina de sulfeto de hidrogênio e esfregar-se com lama terapêutica. A lama é especialmente útil para doenças das articulações e sistema musculo-esquelético. Os procedimentos custam 100 rublos.
Também existem instalações de balneoterapia perto de Novy Afon e em Gagra, as fontes de radônio estão localizadas perto de Tkvarchala, mas no inverno elas funcionam com restrições, você precisa descobrir seu modo de funcionamento antes da viagem. A fonte mineral "Markheul" perto de Sukhum é ideal para pessoas com doenças urológicas.
Descubra mais sobre o que ver e fazer na Abkhazia.
Resenhas de turistas sobre férias de inverno na Abkházia
Devo dizer que a Abkhazia é um destino turístico bastante específico e, quando for para lá, você precisa estar bem ciente desse fato. Caso contrário, as decepções obrigatórias virão. A república é generosamente dotada de natureza, mas claramente não teve sorte com os executivos de negócios. Uma vez que existiam os melhores centros de saúde da União Soviética, desde então muitos edifícios caíram em mau estado e em ruínas. Essas fotos causam uma impressão deprimente em viajantes despreparados.
Em geral, os turistas que estavam de férias na Abkházia no inverno de 2020 estavam divididos em suas opiniões. Alguém gostou, mas alguém se manifesta categoricamente contra essas férias, reclamando de baixo serviço, moradia desconfortável, vestígios de devastação. Existem muitas reclamações especialmente sobre o setor privado, onde os viajantes enfrentam o problema de falta de aquecimento, interrupções intermitentes de energia, móveis em ruínas e amenidades mínimas.
Se você não se concentrar no baixo nível de serviço e no interior antiquado, então existem alguns lados agradáveis. Ninguém vai se incomodar depois da meia-noite com festividades noturnas barulhentas, muitas frutas baratas e álcool, comida saborosa e, novamente, barata. Se você precisa se submeter a um tratamento nas águas, o inverno é ideal para isso - tranquilo, calmo, não lotado, barato.
De acordo com as avaliações dos turistas, o inverno na Abkhazia atrairá aqueles que querem fazer uma pausa da agitação, admirar a paisagem, respirar o ar fresco do mar e desfrutar da boa cozinha.Para quem está acostumado a um serviço impecável, é melhor escolher outro lugar para visitar.
Você pode ler as resenhas que nossos leitores deixaram sobre suas férias na Abkházia no verão dos últimos anos nos comentários a este material. Assim, você descobrirá o que os turistas gostam e não gostam neste país. Você também pode estar interessado em nosso cálculo: "Quanto custa para descansar na Abkházia?"